Problema SSD que não aparece no Windows mas aparece na Bios e gestor de dispositivos.

SuperLuis

Power Member
Estou com um estranho problema com um SSD: Tenho dois SSDs ora acontece que 1 deles aparece na tool do Windows 10 para criar partições e formatar discos.

O outro SSD não aparece ai mas aparece no gestor de dispositivos como estando a funcionar! Desligo o pc e desligo dos cabos o SSD que está a aparecer no Windows e mantenho ligado o outro SSD....

Antes de arrancar para o Windows vou ao MS-DOS usando uma pen de instalação do Windows e experimento o comando dispart, ora o diskpart CONSEGUE criar uma partição no SSD e fazer assign duma letra de unidade...... consigo formatar o raios do SSD....
mas depois entro no Windows e vou de novo ao gestor de discos e..... NÃO ME aparece nada do SSD ai!!!!!

WTF?! vou de novo ao gestor de dispositivos e apago o SSD, o pc faz o reboot e o SSD volta de novo ao gestor de dispositivos mas continua a não me aparecer esse SSD na tool de partições de discos.....

Alguém me consegue explicar o que anda a passar aqui? Já reparei que antes nem consigo instalar o Windows para esse SSD...... Nem apagando as partições dele e nem nada mas ele aparecia na lista de dispositivos e funcionava sem problemas e podia-se por ficheiros no tal SSD....

Vi o SMART dele usando o software do fabricante antes deste tal problema e tudo estava ok nele! assim como no outro!!

São ambos da Cruclal de 500 GB ambos MX300.... E os dois tem a firmware mais actual que existe.

Até a bios da minha board que podem ver na assinatura está actualizada para a última versão.....

Eu antes desse problema tentei instalar o Windows para ele desligando o outro SSD que tinha uma instalação do Windows mantendo apenas o cabo de power ligado a ele e desligando apenas o cabo SATA...... Mas não consegui instalar para ele, não resultava nada.

Depois liguei o outro SSD que tinha o os e..... reparei que perdi o Windows todo que lá estava.... OMG.....

Estou com um windos to go Home através dum HDD USB 3.0 a tentar resolver isto....

Como é que o diskpart consegue formatar e criar partição nesse SSD e porque é que mesmo assim o Windows 10 não o reconhece e só me aparece no gestor de dispositivos????? O outro SSD aparece bem em todo o lado lol....

Até na Bios me aparece os dois SSDs...... Alguém me pode ajudar com isto?
 
fiz dispart dentro do Windows e no list disk só me aparece o disco USB 3..0!
Mas fora do Windows em MS-DOS o raios do disco aparece no diskpart que o consegue formatar e criar uma partição.....
Mas que caso mais estranho que já vi.....
 
O Windows não se queria instalar com este SSD ligado, dizia que o mesmo estava estragado e nem se instalava para o outro SSD. A instalação só avançou no outro SSD quando desliguei o outro dos cabos.

Depois voltei a ligar aos cabos e já apareceu na tool de partições do Windows 10! Formatou o SSD e criou a partição e uma letra foi associada á unidade.

Mas ao ver o SSD no Minitool Partition Wizard o nome dele é "mass storage" enquanto o SSD que tem o OS tem o nome certo: Cruclal MX300 e resto.

O SMART pelo software do fabricante diz 100% de vida e que está a funcionar. Fiz um teste de superficie com o Minitool e diz que está tudo ok.....
mas o caso é que o Windows que já esteve instalado naquele SSD se recusa a instalar-se para lá nunca consigo seja qual for o método que tento....

É um autêntico mistério que me está a parecer que ninguém aqui consegue me explicar aquilo que sucede.

Só mesmo perguntado no fórum da Cruclal a ver o que dizem.
 
Back
Topo