SSDs - suporte e dúvidas

qualquer nvme é excelente para jogar, ergo, comprar o mais barato que encontrares com o tamanho que pretendes.
Os Samsung 960 EVO costumam estar com bons preços. Por acaso tenho o de 500GB para edição de video
 
Alguém me sabe indicar onde posso obter o sm 961 cá em Portugal?

Estou indeciso entre estes:

Sm961 / PM961 / SM 960 EVO / SM960 PRO

samsung-third-generation-m.2-nvme-ssd-chart.jpg


samsung-third-generation-m.2-nvme-ssd-model-chart-700px.jpg
 
Última edição:
Pois
Só se for nalgum site de usados, visto que novo é só para oems. Eu tenho o SM951 e veio de um dell xps carbon..

Pois, ando a procura de um sm961 e não encontro em lado nenhum aqui em Portugal, o PM961 encontra-se na ***** mas é o mais fraco deles todos...o smd 961 encontra-se no meio do 960 evo e do 960 Pro além que é MLC.
 
Alguém aqui usa um SSD como disco externo?

Comprei duas caixas externas (uma 2.5' e outra M.2) com ligação USB C e ambas com o controlador VIA Lab VL716. Este controlador em principio deverá ter suporte para TRIM.

Se tiveram interessados posso partilhar uma opinião delas.
 
O meu ssd hyperX entregou a alma ao criador... poupei-o o mais q pude, instalando praticamente tudo no disco secundário, e mesmo assim... Além de estar fora da garantia, nem teve a decência de dar o berro antes da black friday!!! >(>(
tendo em conta a escassez da oferta e o preço inflacionado da memória NAND, o mais provável é não haver grandes descontos na altura do natal, certo? :1361:
 
Quais são as métricas que definem o fim de vida de um SSD? Uma quantidade de leitura e escrita pré-definidas? A questão é o que pode levar a uma avaria de um SSD? Tal como os HDD podem de um dia para o outra ter uma falha e simplesmente deixarem de funcionar?

Atualmente faço copias de praticamente todos os dados que tenho dada a pouca fiabilidade dos HDD, queria migrar para SSD... mas gostava de saber a vossa opinião relativamente à fiabilidade dos mesmos!
 
estamos em 2017, e como já dissemos aqui e podes confirmar pela internet fora, a fiabilidade é a mesma. ou se calhar até melhor no geral.

a fama dos SSD falharem como acontecia como os iniciais há 5 anos atrás é uma coisa que parece que ficou na cabeça de muita gente....
compra um SSD que ele vai-te durar mais tempo do que o PC onde o vais usar
 
No meu caso, é um ssd com uns 4/5 anos que morreu quase virgem. Fora o SO, só tinha instalada meia dúzia de programas no SSD. Tudo o resto, incluindo jogos, estavam no hdd secundário. tinha, inclusive, mklinks/ligações lógicas das pastas temporárias do SO e dos programas a apontar para o disco secundário, de forma a reduzir ao mínimo a escrita no SSD. O problema não foi de certeza os ciclos de escrita.
Já liguei o ssd como drive externa a um portátil. Reconhece duas drives (tipo, F: e G: ), mas quando tento aceder às mesmas ou formatar o SSD, bloqueia-me o portátil a ponto de ter de o reiniciar.
Tou com um ganda melão.
 
No meu caso, é um ssd com uns 4/5 anos que morreu quase virgem. Fora o SO, só tinha instalada meia dúzia de programas no SSD. Tudo o resto, incluindo jogos, estavam no hdd secundário. tinha, inclusive, mklinks/ligações lógicas das pastas temporárias do SO e dos programas a apontar para o disco secundário, de forma a reduzir ao mínimo a escrita no SSD. O problema não foi de certeza os ciclos de escrita.
Já liguei o ssd como drive externa a um portátil. Reconhece duas drives (tipo, F: e G: ), mas quando tento aceder às mesmas ou formatar o SSD, bloqueia-me o portátil a ponto de ter de o reiniciar.
Tou com um ganda melão.
Tenta com distro linux numa pen, tipo mint, e experimenta o gparted para apagar mbr e fazer novas partições
 
estamos em 2017, e como já dissemos aqui e podes confirmar pela internet fora, a fiabilidade é a mesma. ou se calhar até melhor no geral.

a fama dos SSD falharem como acontecia como os iniciais há 5 anos atrás é uma coisa que parece que ficou na cabeça de muita gente....
compra um SSD que ele vai-te durar mais tempo do que o PC onde o vais usar

Não me fiz entender bem, eu sei que neste momento os SSD's são mais fiáveis que os HDD's e não tenho duvidas em relação a ter que fazer a troca, a minha questão é se os SDD's tal como os HDD's podem de um dia para o outro sem aviso prévio deixarem de funcionar, ou se à partida, atendendo à tecnologia atual, e não há de 5 anos atrás, se a probabilidade de haver um falha num SSD é reduzida ou se assim que estes estão a chegar ao final de vida tem perdas de performance que façam notar que estão a avariar... por exemplo lembro-me de ter lido que a taxa de falha dos HDD Seagate é bastante elevada.

No fundo a pergunta é, posso confiar num SSD para armazenar dados não criticas, sem ter necessidade de ter constantemente uma copia de segurança?

No meu caso, é um ssd com uns 4/5 anos que morreu quase virgem. Fora o SO, só tinha instalada meia dúzia de programas no SSD. Tudo o resto, incluindo jogos, estavam no hdd secundário. tinha, inclusive, mklinks/ligações lógicas das pastas temporárias do SO e dos programas a apontar para o disco secundário, de forma a reduzir ao mínimo a escrita no SSD. O problema não foi de certeza os ciclos de escrita.
Já liguei o ssd como drive externa a um portátil. Reconhece duas drives (tipo, F: e G: ), mas quando tento aceder às mesmas ou formatar o SSD, bloqueia-me o portátil a ponto de ter de o reiniciar.
Tou com um ganda melão.

Pois tal como o Stormgiant disse, provavelmente isso aconteceu porque tens uma SSD já com 5 anos, sendo que nessa altura esta tecnologia ainda não estava amadurecida.
 
Ninguem pode garantir a 100% que hardware A ou B vai durar X anos, existe sim uma estimativa (MTBF) da durabilidade, que no caso dos SSD costuma ser em TB de dados escrita/leitura, no entanto não faço ideia qual o critério utilizado para chegar a esses numeros.:)
A isto à que adicionar: condições de uso, deficiências de fabrico, qualidade dos materiais empregues etc...
Concluindo, apesar dos ssd terem melhorado muito na fiabilidade, é sempre bom fazer backup`s regularmente, especialmente de dados sensiveis/trabalho.
 
Back
Topo