• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Ssd UMIS RPJTJ256MEE1OWX 256,0 GB, ao fim de um ano de uso esta em 84% (Resolvido) (

afm

Power Member
Comprei um portatil Lenovo IdeapadGaming, 8 giga de ram, com um ssd de 256gb e sem sistema operativo, instalei o W10 e acrescentei outro ssd, crucial mx500 sata, que já tinha a funcionar há mais de um ano no portátil antigo, o meu trabalho no portátil é navegar na internet e pouco mais, não faço grandes dowloads.

Estes dias fui ver o estado dos discos no Crystal Diskinfo e ele diz que o ssd nvm 256 giga que vem de origem, está em 84%, o ssd crucial 500 giga sata está a 98%.

Como é possível em tão pouco tempo o disco estar assim? quero lembrar que o disco de 256 nvm esta só com o W10.

Informações do Crystal Disk

Total Host Writes 29749 GB, o que dá 81 GB por dia, é muita escrita!!!!!!


link da imagem
 
Última edição:
O SSD de 256GB deve ter mais uso porque é onde tens o SO e provavelmente outros programas (nota que vídeos do YouTube também contam para os downloads...). Depois, pode ser de pior qualidade (por exemplo, QLC), e por ter apenas 256GB, terá um valor menor de TBW que um de 500GB.

Se mesmo assim achas que o uso é excessivo, podes ver quais as tarefas que estão a utilizá-lo mais e, se possível, reduzi-lo.
 
Última edição:
Estive a ver no gestor de tarefas e não vejo grandes escritas no disco.


O que fiz;
Alterei a cache para um valor fixo 12,288 gb
Desativei a otimização dos discos, estava ligado não sei porquê
Desativei a desfragmentação no arranque
Desativei o prefecth

Vou ficar atento ao disco a ver se melhora
 
Parece normal comparado com o meu disco. 900 horas uso 11Gb, eu no entanto uso o disco também para trabalho mas isso deve ser pouco comparado com o que o W10 faz.
 
Mesmo com esse desgaste acelerado, vai durar mais que o portatil! :D
16% em um ano, ao fim de 6 anos está morto! Espero que o portátil dure mais.

Está resolvido! Era a Firewall Zone Alarm, desinstalei e até agora nada de grandes escritas no disco.

Fica adica para quem tiver o mesmo problema, ou para quem está a usar esta firewall, já usava a Zone Alarme há alguns anos e até gostava, adeus Zone alarme.

Dicas para uma firewall, não gosto da do w10.

Obrigado a todos que me responderam.
 
Back
Topo