SSDs - suporte e dúvidas

Epa, estive para comprar um sandisk por 160 e troca o passo, mas achei-o manhoso, principalmente depois daquele crucial mx500 ter estado a 167€.

Vou estar atento.

Digam-me uma coisa, em agarrando um ssd sata de 2tb, a contar com o nvme 1tb gen4 que tenho, não só tiro o hdd de 1tb como estou a ponderar tirar o samsung 850 de 250GB.
Acham mais vantajoso fazer uma partição de 300gb no sata 2.5, ou no nvme pcie4? Terei alguma vantagem em ter os programas a correr diretamente do nvme? Sei que a nível de velocidade não se nota praticamente nada, mas uma vez que o aorus vai ser utilizado apenas para trabalho, se calhar não seria descabido esse disco ficar dedicadoo para trabalho+ SO e software, ficando o ssd sata de 2tb para jogos, storage, lixo, e o hdd de 2tb para backup (até ao dia que saltar fora também).

tanto no nvme como no futuro ssd 2.5, tirar uma partição de 300GB não me faz diferença absolutamente nenhuma.
 
Noob Alert:

Há uns 2 anos o meu desktop começou a ficar lento, e por sugestão da loja de informática, troquei o HDD por um SSD, e na verdade ficou muito melhor.
Entretanto com o passar do tempo, como o SSD não é muito grande (250GB) fui ficando sem espaço, e passei todos os meus ficheiros (basicamente documentos, fotos, vídeos e músicas) para um HDD externo, ficando no SSD interno apenas com o sistema operativo e os programas.
Dúvida: se passar o conteúdo do HDD externo para um SSD também externo vou notar alguma diferença ao nível do desempenho/velocidade, ou vai ser igual ou parecido?
Obrigado.
 
Epa, acho que ai o problema foi a loja de informática ter sugerido um ssd de apenas 250. Penso que se for possível o ideal seria adicionares um ssd de 1tb (ou 500gb se achares que chega) ao pc, ficando com 2 ssd. O mais pequeno para sistema operativo, programas e afins, e o outro para o que precisares :)
 
Maltinha, o que acontece se um gajo colocar um nvme gen3 x4 num slot m.2 Gen4 x2? Em teoria a velocidade de ambos é a mesma. Qual é o cap? A velocidade limite ou o x2? :P

A pergunta prende-se porque o segundo slot m.2 é gen4.0 x2, e gostava de saber se consigo tirar partido de um nvme gen 3.0 uma vez que um gen 4.0 é desperdício de dinheiro ali para cortar a velocidade a metade.
 
Então o cap Vai ser o x2? Ou seja, fica limitado a um max de 2000 MB/s mas sempre metade do anunciado, ou seja, se fizer 3000, não fica capado a 2000 mas sim a um max de 1500
 
PCIe-Version-difference.jpg


Então mas espera lá, aqui não está x2 mas podemos assumir que é roughly metade de x4 e dobro de x1.

Ou seja, gen3 x2 são cerca de 1900MB/s e gen4 x2 é 3.94GB/s (gen4 x2 tem a velocidade de gen3 x4).

Ou seja, assumia que colocando um gen3 x4 num m.2 gen4 x2 ficasse a funcionar à velocidade de gen3 x2.
 
Mas o samsung 950 diz ter as seguintes velocidades :
  • Sequential read/write speeds of up to 2,500MB/s and 1,500MB/s.

    Ou seja, sendo que nunca bate nos 2500 mesmo, e se apanhar 2300/2400 não é mau, metade disto é ligeiramente acima de 1000, e tu basicamente apanhaste ali perto dos 1000 (por baixo claro).
Um nvme gen3x4 que faça 3500, assumo que faça pelo menos perto de 1500 em gen2, ou estou errado?


edit:

Ahh pronto. Obrigado man!

Resumindo, ou largo a nota num gen4 para usufruir de velocidade igual a gen3 x4, ou arranjo um bom gen3 e tenho cerca de 3x mais velocidade que ssd Sata. Independentemente de ficar capado, penso que se apanhar um gen3 de 2TB cujo preço compense face a um ssd 2.5, será o caminho a seguir.

Por muito estúpido que pareça, no segundo slot m.2 tenho só 2 lanes, mas o U.2 tem 4 lanes podendo comprar um cabo para adaptar a m.2 e fico neste caso com gen3 x 4. Claro que para isso acabava por gastar o mesmo que investir num nvme gen4 e meter no x2 para ter a mm velocidade...

Acho que este U.2 é a única coisa que me estraga aqui a pro WS x570 Ace.. Soubesse eu o que sei hoje :D
 
Pois, eu como fiquei parvo com o nvme gen4 que meti na máquina, estava aqui a pensar em livrar-me dos discos todos o que vai ajudar a livrar-me de mais cabos :D Só que ficar com o segundo nvme capado é uma valente treta. Ou seja, ou compro um gen3 e coloco no local do gen4, ficando os dois à mesma velocidade do gen 3, ou assumo que o gen3 vai ficar a x2 e pronto, para não perder o gen4x4. E isto será o que vai acontecer, porque a trabalhar é fantástico utilizar aquele disco.
 
Back
Topo