SSDs - suporte e dúvidas

Sim pode acontecer a qualquer dispositívo com memória flash.
Há uma probabilidade de acontecer e essa probabilidade aumenta com o tempo que o dispositivo fica sem energia.
Também depende de outros fatores como o método de fabrico.

Arrisco-me a dizer que a tecnologia para algo que usualmente não está ligado é distinta para o que está ligado e isso pode ditar a resiliência do flash à falta da mesma

By ChatGPT:

1. Período de Retenção de Dados

HDD:​

• Retenção Típica: Os dados podem durar entre 5 a 10 anos ou mais se o disco for armazenado em condições ótimas.
  • Degradação: Suscetível ao desgaste mecânico e à degradação do material magnético ao longo do tempo.
  • Longevidade Offline: Adequado para armazenamento offline, mas é recomendável refrescar os dados (reescrever) periodicamente, a cada poucos anos.

SSD:​

• Retenção Típica: Depende do tipo de memória NAND usada:
    • SLC (Single-Level Cell): Até 10 anos.
    • MLC/TLC/QLC (Multi-Level Cells): 1–3 anos em unidades de consumo sem energia.
  • Degradação: A retenção de dados reduz-se se o SSD estiver desligado por períodos prolongados, pois a memória flash depende de cargas elétricas que se dissipam com o tempo.

Boa noite a todos.
Ontem enquanto estava a jogar a luz foi a baixo, e hoje quando ligo o PC o SSD principal com o SO não é detetado.

Tinha outro SSD instalado e mais 2 hhd e todos são detetados. Tive a trocar a posição entre os SSD para saber se podia ser problema da entrada, mas não tive sorte.

A minha questão é, vale a pena comprar uma daquelas caixas externas para ver se o disco é detetado ou mais vale da-lo como perdido e arranjar um novo?

Obrigado desde já.

Bom dia,

Algo aconteceu com o meu PC (desktop) e ele simplesmente não liga, irei enviar para RMA mas queria primeiro aceder ao disco para guardar e apagar algumas coisas (informação pessoal etc.). É um SSD M.2 NVMe, como conseguiria aceder aos ficheiros?

Obrigado

Boas
Tenho uma duvida:

Os modelos de SSDs da WD "Red" SA500 NAS SATA, funcionam bem se forem usados para storage normal em computadores normais?

Ou este modelo só funciona bem em servidores NAS?

Back