SSDs - suporte e dúvidas

Boas, a minha nova board tem 1 slot gen4 e 1 slot gen3 para SSD's, logo presumo que o ideal seria arranjar 1 ssd gen4 e outro gen3 (porque vou comprar 2).

Agora a duvida, existe algum problema em ter marcas de SSD's diferentes? Para o gen4 estava a pensar num crucial p5 plus 1tb, para o gen3 estava a pensar num WD SN750 1tb. Ou sera que na slot gen3 devia ir para um crucial p5?

Estes serão os meus primeiros SSD's nvme e portanto nao tenho qualquer tipo de experiencia sobre desempenho, durabilidade, etc.
 
malta, uma dúvida estúpida :D Vale a pena particionar um disco SSD de 1tb? Isto é, ganho algo com isso?
Recordo-me de fazer isso na altura em que tinha HDD, porque diziam que era melhor ter o SO numa partição à parte dos restantes dados.
Tenho dois SSD no portátil (acabei de trocar o HDD pelo SSD), isto porque já não aguentava mais ter o disco C (ssd m2 sata half size de 128gb), completamente cheio, e tinha lá apenas o SO, e meia dúzia de programas essenciais.
Já agora, é melhor ter o SO no ssd de 128gb, ou no de 1tb?

Edit: tendo em conta que não obtive nenhuma resposta no espaço de uma semana, há algum sítio específico onde possa colocar esta questão? Talvez Hardware portáteis? Ou Windows? Ou é uma não questão? [emoji1787]
 
Última edição:
malta, uma dúvida estúpida :D Vale a pena particionar um disco SSD de 1tb? Isto é, ganho algo com isso?
Recordo-me de fazer isso na altura em que tinha HDD, porque diziam que era melhor ter o SO numa partição à parte dos restantes dados.
Tenho dois SSD no portátil (acabei de trocar o HDD pelo SSD), isto porque já não aguentava mais ter o disco C (ssd m2 sata half size de 128gb), completamente cheio, e tinha lá apenas o SO, e meia dúzia de programas essenciais.
Já agora, é melhor ter o SO no ssd de 128gb, ou no de 1tb?

Edit: tendo em conta que não obtive nenhuma resposta no espaço de uma semana, há algum sítio específico onde possa colocar esta questão? Talvez Hardware portáteis? Ou Windows? Ou é uma não questão? [emoji1787]
Recomendaria a usares mais o de 1tb, sem partições.
Sem saber modelos , normalmente desgasta menos e vais ter menos dores de cabeça. O de 128 deixava como backup de documentos.
 
@nelsondac obrigado. É isso que tenho feito. O SSD é um Samsung 870 QVO 1tb. Como é para usar no meu portátil que já tem 6 anos, não me interessava estar a gastar muito dinheiro (ficou por 77€).
 
Boas malta, podem-me recomenda um SSD de boa velocidade 1TB, pensei no 980 Pro quando o apanho na ordem dos 150€ mas não sei se a minha board suporta na totalidade o que ele oferece, tenho uma X570 aorus elite com estas sepcs NVMe PCIe 4.0/3.0 x4 M.2

Alguma boa alternativa preço qualidade para o 980 pro?
 
Boas malta, podem-me recomenda um SSD de boa velocidade 1TB, pensei no 980 Pro quando o apanho na ordem dos 150€ mas não sei se a minha board suporta na totalidade o que ele oferece, tenho uma X570 aorus elite com estas sepcs NVMe PCIe 4.0/3.0 x4 M.2

Alguma boa alternativa preço qualidade para o 980 pro?
Se for para gaming, tens opções bem mais em conta a nivel de preços. Se for para trabalho e realmente sintas a necessidade de algo rapido como o 980 Pro, pois "operas" com grandes ficheiro, ai fará sentido ir para um NVMe PCIe 4.0 por causa das velocidades.

Cumps, Wolf
 
Se for para gaming, tens opções bem mais em conta a nivel de preços. Se for para trabalho e realmente sintas a necessidade de algo rapido como o 980 Pro, pois "operas" com grandes ficheiro, ai fará sentido ir para um NVMe PCIe 4.0 por causa das velocidades.

Cumps, Wolf

Sim uso o pc para coisas do dia a dia (filmes e navegação) e gaming, trabalho nao, nem opero em grandes ficheiros
Podes sugerir algo?
 
Sim uso o pc para coisas do dia a dia (filmes e navegação) e gaming, trabalho nao, nem opero em grandes ficheiros
Podes sugerir algo?
Tens o SN550 ainda disponivel na Worten por 85€, uma vez que numa loja conhecida o mesmo já esgotou. Acima deste por volta dos 100€ tens o SN570.

Cumps, Wolf
 
Tens o SN550 ainda disponivel na Worten por 85€, uma vez que numa loja conhecida o mesmo já esgotou. Acima deste por volta dos 100€ tens o SN570.

Cumps, Wolf

Obrigado vou avançar para o SN570 esta dentro dos valores que quero gastar
o meu é um 500gb intel 660p certamente melhora alguma coisa, fora a capacidade
 
Obrigado vou avançar para o SN570 esta dentro dos valores que quero gastar
o meu é um 500gb intel 660p certamente melhora alguma coisa, fora a capacidade
O teu actual é isto: 1500 MB/s Read Speeds. 1000 MB/s Write Speeds.

O sn570 é: 3500 MB/s / 3000 MB/s

Notar diferenças em jogos será nenhuma, pelo Windows ainda podes notar, mas nda de especial.

Cumps, Wolf
 
A data de hoje SSD de 1TB o SN570 é a melhor escolha até 100€? vou encomendar hoje e so estou a encontrar a 94€ não sei se existem outras opções melhores...
 
Back
Topo