Square Enix Diz "ps3 E X360 São Complexos Demais"

jmoportugal

Power Member
PS3 e X360 são complexos demais, diz produtora de "Final Fantasy"

Em entrevista ao site Financial Times, Yoichi Wada, presidente da produtora Square Enix (de "Final Fantasy" e "Dragon Quest"), disse que os consoles Xbox 360 e PlayStation 3 são muito complexos para os dias atuais.

"Há especificações demais - e você também precisa de uma TV de alta definição, uma conexão de banda larga e um profundo conhecimento em games. Esses consoles estão deslocados do ambiente atual. Em um ou dois anos, eles estarão melhor inseridos", afirmou Wada.

"Há uma nova 'espécie' de jogadores no mercado - temos que fazer jogos para todo tipo de pessoas. Antigamente, poderíamos simplesmente focalizar no PSOne ou no Game Boy, mas o ambiente mudou completamente", continuou.

Esse foi o motivo para que o Nintendo DS fosse escolhido para "sediar" o próximo "Dragon Quest", que é o RPG mais popular no Japão. "Escolhemos e Nintendo DS porque é usado pela maior parcela de pessoas, incluindo as que não jogavam games antes", explicou.

Fonte: Finalboss

Concordam?
 
Concordo e discordo. A X360 e a PS3 são mais complexa$, denotar o cifrão :002: São também complexas devido ao HD, etc etc...

Mas programar para a Xbox não é tão caro nem tão difícil como a PS3. Mas a Wii leva uma vantagem nesse campo...
 
Concordo em parte.

É verdade que a 360 e a PS3 necessitam de equipamento "pesado" para realizarem o seu potencial, nomeadamente uma televisão HD e sistemas de som digital 5.1 ou mais... Se virmos em Portugal, por exemplo, nem sequer temos emissões televisivas em alta definição, logo os utilizadores de HDTV reduzem-se a jogadores next-gen ou adeptos de filmes (estes últimos muito poucos, porque o mercado dominantes ainda é o dos DVD standard definition).

Depois, temos o preço. 300 e tal/400 euros por uma Xbox e 600 euros por uma PS3 é uma quantia que o "casual gamer" não vai dar para jogar uns jogos de vez em quando. Isto reduz ainda mais o mercado destas consolas para jogadores "veteranos" ou que, pelo menos, já estão acostumados a videojogos e consolas. É notório que há cada vez mais jogadores de videojogos e que este "hobby" se torna cada vez mais popular, mas quem quiser entrar no barco agora, não vai abrir tanto os cordões à bolsa...

Depois temos a Wii, barata, simpática, com uma jogabilidade acessível. Os jogadores "veteranos" já têm experiência suficiente para saber se gostam ou não do estilo do gameplay (eu por acaso não gosto, mas só sei isso porque jogo há muitos anos e prefiro o estilo "convencional"). Quem ainda não tem um gosto desenvolvido pode achar muito mais acessível e divertida a experiência com a Wii.


Todos estes factores inclinam a userbase para a Nintendo (com a DS e a Wii a venderem que nem pães quentes), e é a isso que o Sr. Wada se estava a referir (como disse o AwakE). Tudo bem que pode ser mais fácil programar para umas consolas do que outras, mas nada que uns developer kits bem feitos não resolvam. A conquista das massas é que já é outra coisa, e nisso ele tem razão, a Xbox 360 e a PS3 são muito complexas para o gamer iniciante.
 
Última edição:
Concordo em parte.

É verdade que a 360 e a PS3 necessitam de equipamento "pesado" para realizarem o seu potencial, nomeadamente uma televisão HD e sistemas de som digital 5.1 ou mais... Se virmos em Portugal, por exemplo, nem sequer temos emissões televisivas em alta definição, logo os utilizadores de HDTV reduzem-se a jogadores next-gen ou adeptos de filmes (estes últimos muito poucos, porque o mercado dominantes ainda é o dos DVD standard definition).

Depois, temos o preço. 300 e tal/400 euros por uma Xbox e 600 euros por uma PS3 é uma quantia que o "casual gamer" não vai dar para jogar uns jogos de vez em quando. Isto reduz ainda mais o mercado destas consolas para jogadores "veteranos" ou que, pelo menos, já estão acostumados a videojogos e consolas. É notório que há cada vez mais jogadores de videojogos e que este "hobby" se torna cada vez mais popular, mas quem quiser entrar no barco agora, não vai abrir tanto os cordões à bolsa...

Depois temos a Wii, barata, simpática, com uma jogabilidade acessível. Os jogadores "veteranos" já têm experiência suficiente para saber se gostam ou não do estilo do gameplay (eu por acaso não gosto, mas só sei isso porque jogo há muitos anos e prefiro o estilo "convencional"). Quem ainda não tem um gosto desenvolvido pode achar muito mais acessível e divertida a experiência com a Wii.


Todos estes factores inclinam a userbase para a Nintendo (com a DS e a Wii a venderem que nem pães quentes), e é a isso que o Sr. Wada se estava a referir (como disse o AwakE). Tudo bem que pode ser mais fácil programar para umas consolas do que outras, mas nada que uns developer kits bem feitos não resolvam. A conquista das massas é que já é outra coisa, e nisso ele tem razão, a Xbox 360 e a PS3 são muito complexas para o gamer iniciante.


Na TVI há uma novela que é transmitida em alta definição ;)
 
pena darem a noticia traduzida...

a noticia verdadeira:

Square-Enix's Wada: 360 And PS3 'Over-Engineered'
>> From gamasutra.com:

A new interview with Square Enix CEO Yoichi Wada has seen the influential executive emphasis the importance of the handheld market, particularly the Nintendo DS and describe the Xbox 360 and PS3 as "mismatched" to emerging new demographics.

Speaking in a new article by the Financial Times, Wada suggested that the Xbox 360 and PlayStation 3 were poorly suited to the current market and that handheld consoles would continue to dominate sales this year, as the demographics of consumers fundamentally alters following the success of the Nintendo DS and Wii.

Wada also accused the Xbox 360 and PlayStation 3 of being over-engineered, saying; ""There are too many specs - and you also need a high-definition TV, a broadband connection and a deep knowledge of gaming - these consoles are mismatched to today's environment. In a year or two years they will fare better."


eu não traduzo o 'Over-Engineered' por complexas mas ok..
 
Essa do over-engineered é uma parvoice. Para mim é uma desculpa.
Para o utilizador comum só lhe interessam duas coisas, o preço da consola e a qualidade dos jogos.

Retirando o factor Wiimote do barulho já que apenas estamos a falar da qualidade/acessibilidade do hardware, não estou a ver de que forma a tal complexidade, HDTV, broadband e esta pérola indecifravel "deep knowledge of gaming" influenciam a compra ou não de uma consola.

Eu durante 4 meses (ou mais) tive a minha X360 ligada a uma SD TV, sem internet. E? Se calhar não usufrui das potencialidade da máquina, mas não foi por isso que ficou pior que as da Wii, sem HD TV e internet.

A Wii está a apelar ao casual gamer porque é mais barata, e tem uma jogabilidade diferente, não tem nada a ver directamente com o "over-engineering" (a não ser na influencia que isso tem no preço final). Tanta conversa para dizer "eu vou fazer jogos para a maquina que vende mais".
 
O japonoca que disse isso deve ser "engenheiro".

Só um "engenheiro" é que chegaria à brilhante conclusão de que a Xbox e a PS3 são mais complexas que a Nintendo DS e também mais do que qualquer consola de geração anterior e que isso seria um factor negativo nos dias que correm.

Querem ver que comprei uma HDTV para nada porque a minha Xbox 360 é demasiado complexa para ela?

Sim senhor, estou estupefacto com tanta genialidade. De onde apareceu este cromo?
 
Última edição:
Querem ver que comprei uma HDTV para nada porque a minha Xbox 360 é demasiado complexa para ela?

Sim senhor, estou estupefacto com tanta genialidade. De onde apareceu este cromo?
Mostra-me onde está escrito que uma X360 é demasiado complexa para uma televisão HDTV, esse saída foi completamente descabida, o que este "cromo japonoca" diz, que por acaso é o presidente da Square Enix, é que há demasiadas especificações nas duas consolas e eu concordo em parte, uma consola supostamente deveria ser para se jogar e com a PS3 chega-se ao cúmulo de justificar a sua compra com argumentos como a sua capacidade de folding ou a sua capacidade em correr o linux capado, entre outros argumentos, desprezando quase totalmente o facto de ser possível jogar jogos nela.

Mas é óbvio que ele não dizia isto se a DS e Wii não dominassem o mercado.
 
Por mim até podia dizer que não servem para nada , para mim eles nem existem não jogo nada deles LOl!
Como é a wii que vende mais ele diz isto se fosse outra mudava logo o discurso :D
 
Ele tem razão... as televisoes HD ainda não são um "standart" em casa das pessoas, para nao falar das proprias arquitecturas adoptadas por ambas, é mais do que é preciso...
 
Ele tem razão... as televisoes HD ainda não são um "standart" em casa das pessoas, para nao falar das proprias arquitecturas adoptadas por ambas, é mais do que é preciso...

Diz quem? Um dos argumentos dele poderia ser que as consolas são demasiado complexas para se desenvolverem jogos nas mesmas, mas não é esse que ele está a usar.

Ele está a dizer que as consolas são demasiado complexas para o utilizador comum, que nem faz puto ideia de qual é a arquitectura de cada consola (nem quer saber). O que eu digo é que isso não faz sentido nenhum.

A X360 por exemplo é uma consola feita para jogar, e não tenta ser muito mais que isso (tem uns add-ons e tal mas nem 5% das pessoas devem ter a drive de HD-DVD). Eu abri a minha caixa, liguei a ficha SCART a uma SDTV, liguei, e surpresa....funcionou. O Gears of War arrancou logo sem sequer ir para o dashboard da consola. Isto é complexo? Não me lixem.

Agora podem-me dizer assim: "Ok, mas para usufruir totalmente da consola tens de ter uma HDTV, e ligar isso à internet". Eu respondo do seguinte modo. A X360 não tem gráficos piores ligada a uma SDTV que uma Wii, e que eu saiba também é preciso configurar tanto a DS como a Wii para aceder à net.

Conclusão: O argumento desse senhor não faz qualquer sentido para o utilizador final. Está a vender o peixe dele, justificando porque é que está a produzir para as consolas mais vendidas. Ainda está para chegar o dia em que eu não possa dizer que um senhor está a dizer barbaridades só porque é uma das pessoas mais influentes da industria.
 
Esse foi o motivo para que o Nintendo DS fosse escolhido para "sediar" o próximo "Dragon Quest", que é o RPG mais popular no Japão.
esta notícia deixou-me feliz... :D

Respeitante aos comentários do Yoichi Wada, presidente da produtora Square Enix, eu acho que em parte tem razão. As consolas estão-se a distanciar do jogador e do mercado... porque os clientes querem é jogar, em geral, e a sony (principalmente) e a microsoft com as suas necessidades para potenciar ao máximo o seu desempenho, o seu preço e com as suas apostas em outras frentes, correm numa direcção diferente ao desejado pelos utilizadores comuns. Isso axo um ponto assente.

Mas claro que se o mercado estivesse diferente... não diria isso. Mas não está... :p

É tão bom k vão fazer o dragon quest em exclusivo para a ds :D Yupiii finalmente uma grande produção third-party na ds :wah:
 
As consolas estão-se a distanciar do jogador e do mercado... porque os clientes querem é jogar, em geral, e a sony (principalmente) e a microsoft com as suas necessidades para potenciar ao máximo o seu desempenho, o seu preço e com as suas apostas em outras frentes

Explica-me lá que eu ainda não percebi, em que é que a Microsoft está a apostar em outras frentes (que não sejam claramente secundárias). Facilmente encontras a X360 a 300 euros o que é só mais 50 euros que a Wii, e mesmo o preço de saída da X360 não foi superior ao da PS2 back in the day.

Falam como se a X360 fosse uma consola carissima, para cientistas de foguetões, e a Wii a coisa mais simples de usar. A diferença são 50 euros...
 
Última edição:
Explica-me lá que eu ainda não percebi, em que é que a Microsoft está a apostar em outras frentes (que não sejam claramente secundárias). Facilmente encontras a X360 a 300 euros o que é só mais 50 euros que a Wii.

Falam como se a X360 fosse uma consola carissima, para cientistas de foguetões, e a Wii a coisa mais simples de usar. A diferença são 50 euros...

A Wii já vem com o Wii Sports, caso contrário a diferença seria maior. Além disso, a X360 fica realmente cara se lhe juntares os extras.
 
A Wii já vem com o Wii Sports, caso contrário a diferença seria maior. Além disso, a X360 fica realmente cara se lhe juntares os extras.

Querem estar a contar os centimos agora? Vamos-nos por agora aqui a discutir se o Wii Sports vale 30 ou 50 euros? Foco no big picture, que é .....a diferença de preço não é nada de especial (sejam 50 euros ou 80).

E isso dos extras...eu comprei o pacote premium a 300 euros, e não comprei um unico acessório. Zero. Ou seja a consola até agora custou-me 300 euros + o custo dos jogos. Podes perguntar no forum quanto dinheiro o pessoal que tem X360 Premium gastou em acessórios. És capaz de ficar surpreendido. Compram comandos extra, como em qualquer outra consola.
 
Última edição:
Back
Topo