SSDs - suporte e dúvidas

O disco da WD blue 3d 1tb, por 100 euros é uma boa compra ou aconselham outro?
É para um portátil i5, basicamente para trabalho e armazenar documentos, fotos, vídeos...
 
Última edição:
Dúvida existencial:

Tenho 1 SSD Sata Kingston de 128 GB com o Windows e 1 HDD 1TB.

Sinto necessidade de ter um SSD para jogos e se comprar um NVMe meto o windows aí. O que recomendam?

  1. Comprar um NVMe com pouca capacidade apenas para Windows e comprar um SSD SATA barato para jogos (RUST)
  2. Comprar um NVMe de 1 TB e criar uma partição para Windows e no resto do Espaço meter jogos. Basicamente Windows e Jogos no mesmo SSD NVMe.
NOTAS:

  • Se escolher a 1.ª opção vou gastar "mais" dinheiro (ou o mesmo) mas menos capacidade porque compro um NVMe de 100GB e um SATA de 1TB/500GB. +\- 100€ porem fico com o OS e jogos em discos separados
  • Se escolher a 2.ª poupo em dinheiro e compro logo um NVMe de 1TB = 100€ mas fico com o OS e jogos no mesmo disco
 
Última edição:
Dúvida existencial:

Tenho 1 SSD Sata Kingston de 128 GB com o Windows e 1 HDD 1TB.

Sinto necessidade de ter um SSD para jogos e se comprar um NVMe meto o windows aí. O que recomendam?

  1. Comprar um NVMe com pouca capacidade apenas para Windows e comprar um SSD SATA barato para jogos (RUST)
  2. Comprar um NVMe de 1 TB e criar uma partição para Windows e no resto do Espaço meter jogos. Basicamente Windows e Jogos no mesmo SSD NVMe.
NOTAS:

  • Se escolher a 1.ª opção vou gastar "mais" dinheiro (ou o mesmo) mas menos capacidade porque compro um NVMe de 100GB e um SATA de 1TB/500GB. +\- 100€ porem fico com o OS e jogos em discos separados
  • Se escolher a 2.ª poupo em dinheiro e compro logo um NVMe de 1TB = 100€ mas fico com o OS e jogos no mesmo disco

Basicamente deves deixar sempre 20% de espaço livre num SDD (mais ou menos),se o rust e o Windows num 128GB chega e sobra,e num NVMe abres o RUST que é um mimo...


Na minha opinião,punha um 256GB NVMe para S.O e os jogos mais demanding,e deixava o SSD 128GB na mesma ai...
 
Boas
Esse SSD da Western Digital Red de 1 TB com 600 TB de endurance ainda não chegou ao mercado Português? Nem sei se ele já saiu para o mercado ou não.

Mas sobre os preços que esse SSD possa vir a ter no mercado eu vi que a versão Blue do SSD da Western Digital tinha um preço de venda a rondar os 200 e tal Euros no mercado por isso não tenho esperanças que a versão red seja mais barata, aliás acho que vai ter um preço de venda bem mais elevado.

Não estou a ver muitas Workstations a irem investir num SSD, seja pelo elevado custo seja porque os HDDs normais continuam a serem mais rentáveis em termos de custo versus a duração dos mesmos, uma Workstation todos os dias realiza muitas operações de leitura e escritas dai que acho que os 600 TB de endurance não sejam assim tantos como isso para esse SSD durar muito tempo.
 
Os 600TB de endurance são para escritas. Leituras não têm basicamente limite, nem influenciam a durabilidade de um SSD. E para escritas, no mundo empresarial, existem melhores opções que TLC e QLC...

Ah, para não falar que já foi feito um mega teste de SSD's, em que ficou provado que TLC consegue petabytes de escritas antes de falhar. Esses valores são apenas para fins de garantias.

EDIT:
https://techreport.com/review/27909/the-ssd-endurance-experiment-theyre-all-dead/
 
Não estou a ver muitas Workstations a irem investir num SSD, seja pelo elevado custo seja porque os HDDs normais continuam a serem mais rentáveis em termos de custo versus a duração dos mesmos, uma Workstation todos os dias realiza muitas operações de leitura e escritas dai que acho que os 600 TB de endurance não sejam assim tantos como isso para esse SSD durar muito tempo.

Mas de quê tipo de workstations estás a falar? Se há cenário em que um SSD se justifica é numa workstation, onde o custo adicional do SSD pode ser facilmente recuperado com o tempo poupado.


Está um Sabrent Rocket 1tb por 97€ na amazon espanhola, estou bastante tentado. Opiniões?

É mais um Phison E12 com NAND Toshiba 64L TLC, muito semelhante ao Corsair MP510 que tenho. Em termos de preço/performance são do melhorzito que há neste momento.
 
Última edição:
Pelo contrário, uma workstation sem SSD, nos dias de hoje, dificilmente se pode considerar como tal, IMHO. :002:

Workstation = maquina par trabalhar, tenha um Threadripper ou um i3 e como tal um mecânico = perca de produtividade.

O pessoal acha que workstation é apenas maquinas cheia de cores, toneladas de RAM (4-channel para cima) e montes de discos em raid 0 a renderizar e escrever 24/7...

Uso um PC simples para SW dev, i5 8500, 8 GB de ram, mas SSD M2 250 GB e é uma diferença ENORME para compilar e não só.
 
Eu uso um portátil para programar e aceder a clientes com VM's, abençoado SSD! E para qualquer máquina que esteja a responder a milhares de pedidos, um SSD é essencial. Claro que para rendering, onde se escrevem teras e teras... É um custo elevado para aguentar tanta porrada.
 
Mesmo o rendering não é propriamente uma workload para "workstations", mas para servidores. Claro que quem não tem servidores dedicados para o render tem de fazer tudo no workstation, mas não faz muito sentido sacrificar a eficiência de trabalho que um SSD oferece.

No limite, uma workstation necessita ter uma combinação de SSDs e discos mecânicos, cada um a servir para aquilo que faz melhor.
 
um NVMe de 100GB
Atenção que, em geral, menos capacidade implica:
- menos performance,
- maior desgaste, e
- custo/GB mais elevado.

O ideal é comprares um SSD "suficientemente grande" para as tuas necessidades a médio prazo. Se é NVMe ou SATA é secundário. Não vejo problema em ter SO e Jogos no mesmo disco.
 
Foi o que fiz. Aproveitei a "Cyber Monday" e comprei um SSD de 1TB. Quando tiver o mesmo Crio uma partição à parte apenas para SO com espaço Suficiente e outra partição para jogos com o espaço restante.
 
Qual a vantagem disso?
Não existe vantagem? Confesso que não sou nenhum expert no assunto mas vi na internet a sugerirem fazer isso.

Talvez para não haver mistura de ficheiros? no sentido em que sabes que tudo o que tiver naquela partição é "culpa" do SO e na outra é Lixo dos jogos "saves não apagados" "ficheiros deixados para tras que o Unnistall não levou consigo"...

Não recomendas fazer?
 
A organização mental faz-se igualmente com pastas, com a vantagem de não ser necessário fazer shrinks/expands se uma das divisões crescer mais depressa do que a outra. É simplesmente ter trabalho extra para benefício nulo.
 
Eu fiz isso, 1 partição de ~750 GB para jogos e outra ~250 GB pro windows...

O motivo não é nem organização, é como disse o WindWalker, não ter que reinstalar/sakar tudo denovo a cada format do windows... Só reinstalar o steam/origin/etc e apontar para lá que eles tratam sozinhos, alias o Steam nem sequer precisa reinstalar, só abrir e logar denovo.

Se a partição do Windows crescer demasiado, algo está mal e é hora de limpar e/ou formatar. A de jogos simplesmente desinstalo outros ou instalo-o no outro SSD. O meu C:\ nem tem sequer 100 GB e já tem 1 ano a instalação.
 
Back
Topo