SSDs - suporte e dúvidas

Bem pessoal, relativamente ao crucial P2 já enviei email á loja a informar dos meus direitos e estou mesmo a ver que vou ter de enviar o ssd para apreciação.
Antes de mais grato ao @MinisterOfSound pela ajuda com a parte legal.

Como vou ficar sem o disco primário do sistema, vou ter de comprar outro e avanço já para 1tb e como conto ficar com ele bastante tempo e tendo board que o suporta, ia por um gen 4 o que dizem?

Que modelos com melhor relação qualidade preço recomendam tendo em conta essas características? Obrigado

Edit: Ok, após breve pesquisa já percebi que não compensa nada gen 4 nos ssd pelo preço.
Queria algo com boa relação qualidade preço, o que dizem destes modelos da kioxia? Estes modelos parecem exatamente iguais, alguém sabe a diferença entre eles?

KIOXIA Exceria Plus G2 1tb nvme
KIOXIA Exceria Plus 1tb nvme
 
O P2 tem os valores pertinho dos indicados.
Hoje testei o P5, também pelos valores da tabela.
Existe um software para testar o P2 e ver o que me calhou?
Já li numa review de comparação tlc/qlc que havia ali uma diferença nas etiquetas por exemplo, mas na minha não tenho essa "suposta" nova marca.
 
Boas,

Obrigado e boa sorte com o teu processo, lembra-te que é a Lei que define as tuas opões, não a loja ou fabricante.

Quanto aos SSD's:

Esse Kioxia Exceria Plus G2 tem memória QLC, evita.
O outro também parece ter, utiliza a "BICS FLASH" também... evita também? ;P

Porque não o Western Digital Blue SN550 1TB 3D NAND NVMe ?

Cumps.

A sério que tem QLC? Mas só a versão G2 ou o plus também?
Tenho lido algumas reviews e todas apontam para TLC e para um disco com qualidade, com boas velocidades mantidas...
Onde viste que era QLC?

Não estarás a fazer confusão com a versão "não plus"?
Este plus é concorrente do Samsung 980 e WD black N750.
 
Última edição:
Boas,

A sério que tem QLC? Mas só a versão G2 ou o plus também?
Tenho lido algumas reviews e todas apontam para TLC e para um disco com qualidade, com boas velocidades mantidas...
Onde viste que era QLC?

Não estarás a fazer confusão com a versão "não plus"?
Este plus é concorrente do Samsung 980 e WD black N750.


Vi na página do produto que utiliza a BICS Flash e fui ver o que era, o que é tens no link que coloquei: QLC

Isso das reviews há que ter cuidado com á quanto tempo foram feitas e se são credíveis ou exaustivas.
Estas alterações tem sido feitas recentemente e nem todos as detectaram.

Honestamente e pelo que tenho visto é quse certo ires apanhar com um QLC "Renomeado de TLC à minha maneira", a questão agora é o suporte que poderás esperar do fabricante.
Eu evitaria marcas sem suporte directo em PT, mesmo que com escritórios na Espanha, Alemanha, etc.
Apostaria em marcas que quando são apanhadas a armar barracada se apressão a resolver os problemas, tipo WD.
Claro que a performance também conta, mas entre performance similares preferiria uma WD.

Cumps.
 
Boas,




Vi na página do produto que utiliza a BICS Flash e fui ver o que era, o que é tens no link que coloquei: QLC

Isso das reviews há que ter cuidado com á quanto tempo foram feitas e se são credíveis ou exaustivas.
Estas alterações tem sido feitas recentemente e nem todos as detectaram.

Honestamente e pelo que tenho visto é quse certo ires apanhar com um QLC "Renomeado de TLC à minha maneira", a questão agora é o suporte que poderás esperar do fabricante.
Eu evitaria marcas sem suporte directo em PT, mesmo que com escritórios na Espanha, Alemanha, etc.
Apostaria em marcas que quando são apanhadas a armar barracada se apressão a resolver os problemas, tipo WD.
Claro que a performance também conta, mas entre performance similares preferiria uma WD.

Cumps.

Não duvido de ti mas aquela lista colocada em cima refere como usando TLC e todas as reviews referem usar memória Toshiba TLC com velocidades de 3200 leitura e 2900 escrita...
Será QLC mesmo?

Tirei isto de um artigo deste ano.
"Reliable TLC KIOXIA is Committed To
As a result, BiCS FLASH™ 3D flash memory using TLC provides a longer lifetime than 2D MLC alternatives. Thus, design engineers can specify it with confidence in their designs. For applications where the highest levels of reliability are required, some memory solutions still offer partitions using SLC, providing assurance when storing critical code sections, such as bootloaders."
 
Boas,

O KIOXIA Exceria Plus G2 1tb nvme usa memória BiCS FLASH™ TLC, que explicado aqui quer dizer que Bics Flash é QLC.

O KIOXIA Exceria Plus 1tb nvme é... exactamente igual ao G2, parece mais uma versão anterior ao G2.

Isto de passar de memórias TLC para QLC utilizando nomenclaturas Técnicas a dizer "TLC 3D, Bics, etc" é algo que os fabricantes tem feito ultimamente: Kioxia/Toshida, Samsung, Crucial/Micron tem feito isso.
Daí ter dito que o mais certo é vires a comprar um QLC disfarçado de "TLC ao modo do fabricante" e fiz as recomendações que fiz.

Se andares a ver uma meia dúzia de páginas atrás encontras esses relatos de trocas de componentes e manhosices, o @godevskii já vem a alertar desde Fevereiro.

Sim, já andamos a ser todos tramados à bastante com os pretextos mais falaciosos e depois quem é burlado somos nós.

Cumps.
 
BiCS Flash é apenas a tecnologia de flash 3D, em camadas, da Kioxia, antiga Toshiba. Só por si não indica se é TLC, QLC ou outra coisa qualquer.
O facto de a Kioxia produzir flash QLC não quer dizer que toda a BiCS é QLC. ;)
Actualmente toda a gama de SSDs para o mercado de consumo da Kioxia ainda usa apenas TLC.
 
BiCS Flash é apenas a tecnologia de flash 3D, em camadas, da Kioxia, antiga Toshiba. Só por si não indica se é TLC, QLC ou outra coisa qualquer.
O facto de a Kioxia produzir flash QLC não quer dizer que toda a BiCS é QLC. ;)
Actualmente toda a gama de SSDs para o mercado de consumo da Kioxia ainda usa apenas TLC.

Confirmo, recebi o kioxia exceria plus G2 1tb e vem com memória TLC como especificado. E as velocidades que consigo são praticamente as máximas anunciadas.

Para já, ótima aquisição ao contrário do crucial P2.
 
Back
Topo