SSDs - suporte e dúvidas

Então porque é que ha tantas pessoas a comprar SSD's por x quando existe SSD's da mesma capacidade, às vezes até da mesma marca e que custam x/2?
 
Porque podem. Porque há outros factores que lhes interessam (garantias, por exemplo). Porque precisam (há casos em que determinadas características fazem diferença). Porque acham que precisam (desconfio que muitos se inserem aqui). Porque vêm uns números maiores nas especificações. Etc..
 
Boas malta,

Ontem criei um tópico numa outra secção do fórum porque não vi esta thread. Acho que o assunto se adequa muito mais nesta thread do que propriamente no local do tópico onde o criei. Então vou voltar a questionar a minha dúvida:

Um amigo meu quer aumentar o armazenamento do seu portátil e para isso quer colocar mais um disco SSD de 1TB. Eu estive com ele a ver dois modelos que interessam:

- SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo Plus 1TB MLC V-NAND NVMe (251,89€)
- SSD M.2 2280 Samsung 970 Pro 1TB MLC V-NAND NVMe (345€)

Segundo o que estive a verificar as specs de ambos são muito similares tendo até o Evo Plus uma velocidade sequencial de escrita superior à do PRO. No entanto a Samsung oferece no PRO um período de garantia superior ao do Evo Plus.

O facto do valor do PRO ser superior quase 100€ é só devido à questão da longevidade da garantia? Ou existe aqui algo mais que não estou a ver bem?

Obrigado
 
Acho que estas a fazer muitas perguntas que no teu contexto nem faz sentido. ( olhando para todo o dialogo que já existe no outro topico e onde já te responderam suficientemente ).

Esses ssd's são topos de gama para quem quer velocidade pura. Ninguem está preocupado se o SSD nao funciona daqui a 10 ou 20 anos...
Se ele quer um SSD para uso normal o 970 EVO já é demasiado, imagina um PRO...
 
Acho que estas a fazer muitas perguntas que no teu contexto nem faz sentido. ( olhando para todo o dialogo que já existe no outro topico e onde já te responderam suficientemente ).

Esses ssd's são topos de gama para quem quer velocidade pura. Ninguem está preocupado se o SSD nao funciona daqui a 10 ou 20 anos...
Se ele quer um SSD para uso normal o 970 EVO já é demasiado, imagina um PRO...

Viva,

Acredito, a minha questão era mesmo curiosidade e tentar aprender um pouco mais. Achei um pouco "demasiado" a diferença de 100€ (quase metade do valor do Evo Plus para "apenas" se ter o dobro do período de garantia! Mas de qualquer das formas agradeço a resposta!

Abraço
 
Achei um pouco "demasiado" a diferença de 100€ (quase metade do valor do Evo Plus para "apenas" se ter o dobro do período de garantia!

O 970 Pro utiliza NAND 64L MLC e o EVO Plus utiliza 96L TLC. Isto permite que os Pros tenham o dobro da endurance da dos EVO Plus.

Dito isto, tens a certeza que o Pro tem uma garantia mais longa que o EVO Plus? É que no site da Samsung indica exatamente o mesmo valor para os dois: 5 anos.
 
malta entre estes dois ssd's existe alguma vantagem em optar pelo mSata?

SSD mSATA Samsung 860 Evo 500GB MLC V-NAND SATA

SSD 2.5" Samsung 860 Evo 500GB MLC V-NAND SATA
 
Se for para um portátil com uma porta mSATA, tem a vantagem de libertar a baia de 2,5'' para um HDD. Fora isso, não tem vantagem nenhuma.
Já optar por um Crucial MX500 500GB tem a vantagem de te poupar 20€. ;)
 
É para desktop, esse SSD da crucial é tão bom como o 860 evo? Pergunto isto pois o que queria mesmo era um 970 Evo mas como a board não suporta lá terá que ser 2.5" visto que msata é bem mais caro e nada melhor
 
150tbw de vida util é bom ou nem por isso?

Para um ssd de 250Gb é bom, para um de 500Gb é rudimentar, para um de 1Tb é mau... mas claro, depende do que queres fazer com ele.

É para desktop, esse SSD da crucial é tão bom como o 860 evo? Pergunto isto pois o que queria mesmo era um 970 Evo mas como a board não suporta lá terá que ser 2.5" visto que msata é bem mais caro e nada melhor

São ssds muito semelhantes na performance, o maior diferenciador será o tbw de 180Tb no crucial e 300Tb no samsung, depende do que queres fazer com ele.
20e de diferença acho demais para os de 500Gb, se fosse nos de 1Tb até acho aceitável...
 
180Tb é mais que suficiente tenho um ssd com 5 anos com 80gb ainda de tbw portanto acho que vou optar pelo MX500 e ainda poupo uns 16€ futuramente este SSD passara para storage portanto é isso, acho que estou a fazer a melhor escolha.

EDIT: acabei por comprar o MX500 72€ ja com portes em 24h top
 
Última edição:
Boas, já agora se não ha qualquer diferença entre um SSD rapido e um SSD lento nas tarefas do dia a dia, isso quer dizer que num portátil é melhor colocar um SSD (NVMe) mais lento do que um SSD (NVMe) mais rápido, certo? Visto que o mais lento vai aquecer menos e consumir menos, certo?
 
Se para colocar num portátil é melhor comprar um SSD mais rapido ou um SSD mais lento? A minha dúvida seria se colocar um SSD mais lento será que ele irá aquecer menos e consumir menos (visto que as frequencias são menores) em comparação com um SSD mais rapido da mesma categoria?
 
nao existe uma regra linear para isso.
existem alguns nvme que aquecem mais do que outros, mas essa questao nao se coloca em ssd m.2 normais ou sata.
 
nao existe uma regra linear para isso.
existem alguns nvme que aquecem mais do que outros, mas essa questao nao se coloca em ssd m.2 normais ou sata.

como o aquecimento emitido por um ssd num ultraportátil não é desprezável, pensei que tal como nos processadores, se um funcionasse a uma frequencia mais elevada pudesse aquecer mais.. mas pelos vistos não é tão linear...
 
Back
Topo