SSDs - suporte e dúvidas

Alguém que me possa indicar por PM onde posso adquirir um Samsung SM961 SSD M.2PCIe 3.0 x4 256GB em PT?
Não estou a conseguir encontrar!
 
Tens na ***** mas esgotado, tens também noutra loja que vende clevos mas um pouco mais caro.

Aproveito para dizer que o meu Samsung 840 120GB está com 10TB escritos com 89% de saúde, penso que será normal certo?
 
Esclarecendo um dúvida, qualquer motheboard que tenha serial ata II (SATAII) aceita disco SSD com sistema operativo de arranque ?
Grato a quem responder.
 
Fiz hoje o download do novo software da Cruslal para ver o que havia em termos de firmware updates para os meus 2 Cruslal MX300 500GB

Havia um update de Maio de 2017, mês passado portanto, hesitei se fazia ou não fazia o Lives update....... Medo! muito medo!!! ganhei coragem e lá fiz..... vi depois a mensagem de que o pc ia entrar em reboot e antes de aparecer a parte da Bios fiquei ai com o coração nas mãos aos pulos..... A ver preto no screen por 1 segundo ou 2..... e lá apareceu a mensagem em tom de azul escuro nas letras a dizer que o update á firmaware estava a ser realizado.

Tudo com sucesso e depois o pc entrou em reboot e lá apareceu o info da Bios..... E cá estou no Windows de novo sem problemas alguns com nova firmware nos 2 SSDs, já estava com uma bem antiga na qual tinha feito update há que tempos e essa operação foi em ambiente Windows e feita via browser como se fosse uma página web!

Desde então eles melhoraram muito esse software que agora é software normal e não via browser....

gostei do live update e do facto de nada ter feito senão pressionar um botão para arrancar e após uns segundos ficou tudo feito.

Que teria acontecido se tivesse falhado? Nem sei porque nem um aviso de warnning vi ai na informação do software..... caso a EDP tivesse cortado a luz ficava sem os SSDs ou o processo voltava a iniciar auto mal volta-se a luz?

Por acaso este último update da firmware dos meus Cruslal MX300 é para recuperar o SSD caso ele perca os ciclos de energia que pode representar uma drive que o sistema, e nem a bios, o consegue detectar.

Isto pode acontecer num simples reset do pc após a instalação dum update do Windows....

Aqui tem um artigo interessante recolhido no fórum da Cruslal sobre a forma de como recuperar a drive caso esse acidente aconteca, pode ajudar outras pessoas com outras marcas por isto recomendo a leitura do primeiro post sobre a forma de tentar resolver a situação:

http://forums.crucial.com/t5/Crucia...quot-disappear-quot-from-my-system/ta-p/65215

Eu tenho aquilo que nos Cruclal é chamado de "mounted cache", penso que é o nome disto, não reparo que o consumo de ram seja maior que antes sem esta feature ligada.

Mas também não noto assim tantas diferenças no aumento da perfomance do SSD em si. Acho que no caso dos jogos o tempo de loading é mais ou menos o mesmo mas o sistema deve libertar a memória usada dai que se calhar essa cache possa ser desactivada sem dar por isto.

Antes desta feature lembro-me que era uma cache criada no próprio SSD e era preciso ter-se uma partição feita nele para isto, nos SSDs de 500 GB o tamanho da partição recomendada quase que era 50% do SSD dai que nunca usei.

Agora mudaram para a ram.
 
Última edição pelo moderador:
Boas

vou precisar de comprar 2 SSD's esta semana, em loja física de Lisboa

1 - SSD para um desktop composto por Core i7 875k, board MSI P55, 8 GB DDR3 e GTX 1050 ti. Será para substituir o disco de sistema.
* Dado que a board só suporta SATA 2, não preciso do supra sumo, mas preciso de fiabilidade. Estou em olho no WESTERN DIGITAL BLUE 250GB ou Kingston HyperX ou UV400.

2 - SSD para um portátil ASUS com Core i7 4500U, logo com suporte SATA 3. Estou em dúvida entre Crucial MX300 ou 850 EVO?
 
O Crucial tem mais capacidade, se precisas de GB´s vai para o Crucial. Eu tenho um Samsung EVO e é muito rápido, instalei no meu portátil com Win 10 e arranca em 4/5 segundos, quando com o HD demorava 25/30 segundos.
 
Alguém me explica porque é que o software da Cruclal agora para pesquisar por updates pede para configurar uma proxy??

Não percebo qual é a lógica disto...... Felizmente que dá para ir ver direcctamente á página deles e verificar se tem firmwares novas para os SSD e fazer o downbload por essa via.

O Crucial tem mais capacidade, se precisas de GB´s vai para o Crucial. Eu tenho um Samsung EVO e é muito rápido, instalei no meu portátil com Win 10 e arranca em 4/5 segundos, quando com o HD demorava 25/30 segundos.
Os cruclal Mx300 pelo menos também arrancam com esse tempo para o desktop do windows 10 ficando tudo pronto para abrir um software qualquer em apenas 1 segundo.

Mas o problema é que eu tenho 2 cruclal e num deles o Windows recusa-se a instalar...... Parece tudo bem nele mas nenhum software faz merge do os para ele ou instala o Windows nele só consigo copiar ficheiros para ele e correr jogos! e em testes de velocidade ficou mais lento que o outro quase 100 MB por segundo!

Mas no smart tudo está ok e nos testes tudo está normal nem consigo perceber qual é o problema dele.

Os Sansung Evo são de longe das marcas mais fiáveis e conheço muita gente com essa marca que nunca teve problemas com eles ao contrário doutras marcas.

São mais caros mas a qualidade tem preço e depois tem uma garantia mais longa.
 
Boas,
Comprei um SSD da kingston para instalar no meu PC.
A ideia é instalar o SO e alguns programas nele e manter o HDD para guardar ficheiros.
Por onde devo começar? Na bios aparecem-me 2 possibilidades na configuração sata: IDE e AHCI. Qual devo seleccionar? Esta seleção é feita antes de instalar o SO no SSD? Se seleccionar AHCI não afecta o desempenho do HDD?
Actualmente com o HDD está em modo IDE.
Neste momento tenho o HDD com 2 partições, após instalar o SO no SSD queria ter só uma partição no HDD qual é a melhor forma de fazer isso?

Obrigado

Fiquem bem!
 
Por onde devo começar? Na bios aparecem-me 2 possibilidades na configuração sata: IDE e AHCI. Qual devo seleccionar? Esta seleção é feita antes de instalar o SO no SSD? Se seleccionar AHCI não afecta o desempenho do HDD?

AHC antes de instalares o OS. Pelo contrario, aumenta o desempenho!

Podes usar o gestor de discos do windows para eliminar a partição do HDD.
 
Back
Topo