SSDs - suporte e dúvidas

No caso do meu crucial MX300 já fui buscar o tal sotware ao site deles.
Reparei que existem updates para a firmware por isto tenho dúvidas sobre os updates nos SSD das firmware:

1- Existem vantagens em fazer esse tipo de updates nos SSD ou nem por isto?
2- Caso o queria fazer isto tem riscos para a informação contida no SSD ou é um processo seguro?
3- Como é que esses updates são realizados? directamente a partir do próprio Windows sem a necessidade de alguma Boot pen para o fazer ou é como nas boards a precisar desse tipo de noot?

Edit: o update em questão é de 1 de Novembro deste ano uma das partes interessantes é que melhora a estabilidade do SSD o resto é mais para os SSD de 2TB para cima.
Não gostei lá muito do aviso daquilo que pode acontecer caso a electricidade se vá abaixo em pleno update ficando o SSD impossível de aceder.......

Para quem tem portátil com a bateria a funciona fica safo caso isto acontece mas eu com desktop sem suporte para manter a autonomia caso falha a electricidade não me está a agradar muito ir tentar isto.

Mexer ou não mexer eis a questão.
 
Última edição:
Eu já fiz update de firmware ao meu MX200 e ao BX200, sempre sem qualquer problema, obviamente que pode sempre correr mal, num desktop basta que te falte a eletricidade no momento certo.
De resto, ele prepara o firmware e reinicia para uma imagem linux, flasha o firmware e volta a reiniciar, tudo sozinho depois de dares o OK.
 
As BIOS das motherboards devem sempre levar updates caso existam..
E dos SSD's igual..
E mais em MB's de desktops, se correr mal ou tens outra bios, ou tens recoverys, ou flasham outra vez via pen, ou simplesmente tiras a Flash que está em socket e não soldada e pronto.

É o mesmo que desligar updates do Windows porque se instalou é porque está bom..
 
Se isto corre mal presumo que seja possível voltar a fazer o update certo?
Mas deduzo que caso isto aconteca tem que se instalar o Windows para um HD mecânico e depois voltar a correr o update?

O jeito que me daria ter a UPS que já tive aqui noutros tempos, a bateria da UPS deu as últimas.
E @senso notaste alguma melhoria nos teus SSD após o tal update?
 
As BIOS das motherboards devem sempre levar updates caso existam..
E dos SSD's igual..
E mais em MB's de desktops, se correr mal ou tens outra bios, ou tens recoverys, ou flasham outra vez via pen, ou simplesmente tiras a Flash que está em socket e não soldada e pronto.

É o mesmo que desligar updates do Windows porque se instalou é porque está bom..
Não tem nada a ver as actualizações do Windows com actualizações de bios e firmware.
 
A BIOS só tem o firmware da tua placa de rede, da tua placa de som, do micro-code, suporte para RAM, tweaks de estabilidade de milhentos geradores de clock's e de tensões, uma BIOS actual com 16MB de código tem MUITO código que o SO fala directamente e porque causar instabilidade, ou ganhos notórios de perfomance, nada como fazer um update a um oROM do chipset e passar de 450MB's de leitura SATA3 para saturar o link a 550MB's.
 
mas a forma de fazer o update á bios da minha board é suficiente chata para não o querer fazer e pelos infos dos, muito poucos, updates que saíram para ela não justifica isto.

Quando ao SSD, posso concordar se os updates melhoram o SSD em si.

EDIT: já fiz o update ao meu SSD. Foi super-simples!
Agora nem sequer precisa de sair do Windows, tem a opção para living update que faz o update da firmware num instante sem qualquer tipo de dor e no final já estamos mais que prontos para fazer a tralha do costume. :D

Gostei do Living update da marca :)

EDIT 2: Vi que o software do SSD tem uma opção para fazer Over-provisioning que tem que ser feita numa partição criada para a finalidade.
Isto do Over-provisioning vale a pena?
 
Última edição:
Eu era para ter feito isso há uns meses atrás, até pedi aqui opiniões, mas depois nunca mais me lembrei. Como estava com receio que ao fazer o update, se acontecesse alguma coisa ao Windows, tinha que formatar isto, e não estava para aí muito virado.
 
Agora é tudo feito "on the fly" sem perca de dados ou formatações.
Os primeiros ssd é que implicavam full erase nos updates de firmware.
À largos anos tive raid0 de ssd (Gskill Falcon) e sim dava grande trabalheira fazer update ao firmware dos mesmos.
 
perda de dados acho que pode acontecer na mesma.
É bem claro o aviso no software do meu SSD caso falhe a energia elétrica e o update sejas interrompido o mesmo fica sem acesso, é recomendado o Backup dos dados antes de fazer o update.

Mas de resto o processo é muito simples e rápido e nem sequer é preciso fazer restart ao Windows.
Tem-se outras opções para o update em que já é preciso o restart do sistema.

Mas confesso que ainda hesitei bastante antes de pressionar o botão para começar o update mas lá me decidi.
Agora se vou fazer os novos updates caso saiam mais? isto vai depender daquilo que o info deles dizer......

Porque se for, por exemplo, para melhorar o acesso a discos SSD de 1TB nem vale a pena porque o meu é de 500 GB.

Sorry quis dizer Over aprovisionamento do ssd e não update firmware de ssd ou de BIOS. Sempre pensei fazia isso automático bad sectores.



bad sectores num SSD não existem creio eu.
Estava lá no info do update que eu fiz algo bem claro: "Melhoramento da estabilidade do SSD".

O que seria preferível? Continuar com um SSD e uma firware antiga que tinha problemas de estabilidade?
 
Sim claro que pode haver perca de dados, mas é comum a qualquer update, pode ocorrer sempre uma interrupção a meio do processo seja falta de corrente ou outros.
O salvaguardar dados sensíveis, deve ou devia ser feito mesmo que o sistema esteja em pleno funcionamento.
 
Já agora como interpretar este info do SMART do SSD para saber que total de escrita já fiz nele?

Supported drives list interpreted SMART data. This data can be useful for debugging drive issues and

Cumulative Host Write Sector Count 154045265

É essa parte que indica o total de escritas? 154 GB e tal?

EDIT: Não deve ser assim tanto porque o explorer do Windows indica 441 GB free of 488 GB, não estou a conseguir perceber o info do SMART.
 
saca o CrystalDiskInfo7_0_4 diz todas informações do ssd e hdd do teu Pc
Obtigado. Já experimentei e dá todo o info que se procura.
Que programa é que recomenda para ver essa info nos SSD?
Procura o programa acima que te dá todo o info sobre o SSD, e outros discos" que tu procuras, lê o SMART do SSD.

O do fabricante do teu SSD, é o unico que sabe ler os campos custom dos dados SMART.
Não é o único não.
Eu testei o programa recomendado acim e lê os SMART dos SSDs sem problemas.

Os dos fabricantes permitem fazer outras coisas como o download e instalação de novas firware para além de ativarem certas funções nos SSDs caso os seus donos as queriam usar.

De resto o SMART pode ser acedido por outros softwares.
 
Mas nem todos os softwares conseguem interpretar correctamente todos os parâmetros.
Se o teu SSD tem software próprio, usa-o.

Quanto ao

Cumulative Host Write Sector Count 154045265

isso é o numero de sectores, escritos. Precisas de saber o tamanho de cada sector para converteres isso para bytes.
O software próprio do fabricante do teu SSD é provável que te dê a contagem já em bytes. ;)
 
Back
Topo