SSDs - suporte e dúvidas

Mas já tá a um preço minimamente acessível com uma unidade perfeitamente apta pa correr o Windows 7 (e ter SÓ o Win 7 lá), um SSD de 40GB pó SO e depois um disco magnético pa software e todo o resto deve ser um mito :P
 
Na minha opinião pessoal os 40GB chegam para meter SO e programas. Depois de formatar e instalar o W7 com os programas básicos para mim (AV, office e PS) fiquei ~20GB, como é óbvio instalar programas maiores e jogos tudo no disco mecânico. Ainda tenho imenso (+13GB) espaço livre e já tenho instalado tudo o que quero (steam, itunes, (este ocupa muito espaço principalmente se tiverem um ipod/iphone com apps) nero, msn, firefox e muitos mais). Isto tudo a arrancar a uma velocidade impressionante que era o que pretendia.

Este disco dá perfeitamente para instalarem SO + bastante software. Posso dizer que as aplicações que me interessam que arranquem com o inicio do windows e outras de dia a dia estão lá todas (firefox, steam, itunes, wmp, entre outras). Para mim este espaço chega para o básico e ainda tenho espaço livre, mas para isto é necessário uma boa gestão do mesmo.
Just my two cents.
 
Do meu ponto de vista, seria de ponderar um dos novos V-series 60GB em detrimento desse intel de 40GB, pelo menos esperar que o JPGod termine a Review que está a fazer. Pelo ATTO dá para ver que os velocidade a 0.5, 1, 2 e 4k nada deve ao Intel, logo em termos de IOPs estes dois modelos não devem andar assim tão longe. São 30€ de diferença por mais 20GB.

Eu por exemplo, com 40GB já ficava muito limitado, utilizando os programas que preciso no SSD, tenho 30GB livres, isto com memória virtual e indexação desactivados.


cump.
 
O que tem o espaço? 64 GB não chega? Eu tenho 25-30 GB no vertex :) Eu não guardo documentos, nem nada disso no C: e nem o jogos lá moram. (Os jogos só ganhas em tempo de loading, uma vez carregado é indiferente. O único jogo que tenho e penso que tirava partido de um SSD é o Oblivion, mas está corrupto e crasha por tudo e por nada e já nem o jogo :P)

Já que de jogos só o Steam mama quase 30 GB :x O Que não sei se era possível instalar o Steam num lado e os jogos noutro (ou pelo menos alguns).

Com uma gestão cuidada e apertada 64 GB chega na boa. Das primeiras coisas que faço é apagar o ficheiro de hibernação (não uso isso em desktops) e reduzir a PF para 1 GB.

40 GB é suficiente para netbooks e afins onde o volume de SW é pequeno. Para um HTPC é perfeito.
 
Última edição:
Nem por isso José. Se estiverem instalados no SSD, no teu caso em particular, deves ganhar no FSX, não propriamente em frames por segundo, mas naqueles brakes irritantes quando há loading de texturas, por exemplo ao mudar de vistas. Aí ganha-se fluidez e, claro, rapidez a carregar o FSX mais as toneladas de add-ons. ;)

De resto, com os jogos instalados no HDD, só se deve ganhar no "offloading" ao sair do jogo ou em Alt+Tabs, mas no jogo em si, só em escassos exemplos concretos.
 
O FSX é como o Oblivion, que são jogos com mapas abertos, largos e complexos, logo existe muito loading. A maioria tem loadings muito baixos para um disco mecânico limitar de maneira "visível".
 
O que tem o espaço? 64 GB não chega? Eu tenho 25-30 GB no vertex :) Eu não guardo documentos, nem nada disso no C: e nem o jogos lá moram. (Os jogos só ganhas em tempo de loading, uma vez carregado é indiferente. O único jogo que tenho e penso que tirava partido de um SSD é o Oblivion, mas está corrupto e crasha por tudo e por nada e já nem o jogo :P)

Já que de jogos só o Steam mama quase 30 GB :x O Que não sei se era possível instalar o Steam num lado e os jogos noutro (ou pelo menos alguns).

Com uma gestão cuidada e apertada 64 GB chega na boa. Das primeiras coisas que faço é apagar o ficheiro de hibernação (não uso isso em desktops) e reduzir a PF para 1 GB.

40 GB é suficiente para netbooks e afins onde o volume de SW é pequeno. Para um HTPC é perfeito.

Pois, cada caso é um caso, eu no meu Portátil (ou netbook, chamem-lhe como quiserem, é um CULV de 11.6) tenho um v-series de 64GB (pouco mais de 60 formatados) e no meu caso, não tendo lá mais do que o software que utilizo, tenho 27,5GB livres (nota que tenho 7.5GB para linux). Por isso serve perfeitamente, mas repara, se tivesse o disco de 40GB, teria apenas 7,5GB livres. Se quisesse meter um filme 1080p no disco para ligar o portátil a TV, já não dava. É só um exemplo, o que no caso dos portáteis, ficar com menos de 15GB livres é pouco e limitante.

Neste momento, para mim, 60GB é suficiente para não ter de ter grandes preocupações (como disse, limitei-me a desactivar por completo o ficheiro de paginação e a desactivar a indexação, hibernação continua disponível até porque faço uso diário da mesma).

Mas concordo que no caso de um desktop, o facto de poder ter outro disco torna as coisas diferentes.
 
No meu caso consigo arranjar um OCZ Agility Series 60GB por volta de 130€, e vi na ***** uns Kingston Vertex 64GB por 150€(não sei se são os novos ou não). Creio no entanto que 60GB poderá ficar um bocadinho curto para um notebook, mas para o uso que irei fazer dele é capaz de me chegar.

Mas enfim, 150€ por 64GB ainda dói um bocado, e aparentemente os preços não vão baixar nos próximos tempos. Quando comprar o meu portátil (lá para o verão) se calhar optarei por um destes. Os x25-M só para cima de 200€, e para além desses com capacidades acima de 64GB creio que não se arranjam mais baratos...

Se alguém souber onde é que se arranjam SSD's decentes (sem problemas de stutter, e com velocidades aceitáveis para SSD) mais baratos, agradeço.

Cumps
 
master-chief estou a usa-lo como disco de sistema a 3 dias e o desempenho é excelente. sei que ainda e pouco tempo para julgar o desempenho a longo prazo, mas por agora o pc demora cerca de 30 segundos a bootar :| 6.6 no indice de desempenho do windows.
a minha unica queixa e que não consegui usar o software incluido para clonar o disco, tive de instalar tdo do 0, mas de resto 5* se n te fizer passar fome força nisso ;)
 
boas

cá fica umas fotos do bixinho :x2:
imagem0009b.jpg

imagem0010h.jpg

imagem0011.jpg

imagem0012g.jpg

imagem0013.jpg



ainda não o posso instalar porque o PC está parado mas pronto fica estas pics para posteridade :P
 
master-chief estou a usa-lo como disco de sistema a 3 dias e o desempenho é excelente. sei que ainda e pouco tempo para julgar o desempenho a longo prazo, mas por agora o pc demora cerca de 30 segundos a bootar :| 6.6 no indice de desempenho do windows.
a minha unica queixa e que não consegui usar o software incluido para clonar o disco, tive de instalar tdo do 0, mas de resto 5* se n te fizer passar fome força nisso ;)

Estranho, o meu portátil com o mesmo SSD demora muito menos que isso, nem a recuperar da hibernação leva 30seg (com o SSD, não sei porquê mas fica mais lento ligar o portátil depois de hibernado do que liga-lo de raiz, isto com 4GB de RAM, mas a vantagem de não ter de reabrir todo o trabalho compensa).
 
master-chief estou a usa-lo como disco de sistema a 3 dias e o desempenho é excelente. sei que ainda e pouco tempo para julgar o desempenho a longo prazo, mas por agora o pc demora cerca de 30 segundos a bootar :| 6.6 no indice de desempenho do windows.
a minha unica queixa e que não consegui usar o software incluido para clonar o disco, tive de instalar tdo do 0, mas de resto 5* se n te fizer passar fome força nisso ;)

Quando fiz uma review da versão anterior o programa para clonar funcionou, depois testei com outros discos e já não deu. Como tal aconselho o CloneZilla, que é free e perfeitamente funcional.
 
FastBoy disse:
(com o SSD, não sei porquê mas fica mais lento ligar o portátil depois de hibernado do que liga-lo de raiz, isto com 4GB de RAM, mas a vantagem de não ter de reabrir todo o trabalho compensa).

Penso que é normal. Depende da quantidade de RAM que ele tivesse a usar na altura da ordem de hibernação, porque vai ser tudo guardado no disco. Basicamente vai ter que carregar tudo novamente, o que demora sempre o seu tempo. Carregar SO mais dados da RAM, tudo do disco. Tem que demorar mais.
 
Estranho, o meu portátil com o mesmo SSD demora muito menos que isso, nem a recuperar da hibernação leva 30seg (com o SSD, não sei porquê mas fica mais lento ligar o portátil depois de hibernado do que liga-lo de raiz, isto com 4GB de RAM, mas a vantagem de não ter de reabrir todo o trabalho compensa).

a serio? pah eu n instalei drivers nenhumas é preciso alguma coisa para o windows saber que se trata de uma drive ssd?
 
a serio? pah eu n instalei drivers nenhumas é preciso alguma coisa para o windows saber que se trata de uma drive ssd?

No Windows 7 não são precisos truques, ele sabe. As únicas coisas que fiz foi desactivar a memória virtual porque não preciso (e assim poupa espaço) e desactivar a indexação de ficheiros (porque praticamente não preciso de fazer procuras de ficheiros e a indexação também ocupa uma boa quantidade de espaço).
 
Back
Topo