SSDs - suporte e dúvidas

Substitui os HDD's dos 2 portáteis que tenho lá em casa por 2 SDD's Samsung 850 Evo TLC V-NAND de 250 e 500 GB e até agora satisfeito... cumpre com o anunciado.
 
Meti um WD Green M2 no setup novo, super satisfeito com a performance. Sei que não é de topo, mas cumpre bem e poupo espaço na caixa para outras coisas :)
 
Alguém com um Cruclal usa o software deles e a opção "Mount cache", ou lá como é o nome que não me lembro, e 16 HB de ram?

Queria saber se realmente notam qualquer difierença com isso activado, sei que isso usa memória ram, pelo que tenho lido por ai isso só dá resultados práticos na escrita e leitura sequencial de ficheiros grandes em GBs porque parece que no normal uso, como jogos e uso do Windows, não se nota diferenças.

É isso verdade?
 
É util para mostrar uns benchs aos amigos.:Winkani:
Sim, já sei dessa "brincadeira" da Cruclal com isto.....
Portanto apenas estás a confirmar a nulidade disto e do software deles em si que nem para ler o SMART é algo de jeito algum.

Updates á firmware do SSD faz-se bem sem essa tool e instalando o ISO do update numa pen....

Sendo o resto uma piada de mau gosto.... Uma empresa como a Cruclal tem que fazer coisas de jeito com o software..... Antes tinham um sistema de cache que obrigava a criar uma partição no SSD e agora é isto.
 
Não é só a Crucial que tem isso (ram cache).
Apesar de tem um Crucial (M550) à uns anos, não tenho instalado o software deles nem da Samsung para os outros ssd que tenho.:wink:
 
Não é só a Crucial que tem isso (ram cache).
Apesar de tem um Crucial (M550) à uns anos, não tenho instalado o software deles nem da Samsung para os outros ssd que tenho.:wink:

Mas tens o driver da Sansung instalado certo? Porque esse driver é mesmo bom e na última versão do driver a perfomance do SSD sobe bem...

Eu com um software de backup chamado Matricum Reflect, acho que é o nome correcto porque não o tenho aqui de momento, ele tem um driver próprio que aumenta em muito a velocidade de escrita e leitura nos backups que faço.

Já tive um Cruclal instalado numa drive externa USB 3.0 UASP, é para os dois formatos 2.5 polegadas e 3.5, e enganei-me na porta USB 3.0 liguei a uma gen 0 e o UASP nem activado estava e só tinha o max de leitura de 200 e tal MB por segundo e outros tantos de escrita na parte sequencial mas a arrancar o SO não notava diferenças algumas entre o UASP activado e velocidade normal...

Para mim o tempo de acesso é a coisa mais importante dos SSDs do que a velocidade pura em si.... é que se um SSD tiver mais de 1 segundo de tempo de acesso na leitura e escrita não é lá muito bom.
 
Malta, tenho aqui um 950 Pro 256GB que em todos os testes que agora faço, dá-me nos writes à volta dos 100 MB/s !!! Nos reads está me a dar à volta dos 1300, o q mesmo assim é inferior ao que anteriormente me dava.
Isto obviamente ja me deu valores aproximados com aquilo q a marca diz que isto dá, 1900 nos read e 900 nos write... não compreendo o que se tá a passar...
Tenho à volta dos 40 e tal GB livres na drive... será disso?? A mobo é uma H170 q tem uma daquelas "slot" nvme pro ssd. A grafica ta no pci-e mais rapido (tem outro mais no fundo da mobo). Pus recentemente uma nvidia 1060, será q isso tá a fazer o bottleneck no pci-e?? Mas quando a grafica nao está a fazer nada, penso que nem deveria haver algum bottleneck no pci-e... a ver se experimento tirar mesmo a grafica e testar

O que acham??

Nota: Pelo Samsung Magician, diz q o SSD tá PCIe Gen3 x4, logo penso q esteja mesmo a x4
 
Última edição:
Boas pessoal.
Como já não acompanho as novidades dos SSD's já algum tempo, queria saber uma opinião entre dois SSD's.
O SSD é para um portátil que tenho aqui em casa, que é do ano de 2009, e é usado para navegar na net. (C2D,8gb ddr3, Sata 2):
KINGSTON A400 120Gb
SANDISK SSD Plus 120GB

Os dois estão ao mesmo preço (40€) aqui numa loja de informática na minha zona.
Entre os dois em termos de fiabilidade, tecnologia usada(TLC,MLC, etc,etc), (velocidade não vale a pena perguntar já que vão estar capados a porta sata 2), qual é a melhor escolha?

Cumps.
 
Boas ppl

Estou aqui com uma enorme dúvida existencial, tenho um HDD de 500gb no meu portátil mas queria fazer um upgrade com um SSD, mas tudo o que tenho visto não chega nem de perto nem de longe aos “meus” 500gb...

É mesmo necessário substituir o HDD antigo pelo novo SSD, ou consegue ter se ambos em funcionamento?

Forte abraço a todos
 
Que portátil tens?


SATELLITE L850


3ª geração do processador Intel[emoji768] Core[emoji769] i5-3210M com tecnologia Intel[emoji768] Turbo Boost 2.0
39.6cm (15.6”) , Ecrã Toshiba TruBrite[emoji768] HD TFT de elevado brilho com formato 16 : 9 e retroiluminação por LED
Disco rígido 500 GB
branco pérola brilhante com padrão, teclado branco
4,096 (1x) MB, DDR3 RAM (1,600 MHz)
AMD Radeon[emoji769] HD 7670M Graphics (2GB memória dedicada)
Estimativa de dados : até 3h30min (Mobile Mark[emoji769] 2012)
peso : 2.3 kg
C x L x A : 380.0 x 242.0 x 33.52 mm
 
Nesse pc podes colocar um ssd sata no lugar do disco mecanico, colocar um Caddy no lugar do leitor de DVD (se o mesmo não te fizer muita falta) e lá colocas o disco mecanico.
 
Alguém pode tirar uma duvida..
comprei o SSD samsung 850 evo 500Gb..
acabei de instalar no pc agora, e meu pc nao esta la grande coisa, até para abrir um video no vlc demora um pouco, e olha que o disco que tinha era um 5400pm... será que correu algo mal?
Ate abrir uma fotografia aquilo demora uns 10 segundos.
 
Alguém pode tirar uma duvida..
comprei o SSD samsung 850 evo 500Gb..
acabei de instalar no pc agora, e meu pc nao esta la grande coisa, até para abrir um video no vlc demora um pouco, e olha que o disco que tinha era um 5400pm... será que correu algo mal?
Ate abrir uma fotografia aquilo demora uns 10 segundos.

Isso depende de varios factores.. Havia um problema no win8 em que o disco estava constantemente a 100%, tinha a ver com a indexação. É preciso mais dados (versao do windows, como foi feita instalacao, que pc é) e provavelmente devias abir um topico no suporte windows.
 
Back
Topo