SSDs - suporte e dúvidas

Vocês não saben se a pagefile é usada e quanto é usada, caso haja uma aplicação que a use, por isto na maior parte dos casos até pode não ser usada.
Há jogos que tem a sua cache no disco que é tipo uma pagefile dai que mesmo que não usem a do Windows podem usar a da cache, era o caso do Age of Conan por exemplo.

Já agora uma questão sobre o Sleep: Eu acho que o pc demora uns quantos segundos a sair do sleep e dá-me a sensação de ser mais segundos do que quando estava com disco mecânico.
E tenho o Intel Rapid Start tecnology ativo na bios, sempre o tive, que é para esses casos das saídas do pc do estado de sleep tornando a saída mais rápida.

Não posso jurar de todo que o tempo de saída do sleep era mais curto com o mecânico mas dá-me esta sensação.

P.S. Porque tem que ter no pagefile o valor máximo em 2 GB? Sempre tive em 500 MB como mínimo e 500 MB como max e nunca tive problemas alguns :P :P
 
Vocês não saben se a pagefile é usada e quanto é usada, caso haja uma aplicação que a use, por isto na maior parte dos casos até pode não ser usada.
Os problemas acontecem quando as aplicações precisam de pagefile e ele não está lá. É irrelevante o que acontece nas aplicações que não usam ou não precisam.

Eu acho que o pc demora uns quantos segundos a sair do sleep e dá-me a sensação de ser mais segundos do que quando estava com disco mecânico.
Isso é estranho.

Porque tem que ter no pagefile o valor máximo em 2 GB?
Não "tem que ser". 2 GB é a recomendação da Samsung. Mais do que isso provavelmente é demasiado. Menos, não deve fazer grande diferença para quem tenha muita RAM (16 ou mais) mas pode fazer diferença para quem tenha pouca (8 GB ou menos). No meu caso, o pagefile está sempre no mínimo (200 MB) no computador de 16 GB de RAM e no máximo (2 GB) no computador de 8 GB de RAM.
 
Não uso pagefile desde que passei para 16GB de RAM há uns 3 anos atrás e não tive chatices até hoje.
Se calhar também não usaste software que precisa-se de pagefiles. :P
Como disse acima: Há jogos que usam o seu próprio "sistema de pagefile" criando no disco uma chache para onde fazem as escritas constantes e usam para leituras constantes.

Mesmo com 16 GB de ram ou com mais de 30 GB fazem na mesma isto.

Isto do M2 que alguns SSD precisem para serem ligados á board é superior ao Sata 3 em termos de performance certo?
Se for o caso em boards que não tem o slot M2 será possível ter este slot via PCI?

Se for possível a performance ser a mesma coisa?
 
Última edição pelo moderador:
M.2 só se a board tiver suporte.

Se for M.2 SATA a performance é igual à um SSD SATA 2,5" tradicional. Claro que se for PCI-E são bem mais rápidos, mas pro dia-a-dia pode notar-se pouco.
 
Os problemas acontecem quando as aplicações precisam de pagefile e ele não está lá. É irrelevante o que acontece nas aplicações que não usam ou não precisam.

Não "tem que ser". 2 GB é a recomendação da Samsung. Mais do que isso provavelmente é demasiado. Menos, não deve fazer grande diferença para quem tenha muita RAM (16 ou mais) mas pode fazer diferença para quem tenha pouca (8 GB ou menos). No meu caso, o pagefile está sempre no mínimo (200 MB) no computador de 16 GB de RAM e no máximo (2 GB) no computador de 8 GB de RAM.
Sim, isso é tudo muito relativo e depende da utilização que se dá ao PC. No meu, com 8GB de RAM, tenho o pagefile com 500MB e nunca tive qualquer problema/erro. No do meu filho, com a mesma RAM, não posso ter o pagefile com menos de 2GB senão a meio dos jogos é só mensagens de erro, ecrãs pretos e o PC meio "bugado". Normalmente esses erros são mais evidentes quando está a jogar e tem o Chrome com vários separadores abertos. Em ambas as máquinas estão 2 SSD's de 250GB, um Samsung e um Adata sem qualquer cuidado especial.
 
Esses adaptadores de 2.5 para 3.5 polegadas nem todos dão para SSDs certo? pela foto que vi dum que só custava cerca de 1€ e tal tinha os buracos dos parafusos na parte de baixo ora os SSDs só tem esses buracos nas laterais.

Um disco mecânico tasnto os tem nas partes laterais como nas partes de baixo por isto deduzi que esse adaptador era para HD mecânico embora desse para lá por o SSD só que não poderia ser preso pelos parafusos.

Edit: Isto é o total de escritas no SSD em MBs?
Cumulative Host Write Sector Count 153191067

1.5 GB?
 
Última edição:
Ahhhh..... ok nem tinha reparado nisto.
Neste caso então já vale a pena comprar o tal adaptador.

Aqueles adaptadores que dizem "SSD" custam 12X mais.......
 
Outra questão:
Eu em vez de fazer sleep desligo o pc porque o arranque do pc é tão rápido com o SSD que nem necessito do sleep como acontecia com os discos mecânicos que a arrancar eram lentos.

Não tem problema algum para o SSD fazer isto?
 
Bem comprei um crucial mx300 275gb para teste e comparar com Samsung 850 evo 250gb termo fiabilidade e desempenho que custou cerca 79€. Mas somente 3 anos garantia para 5 da Samsung.
 
Última edição:
@Roberto1973
Como é que vais testar um SSD em termos de fiabilidade do mesmo?
Eu tenho a versão de 525GB do crucial mx300 e estou bastante satisfeito com ele em termos de performance.

mas é o meu primeiro SSD, pode haver outros mais rápidos mas em termos de relação preço com performance foi para mim um best buy porque só paguei por ele pouco mais de 100€ com os portes. :)

E sim é um SSD novinho em folha, nada de usado. :)
 
Tenho um Samsung 850 evo 250gb tem mais 5 mil horas e +10tb escrito foi meu segundo ssd diz está 100℅ saúde e tenho 1 ssd ocz Vertex 3 120gb de MLC 100℅ e já tive SanDisk 480gb e 960gb começaram dar problema desgaste. O meu SSD 275GB é m.2 sata aquecem sim mas até agora parece ser estável.Q quando fui loja ver só tinha disponível o Samsung 850 EVO 250GB 99€ e crucial 275 79€.
Tb comprei hdd WC Red NAS 3tb para meu NAS. Tenho raid0 6tb mas começa ficar cheio para aumentar 9tb em rede.
 
Última edição:
Back
Topo