SSD perde espaço livre lentamente

JaK

Power Member
Comprei um SSD de 120gb, e como é um disco pequeno tenho andado atento ao espaço livre como nunca andei.

Reparei que ele tinha pouco espaço livre para aquilo que realmente lá tinha. Fiz uma pesquisa aqui no fórum e a partir daqui passei a memória virtual para outro disco e desactivei a hibernação. Com estas duas acções isto ficou a bater certo.

No entanto a partir desse dia o disco tem vindo a perder espaço diariamente e lentamente sem que eu instale nada ou ponha lá nada. Se eu medir o espaço ocupado por todas as pastas e ficheiros do disco comparando com o espaço que é dito como livre vai uma diferença de 4gb, e como disse esta diferença vai aumentando todos os dias.

Alguém me sabe dizer o que pode estar a causar isto? Deixo as pics para comprovar a situação

e6zot1.jpg


2vt72f4.jpg
 
Backups de sistema, temp's, etc etc, é capaz de tar a ocupar esses 4GB

Ou tens o ficheiro de paginação a ocupar esse espaço
 
Abre a linha de comandos como admin

escreve:

powercfg.exe -h off e bate enter

sai da linha de comandos e reinicia.

Isto desactiva a hibernacao do sistema e apaga o respectivo ficheiro, que vai crescendo com o tempo.
 
Abre a linha de comandos como admin

escreve:

powercfg.exe -h off e bate enter

sai da linha de comandos e reinicia.

Isto desactiva a hibernacao do sistema e apaga o respectivo ficheiro, que vai crescendo com o tempo.

Como disse no 1º post já fiz isso assim como desactivar a memória virtual no SSD :\

Recomendaram-me a não desfragmentar discos SSD porque esse fenómeno podia acontecer e era irreversível, não sei se se aplica ao teu caso!

Nunca desgrafmentei este disco

Não será por causa dos pontos de restauro do sistema também?

Hmm, nunca fiz nenhuma cópia de segurança, não sei se isso faz automaticamente. Como posso verificar e apagar se for o caso?

Backups de sistema, temp's, etc etc, é capaz de tar a ocupar esses 4GB

Ou tens o ficheiro de paginação a ocupar esse espaço

Como posso verificar o ficheiro de paginação?
 
Para os pontos de restauro, vais a iniciar -> acessórios -> ferramentas do sistema -> restauro do sistema

Depois fazer restaurar para outro ponto, e activas o ver todos os pontos de restauro e vê se tens alguns...

isto no seven...
 
Para os pontos de restauro, vais a iniciar -> acessórios -> ferramentas do sistema -> restauro do sistema

Depois fazer restaurar para outro ponto, e activas o ver todos os pontos de restauro e vê se tens alguns...

isto no seven...

Na lista aparecem vários pontos todos com a descrição de windows update. Será que é isso?
 
Recomendaram-me a não desfragmentar discos SSD porque esse fenómeno podia acontecer e era irreversível, não sei se se aplica ao teu caso!

Sabes sequer o que é uma desfragmentação?!? A desfragmentação só junta bocados de ficheiros que estejam espalhados pelo disco, de forma a ficarem contíguos!

A desfragmentação não é recomendada em SSDs por dois motivos: os tempos de acesso são tão pequenos que ter um ficheiro desfragmentado ou não não tem impacto prático no desempenho; não causar desgaste desnecessário às células (escritas/leituras), devido ao primeiro motivo.

E é pelos mesmos motivos que não se deve desfragmentar pens USB.
 
Cada ponto de restauro ocupa espaço, eles podem ser apagado como reajustares o espaço reservado para eles...

Vai a Meu computado -> propriedades -> protecção do sistema -> clica na unidade SSD (Sistema) -> configurar -> utilização de espaço em disco...

Cumps
 
Agora sim, está como devia! Aliás agora até tenho mais espaço livre do que era suposto lol

Obrigado pela ajuda
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo