SSD Kioxia NVME velocidade de escrita abaixo do normal

sleepunknot

Power Member
Boa noite,

No começo quando comprei o SSD tinha a velocidade de escrita sempre nos valores normais 1,200 MB/s, mas de momento está assim.

vU9omNf.png


Será problema do SSD?

Cumprimentos.
 
Não deve ser. Só tens 34% livre e isso influencia bastante as velocidades...
Tentava formatar o disco e com ele limpo tentar novamente. Se acontecer o mesmo, garantia com ele!
 
Não fiz nenhuma alteração (a única que fiz foi colocar o meu disco de 8tb do sistema antigo para o actual), tenho também um western digital SN550 1TB também e o disco já esteve cheio e nunca tive problemas de velocidade. Mas posso tentar encher esse disco também e experimentar.
 
Última edição:

Na board​


1 x M.2_1 socket 3, with M key, type 2242/2260/2280 storage devices support (SATA & PCIE 3.0 x 4 mode)*3
Intel® B460 Chipset :
Total supports 2 x M.2 slots and 6 x SATA 6Gb/s ports
1 x M.2_2 socket 3, with M key, type 2242/2260/2280/22110 storage devices support (PCIE 3.0 x 4 mode)
6 x SATA 6Gb/s port(s)
Support Raid 0, 1, 5, 10
Intel® Optane™ Memory Ready

Ou seja, tens um M2 que partilha banda com o sata ( portas sata ) e um M2 que é exclusivo PCIE 3.0
O kioxia que tens, está em que m2?
Se tiveres no sata + pcie , a largura de banda roubada possivelmente vem do SATA, dos discos sata.

Só nas board que são pcie chipset + pcie cpu ( como o caso dos 11xxx da intel ) é que tens
lanes dedicados ao cpu.

Experimenta trocar os M2 de sitio entre eles, repete o crysta disk mark e ve se os valores mudaram.
 
confirma se tens o hdd ligado na sata n1 (a primeira de cima).
Se sim, troca para uma do meio, e faz o teste outra vez.

Tens alguma coisa ligada nas portas pcie X1 (as pequenas)? Estas partilham lanes com os discos. (embora teoricamente nao deve ter a ver.. tens velocidades superiroes em leitura para apenas SATA.. na volta, algum problema com o controlador do disco.. a leitura está no máximo, mas a escrita deveria andar nos 1000/1200.. :S)
 
Última edição:
Bem pessoal primeiro vou trocar para outras portas SATA mas não vou fazer hoje.

Não tenho nada ligado no pci x1.

A disposição dos NVME e do disco SATA estão na imagem em baixo.

fGjP50U.png
 
Ve na bios se o M2_1 onde está o kioxia, se tens a opção de colocar como modo SATA ou PCIE.
é que é o M2_1 que partilha banda com o sata, embora seja na porta 1 ( a do topo ) , mesmo
nao tendo lá ligado, continua a partilhar.
 
Back
Topo