SSDs - suporte e dúvidas

Comprei o toshiba ocz tr200.

Já fiz a troca, como tinha um kingston da primeira geração de ssds, a primeira coisa que notei é que o novo ssd é muito mais leve, deve pesar 3/4 vezes menos.

Agora já estou mais descansado, dupliquei a capacidade, às vezes distraia-me com o trabalho em andamento que tinha no ambiente de trabalho e os 120gb ficavam curtos, dupliquei a capacidade da unidade C:

Aqui há uns meses tinha verificado o estado do ssd e estava a 80%, agora já estava a 76%, parece que tinha um feeling que o ssd ia dar o berro, Foram alguns anos de uso intensivo, se calhar ainda durava muitos anos sem problemas mas não quis arriscar.
 
Pois Crucial, tenho 3 aqui em casa, um para cada PC :D Todos eles... comprados em PT ou ES.

No Brasil não tens Crucial de maneira oficial, quem domina aqui é kingston e WD.

Mas ando com a ideia de ter um SSD M2 SATA (for now...) só pro SO...
Além desses não há + nada?! Desses 2, WD... Mas não há + marcas "premium"? Intel, adata, Samsung?
 
Mais barato ha o da crucial €85 na amazon.es, mas é qlc
QLC tem mais um bit em relação ao TLC, não é? Isso não é bom?

WD Black, tou a ver a €120 na amazon.es
O 970 Evo (mlc) a €120 numa loja tuga
hp ex920 €117 na amazon es
Mais barato ha o da crucial €85 na amazon.es, mas é qlc
Pelo que estive a ver nenhum é 2242... é um tamanho tramado!
 
Última edição pelo moderador:
QLC é bom para o preço, mas mau para a performance e longevidade. Dito isto, aquilo tem 5 anos de garantia. Se não tens absoluta necessidade de performance extrema (raras pessoas têm), aquele preço torna-o apetecível.

Mas pessoalmente considerava o Toshiba RD400 a 100€ na Amazon.es.

Edit: tem de ser 2242? Então acho que não tens como fugir ao RC100... Tanto quanto conheço, arranjam-se algumas marcas mais obscuras, mas SATA.

O 970 Evo (mlc)

O 970 Evo é TLC. MLC de 3 bits é TLC. Não caiam na esperteza saloia da Samsung. ;)
 
Última edição:
É verdade, a mudança foi como da "água para vinho". No HDD o tempo de iniciação era de aproximadamente 4 minutos, agora é aproximadamente 15 segundos. o encerramento idem aspas.
Vai vendo! Eu te disse ne, isso geralmente é o que acontece no final.

Devo instalar o web browser no SSD, ou não? Por causa das milhentas escritas que ele faz, se calhar é melhor colocar no HDD certo?
é melhor colocar o webbrowser no SSD, tudo abre mais rápido no SSD e é por isso que quase sempre é usado para ter o sistema operacional junto com os aplicativos mais usados, como o webbrowser...

Boas,
Estou aqui com uma duvida, vou comprar um ssd para o desktop, tenho um kingston v300 120gb, mas já levou muita tarei tenho medo que morra, portanto vou comprar um de 240gb para a raiz.

Estou a pensar em comprar um de 40e, mas tenho duvidas em duas hipoteses.

toshiba ocz tr200 ou o kingston uv400, nas specs o toshiba é mais rápido mas para a utilização não deve haver diferença. Estou inclinado para o toshiba.

Ambos são SATA 3, o desempenho será quase o mesmo! Então é melhor você comprar aquele que lhe oferece mais garantia e um preço aceitável.
 
Última edição pelo moderador:
boas pessoal,
Necessito de comprar um disco de 500Gb . Recomendam algum disco em especifico ?
Uma outra ajuda.
Os programas do disco antigo se for ligado como disco secundario não funciona correcto ?
Terei de fazer clonagem certo ?

Obrigado!
 
Boas pessoal,

Estou aqui com uma dúvida. Tenho neste momento um HDD WD Blue 1 GB particionado com SO + partição para outros ficheiros. Estava a pensar comprar um SSD para colocar apenas o SO. No entanto, o meu netbook deu o berro por completo e tinha lá colocado no netbook um crucial bx200 com 240 gb.

Será que me compensa mais ir buscar um samsung evo com 500gb ou ainda me compensa ficar com este crucial?

A minha dúvida está em 2 aspetos:

- Será que 240 Gb ainda é suficiente para o windows 10 e todos os updates constantes que a microsoft faz?

- O outro aspeto é quanto ao desempenho do crucial. Nunca o achei assim tão rápido. Notei alguma diferença porque o netbook com o hdd arrastava-se por completo. Talvez no netbook o ssd não fosse grande coisa pelo computador em si que também não era grande coisa, mas já li na net que estes bx200 nunca tiveram uma grande performance, daí a minha dúvida.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumps
 
Eu, no mínimo, experimentava o bx200 antes de comprar outro SSD, duvido que diferenças no dia a dia entre os dois sejam facilmente identificáveis...
 
- Será que 240 Gb ainda é suficiente para o windows 10 e todos os updates constantes que a microsoft faz?
tenho um ssd de 240gb com SO e dois ou três jogos que mais jogo (total de 65gb) e ainda tenho uns 80 gigas livres.

- O outro aspeto é quanto ao desempenho do crucial. Nunca o achei assim tão rápido. Notei alguma diferença porque o netbook com o hdd arrastava-se por completo. Talvez no netbook o ssd não fosse grande coisa pelo computador em si que também não era grande coisa, mas já li na net que estes bx200 nunca tiveram uma grande performance, daí a minha dúvida.
os BX são os budget, mas mesmo assim ainda são rápidos comparados com os hdd. sinceramente, para uso normal, duvido que a pessoal comum note diferença entre uns "medio" e um de topo. não é demorar 15 segundos a ligar o pc em vez de 20 que vais notar.

entretanto comprei um toshiba de 500gb para meter os jogos que tinha no hdd e ficar só este para ficheiros. e este já notei diferença para o crucial
 
Obrigado desde já pela ajuda aos dois.

Neste momento, o HDD também já se estava a começar a arrastar, portanto é como dizem, 15 segundos ou 20 segundos a iniciar não se nota a diferença e não se vai notar a diferença no dia-a-dia.

Agora estava-me a lembrar de outro aspeto. Já li por aqui que compensa mais fazer clean install do SO do que clonar o hdd para o ssd. Mas eu para fazer clean install vou ter de instalar windows 7 e depois já não devo poder fazer o upgrade para windows 10, ou a Microsoft ainda deixa fazer upgrade?

cumps
 
A chave do Windows 10 está ligada à board do dispositivo em questão, é só fazeres download da ferramenta da Microsoft para instalar o Windows 10 via pen USB, por exemplo, e siga, porque queres instalar o 7 e depois fazeres Upgrade???
 
A partir do momento em que fizeste o upgrade para o 10, ficaste com uma licença do 10 e perdeste a do 7.
A do 10 está associada a esse PC. É só fazeres uma instalação limpa, sem key nenhuma, que o Windows depois activa automaticamente.
 
Back
Topo