SSDs - suporte e dúvidas

Boas
Comprei um SSD novo Samsung 870 8TB QVO SATA, mas a motherboard não reconhece o SSD

Já experimentei ligar em diferentes portas SATA mas não aparece nada

A minha motherboard é uma "ASUS Z270 MAXIMUS IX HERO" que comprei a cerca de 7 anos

Será problema da motherboard? ou o SSD poderá ter defeito fabrico? a minha motherboard será que não é compatível com 8TB? Só dá por exemplo até 2TB ou 4TB?

de momento tenho um SSD Samsung 870 1TB EVO e sempre funcionou bem

Procura no site da Asus se nao tens por la uma nova versao da BIOS. Possivelmente poderas precisar disso... Tambem podes ver as especificacoes da motherboard se esta aceita discos de 8TB..

Boas
Comprei um SSD novo Samsung 870 8TB QVO SATA, mas a motherboard não reconhece o SSD

Já experimentei ligar em diferentes portas SATA mas não aparece nada

A minha motherboard é uma "ASUS Z270 MAXIMUS IX HERO" que comprei a cerca de 7 anos

Será problema da motherboard? ou o SSD poderá ter defeito fabrico? a minha motherboard será que não é compatível com 8TB? Só dá por exemplo até 2TB ou 4TB?

de momento tenho um SSD Samsung 870 1TB EVO e sempre funcionou bem
Boas,
Suponho então que não aparece no disk management para criares a partição ou partições? E não aparece na Bios?

Se não aparece em nenhum dos casos, antes de actualizar a BIOS, vê se os cabos estão bem ligados, ou se estão em bom estado, e se tiveres mais portas SATA livres na motherboard, troca os cabos para outra porta.

Boas,
Suponho então que não aparece no disk management para criares a partição ou partições? E não aparece na Bios?

Se não aparece em nenhum dos casos, antes de actualizar a BIOS, vê se os cabos estão bem ligados, ou se estão em bom estado, e se tiveres mais portas SATA livres na motherboard, troca os cabos para outra porta.

A bios da bord está atualizada, Já experimentei ligar em portas SATA diferentes, ficha energia diferente
A bord simplesmente não deteta o SSD, não dá para criar partições, não dá para fazer nada
No site da asus não fala nada sobre limites de TB dos SSD

Não sei se é problema do SSD ou se é a board que não é compatível com 8TB

Tinha 2 SSD's externos (Kingston SXS2000 2TB cada) parados há 1 ano.
Fui usar para aceder a 1 backup e reparo que assim que entro dentro de algum folder ou crasha ou freeza. Não consigo nem ler nem escrever.

Não consigo fazer unmount também (sempre a freezar). Vou a testar o 2º SSD e pior ainda, monta mas nem consigo ver o que tem porque imediatamente crasha ou freeza. Claramente as 2 unidades estão a morrer. Por vezes forço e lá consigo fazer 1 preview de 1 ficheiro (só coisas pequenas tipo 1 screenshot, videos nunca abre) e volta a crashar quando tento abrir mais que 1-2 ficheiros.

Há alguma coisa que possa fazer para recuperar a info?

Boa tarde

Pegando no exemplo @Alone I Break gostaria de perguntar se será boa ideia ter um SSD ligado para que não pife Troquei de PC e veio um nmve e o disco SSD Samsung 850 EVO, de boot está parado caso o meu PC se passe (material em segunda mão) ligo o caixote antigo até resolver o tema

Provavelmente energia é relevante para manter o mesmo a funcionar e refresh se tal existe em SSD

Tinha 2 SSD's externos (Kingston SXS2000 2TB cada) parados há 1 ano.
Fui usar para aceder a 1 backup e reparo que assim que entro dentro de algum folder ou crasha ou freeza. Não consigo nem ler nem escrever.

Não consigo fazer unmount também (sempre a freezar). Vou a testar o 2º SSD e pior ainda, monta mas nem consigo ver o que tem porque imediatamente crasha ou freeza. Claramente as 2 unidades estão a morrer. Por vezes forço e lá consigo fazer 1 preview de 1 ficheiro (só coisas pequenas tipo 1 screenshot, videos nunca abre) e volta a crashar quando tento abrir mais que 1-2 ficheiros.

Há alguma coisa que possa fazer para recuperar a info?
Nao se deve usar ssd para cold storage. Passado uns meses arriscaste a ficar sem dados.

Olá.
Tenho um pc portátil toshiba L500-256 dual core, quero por 8 gigas de ram,quero instalar o Windows 10 e um disco SSD.Pois dizem que com estes discos o pc fica mais rápido. Que disco me aconselham ? E será que corre bem o Windows 10 com estas specs? Obrigado

Nao se deve usar ssd para cold storage. Passado uns meses arriscaste a ficar sem dados.
Verdade, sei disso mas nunca achei que fosse ser em tão pouco tempo até porque uso Samsung T5 e T7 há anos e nunca tive problemas.
Estes Kingston foram os únicos SSD que até hoje me deixaram mal..

Entretanto comprei 4 HDD's de NAS (WD RED) para armazenamento e deixar de usar SSDs..

Bom dia

Mas o tema dos SSD é não terem power ou não serem usados? Fiz update há pouco tempo do SO mas queria manter o disco antigo à parte para recuperar se necessário a máquina antiga caso algo rebente com o novo

Back