Jesse Pinkman
Membro
Compreendo alguns dos teus pontos de vista, e desde já kudos por uma resposta estruturada e baseada em factos e, onde necessário, os teus pontos de vista devidamente identificados como tal.
No entanto coloco uma questão: pay to win ... what?
É que no Star Citizen, nobody wins. Ou seja, não há um objectivo especifico onde sendo atingido, está feito. Haverá sempre algo mais para explorar, descobrir ou construir.
Sim, quem compra uma nave de minar/explorar/combate, terá sempre uma vantagem sobre quem arranca com uma simples Aurora ou Mustang, mas a vantagem é nesse campo especifico. Quem começa com a Aurora, faz de tudo um pouco, e pode seguir o caminho que quiser.
Mas se eles conseguirem implementar um universo na escala 1/10 (players/bots) como pretendem, essa "vantagem" fica muito diluida.
Sim, talvez a expressão Pay-to-win não seja a mais indicada, mas pay to progress já se adequará mais.
Comparando com jogos como Elite Dangerous, por exemplo, que apesar de todas as suas diferenças (e muitas) de formato, ambição e tamanho do projecto, em termos de modelo de negócio, para além das expansões/seasons, limita as transacções a modificações cosméticas que em nada alteram o gameplay propriamente dito. Claro que isso seria pedir demais para um jogo como o Star Citizen, e já se sabia desde o início que não seria assim, mas se numa fase ainda de desenvolvimento como a actual já disponibilizam/planeiam tantas formas diferentes de alterar o progresso no jogo através de dinheiro, tenho receio de como estará o jogo neste aspecto quando estiver totalmente/praticamente jogável.
Mas claro, posso apenas estar a ser demasiado exagerado ou paranóico