Square Enix trava jogos PS3

Menos de 10% em assets (overworld, texturas, animações, etc) a engine está quase pronta e foi para aí que tiveram de investir mais tempo inicialmente, não acho que possam dar-se ao luxo de parar ou tirar focus da produção, senão no caso do FFXIII aí é que o jogo nunca mais saía... e eles estão lá com o dinheiro empatado.

FFXIII noutra plataforma ainda não se justifica, o jogo não será escalável para a Wii e a X360 não vende no Japão; só se uma port fosse fácil, mas duvido muito.

nahh, não me parece... mesmo assim o engime não está pronto o mais certo é nem sequer andar a 50%, nisto dos projectos de programação anda tudo a programar ao mesmo tempo, ou seja se ha uma parte a 10% é porque ou core está quase pronto é porque o core foi fácil de programar e dai não ha grande perda em deitar o core fora, ou então é difícil de programar e ainda nem deve ir a metade.
Quem faz o core e quem faz as texturas e o resto são pessoas diferentes, por isso não acredito nessa do se ter invertido mais tempo inicialmente. Ou seja se o core está quase pronto as texturas e o resto dos assets também já devia estar.

Depois a tua analise é baseada em dinheiro já gasto, mas não é assim que se analizam as coisas, as coisas analisam-se deste modo: - Quanto a square ainda tem de gastar para acabar o jogo vs as expectativas de venda de FFXIII para ps3, o dinheiro já gasto não interessa para nada, não é reembolsável nem volta, o que interessa é o futuro. A square tem é que apresentar lucros aos seus accionistas e se começar a fazer o FF XIII para a Wii em que o racio custos de produção vs vendas (na wii) seja mais aliciante que o custo de acabar o jogo na PS3 vs vendas (PS3) qual é que achas que vai ser a opção.

Outra coisa que pode acontecer e não descarto é o FF XIII entrar em hibernação e sair daqui a 3 ou 4 anos chamando-se FF XV ou FF XVI

A Square e as outras editoras não andam no negocio para ajudar A ou B ou C, elas andam no negocio para ganhar dinheiro.

Se bem te lembras eu foi o primeiro a apregoar que a Konami e a Square o mais certo era ter suspendido os projectos até as vendas da PS3 melhorarem, parece que a Square acaba de confirmar isto oficialmente, mas o mais certo é o projecto já estar hibernado ou cancelado. Não é dizem a verdade crua e nua, porque de hoje para amanha as coisas mudam e não é conveniente terem más relações com a Sony.
 
Se me tivessem falado numa situação desta no ano passado ou antes, eu não acreditava de certeza!

"How the mighty have fallen!"

\w/
 
nahh, não me parece... mesmo assim o engime não está pronto o mais certo é nem sequer andar a 50%, nisto dos projectos de programação anda tudo a programar ao mesmo tempo, ou seja se ha uma parte a 10% é porque ou core está quase pronto é porque o core foi fácil de programar e dai não ha grande perda em deitar o core fora, ou então é difícil de programar e ainda nem deve ir a metade.
Quem faz o core e quem faz as texturas e o resto são pessoas diferentes, por isso não acredito nessa do se ter invertido mais tempo inicialmente. Ou seja se o core está quase pronto as texturas e o resto dos assets também já devia estar.

Depois a tua analise é baseada em dinheiro já gasto, mas não é assim que se analizam as coisas, as coisas analisam-se deste modo: - Quanto a square ainda tem de gastar para acabar o jogo vs as expectativas de venda de FFXIII para ps3, o dinheiro já gasto não interessa para nada, não é reembolsável nem volta, o que interessa é o futuro. A square tem é que apresentar lucros aos seus accionistas e se começar a fazer o FF XIII para a Wii em que o racio custos de produção vs vendas (na wii) seja mais aliciante que o custo de acabar o jogo na PS3 vs vendas (PS3) qual é que achas que vai ser a opção.

Outra coisa que pode acontecer e não descarto é o FF XIII entrar em hibernação e sair daqui a 3 ou 4 anos chamando-se FF XV ou FF XVI

A Square e as outras editoras não andam no negocio para ajudar A ou B ou C, elas andam no negocio para ganhar dinheiro.

Se bem te lembras eu foi o primeiro a apregoar que a Konami e a Square o mais certo era ter suspendido os projectos até as vendas da PS3 melhorarem, parece que a Square acaba de confirmar isto oficialmente, mas o mais certo é o projecto já estar hibernado ou cancelado. Não é dizem a verdade crua e nua, porque de hoje para amanha as coisas mudam e não é conveniente terem más relações com a Sony.
Não necessariamente, olha a Framework MT Engine da Capcom, Dead Rising, Lost Planet, Devil May Cry 4, Resident Evil 5...

A square tinha um problema que admitiu no passado que lhes aumenta os custos de desenvolvimento e os tempos de desenvolvimento, que é o facto de começarem engines de raiz para os jogos todos em vez de as reaproveitar... por isso cedo começaram a investir na White Engine, para reutilizar. (semelhante ao que a Capcom fez com a Framework)

O Final Fantasy XIII e o Versus XIII (feito por outra equipa)... usam ambos a White Engine; não digo que esteja finalizada, afinal o código é aberto para eles, mas está em fases avançadas, ao contrario do resto do jogo, aliás... pior é o resto, e demora tempo a fazer.

Acho que se a decisão fosse hoje... provavelmente até escolhiam a Wii (FFXIII até começou por ser um jogo PS2), mas... o jogo já começou a ser feito para a PS3 e agora isso não vai mudar, tal como o Soul Calibur 4 e o Resident Evil 5... e outros.

Mais inteligente da Square, que andar a andar a cancelar projectos... é manter os que tem e investir bem noutras plataformas para o caso de eles falharem compensar monetariamente com outros títulos. Dilema para eles é que o nome deles vende... e isto pode ajudar à userbase da concorrência que não é onde eles estão a ter mais custos.

A Square não confirmou que suspendeu, disse sim que não mete mais nada em produção, mas isso é lógico quando eles tão a correr grandes riscos ao ter as maiores equipas na PS3.

Eu hibernava o Versus XIII no entanto... meter aquela equipa a fazer um Kingdom Hearts Wii :D
 
Última edição:
Não necessariamente, olha a Framework MT Engine da Capcom, Dead Rising, Lost Planet, Devil May Cry 4, Resident Evil 5...

A square tinha um problema que admitiu no passado que lhes aumenta os custos de desenvolvimento e os tempos de desenvolvimento, que é o facto de começarem engines de raiz para os jogos todos em vez de as reaproveitar... por isso cedo começaram a investir na White Engine, para reutilizar. (semelhante ao que a Capcom fez com a Framework)

O Final Fantasy XIII e o Versus XIII (feito por outra equipa)... usam ambos a White Engine; não digo que esteja finalizada, afinal o código é aberto para eles, mas está em fases avançadas, ao contrario do resto do jogo, aliás... pior é o resto, e demora tempo a fazer.

Acho que se a decisão fosse hoje... provavelmente até escolhiam a Wii (FFXIII até começou por ser um jogo PS2), mas... o jogo já começou a ser feito para a PS3 e agora isso não vai mudar, tal como o Soul Calibur 4 e o Resident Evil 5... e outros.

Mais inteligente da Square, que andar a andar a cancelar projectos... é manter os que tem e investir bem noutras plataformas para o caso de eles falharem compensar monetariamente com outros títulos. Dilema para eles é que o nome deles vende... e isto pode ajudar à userbase da concorrência que não é onde eles estão a ter mais custos.

A Square não confirmou que suspendeu, disse sim que não mete mais nada em produção, mas isso é lógico quando eles tão a correr grandes riscos ao ter as maiores equipas na PS3.

Eu hibernava o Versus XIII no entanto... meter aquela equipa a fazer um Kingdom Hearts Wii :D

Opa, isso de reaproveitar o código é o comum em todo o mundo da programação, alias, após o surgimento do domínio do paradigma da programação orienta a objectos sobre os outros paradigmas, o pão nosso de cada dia é reutilizar código. Já nos tempos da NES se reaproveitava o código e agora é a mesma coisa, que eu bem me lembro de em alguns jogos até as caras dos bonecos serem iguais e 1 jogo era o Nintendo World Cup 90 e o outro era 1 manhoso de luta de rua.

Lá por estar a ser desenvolvido um core de Playstation 3, não quer dizer que os analistas e os engenheiros tenham desaprendido como é que se trabalha sem tar o core pronto. Alias pela teoria de reaproveitamento do core, e da Square não querer perder o investimento no core ela ainda ia lançar uns 4 ou 5 jogos para PS3 pois o core já tava pronto. Não vas por ai, porque se a teoria do core é suficiente para explicar o acabar de 1 jogo que em assets só vai a 10%, também justificaria lançarem mais uns quantos a aproveitar esse core.

Por isso é que acho que o projecto vai andar hibernado uns 2 ou 3 anos. Até lá com as mudanças todas para o lado da Wii pode ser este o golpe de mesiricordia na PS3. Alem disso kdo chegar a altura que a PS3 ha de começar a vender bem, sai a Xbox 3 e prontos :002:
 
Opa, isso de reaproveitar o código é o comum em todo o mundo da programação, alias, após o surgimento do domínio do paradigma da programação orienta a objectos sobre os outros paradigmas, o pão nosso de cada dia é reutilizar código. Já nos tempos da NES se reaproveitava o código e agora é a mesma coisa, que eu bem me lembro de em alguns jogos até as caras dos bonecos serem iguais e 1 jogo era o Nintendo World Cup 90 e o outro era 1 manhoso de luta de rua.

Lá por estar a ser desenvolvido um core de Playstation 3, não quer dizer que os analistas e os engenheiros tenham desaprendido como é que se trabalha sem tar o core pronto. Alias pela teoria de reaproveitamento do core, e da Square não querer perder o investimento no core ela ainda ia lançar uns 4 ou 5 jogos para PS3 pois o core já tava pronto. Não vas por ai, porque se a teoria do core é suficiente para explicar o acabar de 1 jogo que em assets só vai a 10%, também justificaria lançarem mais uns quantos a aproveitar esse core.
Problema da Square no que toca a reutilizar engines... é que muitas vezes punha equipas separadas e sem comunicação a fazer jogos do mesmo franchise.

Basta ver o FFXII... já estava a ser desenvolvido antes do FFX e FFXI terem saído... e tinha um director diferente... o que aproveitaram de código? possivelmente algum conhecimento técnico interno ou até pessoal a ser transferido e já com experiência, mas era projectos completamente separados, ineficiencia digamos assim.

Antigamente não precisavas de re-aproveitar uma engine, começavas de raiz... Com a evolução que tivemos é que se tornou imperativo, mas a square não deu o pulo, e só agora que aumentaram de novo é que viu que não pode ser.

A square inicialmente queria mesmo lançar uns 4 ou 5 jogos (5 spinoff's) de FFXIII a maior parte deles na PS3. A minha teoria não é a de que o jogo vai abrandar e ser pausado no entanto, é mesmo que já estão a fazer 2 jogos com ela, e por eles se a Ps3 estivesse a vender pelo tecto, não fosse tão caro e tivessem mais equipas... é o que fariam. (se as condições fissem diferentes, claro está)
Por isso é que acho que o projecto vai andar hibernado uns 2 ou 3 anos. Até lá com as mudanças todas para o lado da Wii pode ser este o golpe de mesiricordia na PS3. Alem disso kdo chegar a altura que a PS3 ha de começar a vender bem, sai a Xbox 3 e prontos :002:
Duvido que o hibernem, mas vamos ver. Eu ainda não dava a PS3 tão inerte face à X360 quanto isso.
 
Como já foi dito, é uma consequência dos primeiros oito meses da PS3. Devido à herança da PS2, quase todos consideraram que a PS3 iria ser a líder natural da geração seguinte. Pensaram mal, pois claro, a PS3 está hoje a sofrer uma situação um pouco comparável à que a GameCube, Dreamcast e Saturn sofreram nos seus dias - base de utilizadores mais pequena que a concorrência --> menor interesse das 3rd parties --> menos pessoas a comprar a consola. Não sabemos ainda como vai acabar, claro, por isso não podemos dizer que vai necessariamente ter uma existência semelhante, até porque hoje há mais factores a ter em conta do que os jogos. Um bocado estranho, quando estamos a tratar de consolas de jogos :rolleyes:


Se a Sony não for capaz de lidar com a situação e não estiver preparada para circunstâncias pouco amistosas...paciência, survival of the fittest. A Sony ainda não teve de lidar com uma situação destas, por isso não sabemos como reagem, mas tenho uma vaga suspeita que devem estar afincadamente a consultar o historial da Nintendo...
 
Como já foi dito, é uma consequência dos primeiros oito meses da PS3. Devido à herança da PS2, quase todos consideraram que a PS3 iria ser a líder natural da geração seguinte. Pensaram mal, pois claro, a PS3 está hoje a sofrer uma situação um pouco comparável à que a GameCube, Dreamcast e Saturn sofreram nos seus dias - base de utilizadores mais pequena que a concorrência --> menor interesse das 3rd parties --> menos pessoas a comprar a consola. Não sabemos ainda como vai acabar, claro, por isso não podemos dizer que vai necessariamente ter uma existência semelhante, até porque hoje há mais factores a ter em conta do que os jogos. Um bocado estranho, quando estamos a tratar de consolas de jogos :rolleyes:


Se a Sony não for capaz de lidar com a situação e não estiver preparada para circunstâncias pouco amistosas...paciência, survival of the fittest. A Sony ainda não teve de lidar com uma situação destas, por isso não sabemos como reagem, mas tenho uma vaga suspeita que devem estar afincadamente a consultar o historial da Nintendo...

Ai é que enganas, o aranque da gamecube foi muit, muito, muito melhor que o da PS3, foi quase tão bom como o da PS2
 
Foi melhor que o da PS3 mas quando o Cubo saiu, a PS2 já estava bem instalada e já era claro que o objectivo dele não era destronar a PS2 mas antes conquistar o maior mercado possível.
 
Isto esta a ficar mau :(...

Acho que a sony precisa de meter no mercado grandes jogos até a saida do FF XIII porque assim com um aumento das vendas, ja ganhava mais confianças por parte da Square já que o investimento no FF XIII foi elevado.

Com isto acho que depois deste trabalho tudo da parte da Square não ia ser para cancelar ... o que pode ser para cancelar sera possiveis novos jogos caso a ps3 não aumente consideravelmente as vendas ... era preciso um MGS 4 antes na altura do final do ano, ou mesmo um Socom com um excelente modo on-line para disparar as vendas.

cumps ;)
 
Mas a Sony não é capaz de "sustentar" uma consola sozinha, muito poucos jogos da SCE têm um peso nas vendas da consola - isto é uma consequência da habituação que a marca PlayStation desenvolveu aos títulos third party, quando temos a série Tekken e Final Fantasy exclusiva na PlayStation, os títulos first party são quase desnecessários. A Sony não é a Nintendo.
 
Sim tem poucos jogos da SCE...

Mas tem por exemplo o Gran Turismo que e um jogo que puxa, tal como têm Socom que caso este tenha um modo on-line em grande vai criar tendencias. Precisava de MSG 4 a sair muito em breve para aumentar as vendas da ps3, isso iria criar ambiente para uma aposta por parte das outras editoras e a SCE criar novos jogos.
Acho que foi muito mau para a sony a perda dos exclusivos PES, Devil May Cry, GTA. A nintendo tem um mais vasto cartaz de jogos exclusivos que a sony isso e verdade.

cumps ;)
 
Gran Turismo puxa mas não é um jogo que vai fazer as vendas da consola darem um salto de gigante, dá o seu contributo mas é apenas um. Quanto ao resto, já vi isso acontecer-me com a Saturn e com a GameCube e ao início pensava exactamente o mesmo que muitos pensaram quando viram esta notícia, algo do género "mas se eles não se despacham a lançar jogos, aí é que as vendas não levantam e depois a oferta não cresce", por isso não é nada de inédito, welcome to the real world, Sony.
 
Foi melhor que o da PS3 mas quando o Cubo saiu, a PS2 já estava bem instalada e já era claro que o objectivo dele não era destronar a PS2 mas antes conquistar o maior mercado possível.

nahh, o problema da Gamecube foi a saida da Xbox... porque a Microsoft fartou-se de investir forte e feio para roubar os 3rd party da GameCube.

Se não tive-se havido Xbox a GameCube teria sido a vencedora (até porque metade das PS2 vendidas são consolas de substituição, porque em qualidade do produto o material Sony não se compara ao Nintendo). Atenção, que uma consola ser vencedora não é a que vende mais consolas, mas sim a que vende mais jogos e ai a Nintendo teria a vantaguem.
Veja-se por exemplo que as 2 consolas que mais jogos estão a vender neste momento são as duas da mesma marca. E por curioso vendem mais jogos que uma consola que ao que parece vendeu 120milhoes e tem jogos em platina apartir dos 10 euros...
 
É mesmo. Acho é que a cena dos exclusivos devia de acabar. Os development kits da nova geração acho que são mais fáceis e adptáveis, todos os jogos deviam ter ports nas 3 consolas. Mas lá está, nós somos é vítimas de uma guerra comercial entre 3 grandes empresas, com mortos e feridos, acreditem. Daí a minha opção de passar a next gen só daqui a 3 anos. Só dessa maneira posso tomar uma escolha que sei que posso responder por ela e não me arrepender de dinheiro mal gasto... Eu tenho uma Ps2 e uma Gamecube, não comprei a Xbox porque simplemente não tive dinheiro para isso. Desta vez só compro uma.
 
nahh, o problema da Gamecube foi a saida da Xbox... porque a Microsoft fartou-se de investir forte e feio para roubar os 3rd party da GameCube.

Se não tive-se havido Xbox a GameCube teria sido a vencedora (até porque metade das PS2 vendidas são consolas de substituição, porque em qualidade do produto o material Sony não se compara ao Nintendo).
Fonte?:zzz:


Atenção, que uma consola ser vencedora não é a que vende mais consolas, mas sim a que vende mais jogos e ai a Nintendo teria a vantaguem.
Veja-se por exemplo que as 2 consolas que mais jogos estão a vender neste momento são as duas da mesma marca. E por curioso vendem mais jogos que uma consola que ao que parece vendeu 120milhoes e tem jogos em platina apartir dos 10 euros...
No japão, ou mundialmente? Não estou a par dos numeros de vendas mundiais (hrdware e software).
 
Metade não digo, porque há muitos casual gamers que em utilização normal não as gastam... mas há mesmo muitas que tiveram de ser substituídas. (inclusivé conheço pessoas que vão na quarta)

Se procurares até vês reports do Shinji Mikami (criador de Resident Evil, Devil May Cry, etc) a queixar-se publicamente (e a culpar a Sony) em como têm de substituir as PS2's de debug a cada 6 meses porque avariam (6 meses a funcionar 24/7), mas não é um produto tão durável como seria de desejar, de todo.
No japão, ou mundialmente? Não estou a par dos numeros de vendas mundiais (hrdware e software).
Mundialmente.
 

Acho que o I_Eat_All, já te respondeu bem respondido.
Ou tu não conheces ninguém que tenha comprado mais que uma Playstation? Se eram os jogadores hardcore altamente viciados acreditam que tiveram varias :lol:


No japão, ou mundialmente? Não estou a par dos numeros de vendas mundiais (hrdware e software).

Deves pensar que a marca Playstation neste momento vale alguma coisa, por exemplo nos usa para ultrapassar as vendas de jogos para Wii, tens que somar as vendas de jogos para a PS2, PSP e PS3. tens mesmo que somar as 3, senão não chega.
 
Deves pensar que a marca Playstation neste momento vale alguma coisa, por exemplo nos usa para ultrapassar as vendas de jogos para Wii, tens que somar as vendas de jogos para a PS2, PSP e PS3. tens mesmo que somar as 3, senão não chega.
Mas olha que a marca playstation vale qualquer coisa.

Afinal basta ver como a PS2 continua a vender, e como apesar de tudo as PS3 vão vendendo, se fosse uma consola de outra marca a sair e espalhar-se como aconteceu à PS3 (preço, ausencia de system seller por períodos prolongados, má publicidade) seria ainda pior, e tens ainda bastantes pessoas à espera para dar o pulo. Eu até acho que a Playstation brand ainda vale é demasiado.

A Wii ganhou foi momentum de uma forma que não é muito normal, especialmente para o mercado que é a América.

Ainda me lembro do Gameboy branding ser tão forte na América quando saiu a DS que mesmo com a DS e PSP no mercado... o Gameboy vendia mais que as outras 2 juntas e somadas, o que de certa forma mostra como a informação de coisas simples até como o facto de que a NDS lê jogos do GBA levou a chegar ao publico, afinal tinha um nome diferente. A Wii foi um bocado ao contrário, foi um boom na América.
 
Back
Topo