SSDs - suporte e dúvidas

Boas malta, para não abrir outro tópico:

Tenho um SSD M.2 Samsung 970 Evo 250GB + um HDD Western Digital 2TB. OS instalado no SSD, jogos e tudo o resto no HDD. Acontece que meh, como devem calcular, isto não é o ideal. A minha board é uma MSI B450-A Pro, só tem 1 slot m.2.

Pensei em substituir o SSD por outro de 2TB mas os preços são malucos, por isso talvez deixar o SSD como está e comprar um outro SSD (non m.2) para substituir HDD. Até 200€ qual seria a configuração que recomendariam? Obrigado.
 
Acho um desperdício uma slot m.2 com apenas 250GB. Aqui a questão é saber qual o uso que dás ao computador, para saber se justifica trocares o nvme por um de maior capacidade, ou simplesmente adicionar um ssd sata de maior capacidade.

Se por norma não tens a real necessidade de um NVME, acrescentaria um ssd sata de 2tb. Mas resta saber se compensa tirar o hdd ou não, pois pode perfeitamente servir para backups e "lixo" (downloads etc).
 
Acho um desperdício uma slot m.2 com apenas 250GB. Aqui a questão é saber qual o uso que dás ao computador, para saber se justifica trocares o nvme por um de maior capacidade, ou simplesmente adicionar um ssd sata de maior capacidade.

Se por norma não tens a real necessidade de um NVME, acrescentaria um ssd sata de 2tb. Mas resta saber se compensa tirar o hdd ou não, pois pode perfeitamente servir para backups e "lixo" (downloads etc).

Neste momento ele basicamente só serve para ter o SO instalado, daí concordar ser um desperdício. O único uso que dou ao PC é para jogar. Para trabalho, uso uma outra maquina que não interessa ao caso. Daí talvez compensasse mais ter 1TB m.2 para ter tudo instalado. Para backups já tenho um NAS com capacidade suficiente. Portanto, dirias que comprar um m.2 1TB e vender os atuais seria uma boa hipótese? Que m.2 recomendarias dentro do budget dos 200€ e com 1TB?
 
Neste momento ele basicamente só serve para ter o SO instalado, daí concordar ser um desperdício. O único uso que dou ao PC é para jogar. Para trabalho, uso uma outra maquina que não interessa ao caso. Daí talvez compensasse mais ter 1TB m.2 para ter tudo instalado. Para backups já tenho um NAS com capacidade suficiente. Portanto, dirias que comprar um m.2 1TB e vender os atuais seria uma boa hipótese? Que m.2 recomendarias dentro do budget dos 200€ e com 1TB?
Honestamente, não vais notar diferença entre teres os jogos no nvme ou num ssd sata.

Pessoalmente tenho o SO num ssd de 250gb, e apesar de que vá comprar um disco m.2 de 1gb, vou manter SO no SATA. Isto porque acho mais prático ter o ssd num disco à parte.

Se o HDD vai sair de qualquer maneira, deixa o nvme que tens para SO e programas, e coloca um ssd SATA de 2GB para jogos e o resto.

tens o Samsung 860 QVO 2TB a 199€, que me parece muito boa compra para o que pretendes.
 
Honestamente, não vais notar diferença entre teres os jogos no nvme ou num ssd sata.

Pessoalmente tenho o SO num ssd de 250gb, e apesar de que vá comprar um disco m.2 de 1gb, vou manter SO no SATA. Isto porque acho mais prático ter o ssd num disco à parte.

Se o HDD vai sair de qualquer maneira, deixa o nvme que tens para SO e programas, e coloca um ssd SATA de 2GB para jogos e o resto.

tens o Samsung 860 QVO 2TB a 199€, que me parece muito boa compra para o que pretendes.

Obrigado pela sugestão, vou então considerar isso. Cumprimentos!
 
Epa sim, tem, como outros modelos, vantagens e desvantagens. Mas acho que pelo valor é um produto bem decente, por 200€, que é o que se apanha hoje em alguns sítios.

Ou há assim alguma coisa melhorzinha? (estou mesmo a perguntar) :)
 
apanhei um 870 QVO 1TB em promo a 87€ na amazon, pareceu-me bom negocio. Como ja tinha uma instalação do w10 com uns largos anos no 840 EVO, decidir fazer uma instalação de raiz do SO no novo SSD e ficar com o 840 EVO 256 para jogos.

começo a duvidar se tomei a decisão acertada, é que este 870 é uma bela treta nas escritas, 20 minutos para copiar 90GB de outro SSD, copia aos bursts e depois fica ali "parado" meia duzia de segundos e o uso do PC deixa de ser fluido...

bem sei que não vai a utilização tipica do dia a dia... mas epah... ate um HDD externo é mais rapido que isto a copiar sequencialmente...

agora não sei até que ponto com a utilização do dia a dia (depois de acabar de fazer o setup do PC e mover as coisas que quero dum lado para o outro) seja algo que vá notar... não estava a espera de retroceder face ao 840EVO que nem sequer era um SSD de topo quando saiu.
 
A menos que o teu dia a dia envolva transferências frequentas de quantidades de dados tais que esgotem a cache SLC da drive, não deves notar nada. Acaba por ser uam chatice assim mais pontual. ;)
Mas drives QLC, quando não estão assim a preço mais de combate como a que apanhaste, em geral são de evitar, sim.
 
confesso que me esta a fazer confusão de cada vez que estou a instalar qq coisa "grande" no SSD ficar com o sistema todo atrofiado. até no browser a abrir paginas fica tudo bloqueado...

A instalar do G: para C:

Untitled.png


No grafico por baixo dá para ver que fica vários periodos (segundos) sem escrever "nada" e a 100%


Oficialmente desiludido:
Screenshot-1.png
 
Última edição:
Back
Topo