SSDs - suporte e dúvidas

Eu nem sequer noto diferenças alguma em ter dois SSDs ou ter apenas um SSD, que tive durante uns meses antes de ter o segundo SSD.

Notava diferenças de lentidão com um HDD mecânico normal e com dois notava igual: Nem melhor e nem pior do que já estava...

Com SSD é uma brutal diferença: O PC parece que levanta voo..... Até tenho que atar a torre na mesa senão ainda sai pela janela fora. :D

Discos mecânicos a correr o SO depois da exp com um SSD nunca mais|
 
Comprei hoje um portátil HP 250 G6 que vem com um SSD M.2 256GB de fábrica. Para quem estiver interessado, é um SAMSUNG MZNLN256HMHQ-000H1.

0c9e9ec6a40b1f60deba665267ce976f.png
 
Boas,

Queria fazer uma pergunta a ver se me conseguem explicar uma situação, Comprei este SSD: Samsung M.2 960 Evo 250Gb, mas na minha board não tenho entrada para este tipo de disco, pelo que terem de comprar este adaptador: asus hyper m.2 x4 mini card (foi o único que encontrei em lojas nacionais)

A minha questão é: para além de perder um pouco de velocidades, terei de fazer alguma coisa na bios para ele ser detetado, ou como é com uma placa pci-e não será necessario fazer nada?

Cumprimentos
 
Boas,

Queria fazer uma pergunta a ver se me conseguem explicar uma situação, Comprei este SSD: Samsung M.2 960 Evo 250Gb, mas na minha board não tenho entrada para este tipo de disco, pelo que terem de comprar este adaptador: asus hyper m.2 x4 mini card (foi o único que encontrei em lojas nacionais)

A minha questão é: para além de perder um pouco de velocidades, terei de fazer alguma coisa na bios para ele ser detetado, ou como é com uma placa pci-e não será necessario fazer nada?

Cumprimentos

Pelo contrário, não vais perder velocidade, vais ganhar (partindo do princípio que tens pci lanes livres). Em relação à BIOS, ele provavelmente vai detetar corretamente, mas também provavelmente vais ter dificuldade conseguir fazer com que o SSD seja bootavel. Acho que até há motherboards em que se tem de fazer BIOS mods para conseguir fazer isso.
 
Boas,

Queria fazer uma pergunta a ver se me conseguem explicar uma situação, Comprei este SSD: Samsung M.2 960 Evo 250Gb, mas na minha board não tenho entrada para este tipo de disco, pelo que terem de comprar este adaptador: asus hyper m.2 x4 mini card (foi o único que encontrei em lojas nacionais)

A minha questão é: para além de perder um pouco de velocidades, terei de fazer alguma coisa na bios para ele ser detetado, ou como é com uma placa pci-e não será necessario fazer nada?

Cumprimentos
Se é a board que tens no my sistem (Hero VII) tens uma porta M.2 para esse 960 Evo, no entanto está limitada a X2, o que vai limitar o ssd a 1000mb +- de velocidade maxima.
A solução será mesmo a placa pci-e, já passei pelo mesmo quando comprei um 950 Pro e tinha uma board dessas.
 
Pelo contrário, não vais perder velocidade, vais ganhar (partindo do princípio que tens pci lanes livres). Em relação à BIOS, ele provavelmente vai detetar corretamente, mas também provavelmente vais ter dificuldade conseguir fazer com que o SSD seja bootavel. Acho que até há motherboards em que se tem de fazer BIOS mods para conseguir fazer isso.

Sim, tenho pci-e livre. Então quer dizer que não poderei instalar nesta unidade o sistema operativo e iniciar o computador a partir deste ssd?

Se é a board que tens no my sistem (Hero VII) tens uma porta M.2 para esse 960 Evo, no entanto está limitada a X2, o que vai limitar o ssd a 1000mb +- de velocidade maxima.
A solução será mesmo a placa pci-e, já passei pelo mesmo quando comprei um 950 Pro e tinha uma board dessas.

Pois, parece que tenho um engano na minha config, não é a Hero VII mas sim a HERO VI (que não tem porta M.2

Obrigado aos dois ;)
 
@PedroJMSilva
Essas placas PCI-E que tem portas para ligar discos, desde SATA a M.2, costumam ter teclas de atalho para entrar na configuração das mesmas após o post da Bios normal da tua board dai que dão para instalar o Windows normalmente em qualquer disco que esteja ligado a essas tais placas.

Eu tive uma placa já bastante antiga, creio que era apenas para discos IDE, e dava para arrancar o Windows num disco ligado a essa placa.

É questão de veres no manual da placa ou então no site da Asus dedicado a esta placa que pode ter drivers e outros updates para a placa que compraste.
 
Sim os M.2 NVME (PCIe) são considerávelmente mais rápidos que os sata normais, mas tambem mais caros.
E sim aquecem um pouco, quanto ao serem pouco fiáveis é mito, sendo que alguns até tem mais tempo de garantia que os sata, já tenho um 950pro à uns tempos e sem qualquer problema.:p
 
Sim os M.2 NVME (PCIe) são considerávelmente mais rápidos que os sata normais, mas tambem mais caros.
E sim aquecem um pouco, quanto ao serem pouco fiáveis é mito, sendo que alguns até tem mais tempo de garantia que os sata, já tenho um 950pro à uns tempos e sem qualquer problema.:p

Obrigado pelo feedback.
 
Vale a pena investir num M.2 numa board que tem slot mas limitado a PCIE 2.0 2x, embora no futuro já teria o full speed habilitado?

ou mais vale ficar por um SATA?
 
Back
Topo