SSDs - suporte e dúvidas

tinha ainda respondido ao puscifer, relativamente ao Reboot completo VS Hibernation, q ñ se trata de uma questao de esforço ate pq num Reboot completo as operaçoes sao maioritariamente de Read e o q diminui a longevidade dos SSD blocks sao as operaçoes de Erase/Rewrite..

Sim, reboot vs hibernation fazem quase o mesmo número de saves, ou seja, na activação. Agora ao carregar, claro que é quase tudo read. Mas fazem writes na mesma.. não é é muito significativo, comparado com outras utilizações. O que eu tentei referir, era que não percebia porque tanta gente com hardware que suporta standby state S3, simplesmente não o usa.. e isso sim, já poupa nos writes, além de demorar menos tempo. Basta fazer o teste e ver quanto demora. Não é por 3-4watts que ficamos mais pobres, mas os 30 vs 5 segundos de recuperação (no meu caso, com hdd) já fazem bem diferença.
 
Última edição:
Como referi, até o próprio TRIM provoca mais degradação que muitos mitos espalhados, o TRIM está constantemente a reagrupar blocos, em termos de degradação, achas que pode haver pior? A questão da degradação tem passado cada vez mais para segundo plano com o passar do tempo, simplesmente porque as unidades têm-se mostrado fiáveis.


cump.

q eu saiba o TRIM apenas é invocado quando o sistema operativo detecta ficheiros a serem apagados (ou, no caso de SSD's com Native TRIM, quando o seu controlador detecta informaçao a ser apagada)..
ñ esta ca nada a reagrupar blocos constantemente.. isso soa mais a descriçao de uma defragmentaçao..
 
Sim, reboot vs hibernation fazem quase o mesmo número de saves, ou seja, na activação. Agora ao carregar, claro que é quase tudo read. Mas fazem writes na mesma.. não é é muito significativo, comparado com outras utilizações. O que eu tentei referir, era que não percebia porque tanta gente com hardware que suporta standby state S3, simplesmente não o usa.. e isso sim, já poupa nos writes, além de demorar menos tempo. Basta fazer o teste e ver quanto demora. Não é por 3-4watts que ficamos mais pobres, mas os 30 vs 5 segundos de recuperação (no meu caso, com hdd) já fazem bem diferença.

Eu quando referi a importância da hibernação estava a pensar (de forma egoísta :P) no meu caso, um portátil. De um dia para o outro, se o portátil não estiver ligado a corrente, esses 3 a 4W fazem diferença na autonomia que depois estará disponivel, mas claro, em qualquer outro caso tens razão.


fflipmode, como eu disse, o TRIM está constantemente a varrer o disco para reagrupar blocos, o que a desfragmentação faz é torna-los contíguos.
Estão aqui dois links, 1º sem TRIM e segundo com TRIM.
link 1, link 2
Como podes ver há uma série de escritas extras que aumentam a degradação. Claro que isso traz o beneficio de um melhor desempenho (não se faz omeletes sem ovos).
Numa coisa tens razão, o TRIM é invocado quando são apagados ficheiros, mas atenção que isto só ocorre depois de a actividade do disco ter terminado. Se tu mandares ao mesmo tempo ou de seguida apagar 1000 ficheiros, ler outros 1000 e escrever outros 1000, o disco vai fazer as 3000 operações primeiro e só depois vai correr o TRIM. Caso contrário o utilizador ficaria a perder IOps.
 
sim, ja tinha lido esses artigos antes do Verao passado, altura em q comprei o Vertex v1..
mas acho q tas a confundir TRIM com Idle Garbage Collection..
o TRIM apenas é invocado aquando da eliminaçao de ficheiros.. o IGC é q faz esses varrimentos a q te referes, quando o sistema se encontra Idle..
 
Pois, mas neste momento se fosse para um desses era mesmo para aproveitar a necessidade que tenho de formatar o PC. Consigo o C300 a 156€ e o Vertex 2 a 172€.


Não é preciso ser adivinho para prever que a nível de R/W sequencial o novo Intel pode não ser muito superior, mas nos restantes [e mais importantes] capítulos de performance deve ser bem superior...
E devem ser +/- 200€ por 80 gb..

Essa desculpa da necessidade de formatar pc é mesmo lame e... lei do menor esforço.. :P


IMHO ssd actualmente é esperar pelos novos Intel a ver o que sai... A confirmar-se o que se espera deles é provável que venha um para aqui... :D
 
Não sei que dados tens pra sustentar essa tua previsão da G3. Serão certamente bons, não fossem os 1ºs a 25nm, o que promete melhoras no custo por GB. Agora, os tempos de acesso do G2 são os melhores mas não quer dizer obrigatoriamente que os do G3 vão melhorar a ponto de deixar o G2 a comer pó. A preocupação da intel é acompanhar o sequencial (e não só) da concorrência directa.. e essencialmente, melhorar os writes, que ainda são o seu maior handicap. Podem optimizar algo nos tempos, mas eu não contava com 'milagres'. If it ain't broke, don't fix it.

A espera também será longa.. Se se fala para o natal, o provável é só teres um em 2011. Mas até sairem samples, não adianta muito fazer previsões.

A questão é que quem não tem ou não quer dar 240€ por um G2 (ou até pode querer melhores writes) já tem opções de 60GB. Tanto o Vertex 2 como o F60 são actualmente as melhores hipóteses para um disco de entrada que não compromete a performance.
E se o RSC quer aproveitar o format pra comprar disco novo, acho que faz bem. Nem toda a gente é obrigada a formatar 'por dá cá aquela palha', nem todos os sistemas são igualmente rápidos de repor, mesmo com as facilidades de backup que temos hoje.
 
Última edição:
Esperar pelos Intel G3 80gb [finais de setembro/outubro...]?!?

Umas (poucas) páginas atrás indiquei link para o último roadmap da Intel: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=128639&p=6417707&viewfull=1#post6417707

Não os devemos ter disponíveis por cá antes do final de 2010, início de 2011. Como já disseram, acredito que venham trazer um menor custo por GB e melhorias na velocidade de escrita sequencial, com incrementos menos significativos nos restantes parâmetros. Na utilização quotidiana, IMO não se irá sentir muita diferença para os actuais porque os G2 já são muito rápidos. Em benchmarks sim, irão apresentar ganhos significativos, até pela utilização da última norma ONFI 2.2, então se trouxerem interface Sata III.... uiiii.

Conto comprar um G3 para o MBP e mandar o meu G2 para o desktop ;)
 
Acho que fiz boa compra. À hora de almoço pus o acronis a clonar o disco.. cheguei a casa e fez logo o boot, nem contava que fosse hassle free, pra mais com o meu chipset 'antigo' e com os reports de problemas em algumas boards.

Vazio faz isto:


Mas com o OS e uns jogos em cima já perde um bom bocado nos writes, mas também ainda não optimizei nada.
 
Acho que fiz boa compra. À hora de almoço pus o acronis a clonar o disco.. cheguei a casa e fez logo o boot, nem contava que fosse hassle free, pra mais com o meu chipset 'antigo' e com os reports de problemas em algumas boards.

Vazio faz isto:
Mas com o OS e uns jogos em cima já perde um bom bocado nos writes, mas também ainda não optimizei nada.

Grande performance, estas a usar isso no desktop ou em algum portátil?
 
Acho que fiz boa compra. À hora de almoço pus o acronis a clonar o disco.. cheguei a casa e fez logo o boot, nem contava que fosse hassle free, pra mais com o meu chipset 'antigo' e com os reports de problemas em algumas boards.

O que é que tiveste de fazer na bios? Boot from RAID device?
 
O que é que tiveste de fazer na bios? Boot from RAID device?

Yep, mas nem era preciso. Bastava tirar o hdd que ele detectava o revo clonado com o true image. Mas em arranque os writes andam nos 100mb, deve ser por ter copiado o clustersize do windows do hdd. E na silicon veio com 64k em vez de 128, tenho que mudar, como aconselham na review do tweaktown.
 
No fórum da OCZ já há moderadores que falam que 'em breve' vão usar os 4 canais da sil3124 rev.2 com 4 discos de 30GB (e manter o preço). Talvez compense esperar pelo natal (e ver o que se passa com os G3 também não fará mal à decisão). Mas parece-me que é bem possível que haja pelo menos um aumento perto dos 60% em random e 1/3 no sequential. Vou esperar ansiosamente.. talvez seja isso que me fará trocar de sistema (esgotei as pcie).

Depois de mudar o stripe para 128k e começar a usar a imagem do os que tinha no hdd, acabei por ter que alinhar a partição (paragon alignment tool v2), porque o 'desalinho' estava a prejudicar muito a performance. Com o uso intensivo e a quantidade de benchs que fiz, acabou por não recuperar totalmente.. E o pior é que ainda não há app pra fazer um secure erase nisto e como quero testar a falta de trim, tenho movimentado e descomprimido blurays, com ele quase cheio.. e mesmo assim continua a bater tudo que existe (de 120GB).

 
Última edição:
No fórum da OCZ já há moderadores que falam que 'em breve' vão usar os 4 canais da sil3124 rev.2 com 4 discos de 30GB (e manter o preço). Talvez compense esperar pelo natal (e ver o que se passa com os G3 também não fará mal à decisão). Mas parece-me que é bem possível que haja pelo menos um aumento perto dos 60% em random e 1/3 no sequential. Vou esperar ansiosamente.. talvez seja isso que me fará trocar de sistema (esgotei as pcie).

Depois de mudar o stripe para 128k e começar a usar a imagem do os que tinha no hdd, acabei por ter que alinhar a partição (paragon alignment tool v2), porque o 'desalinho' estava a prejudicar muito a performance. Com o uso intensivo e a quantidade de benchs que fiz, acabou por não recuperar totalmente.. E o pior é que ainda não há app pra fazer um secure erase nisto e como quero testar a falta de trim, tenho movimentado e descomprimido blurays, com ele quase cheio.. e mesmo assim continua a bater tudo que existe (de 120GB).


Mas isso já está a ficar degradado :|
 
1. O AS SSD não pode ser linearmente comparado com o CDM.
2. Como expliquei, este teste foi feito depois de cheio (95gb) com rared mkv que foram posteriormente descomprimidos no mesmo, para efeitos de testes.

Experimenta fazer o mesmo com indilinx e vias que a degradação era bem pior.
 
61951_109848862407473_100001470795661_73833_8185970_n.jpg


O meu raid0 que acham???:007:
 
Back
Topo