Ok, cá estou eu outra vez a falar sobre MMRPGs. Já lá vão mais de dois meses desde que o Star Wars Galaxies foi lançado, por isso aqui vão alguns pontos que considero relevantes:
- Ao criar um novo character essa decisão não é vinculativa para o resto do jogo. Ou seja, mais tarde podemos retirar os pontos investidos numa certa área e colocá-los noutra diferente.
Podemos até iniciar um character híbrido que abarca todas as classes iniciais (altamente recomendável para quem joga pela primeira vez).Este sistema é excelente porque qualquer má opção que se tome sobre o caminho a seguir pode sempre ser anulada.
- Os gráficos são bons
- É possivel alterar os atributos do nosso character de maneira a que este se adapte às profissões e ou classes que tem. Dito de outra maneira, é pouco provável que existam dois characters semelhantes em todos os servidores.
- O sistema de venda de produtos no Bazaar já funciona e revela-se bastante bom e prático, o nosso character até recebe um email quando alguém compra um item que colocámos à venda. (ainda existem um bugzitos menores)
- Quem opta por profissões mais pacíficas, como arquitecto ou artesão tem um papel realmente preponderante no equilíbrio do jogo, ao contrário de outros MMRPGs onde essas profissões têm um impacto bastante reduzido. No SWG grande parte dos items são fabricados pelos jogadores, principalmente os items com características altas , existem loots provenientes das mobs mas são pouco significativos.
- O sistema de fabrico de items está muito bem imaginado, de tal maneira que uma pistola ou espada ou qualquer outro item pode ser fabricado com qualidades diferentes dependendo das caracteristicas do jogador que o fabricou , do cuidado que teve ao escolher os materiais e ainda das experimentações que fez antes de criar o protótipo do item.
- O sistema de luta ainda está a ser calibrado mas está no bom caminho, tanto em PvE como em PvP o sistema no SWG conseguiu evitar o tedioso atack-wait-loot. Aqui é preciso ter alguma estratégia e ter em linha de conta diversas variáveis antes de iniciar um combate.
- O sistema de orientação por waypoints é uma autêntica benção para quem se perde facilmente. Dentro de uma cidade podemos criar um waypoint para todos os principais locais de interesse, depois é só seguir a luz ou mesmo o caminho indicado no chão.
- O sistema de extracção de materiais do solo está muito bom. Basta ter um detector do género de material que se quer extrair , fazer scan e o aparelho coloca automaticamente um waypoint no local onde detectou uma concentração alta (existem aparelhos com diversos alcances)
-Existem casinos onde é possível ganhar e perder fortunas (os casinos estão a funcionar a 100% mas ainda precisam de alguns retoques porque em termos visuais estão muito pobres)
- Dentro das cidades o local de eleição são as cantinas, aí encontram-se os jogadores que optam por seguir as profissões de entertainer,musician, composer, art designers,dancer etc. Por exemplo, um brawler (tipo especialista em artes marciais) ganha fadiga ao fim de algumas horas de combate intenso, mas ao ouvir os musicians ou observar os entertainers , recupera a fadiga e está pronto para outra.
Entrar numa cantina é realmente uma experiência única na história dos MMRPGs, os musicos podem formar uma banda com diversos instrumentos diferentes, escolher diversos tipo de musica (jazz, rock, improviso, etc) e existem até especialistas em composição que conseguem criar variantes de músicas.
A última vez que entrei numa cantina estava completamente cheia de gente (mais de 50 jogadores) uma banda com 12 elementos a tocar coordenamente, dançarinos, um barman a servir bebidas. De repente entra um bounty hounter "overt" (optou por estar sujeito a PvP) começa a disparar sobre outro jogador também "overt", os dois iniciam uma série de disparos ao mesmo tempo que correm por toda a cantina, a música pára, toda a gente segue a luta , o outro jogador acaba por morrer , ouvem-se alguns comentários sobre a luta, os musicos combinam a próxima musica e tudo volta à normalidade.
Este tipo de ambiente, totalmente criado por jogadores e com este nível de expontaniedade nunca foi criado até data por nenhum outro MMRPG.
- Pela primeira vez no mercado dos MMRPGs surge um jogo dimensionado para todo o tipo de jogadores: os que preferem solo, os que gostam de andar em grupo, associações, os que não gostam de andar à pancada, os que só gostam andar a partir dentes ao vizinho do lado, os que gostam de negócios, os que gostam de ir para a natureza e esfolar animais e monstros, alterar o visual de outros jogadores e fazer disso profissão (publico feminino) os que gostam de fabricar items únicos, etc, etc, até quem quiser pode-se dedicar à pesca (no sentido literal)
O texto já vai longo e não quero abusar da vossa paciência ( se é que alguém ainda está a ler isto
) por isso vou para as considerações finais.
Para quem começar a jogar agora não vai notar as falhas mais graves que todos os MMPRGs têm no início. Isto porque essas falhas encontram-se a níveis mais avançados. Para dar um exemplo, um artesão de um nível mais avançado tem a capacidade de colocar um colector de materiais num local de alta concentração, desligar-se do jogo e recolher milhares de unidades no dia seguinte. Acontece que esses colectores ainda têm alguns problemas e muitos jogadores já tiveram problemas. Existem muitos mais problemas, tais como o equilibrio das classes, mas qual é o MMRPG que não os tem na fase inicial?
Resumindo, o SWG presentemente é já um MMRPG de referência e mais importante do que isso, é muito divertido e tem potencial para evoluir muito mais. Muito da evolução vai depender da relação entre os Devs e os jogadores, mas pelo que tenho lido no forum oficial, vão no bom caminho.
Bons jogos !