Análise SSD Cooler - Thermalright HR-09 2280

Mordorr

Power Member
Boas.
Deixo aqui um mini review deste cooler, para arrefecer o meu SSD M2 960 Pro de 256G. Optei então pelo Thermalright HR-09 2280.
Foi encomendado da China e em pouco mais de 7 dias entregue em casa sem portes.

Parece-me que é algo que o pessoal não dá muita importância, mas achei interessante e decidi comprar este modelo entre todos os que analisei na net, em termos de relação preço qualidade.
Deixo algumas fotos, e as conclusões, ficam ao vosso critério:

O SSD a arrefecer, na condição normal e com cerca de 41ºc:



Agora fotos do cooler em questão:













A instalação correu relativamente de forma rápida e sem grandes dificuldades. E que tal, perguntam vocês?


Sem cooler na forma original, com apenas a transferência de um ficheiro com +- 6gigas:



Depois de instalado o cooler, nas mesmas condições, mesmo ficheiro, mesma temperatura ambiente:



De imediato, baixou cerca de 10º graus!

O material é excelente, fácil montagem, não interfere com a gráfica e pelo reduzido preço é uma mais valia para todo o sistema.
O Thermalright HR-09 2280 também existe por mais uns 4 euros, com uma segunda torre e um duplo pipe ainda para melhor arrefecimento



[url=https://postimg.cc/vDdfgYpr]


Espero que tenham gostado.
 
Parecido com da gigabyte aorus
WPYJ10p.jpg
 
Esse já tem dois pipes. Desconhecia essa versão. Pelo meu dei cerca de 16 euros.

Versão mais musculada do por mim adquirido:

 
Este cooler ]e bom realmente pelo valor agora a parte do nao interfere com a grafica lol.

Tu tens WC e o SSD instalado em baixo, assim nao interfere claro.Para o SSD em questao nem faz falta, agr para Gen5 sem duvida que sim.
 
Obrigado pela review.

Tenho dois comentários:
1) a minha reação imediata ao ver um dissipador desse tamanho num SSD é "eh, para quê"? O consumo máximo é de 5.4W segundo a Samsung, e um dissipador desse tamanho deve dar para uns 15-20W. Temperaturas máximas sustentadas até 50-60ºC num SSD devem ser mais do que OK. Eu comprei um dissipador de ~4€ vindo dum site chinês conhecido (este modelo) e num Samsung 980 1TB que chegava talvez aos ~70ºC após 20-30s agora fica-se por ~50ºC... fechado num portátil.

2) para aquecer o SSD a sério, penso que haja software/testes mais adequados; no meu caso já não me lembro (já foi há meses) se usei o CrystalDiskMark ou o ATTO Disk Benchmark ou ainda o AS SSD Benchmark, confesso a minha ignorância no assunto
 
Última edição:
@Mordorr

Sendo mais construtivo do que no post anterior:

2) para aquecer o SSD a sério, penso que haja software/testes mais adequados; no meu caso já não me lembro (já foi há meses) se usei o CrystalDiskMark ou o ATTO Disk Benchmark ou ainda o AS SSD Benchmark, confesso a minha ignorância no assunto

Experimentei testar um Crucial P1 1TB (usado num portátil slim) com o CrystalDiskMark, e o conjunto de testes default é suficiente para ter uma ideia do aquecimento do SSD:
bDoSVrv.png

Valores nas colunas: atual, mínimo, máximo.

NIW4XIv.png


Devido à cache na RAM que o Windows 11 faz aos ficheiros escritos/lidos, para poder reproduzir estes resultados tive que fechar e voltar a executar uma nova instância do CrystalDiskMark.
 
Última edição:
Boas.

Sei que o maior problema surge de facto nos portáteis.
Tb confesso a minha ignorância na melhor forma de "stressar" o disco, logo todas as sugestões são bem vindas.
Provavelmente é "overkill" no meu caso, mas pelo preço, penso ainda assim que é uma mais valia na duração/fiabilidade do mesmo, se bem que já ando com ideias de trocar o Samsung por outro.

Cumps,
 
Back
Topo