Análise SSD Home Made: Compact Flash

Isto aqui é que valia a pena penso eu : http://www.*****.pt/detalhe_produto...-Drive-S2S-SSD&idProduto=162526&catalogotipo=

Alguém que dê opiniões.
 
Para substituir um disco externo usb 2.5", só para sistema *nix, nada xpto, qual escolhiam? (além que posso estar limitado pelo conversor cf)
SanDisk Ultra® II CompactFlash® Card

ou algo mais económico
Transcend's 133X Speed CF card

Obrigado :)
Depende do conversor. Se for para sata podes ficar limitado, se for para ata nem por isso ficas limitado.

Eu ia para sandisk ou lexar. Também fui numa de escolher outras marcas e não correu bem. Além que sandisk nunca me deixou ficar mal nem a lexar a tantos outros. Já outros cartões mais baratos fazem acontecer coisas estranhas.
 
Fizeste bem. Não vais ter problema com o adaptador, vais ficar sempre limitado pelo cartão e não pelo adaptador. Depois diz como ficaram os boots e no geral como ficou isso. Estava pensar fazer o mesmo para o htpc...
 
Boas.
Como passei de um disco externo 2.5" ligado por usb para um CF 100x, noto que a nível de boot demora um pouco mais de tempo, nad alarmante, mas aqui a causa aposto que seja ext4 vs ext2 ;) Além que isto é para ligar 1x de longe a longe :p
De resto, o sistema responde bastante melhor, apesar de notar algum lentidão no arranque de programas, mas depois responde mto bem. Talvez o SD Ultra III valesse apena, mas a diferença de €€ (+ de 60%) para o meu caso não se justifica.

Mas, para o efeito que pretendo, nota-se que multitasking (do disco) é outra coisa, e assim poupo o disco externo de estar ligado qd não necessita.
Eu fiquei bastante satisfeito :)

Cumps
 
Boas pessoal.

Podiam dar-me uma luzes sobre este assunto?

Tenho um portatil antigo pentium 4 com um disco ULTRA ATA\100.

Consigo fazer um SSD homemade com este cartão?? Conheço um rapaz que tem um por 40€.
mg0037a.jpg



O adaptador tem que ser algum em especial?
E é preciso formatar ou alterar algo antes no cartão e\ou na instalação do windows XP ?

e por ultimo.... vale a pena??

Obrigado :)
 
se o sata for opção, para gastares 40€ (e provavelmente mais algum em adaptadores) e teres tao pouca capacidade eu ponderava antes um SSD fraquito usado(novo nao sei se arranjas algo)

acho que não há SSDs IDE

mas relativamente aos adaptadores tanto quanto sei sao reconhecidos normalmente como um disco IDE. a ligação CF<->IDE é "directa"

quanto ao preço do cartão nao sei se é bom ou não. se quiseres uma loja online de confiança (nada a ver com as manhas que vendem no ebay), e mesmo que seja só para comparar preços, vê no *****.co.uk
 
Última edição:
Boas pessoal.

Podiam dar-me uma luzes sobre este assunto?

Tenho um portatil antigo pentium 4 com um disco ULTRA ATA\100.

Consigo fazer um SSD homemade com este cartão?? Conheço um rapaz que tem um por 40€.
mg0037a.jpg



O adaptador tem que ser algum em especial?
E é preciso formatar ou alterar algo antes no cartão e\ou na instalação do windows XP ?

e por ultimo.... vale a pena??

Obrigado :)

133x acho pouco...mas vê este post.
Eu comprei há uns tempos um samsung 233x 8gb no *****,saiu por algo como 20eur posto em casa (chato chato,foi uma semana depois ter lá estado um transcend 400x por mais 7 ou 8eur),juntando adaptador do ebay para IDE,deu-me no ubuntu as seguitnes velocidades:
Average Read 32.5 Mb/s
Average Write 24.6Mb/s

Isto numa MSI KT3 Ultra2-C com o velhinho Via KT333.
O sistema com ubuntu 10.10/512 Ram e uma Voodoo 3 3000 16Mb (esta também o factor limitante na performance,devido a não ter o DRI activo) o sistema era rápido qb (nos discos IDE que tinha (20 Gb 7200 e 40Gb 5400rpm) tinha lags quando era para abrir algo,e aqui era quase instanteo...o boot então era uma maravilha.
Menos que estas velocidades penso que não compense,a menos que seja para um sistema mais antigo,ou por razões de barulho/calor
Para quem quer grandes capacidades (talvez acima dos 16Gb) acho que os SSD começam a compensar...e para quem tem ide há adaptadores de sata para IDE (e nos desktops há ainda as placas pci com sata),não sei é até que ponto também não limitam a performance dos SSD..é testar...
Eu pessoalmente fiquei fã,e daqui a uns tempos vou testar este cartão num Powermac G4 400MHz,cheira-me que junto com uma nova gráfica,vai ficar de novo uma máquina "utilizável".
 
Última edição:
Back
Topo