Avaria SSD a pifar (??) depois de upgrade

el Bosco

Power Member
Caros Zwamers

Na passada semana, fiz um upgrade ao meu pc, substituindo CPU, board e RAM, que passou a ter os seguintes componentes:
Processador AMD Ryzen 5 3600X
Motherboard MSI B450 Gaming Plus Max
Memória G.SKILL Ripjaws V 16GB DDR4-3600MHz

Gráfica MSI GEFORCE GTX1070 ARMOR 8GB OC
Disco HDD Samsung Spinpoint F3 1TB 7200RPM 32MB SATA II 3.5
SSD1 SAMSUNG 830 128GB SATA III
SSD2 CRUCIAL MX300 525GB SATA III


Antes tinha o OS instalado no SS2 (525gb) e funcionava normalmente. Nunca tive qualquer problema. Aquando do upgrade, avisaram-me na loja que seria conveniente fazer uma formatação. Como tinha dados naquele SDD que precisava de recuperar, pedi para fazer eu a formatação em casa. No entanto, não consegui. A instalação do w10 dava vários erros (relacionados com o UEFI) e acabei por experimentar instalar no SS1 (128gb) e deu.

"Pronto...ok. Uso o SS2 como disco dos jogos" pensei eu. Só que não. Parece que tudo o que tento instalar neste SSD tem problemas. Ao instalar a steam, o download dos mesmos tem dado vários problemas como acusar a falta de permissão de ficheiros em falta, crashes da propria steam e quando chego a conseguir instalar um jogo, os loadings e o comportamento do mesmo são super lentos. Depois de investigar, comecei a suspeitar que é o SSD que foi co caraças.

Instalei o CrystalDiskMark e o CrystalDiskInfo para testar (desconheço se existem melhores ferramentas de análise que aconselhem). Aqui seguem os resultados.

Teste 1
teste1.jpg


Teste2
teste2.jpg


Teste3
SSD2-teste3.jpg


Teste4
SSD2-teste4.jpg


Aqui aparece como saudável...
testeinfo.jpg


A minha dúvida agora prende-se com o que é que terá provocado a avaria do SSD2, uma vez que ele tava a aparentemente a funcionar corretamente antes de ir para a loja levar o upgrade e fazer a limpeza à torre. Já não se encontra em garantia (foi comprado em 2015).

O benchmark geral saiu assim.

Vale a pena reclamar com a loja que me fez o upgrade?
 
Última edição:
@el Bosco e qual era o problema? Convinha dizer, para o caso de alguém com o mesmo problema encontrar este tópico (a solução poderá ser a mesma).

Não cheguei a concluir. Limitei-me a desmontar o SSD, voltar a ligar e miraculosamente, funcionou tudo normalmente. Não consegui perceber se tinha as duas tomadas ligadas (desconheço sequer se ele ligaria assim). Se tiver sido isso, terá sido mal montado na loja.
 
@el Bosco

Os únicos discos que tive (um deles mecânico, SATA, o outro um SSD com formato M.2 num Intel NUC) que tinham valores não nulos no 'Ultra DMA CRC Error Rate' resultaram de dois tipos de problema:

1) Disco mecânico SATA: problema com o cabo/ligação do cabo no disco ou na motherboard ou com a porta SATA da motherboard
2) Disco M.2: BIOS permitia configurações que davam problemas (ao colocar a velocidade da ventoinha a zero, reiniciava constantemente), e o SMART do SSD registou isso como erros de 'Ultra DMA CRC' (o SSD sempre funcionou sem problemas; também é um MX300 de 525GB)

Algo me diz que o teu caso corresponde a 1) (mau contacto do cabo), daí que o montar e desmontar tenha resolvido.
 
Back
Topo