SSDs - suporte e dúvidas

O SSD está em primeiro lugar no Boot da BIOS. A situação acontece quando o computador está algum tempo desligado. Quando ligo o PC, no arranque (quando aparece a info de memória disponível e os dispositivos Master e Slave), o SDD Kingston não aparece listado, de seguida aparece a mensagem "operating system not found". De seguida reinicio e já me aparece o disco na lista de dispositivos SATA e aí sim, o windows arranca normalmente.

A motherboard que tenho é uma ABIT LG-95, já com alguns anos.

Esse sintoma é estranhíssimo, parece que o ssd não está a receber energia imediatamente, por isso não é detectado no primeiro arranque...

Experimenta ligar o ssd a outra ligação da fonte de alimentação, por exemplo.

Estou de acordo com o que o @Luka_ disse. Sintoma estranho. A ideia dele parece-me boa. Se não der, tenta mudar o cabo sata ou meter noutra ligação.

Já liguei o SSD a outra ligação da fonte e troquei o cabo sata do disco, mas o problema mantém-se.

Acham que o problema poderá estar na fonte de alimentação?
 
Só por curiosidade, instalaste o Windows de novo ou clonaste o disco?

Instalei de raiz...

Para além desse problema, sempre que o pc sai do modo de suspensão, fica bloqueado durante +/- 30 segundos. Já aconteceu, depois deste tempo dar um erro de ecrã azul. Um dos erros foi:

kernel_data_inpage_error pciidex.sys

também apareceu outro, mas não consegui ver o erro.

Já fiz teste à memoria, verificação de erros do disco e não detetou nenhum problema.

Acham que o problema poderá estar relacionado, ou serão problemas distintos?
 
Última edição:
Boas jovens!

Estou aqui cim um dúvida que deve ser de caras a resposta, mas tipo um SSD com maior capacidade tem melhor desempenho que um de menor capacidade? No que toca ao cerregamento de programas?
 
@GyGu Depende do SSD. Se for nvme, é quase garantido que um ssd 1TB vai ter o dobro de velocidade de leitura da versão equivalente de 512MB.

Se for um ssd SATA, por norma os de 240-256GB andam praticamente na mesma velocidade de leitura que os de 1TB, praticamente esgotando a capacidade da interface.
 
Eu tenho um SSD de 120GB SATA, se eu comprar um de 480GB por exemplo também ele SATA vai ser mais ou menos a mesma coisa que o de 120GB ou terá um desempenho ligeiramente superior? @Luka_
 
Acho que é isto o do meu @Luka_


  • Taxa de Transferência de Dados (ATTO): Até 550MB/s para leitura e até 350MB/s para gravação
  • Leitura/Gravação aleatória máxima 4K (IOMETER): Até 90.000 IOPS e Até 15.000 IOPS
  • Consumo de Energia: 0672W Inativo / 0693W Média / 059W (MAX) Leitura /2515W (MAX) Gravação
 
Sendo assim @w@rrior a melhor opção caso queira notar diferença seria ir para um destes por exemplo
SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo 250GB MLC V-NAND NVMe

  • Velocidade Sequencial Leitura: Até 3400MB/s
  • Velocidade Sequencial Escrita: Até 1500MB/s
 
Sim esse é rápido, mas mesmo com esse pouco vais notar em relação a um sata.
O que podes notar será alguma melhor reatividade do sistema, mas para a maioria das pessoas é melhor investir em mais capacidade.
 
A ver se compro um desses então quando chegar a black friday (se tiver descida de preço em algum lado), já que tenho um de 120GB e está quase no limite do que uso, por isso um de 240GB a juntar aos 120GB já deve chegar para mim.
 
A ver se compro um desses então quando chegar a black friday (se tiver descida de preço em algum lado), já que tenho um de 120GB e está quase no limite do que uso, por isso um de 240GB a juntar aos 120GB já deve chegar para mim.

não vais notar diferença para uso normal , fazias melhor em ir buscar um maior pelo mesmo preço que agora andam a bom preço ..dei 300 por 1tb nem ha um ano e acabei de comprar 1tb por 155€ ...estão a grande preço
 
Não quero coisas tão grandes @HoT 240GB chega para mim, uma vez que já tenho 120GB (SSD) mais 640GB em HDD, talvez agora na Blackfriday encontre um de 480GB ou assim e ai devo aproveitar.
 
Boas,

Comprei um SSD Samsung 860 EVO SATA 500GB. Não tenho falta de espaço nenhuma! Coisa que antes não acontecia, pois tinha um OCZ 2,5" SATA 60Gb Agility3 6Gb/s.

Deixo estar o tamanho do ficheiro de paginação automático?
Devo desactivar a hibernação?
Devo alterar o tamanho do restauro de sistema?
Devo desactivar Indexação?
Devo desactivar Write Caching?
Devo desactivar Superfecth/Prefetch?
 
Isso era antigamente, hoje em dia é chegar e virar, o Windows reconhece automaticamente o SSD e optimiza todas essas opções. É plug and play.
 
Deixo estar o tamanho do ficheiro de paginação automático? Está em 8156 MB
Devo desactivar a hibernação? Julgo que está activa
Devo alterar o tamanho do restauro de sistema? Está em 5%
Devo desactivar Indexação? Está activa
Devo desactivar Write Caching? Está activo
Devo desactivar Superfecth/Prefetch? Está activo
 
Malta, tenho um Kingston A400, precisei de lhe fazer um secure erase ( Usei o Kingston SSD Manager, pois na aplicação dizia que era compatível ), e agora o ssd não dá sinal de vida.

Tinha-o ligado ao portátil por USB.. Não é reconhecido em lado algum.

Alguma ideia?
 
Back
Topo