1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SSD home made

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jjmaia, 3 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 776)

1. jjmaia

jjmaia What is folding?

Queria ajuda a fazer um SSD home made.

Vou comprar um daqueles adaptadores de CF para SATA, e por um cartão CF.

Este SSD servirá só e apenas para o windows XP home edition no meu HTPC. Pergunto se desta maneira o disco será menos usado, pois os ficheiro a que o PC acede mais estarão no cartão CF.

Pergunto-me então se 4Gb chegam para o windows XP (vou ver se edito com o nlittle para tirar Mb inúteis) driver's (som e gráfica) e alguns programas, nomeadamente iMon e CCCP.

Quanto a velocidades, falaremos depois, tenho que testar a velocidade actual do meu disco.

Última edição: 3 de Fevereiro de 2009
  2. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

Não me cheira a velocidade por muitas das razões que levam esse tipo de discos a chegar aos € a que chegam e não se ficarem por o custo de um CF reles.

1,5 GB são suficientes para pores o XP a bufar em qualquer cangalho que o suporte.

E, em nota, não será SSD (as in Solid State Drive) :p?

3. jjmaia

jjmaia What is folding?

SSD, sim lol.

O meu disco tem ~88.1 MB de read, e 12.7 de latência. O CF de que falo tem 30/30 MB e 0.4 de latência. Apesar da velocidade ser menos de metade a latência fará uma grande diferença?

Sinceramente, desde que a velocidade seja a mesma, e só o facto de o disco estar em idle já fico satisfeito, só queria confirmação disto.

Quanto a espaço, e programas e XP estão a ocupar 3.16Gb :D

Última edição: 4 de Fevereiro de 2009
  4. ribeiro55

ribeiro55 Power Member

3.5+ GB só se for já com SP3 e a porrada de updates em cima.
    Quanto à latência, não te posso ajudar. Esperemos que alguém te possa responder.
    Quando tiver tempo vou fazer umas pesquisas e se achar alguma coisa conclusiva, aviso.

EDIT: Parece que a latência pesa bastante

5. jjmaia

jjmaia What is folding?

Sim, já quero os updates e o SP3 tudo em cima dele :D

6. rmrb

rmrb Power Member

30Mb/30Mb falas em Megabits ou Megabytes? se for megabits é pouco mas for megabytes é suficiente para funcionar razoavelmente bem.

7. jjmaia

jjmaia What is folding?

MegaBytes, dai o "M" grande :)

8. jjmaia

jjmaia What is folding?

Já estive a ver os cartões.

Arranjo de ~40MB/s por cerca de 21€ (da Kingstom).

Vou encomendar, depois posto resultados :)

9. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Boas, se não tens pressa, esperas umas 2 semanas que estou á espera de um CF ExtremeIV de 4GB e vou fazer precisamente isso, vou por o winxp sp3 com os updates todos, office, e mais umas coisas a bulir nos 4GB, já o tenho num CF de 2GB por isso vai ser facil.

Performance, espero conseguir metade do tempo de boot em relação a um hdd mecanico.

Sobre a velocidade de transferencia, tenho aqui uma RAID0 de 2 discos SCSI de 10K RPM e apesar de apenas darem uns 50Mb/s de leitura, tem um tempo de acesso "HDDTACH" de 8.9ms, vs os 64Mb/s e 18.9ms do WD de 160Gb.

Por tanto, o rapido tempo de acesso parece ser o caminho certo a seguir.

A RAID 0 apesar de menos MB/s consegue melhor performances nas tarefas diarias...

10. jjmaia

jjmaia What is folding?

Boas, já fiz as compras lol :D

De qualquer forma o CF de que falas custa na ***** cerca de 36£, este custou-me 18£ e tem quase a mesma velocidade :)

11. WindWalker

WindWalker Power Member

Não.

MB - MegaBytes
    Mb - Megabits

O 'M' é sempre maiúsculo, já que indica o prefixo 'Mega' (10^6 ou 1024²).

12. jjmaia

jjmaia What is folding?

Pronto, B grande então. Obrigado pela correcção :)

13. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Qual compraste já agora?

14. jjmaia

jjmaia What is folding?

o adaptador foi este: http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&ssPageName=STRK:MEWNX:IT&item=250364511606

Penso que é indiferente porque os preços andam todos à volta disto, e são todos iguais. Gostei do feedback do gajo, e pareceu que se preocupou em fazer testes, logo!

O cartão foi este: http://www.*****.co.uk/Compact-Flash-Cards/Kingston/Kingston-4GB-266X-Ultimate-Compact-Flash-Card

Tem as mesmas velocidades que este (já falado) e foi bem mais barato :D Penso que os Kingstom usam SLC.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2009
  15. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

ja vi um tutorial da net que era uma palca PCI ou PCI-E e que depois inserias lá um cartao à tua escolha, e tinhas um SSD

16. jjmaia

jjmaia What is folding?

isso é um ifusion ou sei lá como se chama, e adaptadores desses nem sei se existem.

Partilhar esta Página