SSD ou novo Portátil?

Gg_89

Membro
Boas, em 2020 comprei um ACER Aspire A515-54G, com uma SSD de 256GB que na altura achei que seria suficiente. Bem 3 anos em engenharia informatica depois, estou nos meus ultimos 8GB livres e não há muita margem de manobra no que toca a libertar espaco porque vou precisando de tudo o que tenho instalado.

Queria conselhos do que fazer a partir de agora:
-seria boa ideia adicionar uma SSD de maior capacidade? se sim, aceito recomendacoes
-esperar mais um tempo até o pc já não ser utilizável e tentar arranjar um novo.

Já noto que alguns processos se estão a tornar mais lentos, mas de resto ainda está tudo funcional. Tenho ainda mais 3 anos de curso pela frente e sei que não vai aguentar tanto tempo por isso queria prevenir me.

Não sei o que seria relevante deixar aqui mais, specs do meu portatil:

Nome do dispositivo LAPTOP-PC
Processador Intel(R) Core(TM) i7-10510U CPU @ 1.80GHz 2.30 GHz
RAM instalada 8,00 GB (7,72 GB utilizável)
Placa Gráfica NVIDIA GeForce MX250

Obrigado
 
Acho que fica mais barato meter um ssd maior capacidade, do que trocar de portátil.
Mas só tu é que sabes se precisas de um portátil novo.

Eu sem perceber muito, metia um ssd de maior capacidade. e aguentava mais uns anos
 
Parece um portátil ainda bastante capaz, mas naturalmente tudo vai depender dos programas que utilizas.
Em relação ao SSD, para saber que opções tens, começa por determinar se o atual utiliza a entrada M.2 ou a SATA - p.ex., podes tentar saber o modelo através de um programa como o HDDScan.
Sobre a lentidão dos processos, o ideal é abrires o gestor de tarefas para ver qual é a componente responsável (CPU, RAM, GPU, SSD, etc).
 
no teu lugar seguiria o conselho do Bullit. Neste momento encontras o Samsung Evo 870 por menos de 50€.
Em complemento, colocaria 16GB de RAM (~45€) e vai durar mais uns 3 anos se quiseres.
 
Se só tens 8Gb livres o windows já se ressente para gestão do page file e ficheiros temporários.
Samsung Evo 870 mais caro, Crucial MX500 mais barato. 5 anos garantia.

https://www.notebookcheck.net/Acer-Aspire-5-A515-54G-Review-Laptop-for-Casual-Gamers.459883.0.html

Diz que podes ter 2 SSD logo manter o existente.

no teu lugar seguiria o conselho do Bullit. Neste momento encontras o Samsung Evo 870 por menos de 50€.
Em complemento, colocaria 16GB de RAM (~45€) e vai durar mais uns 3 anos se quiseres.

Muito obrigado, acho que vou mesmo fazer isso.
A instalação parece simples, é arriscado faze la sozinho? Nunca mexi em nada do genero

thanks
 
Muito obrigado, acho que vou mesmo fazer isso.
A instalação parece simples, é arriscado faze la sozinho? Nunca mexi em nada do genero

thanks

Há lojas que oferecem a instalação se comprares lá o componente.
Se não te sentires seguro é uma opção. Porque sim, é "simples", mas é sempre necessário cuidado.
 
O que o portátil precisa:
1) tem 4GB soldados, pelo que com um módulo de 8 ou 16GB de RAM instalado, ficaria com um total de 12 ou 20GB (suporta até 20GB no total)
2) um SSD compatível de 512GB ou 1TB, pelo menos; pelo que vi, o portátil suporta NVMe/PCIe no slot m.2
 
Back
Topo