1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise SSD Home Made: Compact Flash

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por jjmaia, 10 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 114; Visualizações: 18935)

1. jjmaia

jjmaia What is folding?

Já me chegou o adaptador (o cartão está para breve) logo penso que está na altura de criar o tópico.

Comprei este adaptador, e este cartão (4Gb).
    O HDD usado para comparação é este (500Gb).

Segundo o vendedor o adaptador aguenta velocidades > 35MB/s read/write, e o cartão suporta velocidades < 45MB/s. read e < 40MB/s write.

O Windows no HDD não foi acabado de instalar, mas mal naveguei na net, etc. Uso apenas para ver vídeos. O Disco está desfragmentado e não tem lixo.

Os testes serão simples (read e write com HDTatch e H2) e tempo de boot.

Testes de velocidade (MB/s)

De referir que o CF isolado tem as velocidades constantes. O HDD tem picos de velocidade, sendo as velocidades apresentadas velocidades médias. Os CF's em RAID0 também são velocidades médias, tendo picos de velocidades máximas de 82MB/s e mínimas de 40.5MB/s em read e 55MB/s máximas e 35MB/s mínimas write.

Ou seja, as velocidades em RAID 0 nunca são inferiores às velocidades com apenas um cartão.

Esqueci-me de fazer testes de encerramento/hibernar (agora já não dá, o HDD já tem o Server 2008 instalado), mas sei que tanto em single, como em RAID0 os CF são mais rápidos do que o HDD, mas nada de extraordinário. Denotar também que nunca vi o firefox e media players, office e etc a abrir num ápice :D

Tempo de boot
    (segundos)

A Motherboard leva 12 segundos a fazer boot, logo o tempo apresentado nas drives será sem estes 12 segundos.

Video

Fica uma pequena analise. Agora tenho um HTPC sem o barulho do HDD :D

Última edição: 11 de Março de 2009
  2. jjmaia

jjmaia What is folding?

Já tenho o cartão, mas o leitor de cartões não funciona, e a minha fonte do HTPC só tem uma saída SATA, que bom...

3. jjmaia

jjmaia What is folding?

Já tenho o Xp a instalar :D Devo dizer que nunca vi uma formação e uma instalação tão rápida :D

Depois dou resultados :)

4. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Afinal o leitor funciona?

5. Yumon

Yumon Power Member

Para uma análise ainda falta alguma informação...

6. jjmaia

jjmaia What is folding?

Hum... Se calhar está escrito "*** Em construção *** " :P

Já, mas nem vale a pena, deu-me resultados de 15/15. O leitor não deve suportar velocidades maiores do que 15MB/s.

Já tenho o Xp instalado, vou agora fazer um teste de boot, mas não é final (falta instalar sp3, etc, para fazer uma comparação mais correcta).

EDIT: OMG 33 segundos contra os 1:24 minutos do HDD :D

Última edição: 17 de Fevereiro de 2009
  7. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Mas então como é que meteste o cartão a funcionar?

8. MIRCAO

MIRCAO Power Member

existe esse adaptador para portateis? se existir sou gajo para brincar com isso...

9. jjmaia

jjmaia What is folding?

O adaptador é 2.5", indicado para portáteis mesmo :)

Eu só não o uso no portátil por uma razão, 4GB não dá para nada. Se o meu portátil tive-se espaço para 2 discos é que era...

Como meti a funcionar como? Por sata obviamente :)

10. MIRCAO

MIRCAO Power Member

a ideia disso e so mm para por o SO... se nao ficar mt caro era capaz de ser grande ideia, ja que fica com um arranque brutal... para o vista um cartao de 16 gb chegara?

edit... so encontrei cartoes ate 8 gb?!

11. vitorpt

vitorpt Power Member

Vi este tópico e fiquei super interessado.
    Vi um adaptador que suporta 2 cartões da addonics o que dará duas drives.
    Agora uma dúvida, estás a usar cartões da Kingston suponho que da melhor qualidade. Ora no site da ***** existe uns cartões Maxflash de 16GB a 61€ e o mesmo cartão em Itália custa 29,17€
    Será que fico mal servido? Não são de fiar estes cartões?

12. norim_13

epa!!

Eu era menino para mandar vir um desses de Itália! 30euros?!

Vou ver se encontro alg coisa sobre a performance disso...

EDIT: para gastar mais de 40/50 euros neste homemade mais vale um SSD 32GB não homemade :P

13. jjmaia

jjmaia What is folding?

Sim e não. Primeiro de tudo, eu gastei 30€ com portes, não 66€ :P E depois, vê as velocidades.

Hey, será que essa loja é de confiança? 16Gb a 233x a 30€ é brutalissimo :D 233x são +- 35MB/s o que é óptimo.

14. skinnie

skinnie Power Member

Epa já tinha ouvido falar disto,mas para desktops mais antigos..nunca tinha pensado nisto...quem sabe não invento algo para o ibook com isto :P
    Muito obrigado pela ideia..e espero mais resultados desta análise :D

15. eLias

eLias Power Member

Boa iniciativa,
    tenho um CF Sandisk 4GB Extreme IV que também seria engraçado comparar :).
    Cumps

16. norim_13

Sim. Eu vi no site da ***** o cartao que compraste e o preço.

Eu estava a falar se fosse comigo. E se fosse comigo eu acho que não faria com um CF menor que 8GB.

Cumps

17. jjmaia

jjmaia What is folding?

Para XP 4Gb chegam e sobram. A loja Italiana não envia para fora de Itália :(

18. MikeFR

MikeFR Power Member

Na ***** existem uns 300x :P O preço é que não é muito agradável: 8Gb = 98€

19. jjmaia

jjmaia What is folding?

300x é um exagero. Eu com este a 266x (menos de metade de velocidade do HDD) meti o HDD num canto.

Descobri uma problema com que não contava, falta de espaço.
    Isto é, ao transferir actualizações, começo a ficar sem espaço... :(

Estive a ver o mesmo cartão de 8GB, mas fica-me mais barato comprar outro cartão de 4GB + adaptador e foi o que eu fiz :D

Vou fazer RAID0, assim que isto chegar.

O cartão de 4gb é bem mais barato do que o de 8Gb. 2x 4Gb fica 2£ mais barato, mas isto na *****, estive a ver no ebay, e mesmo vindo da china (onde é tudo barato), só o cartão sem portes são 2£ mais caro. A ***** está com certeza a fazer ouma promo.

20. gu1lh4s

gu1lh4s Power Member

Mostra ai qual é o adaptador que usas, sff.

Partilhar esta Página