• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

SSD em portátil, valerá apena?

_cardoso_

Power Member
Boas, tenho um Acer Aspire E1-571G, o mesmo tem um processador i5-3230M, uma gráfica Nvidia geforce 710M, 6gb de ram e um hdd de 500gb.
Utilizo o portátil para net, filmes e edição de fotos em lightroom e Photoshop.
A minha questão é vale apena colocar um ssd para aumentar a velocidade, ou é dinheiro deitado fora, visto ser um portátil bastante fraco.
Neste momento quando utilizo para edição de imagens, está sempre ligado a um monitor dell ultrasharp.
Tenho ideias de nos próximos 5/6 meses comprar um desktop dedicado à edição de fotografias e pouco mais, por isso fico na duvida se não será deitar dinheiro fora no disco, mas por outro lado necessito sempre de um portátil e se aumenta se a velocidade podia aguentar com este mais um tempinho antes de comprar outro.
 
Estava a pensar mais num de 128€ que o orçamento anda apertado e utilizar um disco externo de 1 terabyte que tenho cá por casa.
Tenho também o disco do portátil e mais um de 500gb que deve dar para utilizar como discos externos também.

tu é que sabes se 128gb para disco primário te chega, no uso do dia a dia, 256gb já é a dar alguma folga, mesmo que tenhas discos externos...

quanto á ram se tens 6gb deves ter 4gb + 2gb é trocares o pente de 2gb por um de 4gb e ficas com 8gb de ram...
 
Utilizo o portátil para net, filmes e edição de fotos em lightroom e Photoshop.
Um SSD neste momento é o melhor upgrade que se pode fazer para quem tem HDD e faz um uso do PC sem ser para jogos. Até vai parecer um PC novo.
Se vais fazer trabalho com esses programas, ACREDITA que 120GB vão ficar curtos num espaço de dias.
eu tinha 250 e passado uns meses passei para 500GB porque editar videos de 2/6GB por semana come disco que é uma coisa parva
 
tu é que sabes se 128gb para disco primário te chega, no uso do dia a dia, 256gb já é a dar alguma folga, mesmo que tenhas discos externos...

quanto á ram se tens 6gb deves ter 4gb + 2gb é trocares o pente de 2gb por um de 4gb e ficas com 8gb de ram...
penso que é mesmo dois pentes de 3 gb cada, teria de mudar os dois

Um SSD neste momento é o melhor upgrade que se pode fazer para quem tem HDD e faz um uso do PC sem ser para jogos. Até vai parecer um PC novo.
Se vais fazer trabalho com esses programas, ACREDITA que 120GB vão ficar curtos num espaço de dias.
eu tinha 250 e passado uns meses passei para 500GB porque editar videos de 2/6GB por semana come disco que é uma coisa parva
sim se calhar mais vale gastar mais um pouco e meter logo os 250gb
 
Eu tenho um HP EliteBook com Samsung SSD de 250 GB com um I7 e 16 GB de RAM que é o máximo que suporta, e é uma diferença muito grande em termos de desempenho em relação ao velhinho HDD, esse ficou como disco para backup de dados visto não dar uso à drive de dvd e ter comprado a baia adaptadora para levar esse segundo disco.
 
Tenho um portátil exactamente igual ao teu e desde que lhe meti um SSD parece outro, voa nas horas :001:
Tem também 8 gb de ram, os 4 de origem mais 4 que lhe acrescentei mais tarde.
Já o tenho desde 2013 e não tenho nenhuma razão de queixa, muito menos depois de lhe mexer o SSD, ficou muito diferente e para melhor (trocar o disco e a ram neste PC é também super simples).
Depois podes sempre usar o SSD em outro PC, nunca é dinheiro que perdes, na minha opinião.
 
Confirmado é 2+4 DDR3, já agora qualquer ram DDR3 de 4 GB dá?
Pergunta básica mas nunca mudei, não sei se tem de ser algumas específicas etc

Tenho um portátil exactamente igual ao teu e desde que lhe meti um SSD parece outro, voa nas horas :001:
Tem também 8 gb de ram, os 4 de origem mais 4 que lhe acrescentei mais tarde.
Já o tenho desde 2013 e não tenho nenhuma razão de queixa, muito menos depois de lhe mexer o SSD, ficou muito diferente e para melhor (trocar o disco e a ram neste PC é também super simples).
Depois podes sempre usar o SSD em outro PC, nunca é dinheiro que perdes, na minha opinião.
Sim tenho intenção de mudar o disco logo que possivel.
 
Última edição pelo moderador:
Boas, reactivando aqui o meu tópico e sendo que durante o mês de Janeiro não foi possível comprar o disco.
Queria ver se amanhã me deslocava a alguma loja física e comprava o disco.
Entre este dois, qual o melhor?
-SSD SAMSUNG 250GB 850 EVO
-SSD 240GB KINGSTON A400
O preço de ambos está parecido, na casa dos 75€, ou recomendam outro até aos mesmos valores?
 
Boas, reactivando aqui o meu tópico e sendo que durante o mês de Janeiro não foi possível comprar o disco.
Queria ver se amanhã me deslocava a alguma loja física e comprava o disco.
Entre este dois, qual o melhor?
-SSD SAMSUNG 250GB 850 EVO
-SSD 240GB KINGSTON A400
O preço de ambos está parecido, na casa dos 75€, ou recomendam outro até aos mesmos valores?

Iria para o Samsung, não que o Kingston seja mau, mas o samsung é melhor e tens mais 10Gb:

Vais ver que o teu portátil vai parecer outro! neste momento, não sei como é que ainda alguém consegue usar um portátil/pc sem SSD! :P
 
Tenho um portátil exactamente igual ao teu e desde que lhe meti um SSD parece outro, voa nas horas :001:
Tem também 8 gb de ram, os 4 de origem mais 4 que lhe acrescentei mais tarde.
Já o tenho desde 2013 e não tenho nenhuma razão de queixa, muito menos depois de lhe mexer o SSD, ficou muito diferente e para melhor (trocar o disco e a ram neste PC é também super simples).
Depois podes sempre usar o SSD em outro PC, nunca é dinheiro que perdes, na minha opinião.

Confirmado, SSD instalado, parece novo.
Agora mais um ou dois mesitos a ver se tiro o pente de 2gb de ram e se meto 4gb para ficar com 8gb
 
Back
Topo