Stallman @FSF: «Ubuntu Spyware: What to Do? »

Dark Kaeser

Colaborador
Staff
One of the major advantages of free software is that the community protects users from malicious software. Now Ubuntu GNU/Linux has become a counterexample. What should we do?


Proprietary software is associated with malicious treatment of the user: surveillance code, digital handcuffs (DRM or Digital Restrictions Management) to restrict users, and back doors that can do nasty things under remote control. Programs that do any of these things are malware and should be treated as such. Widely used examples include Windows, the iThings, and the Amazon "Kindle" product for virtual book burning, which do all three; Macintosh and the Playstation III which impose DRM; most portable phones, which do spying and have back doors; Adobe Flash Player, which does spying and enforces DRM; and plenty of apps for iThings and Android, which are guilty of one or more of these nasty practices.


Ubuntu, a widely used and influential GNU/Linux distribution, has installed surveillance code. When the user searches her own local files for a string using the Ubuntu desktop, Ubuntu sends that string to one of Canonical's servers. (Canonical is the company that develops Ubuntu.)

Ubuntu uses the information about searches to show the user ads to buy various things from Amazon. Amazon commits many wrongs (see http://stallman.org/amazon.html); by promoting Amazon, Canonical contributes to them. However, the ads are not the core of the problem. The main issue is the spying. Canonical says it does not tell Amazon who searched for what. However, it is just as bad for Canonical to collect your personal information as it would have been for Amazon to collect it.


If you ever recommend or redistribute GNU/Linux, please remove Ubuntu from the distros you recommend or redistribute. If its practice of installing and recommending nonfree software didn't convince you to stop, let this convince you. In your install fests, in your Software Freedom Day events, in your FLISOL events, don't install or recommend Ubuntu. Instead, tell people that Ubuntu is shunned for spying.
While you're at it, you can also tell them that Ubuntu contains nonfree programs and suggests other nonfree programs. (See http://www.gnu.org/distros/common-distros.html.) That will counteract the other form of negative influence that Ubuntu exerts in the free software community: legitimizing nonfree software.

http://www.fsf.org/blogs/rms/ubuntu-spyware-what-to-do
 
Ainda existem pessoas que ouvem o que esse senhor tem para dizer? A Ubuntu diz que não publica os dados de identificação, e acaba por melhorar a experiencia de utilização, mas não, se lida com a Amazon só pode ser o demónio.
 
Última edição:
Nem é tanto essa a questão, é o facto de o fazer sem consentimento do utilizador. Eu pelo menos gosto de saber o que é se passa no meu computador.
 
eu acho o sr. Stallmam um pouco extremo. Hoje li uma coisa engraçada numa notícia no pplware:
"Stallman não usa telemóvel, não usa software não livre , não se regista em sites e muito menos tem uma conta no Facebook."
Será que ele não sabe o que é android?:D
 
eu acho o sr. Stallmam um pouco extremo. Hoje li uma coisa engraçada numa notícia no pplware:
"Stallman não usa telemóvel, não usa software não livre , não se regista em sites e muito menos tem uma conta no Facebook."
Será que ele não sabe o que é android?:D
Não, ele nao usa android porque nao é free (livre), tem montes de código proprietário da google.
E também não usa nenhum browser "conhecido".
"I do NOT use browsers, I use the SSH protocol. If the network requires a proxy for SSH, I probably can't use it at all."

Ele de manha saca os emails para o pc dele, escreve as respostas e à tarde envia-as de resposta, via emacs :P
"It is very important for me to be able to transfer email between my laptop and the net, so I can do my ordinary work. While traveling, I often need to do the work and the transfer late at night, or in the morning before a departure."[...]"However, I normally connect to the net only for around ten minutes at a time, twice a day,"
more info here
http://stallman.org/stallman-computing.html
 
Última edição:
Nem é tanto essa a questão, é o facto de o fazer sem consentimento do utilizador. Eu pelo menos gosto de saber o que é se passa no meu computador.
Para a ideologia dele é irrelevante se pede autorização ou não. O problema nem é tanto ele achar que os ideais dele estão certos ou errados, mas sim que a filosofia dele é a unica por trás do GNU/Linux.
 
Pelo que li, para ele se pedir autorização de todas as vezes para a Canonical recolher os teus dados , não tem problema (não podes é usar estar a usar a Amazon, ou outro serviço qualquer que não seja 100% transparente).
Even if it were disabled by default, the feature would still be dangerous: "opt in, once and for all" for a risky practice, where the risk varies depending on details, invites carelessness. To protect users' privacy, systems should make prudence easy: when a local search program has a network search feature, it should be up to the user to choose network search explicitly each time. This is easy: all it takes is to have separate buttons for network searches and local searches, as earlier versions of Ubuntu did. A network search feature should also inform the user clearly and concretely about who will get what personal information of hers, if and when she uses the feature.

A filosofia dele é a única por detrás do GNU, porque se for diferente já nao se pode chamar GNU. :P
 
E depois há pessoas que ainda se sentem insultadas quando eu utilizo expressões como 'infectar o computador com Ubuntu'! Hehehhe...
x2
Useless piece of software. Facil e bom, é Mint, Fedora ou OpenSuse.

Ainda existem pessoas que ouvem o que esse senhor tem para dizer? A Ubuntu diz que não publica os dados de identificação, e acaba por melhorar a experiencia de utilização, mas não, se lida com a Amazon só pode ser o demónio.
Mas se não fosse esse senhor nem estavas a escrever neste sub-forum. Só o facto de aqui estares já implica que ele fez algo por ti.
A Ubuntu? Eu já tinha ouvido falar em canonical, mas tá bem!
A questão não é só essa, (p.ex)a amazon só tem o meu mail do kindle, nunca tenho a maldita conta ligada(ligo semanalmente no maximo), queres-me explicar como é que as newsletters que recebo no mail coincidem com coisas similares ás que procurei sem conta ligada?
De que forma é que melhoram, explicas-me?

Ele é extremista, eu não seria capaz de fazer o mesmo, no entanto isso não quer dizer que ele esteja errado. Também há pessoas que se recusam a viver integradas na economia, porque simplesmente não concordam com a chafurdice que a nossa economia é. Ele é algo similar numa área diferente.

Cumprimentos
 
Mas se não fosse esse senhor nem estavas a escrever neste sub-forum. Só o facto de aqui estares já implica que ele fez algo por ti.
Se não fosse um montão de gente que contribuiu para o GNU e Linux não estariamos neste forum. Ele é homem, que teve o seu contributo, mas a meu ver a sua filosofia e mais especificamente o seu fundamentalismo, nunca foi adoptado (felizmente) pela maioria dos contribuintes.
 
Opiniões.

A avaliar pela sua forma de estar e de como opina eu então digo que felizmente não tenho de usar a realidade Linux que o Sr. Stallman provavelmente gostaria de ter e ainda bem o que Linux é hoje dependeu do contributo de muito mais pessoas.

Nem 8 nem 80.
 
Ele é radical nas suas posições, mas por outro lado, não muda de opinião consoante a moda.

Pessoalmente não acho que seja spyware, mas por outro lado não acho que o default deve ser o de a opção estar ligada. Acho que devia ser uma opção ou mesmo um pacote, que estaria disponível e só usaria quem quisesse.

Mais, pergunto se é mesmo útil ter aquela funcionalidade. Quantas vezes procuram coisas no dash que querem procurar numa loja? Sempre que escrevem "Terminal" querem levar com links para filmes e música?
E porque não outras lojas e outras sources que não lojas? É que a Amazon nem está disponível em todos os sítios.

A realidade é que esta opção não foi colocada por ajudar os utilizadores. A verdade é que a Canonical, com o programa de afiliados, quer fazer algum dinheiro. Eu não os culpo por isso, só acho que não o deveriam forçar a todos os utilizadores por default.
 
Podem falar o que quiserem , mas se o Richard Stallman e companhia não fossem tão rigidos na sua filosofia (Free Software Foundation / GNU Project)provavelmente estariamos hoje a ver as grandes corporações a fazerem e decidirem o que queriam , assim a liberdade da comunidade e do user final estão protegidos. Em relação ao Ubuntu (Canonical) acho que devia ser dada a opção de activar ou não no instalador.
 
Última edição:
Back
Topo