SSDs - suporte e dúvidas

É sabido que a NAND mais antiga era, em geral, mais durável.
Também é sabido que a durabilidade de um SSD actual, mesmo um TLC, não deixa de ser mais do que suficiente para a esmagadora maioria dos utilizadores.
 
Foi precisamente o que dei pelo meu em euros, 115... O MX300 é um excelente disco, muito rápido. Mas com 32 dias de uso e 3.8 TB de escrita, já gastou 1% da sua previsão de endurance, que corresponde aos 16 ciclos P/E que tem neste momento. Tenho um Samsung SSD 830 256GB que ainda acusa 100% no crystal disk info, com 18 mil horas e 22 TB de escrita...

O meu MX200 vai com 4,2tb e também já vai com 99% e penso que seja MLC,mas se manter o ritmo de desgaste vai durar muito tempo ainda.

E o meu antigo 850 pro passou os 30tb com 100%,já não se fazem discos como antigamente.
 
Foi precisamente o que dei pelo meu em euros, 115... O MX300 é um excelente disco, muito rápido. Mas com 32 dias de uso e 3.8 TB de escrita, já gastou 1% da sua previsão de endurance, que corresponde aos 16 ciclos P/E que tem neste momento. Tenho um Samsung SSD 830 256GB que ainda acusa 100% no crystal disk info, com 18 mil horas e 22 TB de escrita...

Nem todos temos esse uso, tenho um mx100 de 500GB, com 388 dias de power_on, escreveu 6.6TB e ainda diz que tem 100% lifetime.

A endurance dos SSDs é proporcional ao tamanho, um SSD maior dura mais.
Capacidade 275GB 525GB 750GB _1TB __2TB
Endurance __80TB 160TB 220TB 360TB 400TB
http://www.anandtech.com/show/10534...-additional-capacities-275-gb-525-gb-and-1-tb

Qual a capacidade do teu mx300?
Mesmo assim a endurance anunciada é conservadora.
1% de 220TB endurance = 2,2TB.
 
Tem 525GB. Pelas minhas contas, está a calcular o desgaste em função de uma esperança de vida de 1500 ciclos de escrita. Mas 1500*525GB= ~787 TB ou seja, bem mais que os 414 TB que fará a esta taxa de desgaste. Isto tem a ver com a distribuição do número de cíclos por célula ao longo do disco, suponho...

Depois de analisar melhor, até se verifica que a endurance deste MX300 525GB é exatamente a mesma da do Samsung 830 256GB, que está certificado para 3000 ciclos de escrita.

A única diferença é que o Samsung não tem um contador S.M.A.R.T de desgaste percentual, e por isso, calcula a percentagem através dos outros parâmetros, que tendem nestes discos a não degradar quase nada.

Há um teste de endurance a um Samsung SSD 830 256GB que deu 5.65 PB (petabytes) de escrita, com 25500 ciclos, após os quais começaram a aparecer erros. Isto é absolutamente demolidor em termos de durabilidade.

É algo que definitivamente não se espera de um SSD com NAND TLC.

Edit: Importa acrescentar que há um factor de desgaste menos falado, mas que é importante, a retenção de dados (com o SSD desligado). Com 25500 ciclos de escrita, o mais provável é que a NAND de um SSD se tenha transformado em RAM, lenta!
 
Última edição:
@Neural
A comparação é sempre válida.
De qq forma, em 32dias de power_on gastaste 1% do SSD, se for linear, tens SSD para 3200dias=8.8 anos de power_on.
Se tiveres o PC ligado 12 horas por dia, sao 17.6 anos de vida :)
Se for 6 horas por dia, são 35.2 anos de vida :)

Se o teu Samsung 830 256GB tb der 5.65 PB, vai ter mais endurance que nós ;)
 
Última edição:
Tenho o PC ligado há meses, a 24/7 desde pelo menos o início de Agosto, mas sim, o desgaste não me incomoda nada, faz parte da vida em todas as coisas...

@strobe Estava a evidenciar o facto de que, mesmo com endurances do fabricante idênticas, um MLC ou SLC vai destruir um TLC, na forma como ultrapassa descaradamente as especificações de longevidade do fabricante, por quase uma ordem de magnitude...
 
Estava a evidenciar o facto de que, mesmo com endurances do fabricante idênticas, um MLC ou SLC vai destruir um TLC, na forma como ultrapassa descaradamente as especificações de longevidade do fabricante, por quase uma ordem de magnitude...

Isso não é assim tão linear. Há mais fatores a afetar a endurance do que simplesmente o ser MLC e TLC.

E depois, um caso é apenas um caso.

Vê por exemplo o teste da Techreport: o Samsung 840 EVO (TLC) ultrapassou os MLCs da Intel e da Kingston.
 
estimados.
comprei este disco:
Liteon CV3-8D512-11

conexão M.2

mas alguma coisa devo estar a fazer mal, as velocidades são inferiores aos "normais" SSD.

tenho de colocar a bios em UEFI e este disco em GPT para ter a sua total funcionalidade?

do que já li, falam no controlador com o driver Marvell 88SS9293, mas este controlador não está instalado no meu windows, mas também não existe forma de fazer o download do mesmo...

ou seja, não sei como o instalar, será que o windows 10 o instala se for uma formatação de raiz?

obrigado a todos
 
Que velocidades tens e qual a board utilizada?
Deves ter os discos em AHCI e sim deves instalar o Windows de raiz no ssd.
Em todo o caso não esperes velocidades melhores que um disco ssd sata.
 
Boas, alguem tem um Samsung 950 Pro M.2 e que me possa ajudar?
Quem tem este disco consegue hibernar o computador e depois ao voltar da hibernação continuar com a sessao previamente hibernada??

É que eu aqui à uns meses montei o PC ca do work, comprei este SSD e a board Gigabyte GA-H170-D3HP e nunca consegui por o hibernate a funcionar, até ontem...
Tenho o Win 10 Pro instalado no 950 Pro. A board tem a ultima versao da bios, que data de março deste ano!!! Agora mesmo descobri que lançaram uma versão beta da bios, mas ainda nao testei. Estava a usar o controlador NVME da Samsung, v1.4 qq coisa, mas até tinha posto o controlador por defeito do windows (da microsoft) e ontem descobri tambem que tinha saido a versao 2.0, mas em nenhuma das situações nada funcionou.
Relativamente ao ter ontem conseguido por o hibernate a funcionar foi pq finalmente me decidi a experimentar uma coisa. Tenho um segundo disco, um HDD de 2TB, no PC. Instalei ai uma segunda instalação do Windows. No final fui experimentar e pimba, hiberna e sai da hibernação sem qualquer problemas, mantendo tudo o que tinha aberto na sessão de hibernação!!!
So posso concluir que ha algum problema de incompatibilidade entre o 950 e a mobo.

Duas notas. No Win 10 instalado no SSD, quando faço powercfg /a diz que tenho:
The following sleep states are available on this system:
Standby (S3)
Hibernate
Fast Startup
Quando instalei o Win 10 no HDD, pralem desses diz que suporta Hybrid Sleep.

Vou por a versao beta da bios que saiu hoje, mas duvido que isso vá ajudar...
A minha questão aqui seria saber se alguem que tenha este SSD, independentemente do modelo/marca da mobo, consegue hibernar e voltar à sessão com tudo o que la estava previamente?? Se alguem pudesse experimentar, pois sei que muitos de vos têm o hibernate desligado, seria excelente.
 
Boas, alguem tem um Samsung 950 Pro M.2 e que me possa ajudar?
Quem tem este disco consegue hibernar o computador e depois ao voltar da hibernação continuar com a sessao previamente hibernada??
Tenho o de 250GB no desktop e faço varios vezes suspender e até agora nunca deu erro. Hibernar nunca experimentei. Vou testar quando for lá novamente
 
Tenho o de 250GB no desktop e faço varios vezes suspender e até agora nunca deu erro. Hibernar nunca experimentei. Vou testar quando for lá novamente
please, faz me esse favor. Suspender tb funciona, alias agora so posso fazer suspender, senao tenho um longo trabalho penoso pra abrir as cenas cada vez q entro no pc.
Secalhar ate poderas ter o hibernate desligado, basta so fazeres "powercfg /h on"
 
DSC_0632.jpg


Comparação prática entre vários tipos de SSD disponível no portal.

@kalin talvez te seja útil. ;)
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo