Square Enix trava jogos PS3

Make.Love

Banido
Consta que Square Enix pressionou o travão no que toca a lançamentos de títulos para a PlayStation3.

Segundo a edição japonesa da Variety, a Square Enix não pretende desenvolver jogos PS3 até que as vendas da consola aumentem significativamente.

Esta decisão está directamente ligada aos altos custos de produção de cada título, que apenas terão retorno no caso da consola ter um amplo parque instalado. Resta saber como ficará o lançamento do muito aguardado Final Fantasy XIII.

Continuando com notícias vindas da Variety, o lançamento de jogos PS3 saídos da Capcom, Sega e Namco Bandai sofrerá uma redução entre trinta a quarenta porcento durante o ano fiscal de 2007 – que termina em Março do próximo ano.

Em contrapartida, o sucesso da DS e Wii resultou num aumento de 109 porcento, no que toca a lançamentos vindos do trio acima referido para as máquinas Nintendo.

Fonte: GameOver

sem qualquer tipo de fanboyismo!
 
Na minha opinião, não se deve reter a saída de novos jogos para a PS3. Deve-se apostar em mais e melhores titulos. Porque para além de uma redução de preço se não saírem jogos (sobretudo bons como é o caso do Final Fantasy XIII) aí é que as vendas da consola não aumentam de maneira nenhuma. Além disso e apesar da consola ter ainda uma base fraca, é das consolas de nova geração a única que ainda não tem um modo (fiável) de ser pirateada, logo obriga a todos os que quiserem determinado jogo a comprá-lo, logo pode gerar algum lucro às editoras.
 
dogspit, realmente é esse o melhor cenário para uma editora, no entanto o custo de produçao para a PS3 pelos vistos para a editora ter uma margem de lucro X terá que ter um mercado bem mais vasto, tratando-se principalmente de um exclusivo (caso do final fantasy)!

As editoras vendem jogos, a Sony neste caso vende um Hardware!

A Square Enix nao quer que o numero de consolas vendidas aumente para baixar o preço da consola... querem é que aumente para conseguir ter um mercado mais amplo para a distribuiçao do produto!
 
Última edição:
É uma questão simplesmente financeira, o produto deles não irá ter o numero de vendas esperado porque, simplesmente, não existe um mercado suficientemente amplo para tal, aqui a culpa é inteiramente, sem sombra de duvida da Sony, a Microsoft anunciou que vai fazer de tudo para descer o preço da Xbox 360 enquanto que a Sony esta é a diminuir o fabrico da PS3, logo, nada de baixa de preço para ninguém.

Não tem nada a ver com Sony, Nintendo, Microsoft, whatever.
É questão de existir um produto de 600 euros, na Europa, com poucos aplicativos de qualidade.
Especialmente quando comparado com outro produto que 250 euros com um futuro brilhante pela frente, que só não reduz o preço porque simplesmente não é capaz de produzir consolas suficientes para um eventual aumento das vendas.
E, em termos tecnológicos tem uma rival de 300 e tal euros que já mostrou ter intenções de descer o preço do seu produto!

Isto já foi mais que discutido, a Sony está a pagar pela sua arrogância!
Fazem um produto daqueles na simples base que irá vender por vender... é normal que talvez as coisas não corram lá muito bem, especialmente quando eles próprios anunciaram que vão descer, ainda mais, o preço da PS2. Por 100 euros quem é que não via pegar numa PS2? Nem que já tenha uma Xbox360 ou Wii, uma PS2 por 100 euros com excelentes jogos à venda por 20 euros?

Bem, ao menos é da maneira que muitos comentários do "ah deixa os jogos XPTO sairem para as vendas da PS3 dispararem" começam a engolir em seco.

Não sou nenhum especialista na aérea... mas a Sony vai ter que ponderar cortar uns 100 euros á consola, se é que vai adiantar de alguma coisa, irá continuar mais cara que a concorrência, mas sempre é mais apelativa, ou vamos ver uma onda de Sony fanboys a comprar a PS3 para os tais jogos XPTO saírem...

Eu cá acho que os fanboys não são assim tão parvos, não?
 
Última edição:
Na minha opinião, não se deve reter a saída de novos jogos para a PS3. Deve-se apostar em mais e melhores titulos. Porque para além de uma redução de preço se não saírem jogos (sobretudo bons como é o caso do Final Fantasy XIII) aí é que as vendas da consola não aumentam de maneira nenhuma. Além disso e apesar da consola ter ainda uma base fraca, é das consolas de nova geração a única que ainda não tem um modo (fiável) de ser pirateada, logo obriga a todos os que quiserem determinado jogo a comprá-lo, logo pode gerar algum lucro às editoras.
Mas o que garante system sellers de third party's é as vendas do equipamento e quer queiramos quer não, o desempenho da concorrencia. O potencial de uma consola que não vende não garante lucros, e nenhuma empresa independente quer ser martir.

Um bom lançamento não é tudo, mas é muito importante, tens casos de consolas que foram referidas como "moribundas à nascença" (como a Sega descreveu a própria Saturn), é muito dificil lutar contra algo que começa por não correr bem, e não vais simplesmente "relançar".

Final Fantasy XIII ainda é exclusivo no entanto, acho que voçês não se podem queixar, especialmente quando estão planeados uns 5 spin-offs do mesmo (o Versus XIII já está a ser feito), a atitude de precaução da Square faz todo o sentido, os custos de desenvolvimento aumentaram e com eles os riscos; a Square já está a correr muitos (tenho a certeza que se fosse hoje há decisões que não teriam tomado).

Tendo em conta que a PSone e Ps2 foram as consolas mais vendidas da sua geração e as com maior (e mais fácil) pirataria o que dizes é uma antítese.
 
Dúvido q alguma consola se aguente só com titulos "inhouse" por melhores q eles sejam e mesmo q essa consola seja uma Playstation...

É natural q indústria assim funcione...estão cá para ganhar dinheiro e n para prestar serviço social...
 
Tá na altura da Sony abrir os cordões à bolsa e garantir 1 ou 2 jogos por editora para criar movimento.
As outras não sei, mas pelo que sei da Capcom... foi dito recentemente "não estarem interessados" em trabalho contractual no que toca a consolas HD, não lhes convém basicamente, e dado que foi da boca do Sven e há uns dias diria que a sony não os contactou (ou se contactou não estavam receptivos).

Mas o Monster Hunter 3 ainda é (supostamente) exclusivo, e tendo em conta que o Monster Hunter 2 não saiu do Japão... é possivel que este não esteja nos planos fazê-lo e aí uma versão X360 (ainda) não faz sentido.

A Sony tem exclusivos da Square e da Bandai-Namco no entanto, da Square o FF XIII não deixou de ser exclusivo, bem como o Versus XIII; da Bandai-Namco... a Sony com medo de perder os RPG's deles criou um estudio Namco com fundos Sony para RPG's (só espero que não tenham como base a Team Symphonia) e sairam 2 Gundams exclusivos que se mantém (tendo a Namco posteriormente anunciado que iria mudar o focus e planeava multiplos gundam's para a Wii)

Da Square e da Capcom para os meus lados não noto diferença, sei que a Capcom deu luz verde a mais projectos mas não sei se serão titulos na escala de um Lost Planet/Resident Evil 5. Em ultima analise eles referem-se ao ano fiscal de 2007, até podem estar a reter/tirar focus/dar mais tempo aos projectos a ver se ela vende no Natal para os lançarem mais tarde e para uma userbase maior.

A Square... o DQSwords para o mês deve fazer mossa no Japão (mas no DQ IX esse sai na DS) e o FFCC está muito bom... O Chocobo Mysterious Dungeon também é um titulo importante para o Japão (o primeiro para a Psone vendeu 1 milhão) Mas é tudo titulos mais relevantes para o Japão que para o resto do mundo, e foi a unica coisa que anunciaram, espero bem que estejam a fazer mais coisas no entanto.
 
Não tinha conhecimento disto, e parece-me pouco credível.

Aquilo que eu li é que a Square Enix não iria lançar jogos para a PS3 até ao próximo ano fiscal (a começar em Abril de 2008).

Considerando que a empresa elogiou tanto a PS3 no início (apesar de ter cascado nela e na Xbox 360 naquele discurso do "over-engineered"), não creio que tenha tomado uma decisão tão abrupta. O franchise Final Fantasy continua confirmado e exclusivo para a PS3 e fora isso, o que é que eles têm? Valkyrie Profile, Kingdom Hearts, Drakengard e Radiata Stories... todos eles estabelecidos na marca Playstation. Acredito que as fracas vendas da consola não os motivem a começar franchises novos na PS3, mas o de maior sucesso continua lá.
 
Estive a contar o tempo ate vir algum fanboi a queixar-se que lhe doia algo, nem deu para aquecer...

http://www.varietyasiaonline.com/content/view/1595/

TOKYO -- Japan's Big Three vidgame makers plan to launch more titles and ship more units for Nintendo's game systems, including its smash hit Wii console, than for the PlayStation 3 and other competing Sony products in fiscal 2007, according to a Nikkei newspaper survey.

Namco Bandai will up its Nintendo titles by 109% to 115; Sega by 96% to 49; and Capcom by 5% to 20. Meanwhile, the three majors intend to cut shipments of titles for Sony machines by 30%-40%.

Shipments of Nintendo titles will total 26.88 million units in fiscal 2007 vs. 23.29 million units of Sony game software. Capcom alone will boost its Nintendo shipments 81% to 4.7 million units.

Besides brisk worldwide demand for Wiis, which are outselling PS3s two to one in the U.S. and three to one in Japan, gamemakers are attracted to the Wii because of its lower development costs as compared with the far more sophisticated PS3. Square Enix, another Japanese software major, has no plans to develop titles for the PS3 until sales improve enough to make the steep development costs financially worthwhile.

In a related development, Nintendo's market value briefly surpassed Sony's on the Tokyo Stock Exchange on Monday -- a company first and another indication of the reversal of fortune between the two game biz rivals. Nintendo's share price hit a record ¥46,350 ($376.80), boosting its market value to $53.4 billion, ahead of Sony's, even though Nintendo is a game specialist while Sony is a global electronics and entertainment powerhouse with a far more diverse product range.

É obvio que a square estava, está e continuará a estar, a desenvolver o FFXIII para a ps3.
 
É obvio que a square estava, está e continuará a estar, a desenvolver o FFXIII para a ps3.
Claro, mas essas afirmações do Nomura... :rolleyes: Onde é que a PS2 era isso tudo na sua altura? simples... não era; mas isso não os fez mudar de plataforma quando era lá que estava o dinheiro. Nem era um factor, basicamente e neste momento... tem de ser um factor.

A Square não toma decisões com 2 dias de antecedência, é provavelmente a empresa que conheço que faz as coisas a mais longo prazo, e é essa a questão, o FFXIII não começou a ser feito de véspera é um titulo que entrou em planning stages e em desenvolvimento há anos. Agora que empataram o dinheiro não estão dispostos a perder esse investimento inicial em assets e por isso reafirmam a confiança na plataforma, mas não o fariam noutras condições; é mesmo porque, neste momento precisa de justificação, tenho muitas duvidas que hoje e a "começar de novo" tomassem as mesmas decisões, mas não há nada a fazer agora senão defendê-las.

E se o FFXIII ficar aquem... qual conversa de "única consola capaz de realizar os nossos sonhos" qual quê.

EDIT: Só um reparo... os números deles para a América, "two to one" estão errados.

Vendas do mês de Maio: (ultimo divulgado pelo NPD)

Wii - 338.278
PlayStation 3 - 81.604

338/4=84,5

"Four to one"
 
Última edição:
Já estava à espera desta noticia, e compreende-se perfeitamente, mas FFXIII já deve estar muito desenvolvido, e não acredito que o cancelem...
 
Já estava à espera desta noticia, e compreende-se perfeitamente, mas FFXIII já deve estar muito desenvolvido, e não acredito que o cancelem...
hmmmm...

Final Fantasy XIII only 3 percent complete, release not until 2008 in Japan
Wednesday November 8, 2006 at 5:48 pm

In an interview with Japanese games magazine Dengeki, Square Enix said that the graphics engine for Final Fantasy XIII - the enigmatically named “White Engine” - was only in it’s first version, and so very little work had been completed on the game at the time of announcement. It’s likely that no gameplay elements exist at all right now.

Which would explain why the main version of Final Fantasy XIII was estimated to be 3% complete - surprising considering the quality of the E3 and TGS trailers released thus far. It’s spin-off, Final Fantasy Versus XIII, also for PS3, was also given an estimate - just 1% complete. No mention was made of the mobile phone version of FF13.
Fonte: http://www.videogamesblogger.com/20...-complete-release-not-until-2008-in-japan.htm

Isto em Novembro passado, e a famitsu recentemente deu outro valor qualquer e ainda não chegava aos 10%. (não me lembro com exactidão, mas 7 ou 8%)

Claro que a certo ponto vai ter de acelerar bastante e inicialmente está a ir mais lento porque estão a investir muito na engine (que não conta como conteúdo do jogo) e porque estão a afinar a parte técnica (que para o sistema que é não é fácil)... Mas não está particularmente avançado (além da engine) mas o investimento já foi astronómico.
 
Claro que a certo ponto vai ter de acelerar bastante e inicialmente está a ir mais lento porque estão a investir muito na engine (que não conta como conteúdo do jogo) e porque estão a afinar a parte técnica (que para o sistema que é não é fácil)... Mas não está particularmente avançado (além da engine) mas o investimento já foi astronómico.

talvez venham apostar num port para x360 visto o mercado ser bem maior ( isto se a sony nao reforçar o exclusivo e a Square Enix começar a fazer beicinho :-D )
 
talvez venham apostar num port para x360 visto o mercado ser bem maior ( isto se a sony nao reforçar o exclusivo e a Square Enix começar a fazer beicinho :-D )
Não estou a ver, isso queria o Sakaguchi para ver se os RPG's dele vendiam no Japão.

O mercado da X360 realisticamente "só" é maior na Europa e América uma vez que no Japão é praticamente inexistente, e sendo esse o mercado base é exactamente aquele que a Square se afinca mais, além de que se precisam de focar numa plataforma para a puxarem.

Duvido muito de uma port até porque também não seria fácil com o que eles já gastaram em meter a White Engine bem entaladinha na PS3.
 
Back
Topo