SSD's BORN TO BE FAST AND DIE YOUNG

godevskii

Power Member
SSD's BORN TO BE FAST AND DIE YOUNG

Pois é como o título indica falamos de ssd's (solid state drive), bem como todos sabem eles são rápidos, muito rápidos mas pelos vistos, depois do meu ter morrido ontem, andei a investigar e como tudo o que acelera demais morre depressa.

SSD em questão: Mushkin Chronos MX 120gb Deluxe

Adquirido em 04/06/2012

Ontem como um dia normal, saí de casa após o jantar para ir até ao tasco, deixei o pc ligado, como faço muitas outras vezes... Chego a casa pc continua ligado mas com uma mensagem da bios a dizer que não fez boot porque a unidade não estava disponível. A minha 1ª impressão foi que tivesse falhado a luz, e durante esse processo o directório de boot do windows ficasse danificado, coisa que eu repararia sem problemas. Mas ao reiniciar, verifiquei que o ssd não estava detectado na bios.
Apercebi-me logo do terrível acontecimento RIP 22/01/2013

Após isto tentei ver se poderia ser ressuscitado, desconectei o ssd do power e do cabo sata, toquei o cabo do power e do sata, toquei de portas sata, fiz reset há bios, deixei-o durante a noite sem energia ligado a ele e hoje tentei novamente mas está mesmo morto.

Fico abismado, o disco não deu nenhum aviso de que estava para morrer, estava a trabalhar a 100%, a luz não falhou, simplesmente morreu.

O disco como óbvio encontrasse na garantia, mas é uma enorme chatice ficar sem o desktop, ter que fazer RMA e ainda perder todos os dados, pois segundo sei neste casos com ssd's não existe hipóteses para recuperar nada.

Alguém pode opinar se posso tentar mais alguma coisa para o reavivar, se é verdade que nestes casos é impossível recuperar os dados? Qualquer informação será útil uma vez que estou palerma com semelhante, tanta porrada dei em discos mecânicos e nunca me morreu nenhum, e uma drive destas morre em perfeito estado.
 
Última edição:
Aconteceu-me o mesmo com o meu Corsair Force Series 3 no final de Novembro, se durasse mais 15 dias fazia um ano.

Enviei para RMA e perguntei se era possível recuperar dados e o que me disseram foi que nos casos em que o SSD não é detectado não é possível fazer a recuperação dos dados.
 
Tenho 2 sdd´s de 80gb em raid0 no desktop à quase 3 anos e um no portátil à quase 2 e até agora 0 problemas

Mas lá está....É Intel :-D
 
Mas então que fiabilidade é que a gente pode ter nos ssd's. Morte súbita, bolas nunca mais meto dados num ssd a não ser que faça back ups diários.
 
Os SSD´s são bons como unidade de arranque. Ter um SSD para guardar ficheiros, etc, é um bocadinho arriscado. É preciso deixá-los amadurecer.
 
Eu tive 2 Crucial M4 a morrer num espaço de uma semana. Por isso, acabei por mudar para um Intel 330.
Por estranho que pareça, tenho um Agility 3, com o Sandforce, sendo que há um ano que ainda funciona perfeitamente.
 
É sorte, o meu Vertex 3 MaxIOPS já vai com quase 2 anos e zero problemas. É chato a quem o material causa problemas, mas a alguém tem de calhar a fava.

Os HDDs também avariam do nada de um dia para o outro, e por vezes sem qualquer aviso. Quem se quer prevenir, o melhor remédio é fazer backups regulares.
 
Eu já aprendi a lição, perdi cerca de 1 mês de trabalho na tese por não fazer backups regulares. Agora tenho uma dropbox onde coloquei todos os ficheiros da tese, assim trabalho directamente nos ficheiros da dropbox.
 
Alguém me sabe dizer a diferença entre estes

intel ssd 120gb 520 series - SSDSC2BW120A3
intel ssd 120gb 520 series - SSDSC2CW120A3K5


se a diferença forem uns cabos, parafusos ou porcas a mais opto pelo light retail em vez da versão de revendedor que é mais cara.

Que acham?

E o que dizem da serie 520 não ter "enhanced power loss data protection" (capacitores) como tinha na serie 320?
 
Última edição:
Back
Topo