SSD investimento - samsung 470

Duoz

Power Member
Boas ;)

Peço desde já desculpa porque esta pergunta não está "totalmente" relacionada com a àrea apple, mas dado que o destino do disco é um macbook pro, deixo aqui a dúvida.

O meu hdd anda "cansado", bastante, pelo que já andava a pensar em investir à muito num ssd. Ontem foi me proposto um negocio de um Samsung 470 Series de 128gb por 50€ ainda com um ano de garantia, acham que é um negocio de aproveitar ?

O meu macbook pro é um mid 2010, ou seja, não aguenta mais que sata II que é o que este disco me oferece.

Toda ajuda é bem vinda, desde de melhores comparações até um user rating do disco que mencionei.

Cumps,
Duoz ;)
 
Se tiveres acesso à fatura de compra é excelente negocio, se não tiver acesso à fatura continua a ser um bom investimento com muito valor.
 
Para não estar a abrir outro tópico vou utilizar este para tirar uma dúvida, espero que não te importes Duoz.

Estou a pensar meter um SSD no meu macbook pro mid 2009 e vi dois da intel que estão dentro do intervalo de espaço e preço que quero, os discos em questão são:
- Intel® 330 Series, 180GB, 2.5 SATA 6Gb/s
- Intel® SSD 520Series, 180GB, 2.5 SATA 6Gb/s, Leitura 550Mb/s Retail Kit Inclui cabos, guias e SW


Para o meu mbp qual dos discos acham que é melhor? Existe muita diferença entre os dois?

Desde já o meu agradecimento por qualquer esclarecimento que me possam dar.
 
Para não estar a abrir outro tópico vou utilizar este para tirar uma dúvida, espero que não te importes Duoz.

Estou a pensar meter um SSD no meu macbook pro mid 2009 e vi dois da intel que estão dentro do intervalo de espaço e preço que quero, os discos em questão são:
- Intel® 330 Series, 180GB, 2.5 SATA 6Gb/s
- Intel® SSD 520Series, 180GB, 2.5 SATA 6Gb/s, Leitura 550Mb/s Retail Kit Inclui cabos, guias e SW


Para o meu mbp qual dos discos acham que é melhor? Existe muita diferença entre os dois?

Desde já o meu agradecimento por qualquer esclarecimento que me possam dar.

O 520 é claramente superior, mas também é mais caro. Trocando por miúdos, a série 5xx é uma série superior à 3xx, onde obténs velocidades mais elevadas e mais fiabilidade. No entanto como a probabilidade da controladora avariar antes da nand, não sei não...

No teu caso (mac de 2009), o barramento está limitado a SATA II, pelo que nunca vais poder usufruir do máximo de velocidade que qualquer um desses SSDs proporciona -- no entanto, não te preocupes porque vais notar um incremento de performance monumental. Pelo que deves optar pelo que te oferecer mais espaço (dentro do teu orçamento), tens a certeza que não consegues comprar um 330 de 240gb pelo preço de um 520 de 180gb???
 
Boas, na altura andava meio atarefado com projectos e não tive tempo de deixar um agradecimento pela resposta :)

acabei por não realizar o negocio pq outra pessoa q tava de olho no negocio foi mais rapido a dar a resposta que eu, de qq das formas obrigado tripas ;)

Ps. Sem problema Lerros, quanto menos spam melhor.
 
Estas limitado a sata 2 pelo que o mercado dos ssd usados pode ser interessante. Ou podes comprar um ssd sata iii, que talvez te dure para a vida. O meu ocz vertex 1, ja passou por 3 pc's. Tristemente o meu vertez 2 so esteve num pc e avariou quando fez 2 anos.
 
Estas limitado a sata 2 pelo que o mercado dos ssd usados pode ser interessante. Ou podes comprar um ssd sata iii, que talvez te dure para a vida. O meu ocz vertex 1, ja passou por 3 pc's. Tristemente o meu vertez 2 so esteve num pc e avariou quando fez 2 anos.

Não é assim como tu dizes. Lá por estar limitado a sata 2 (porque é o que a motherboard dele suporta) não é o mesmo que dizer que um SSD sata 2 irá ter igual performance a um SSD de sata 3.

O teu vertex 2, deve ter garantia de 3 anos, entra em contacto com a OCZ na Holanda.
 
O 520 é claramente superior, mas também é mais caro. Trocando por miúdos, a série 5xx é uma série superior à 3xx, onde obténs velocidades mais elevadas e mais fiabilidade. No entanto como a probabilidade da controladora avariar antes da nand, não sei não...

No teu caso (mac de 2009), o barramento está limitado a SATA II, pelo que nunca vais poder usufruir do máximo de velocidade que qualquer um desses SSDs proporciona -- no entanto, não te preocupes porque vais notar um incremento de performance monumental. Pelo que deves optar pelo que te oferecer mais espaço (dentro do teu orçamento), tens a certeza que não consegues comprar um 330 de 240gb pelo preço de um 520 de 180gb???

Obrigado pelo esclarecimento.

Quando meti aqui o post a diferença de preço do 330 para o 520 ambos de 180gb era apenas de 3€, por isso é que estava a pensar nestes dois, mas entretanto o preço do 520 já subiu mais um pouco, assim devo optar por um da série 330 ou 335.
 
Não é assim como tu dizes. Lá por estar limitado a sata 2 (porque é o que a motherboard dele suporta) não é o mesmo que dizer que um SSD sata 2 irá ter igual performance a um SSD de sata 3.

O teu vertex 2, deve ter garantia de 3 anos, entra em contacto com a OCZ na Holanda.

Sim mas em regra geral os desempenhos serao muito similares. Na gama basica, dos SSD, as velocidades de leitura `reais` e não as teoricas, sao muito parecidas 300-420 mb|s , o que tem vindo a melhorar muito ao longo dos anos é a velocidade de escrita dos SSD.
Sinceramente para as pessoas em geral ter um Ssd com 500/430 ou 370/280 mb/s de leitura/escrita é quase indiferente.
Em relacao ao vertex ii ja foi para a holanda e ja vem de volta um Agility 3 :-)
 
Obrigado pelo esclarecimento.

Quando meti aqui o post a diferença de preço do 330 para o 520 ambos de 180gb era apenas de 3€, por isso é que estava a pensar nestes dois, mas entretanto o preço do 520 já subiu mais um pouco, assim devo optar por um da série 330 ou 335.

Sendo a difrença essa, compensa o 520, porque tem garantia de 5 anos contra os 3 anos de um 330 ou 335. Isto para não falar que leva memoria de melhor qualidade (dai também a diferença de 5 para 3 anos na garantia). Não pensei que a diferença fosse assim tão baixa, dai ter apontado para o 330.
 
Já agora aproveito e ponho a minha dúvida.
Tenho um Macbook Pro i5 2.5, 4Gigas de RAM.

Surgiu me a oportunidade de comprar um SSD ou então fazer um upgrade para os 16Gb de Ram. Tenho trabalhado bastante em fotografia e os 4 gigas de ram, são me frequentemente insuficientes. O Macbook começa a ter lag várias vezes... No entanto, reparo que quando isso acontece, o disco também está em utilização.

No entanto, a velocidade que se pode ter com um SSD, alicia-me...

Na vossa opinião (e sendo o orçamento +/- 100e) devo apostar num SSD ou na RAM?

Estava a olhar para o Corsair SSD 128 Force GS Sata 3 (560/535)
 
Última edição:
Já agora aproveito e ponho a minha dúvida.
Tenho um Macbook Pro i5 2.5, 4Gigas de RAM.

Surgiu me a oportunidade de comprar um SSD ou então fazer um upgrade para os 16Gb de Ram. Tenho trabalhado bastante em fotografia e os 4 gigas de ram, são me frequentemente insuficientes. O Macbook começa a ter lag várias vezes... No entanto, reparo que quando isso acontece, o disco também está em utilização.

No entanto, a velocidade que se pode ter com um SSD, alicia-me...

Na vossa opinião (e sendo o orçamento +/- 100e) devo apostar num SSD ou na RAM?

Estava a olhar para o Corsair SSD 128 Force GS Sata 3 (560/535)

Primeiro a RAM e depois o SSD.
 
Já agora aproveito e ponho a minha dúvida.
Tenho um Macbook Pro i5 2.5, 4Gigas de RAM.

Surgiu me a oportunidade de comprar um SSD ou então fazer um upgrade para os 16Gb de Ram. Tenho trabalhado bastante em fotografia e os 4 gigas de ram, são me frequentemente insuficientes. O Macbook começa a ter lag várias vezes... No entanto, reparo que quando isso acontece, o disco também está em utilização.

No entanto, a velocidade que se pode ter com um SSD, alicia-me...

Na vossa opinião (e sendo o orçamento +/- 100e) devo apostar num SSD ou na RAM?

Estava a olhar para o Corsair SSD 128 Force GS Sata 3 (560/535)

PPPPSSSTTT, xô do meu post x)

Mas eu ia primeiro po SSD se tivesse dinheiro pa investir. Vais sentir mais que a Ram, plus, botas uma optic bay + o disco que tinhas e excusas de andar de externo atrás ;)
 
Primeiro a RAM e depois o SSD.

Nops, primeiro o SSD depois a RAM. Acho que entre SSD e RAM, ele fica mais bem servido com o SSD; quando a RAM fica cheia, o PC começa escrever para o disco (dai ele notar que o disco é escrito durante os momentos de lentidão), e ai o SSD mitiga a falta de RAM. Alem disso 100 euros não dão para ele comprar 16gb de RAM, aumentando o orçamento em 50 euros já podia ir para 240gb de SSD.
 
Eu não sei como será no teu caso... mas eu tive um portátil com um celerom, que se arrastava com 4gb de ram, quer em autocad, 3d com o sketcup e afins.
Numa de maluqueira (de 200 euros) numa promo da ***** resolvi comprar um SSD. A diferença foi da noite para o dia, não voltei a sentir a necessidade de Ram. Tudo fluido em AutoCAD, no sketchup conseguia modelar sem problemas, etc, etc...
Como foi dito, quando acaba a memoria, o windows começa a gravar a "swap file" no disco. Como o disco SSD é super rapido, tens uma compensação de desempenhos.
 
Para mim ele punha 8Gb de RAM por 50€ e quando a RAM começasse a ficar curta logo punha um SSD.

Muito dificilmente 8gb de memória ficam curtos. Para isso já era necessário uso profissional, e nesse caso ele não teria problemas em meter logo de uma assentada 16gb de RAM e um SSD da Intel 520.

Sim é possivel conseguir a memoria por esse preço ou menos, a memoria dos iMacs funciona no Macbook Pro, é questão de encontrar alguém que esteja a vender os 8gb que vieram com o iMac (acho que aqui nos classificados deste fórum há 1 caso desses); a titulo de exemplo eu comprei os meus 8gb a pouco menos de 40 euros já com o transporte...
 
Muito dificilmente 8gb de memória ficam curtos. Para isso já era necessário uso profissional, e nesse caso ele não teria problemas em meter logo de uma assentada 16gb de RAM e um SSD da Intel 520.

Sim é possivel conseguir a memoria por esse preço ou menos, a memoria dos iMacs funciona no Macbook Pro, é questão de encontrar alguém que esteja a vender os 8gb que vieram com o iMac (acho que aqui nos classificados deste fórum há 1 caso desses); a titulo de exemplo eu comprei os meus 8gb a pouco menos de 40 euros já com o transporte...


O uso deste Mac é actualmente Adobe Bridge -> Photoshop -> Final Cut Pro. (muitas vezes ao mesmo tempo)...

Portanto mais vale investir logo nos 16 gigas mesmo... Com 4 é impossível mesmo. Farto me ver a rainbow wheel...

Mas dada a necessidade, vou investir nos dois ao mesmo tempo.
 
Back
Topo