1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SSDs - suporte e dúvidas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por JPgod, 3 de Maio de 2010. (Respostas: 6209; Visualizações: 471176)

1. 480

480 Power Member

estimados.
    comprei este disco:
    Liteon CV3-8D512-11

conexão M.2

mas alguma coisa devo estar a fazer mal, as velocidades são inferiores aos "normais" SSD.

tenho de colocar a bios em UEFI e este disco em GPT para ter a sua total funcionalidade?

do que já li, falam no controlador com o driver Marvell 88SS9293, mas este controlador não está instalado no meu windows, mas também não existe forma de fazer o download do mesmo...

ou seja, não sei como o instalar, será que o windows 10 o instala se for uma formatação de raiz?

obrigado a todos

2. Onesolo

Onesolo Power Member

Boas, alguem tem um Samsung 950 Pro M.2 e que me possa ajudar?
    Quem tem este disco consegue hibernar o computador e depois ao voltar da hibernação continuar com a sessao previamente hibernada??

É que eu aqui à uns meses montei o PC ca do work, comprei este SSD e a board Gigabyte GA-H170-D3HP e nunca consegui por o hibernate a funcionar, até ontem...
    Tenho o Win 10 Pro instalado no 950 Pro. A board tem a ultima versao da bios, que data de março deste ano!!! Agora mesmo descobri que lançaram uma versão beta da bios, mas ainda nao testei. Estava a usar o controlador NVME da Samsung, v1.4 qq coisa, mas até tinha posto o controlador por defeito do windows (da microsoft) e ontem descobri tambem que tinha saido a versao 2.0, mas em nenhuma das situações nada funcionou.
    Relativamente ao ter ontem conseguido por o hibernate a funcionar foi pq finalmente me decidi a experimentar uma coisa. Tenho um segundo disco, um HDD de 2TB, no PC. Instalei ai uma segunda instalação do Windows. No final fui experimentar e pimba, hiberna e sai da hibernação sem qualquer problemas, mantendo tudo o que tinha aberto na sessão de hibernação!!!
    So posso concluir que ha algum problema de incompatibilidade entre o 950 e a mobo.

Duas notas. No Win 10 instalado no SSD, quando faço powercfg /a diz que tenho:
    Quando instalei o Win 10 no HDD, pralem desses diz que suporta Hybrid Sleep.

Vou por a versao beta da bios que saiu hoje, mas duvido que isso vá ajudar...
    A minha questão aqui seria saber se alguem que tenha este SSD, independentemente do modelo/marca da mobo, consegue hibernar e voltar à sessão com tudo o que la estava previamente?? Se alguem pudesse experimentar, pois sei que muitos de vos têm o hibernate desligado, seria excelente.

3. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Tenho o de 250GB no desktop e faço varios vezes suspender e até agora nunca deu erro. Hibernar nunca experimentei. Vou testar quando for lá novamente

4. Onesolo

Onesolo Power Member

please, faz me esse favor. Suspender tb funciona, alias agora so posso fazer suspender, senao tenho um longo trabalho penoso pra abrir as cenas cada vez q entro no pc.
    Secalhar ate poderas ter o hibernate desligado, basta so fazeres "powercfg /h on"

5. kalin

kalin Power Member

Oi.
    Estou pensando comprar este disco
    SSD Samsung 960 EVO 500GB M.2 NVMe
    Minha Motherboard
    MSI Z170A Krait Gaming 3X ,vale a pena?
    Thanks

6. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Última edição pelo moderador: 16 de Dezembro de 2016
  7. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

excelente resumo do que andamos aqui a dizer há muito tempo. Espero que com numeros agora seja mais facil :)

8. vandaminator

vandaminator Power Member

É normal existirem lojas a aumentarem os preços dos ssds todos os dias nesta altura?

9. Luka_

Luka_ Power Member

Sim, se leres as páginas atrás verás que seria expectável o aumento do preço dos SSD's devido à elevada procura de NAND...

10. x1mart

x1mart Power Member

Boas pessoal, eu tenho a motherboard ASUS H81M-K e tenho um HDD Barracuda de 1TB e queria adicionar um SSD de 120gb, nesta motherboard dá para ter o HDD e o SSD ao mesmo tempo?
    Obrigado!

11. vandaminator

vandaminator Power Member

Até que ponto não está relacionado com o natal? Dai que tenha perguntado

12. sensemann

sensemann Power Member

Sim .
    Mas passa para este tópico para qual a boa sugestão de 1 SSD a adquirir . :)

13. Onesolo

Onesolo Power Member

nope, é mesmo com a elevada procura da NAND. O mesmo pras memorias RAM

14. bruxo00

bruxo00 Power Member

Bem, fiz uns benchmark ao meu SSD (foi o mais barato que encontrei quando fui comprar). Quem quiser um SSD barato, pode optar por este:

RADEON™ R3 120G SSD

Claro que não é nenhum Samsung da vida, mas pelo preço (quando comprei foi numa promoção, por volta dos 25-30€) é muito bom. Cumpre as especificações dele (550 MB read , 360 MB write). Só aquele 4K que eu não sei o que é é que é muito mais baixo do que os SSD's mais "comuns".

Quem está a pensar comprar SSD que compre, a fluidez é muito maior. Mas onde se nota mais é no boot, que fica mais rápido e mal o pc entre no windows podemos abrir programas imediatamente que ele nem tosse.

15. Tenho valores ligeiramente superiores aos teus (em 4K) e também gostava de saber. Terá a ver com clusters?

16. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

O teste de 4k é basicamente um teste onde vários sectores aleatórios muito pequenos do disco são lidos. É normal serem valores mais baixos que o resto dos testes, visto que este é o teste mais difícil para um disco: acederes a pedaços muito pequenos de uma forma que não é possível prever e optimizar. Na realidade, é um teste importante porque é o que vai ditar mais onde estão os ganhos de fluidez que muitas vezes vemos. Para aí uns 20% da utilização do disco é neste tipo de cenários (o boot então é onde isto acontece muito), e é um valor que interessa ter elevado. A razão para ter sido barato, em comparação à competição, provavelmente virá deste ponto.

Em suma, o que o teste diz, é que tens um SSD semelhante a vários no mercado, mas mais barato porque se dá pior numa das zonas que deve ser um dos pontos fortes dos SSD.

EDIT: fui ver, e mesmo os IOPs anunciados do disco são mais baixos, portanto este valor ser mais pequeno que a competição é de esperar.

17. iRPC

iRPC Power Member

Boa noite,

Actualizei hoje um sistema que tenho há uns anos aqui por casa, e realmente o computador parece outro (especialmente, no arranque).

Apenas, por curiosidade, quis ver os valores do SSD neste sistema:

Q6600
    P5G41T-M LX
    KINGSTON 8GB 1066 DDR3
    MSI GT 730 2GB DDR3
    SSD KINGSTON UV400 120GB
    SAMSUNG SATAII 750GB + 750GB + 1500GB

O que acham? Haverá aqui alguma coisa a melhorar?

Obrigado,

Rui Pedro

18. androidfan

androidfan Power Member

Alguém tem experiência com os kingdian? Queria comprar até 30 euros algo para meter num portátil velho que está ligado à TV que basicamente só serve para kodi e browser pelo que o tamanho não me interessa muito e não preciso de grande desempenho...

Partilhar esta Página