SSDs - suporte e dúvidas

Olá a todos!
Tenho andado com ideias de adicionar mais um SSD ao meu portátil (MSI GL62 6QF-628 i5 6300 HQ, com m uma NVidia GTX 960M).
Desde 2017 que tenho um Crucial MX300 M. 2 2280 de 275Gb a funcionar sem qualquer problema, mas já se torna pequeno e tenho de andar sempre a fazer gestão de espaço.

O que aconselham na ordem dos 100€ para 1Tb?
Os "trabalhos" mais pesados que faço são edição de fotos e corel.
Li os últimos 100 posts e confesso que fiquei um pouco perdido...
Tentei procurar pelas especificações do portátil em relação à compatibilidade com Nvme, mas não consegui encontrar.
Mesmo no site da marca a referência que lá está, apesar de ser MSI GL62 QF, é a versão com i7, que não é o processador que o meu tem, portanto não quero assumir que apenas mude o processador...

Obrigado!
 
Olá a todos!
Tenho andado com ideias de adicionar mais um SSD ao meu portátil (MSI GL62 6QF-628 i5 6300 HQ, com m uma NVidia GTX 960M).
Desde 2017 que tenho um Crucial MX300 M. 2 2280 de 275Gb a funcionar sem qualquer problema, mas já se torna pequeno e tenho de andar sempre a fazer gestão de espaço.

O que aconselham na ordem dos 100€ para 1Tb?
Os "trabalhos" mais pesados que faço são edição de fotos e corel.
Li os últimos 100 posts e confesso que fiquei um pouco perdido...
Tentei procurar pelas especificações do portátil em relação à compatibilidade com Nvme, mas não consegui encontrar.
Mesmo no site da marca a referência que lá está, apesar de ser MSI GL62 QF, é a versão com i7, que não é o processador que o meu tem, portanto não quero assumir que apenas mude o processador...

Obrigado!

Se encontrares abaixo dos 100€ recomendo o kioxia exceria plus G2 em M2.
Se for para usar sata,o mais barato que encontrares de marcas mais comuns.
 
Se encontrares abaixo dos 100€ recomendo o kioxia exceria plus G2 em M2.
Se for para usar sata,o mais barato que encontrares de marcas mais comuns.
Pois... Não sei bem o que fazer.

Vejo 4 opções:
- retiro o HDD de 1Tb que está no interior e coloco lá um SSD SATA (tenho de comprar uma caixa para colocar o HDD e continuo a usá-lo para armazenamento, externamente);
- troco o Crucial directamente por outro SSD;
- compro o SSD e uma caixa pra o usar externamente;
- compro o SSD e coloco-o numa caddy, no lugar do leitor de DVD (que nem está a funcionar).

Qual seria a melhor opção em termos de performance?

Vou pesquisar pelo Kioxia
 
Última edição:
Tentei procurar pelas especificações do portátil em relação à compatibilidade com Nvme, mas não consegui encontrar.
Podes utilizar um programa como o AIDA64 e o CPU-Z para saber o modelo da motherboard, e/ou ir à BIOS ver se é possível alterar o modo do M.2 para PCIe.
 
Podes utilizar um programa como o AIDA64 e o CPU-Z para saber o modelo da motherboard, e/ou ir à BIOS ver se é possível alterar o modo do M.2 para PCIe.
Motherboard
Manufacturer Micro-Star International Co. Ltd.
Model MS-16J5 (U3E1)
Version REV:0.A
Chipset Vendor Intel
Chipset Model Skylake-H
Chipset Revision 07
Southbridge Vendor Intel
Southbridge Model Skylake-H PCH
Southbridge Revision 31


BIOS
Brand American Megatrends Inc.
Version E16J5IMS.114
Date 29/04/2016

PCI Data
Slot PCI-E
Slot Type PCI-E
Slot Usage In Use
Data lanes x16
Slot Designation J6B2
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Slot Number 0

Slot PCI-E
Slot Type PCI-E
Slot Usage In Use
Data lanes x1
Slot Designation J6B1
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Slot Number 1

Slot PCI-E
Slot Type PCI-E
Slot Usage In Use
Data lanes x1
Slot Designation J6D1
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Slot Number 2

Slot PCI-E
Slot Type PCI-E
Slot Usage In Use
Data lanes x1
Slot Designation J7B1
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Slot Number 3


Slot PCI-E
Slot Type PCI-E
Slot Usage In Use
Data lanes x1
Slot Designation J8B4
Characteristics 3.3V, Shared, PME
Slot Number 4
 
Afinal não era preciso ir tão longe. Na review desse modelo refere-se ser opcional a instalação de um SSD PCIe. Se tiveres a caixa, deves poder confirmá-lo.
Bem eu me parecia que em tempos tinha encontrado essa review! É que nesse site só estava a conseguir encontrar a review do modelo praticamente igual, mas com o processador i7 :facepalm:

Então assim, que SSD aconselharias?
A optar por um NVME, teria que retirar o MX300 que lá tenho e colocá-lo depois numa caixa externa.
 
Então assim, que SSD aconselharias?
Em termos de €/GB, as melhores opções de 1TB até ~100€ neste momento serão o Kioxia Exceria G2 (~75€; 400 TBW) ou o WD SN550 (~81€; 600 TBW).
Em termos de velocidades, as melhores com DRAM serão o Team Group T-Force Cardea Z44L (~103€; 600 TBW) e o Gigabyte M30 (~105€; 350 TBW).

Tendo em conta os preços praticados para SSDs SATA, desconsideraria a primeira opção.
Como o MX300 é M.2, outra opção seria utilizar um adaptador M.2 para SATA interno (~5€-10€) para ter os dois SSDs simultaneamente, ficando o HDD como externo (3€-5€ por um adaptador SATA - USB 3.0).
 
A intenção era aumentar o espaço de armazenamento (tenho um Crucial X300 M. 2), porque uso para edição de fotos e o que tenho já é muito curto... tendo também isso em conta, aproveitava e passava para um Nvme.
Consigo por 79€. Acho que é um preço brutal
 
Sim, aproveita a promoção.
Ok, obrigado!
Então, já que vou mandar vir, aproveito para pedir outra ajuda.
Vou ficar com este novo SSD, com o MX300 e com o Western Digital 1TB Scorpio Blue 5400 RPM.
Sendo assim, e como já tinhas sugerido, vou precisar de um adaptador M.2 - SATA II para poder ligar o MX300 no lugar do HDD e de uma caixa externa SATA II - USB 3.0 para poder usar o HDD como armazenamento externo, certo?
Sugeres alguns em particular?



P. S. O portátil tem uma entrada USB 3.0/3.1 Type C.
Pergunta porventura parva: Há adaptadores SATA - USB C?
 
Sugeres alguns em particular?
Não, o ideal é veres as opiniões dos compradores. Por exemplo, esta caixa está em promoção e tem feedback bastante positivo, mas até um cabo destes (~5€) serve, ou SATA - USB-C, como referiste. Nota que estes adaptadores são para discos 2.5" visto não terem a alimentação extra requerida para os de 3.5".

Quanto ao adaptador M.2 - SATA III, vê algo deste tipo. Também podes encontrar algo mais barato no eBay e afins, mas tem em atenção que alguns têm um conector U.2 em vez de SATA.
 
Ok.
Por acaso já tinha o adaptador da Sabrent na caixa há algum tempo (o transparente. Qual a diferença para o da caixa preta? O cabo? Ambos permitem transferências até 5Gb...).
Sim, tem mesmo de ser para discos de 2.5" porque é o que está no interior do portátil neste momento.
Com ligação USB-C tinha visto este da UGREEN (https://www.amazon.es/dp/B0851B6TCC/ref=nosim?smid=AXZ3JQ1GVFPIF&tag=zwame00-21).
A diferença em termos de performance é significativa que justifique apostar em USB-C?

O segundo adaptador também já tinha visto. E penso que seja o que pretendo. Coloco o MX300 lá dentro, ligo-o no lugar do HDD e está o problema resolvido.
Penso que não preciso de mais nada...
 
Qual a diferença para o da caixa preta? O cabo?
Sim, o cabo e o design, onde se inclui o botão ON/OFF aparentemente não presente na transparente.
Sim, tem mesmo de ser para discos de 2.5" porque é o que está no interior do portátil neste momento.
A questão era mais sublinhar que, caso queiras algo também compatível com discos 3.5", terias de ver outras opções.
A diferença em termos de performance é significativa que justifique apostar em USB-C?
A performance não diferirá muito com o conector, apenas com a especificação (USB 2.0, 3.0, etc) e o tipo de unidade de armazenamento.
Tratando-se aqui de um HDD (taxas muito abaixo dos 6 Gbit/s máximos do SATA III), vê algo pelo menos com USB 3.0 (5 Gbit/s), o que também servirá para os melhores SSDs SATA (~4,5 Gbit/s).
Porém, vê valores concretos de testes feitos por compradores, já que a performance dependerá do controlador utilizado (ASM1153E no adaptador que indicaste). Assim, embora algo com USB-C sugira à partida ter um controlador melhor (por ser mais recente), pode nem sempre ser esse o caso. Em caso de modelos semelhantes, um critério de desempate pode ser a utilidade do cabo incluído em termos de compatibilidade com outros aparelhos que tenhas.
 
Sim, o cabo e o design, onde se inclui o botão ON/OFF aparentemente não presente na transparente.

A questão era mais sublinhar que, caso queiras algo também compatível com discos 3.5", terias de ver outras opções.

A performance não diferirá muito com o conector, apenas com a especificação (USB 2.0, 3.0, etc) e o tipo de unidade de armazenamento.
Tratando-se aqui de um HDD (taxas muito abaixo dos 6 Gbit/s máximos do SATA III), vê algo pelo menos com USB 3.0 (5 Gbit/s), o que também servirá para os melhores SSDs SATA (~4,5 Gbit/s).
Porém, vê valores concretos de testes feitos por compradores, já que a performance dependerá do controlador utilizado (ASM1153E no adaptador que indicaste). Assim, embora algo com USB-C sugira à partida ter um controlador melhor (por ser mais recente), pode nem sempre ser esse o caso. Em caso de modelos semelhantes, um critério de desempate pode ser a utilidade do cabo incluído em termos de compatibilidade com outros aparelhos que tenhas.
Muito obrigado!
Já fico mais ciente do que tenho de ter em atenção.
Entretanto o valor já subiu e já não consegui agarrar um... Não quis estar a comprar por impulso, esperei até de manhã e escapou. Foi uma promo rápida.
Vou estar atento e se voltar a surgir carrego no botão :D
 
Back
Topo