MMO Star Wars: The Old Republic (BioWare)

O final da história dos filmes é a morte de darth vader (anakin skywalker) e do imperador (lord sidious) sendo o Luke Skywalker o "escolhido" para equilibrar a força.

O "escolhido" continua a ser o Anakin, e não o Luke.;)

Hun? :O Leste isso num livro? Que livro é?

Devem ser os do Darth Caedus, mas não sei agora os títulos. Existe mais história para além disso, como a do Cade Skywalker e do Darth Krayt.

Cumps
 
O "escolhido" continua a ser o Anakin, e não o Luke.;)



Devem ser os do Darth Caedus, mas não sei agora os títulos. Existe mais história para além disso, como a do Cade Skywalker e do Darth Krayt.

Cumps

Tive a ver pelas datas da wikipedia que alguém disponibilizou aí e não percebi muito, mas pelo que li não foi como ele disse. O sobrinho do Luke é que passou para o lado negro, tornando-se um Sith Lord, Darth Caedus e acabou por ser morto pela irmã. O Luke não o matou porque teve medo de tanto ele como o filho, que supostamente era aprendiz do Darth Caedus (não percebi se antes ou depois deste se tornar Sith Lord), serem consumidos pelo lado negro da força.

ps: Alguém aconselha algum livro com a história para além dos filmes? Pode ser comics também. Já vi aquela enciclopédia, e realmente quando sair deve ser uma coisa a comprar.
 
Última edição:
So?
Falta mesmo imenso tempo.Podiam claramente ter posto uma produtora a parte a fazer um Kotor 3 normal

Realmente já vi muita gente a reclamar a dizer que não queriam um MMO mas sim um SinglePlayer KOTOR 3. Talvez por isso tivesse sucesso e não duvido nada desse ponto. Contudo em termos empresariais e de marketing não funcionaria lá muito bem ter dois produtos a ser produzidos ao mesmo tempo sobre a mesma coisa. Faria muito mais sentido este MMO ter modo SinglePlayer e dar aos jogadores da saga a conclusão à historia ao mesmo tempo que seria fornecido o Multiplayer Online. Agora aí gera-se o problema do tamanho do jogo, para poder ter isso tudo seria um jogo enorme como deves calcular.
Um dos pontos apontados para este jogo é mesmo a introdução do pilar de storyline, onde a história poderá ser mesmo jogada online e que irá dar um conteudo bastante mais profundo ao MMO. Cada questline escolhida pelo jogador irá influenciar a sua char tendo assim variados percursos a serem escolhidos, por isso de certo modo acho que estão mesmo no bom caminho.

Em suma, compreendo plenamente a jogada da editora e concordo a 100%. Fazer o MMO desta forma é sem duvida uma opção mais viável. Vamos ver agora é se sai como deve ser e não desaponta.
 
Última edição:
Mas falta tanto tempo ate se poder jogar:(

Quanto mais demorarem melhor.
Espero bem que a Bioware não estrague este jogo!
Demorem nem que sejam 5 anos, desde que seja desta que sai um mmorpg realmente bom, porque farto de mmorpgs medianos/mediocres já estou eu, e desde o Ultima Online que não sai nada realmente bom...

Estou ansioso é por receber mais informações sobre as mecânicas de endgame.
Tratando-se do periodo da Old Republic vejo muito potencial para um excelente mmorpg baseado em world pvp entre Sith e Jedi, e vejo claramente lugar a uma feature que sempre desejei nos mmorpgs: "bounties"!
O que procuro é um verdadeiro sistema de pvp com consequencias pesadas, associado a um sistema de crafting rico ao género do SWG, com uma economia totalmente baseada nos jogadores aos estilo EVE, onde toda a gear, naves e afins são inteiramente player-crafted e têm desgaste real, e onde todos os "group encounters" de PvE são feitos sem qualquer ordem obrigatoria e com o único intuito de angariar materiais para craft.
Tudo isto se encaixa perfeitamente no ambiente da Old Republic, e se assim for teremos o melhor mmorpg de sempre!
/dream-mode off
 
O que procuro é um verdadeiro sistema de pvp com consequencias pesadas, associado a um sistema de crafting rico ao género do SWG, com uma economia totalmente baseada nos jogadores aos estilo EVE, onde toda a gear, naves e afins são inteiramente player-crafted e têm desgaste real, e onde todos os "group encounters" de PvE são feitos sem qualquer ordem obrigatoria e com o único intuito de angariar materiais para craft.
Tudo isto se encaixa perfeitamente no ambiente da Old Republic, e se assim for teremos o melhor mmorpg de sempre!

Duvido mesmo muito que o SW:TOR siga uma direcçao sequer remotamente parecida com essa. A nao ser que a Bioware ande com os olhos completamente fechados. Está mais que provado, e basta olhar para os MMORPGs que tiveram sucesso nos últimos tempos (e é ainda mais fácil olhar para os que falharam), que a grande maioria dos jogadores nao quer uma economia e um sistema de crafting excessivamente complexo, e que querem ainda menos penalizaçoes por morte ou derrota em PvP que sejam pesadas.

Parem de viver 12 anos no passado. O Ultima Online nao é um modelo a imitar pelos MMORPGs que estao ser desenvolvidos actualmente. Exagerando um pouco, o UO foi um jogo desenhado por sádicos cujo público alvo eram masoquistas, e que só teve sucesso porque nao existiam alternativas na época.
 
@tiagopestana
Desculpa que te diga mas o que acabas de escrever demonstra uma visão de mercado e negócio muito limitada.

Em primeiro lugar dizes que o Ultima Online não é exemplo a seguir, então e porque não?
O jogo está no mercado à 12 anos e ainda mantem uma população activa ao ponto de justificar expansões e até um revamp ao motor gráfico. Será isto uma prova de insucesso como referes? :rolleyes:
Em contrapartida os modelos recentes a que te referes atingem o potencial máximo no WoW, que ao fim de 5 anos já dá provas bem concretas de declínio...

Em segundo lugar, não sei bem o que queres dizer com os "outros que falharam"...
Nos meus exemplos referi-me ao SWG e EVE, nem um nem outro falharam. O SWG dominou por completo o sector pre-CU e ainda hoje tem uma fanbase gigante que procura desesperadamente alternativas, mas sem sucesso, ao ponto de já existirem projectos avançados de criação de servidores de SWG pre-CU.
No que toca ao EVE considerá-lo um fracasso ou demonstra muita falta de conhecimento sobre mmorpgs ou mesmo autismo. O EVE existe à 6 anos, e mantem uma playerbase estável. Será isto um falahanço? :rolleyes:
Fora isso dos grandes títulos lançados só um se pode considerar falhanço visto que tem os dias contados (embora excelente na minha opinião...) e esse não inclui nenhuma das features que assinalei no meu post anterior. Falo do Tabula Rasa como é natural.
Resumindo, continuo sem perceber a que mmorpgs é que te estavas a referir...
... ou antes, imagino que sejas mais um dos iluminados que consideram falhanço a tudo o que não atinja as vendas do WoW... :rolleyes:

Em terceiro lugar, o facto de oferecer um modelo de jogabilidade diferente dos actuais mmorpgs não é um risco, muito antes pelo contrário, é uma abordagem inteligente pois irá combater no mercado praticamente virgem e sedento de novos mmorpgs, enquanto que seguindo as formulas do WoW terá de se bater não só com esse gigante cujos fans dificilmente largam, como ainda com outros gigantes como é o caso do Lotro e até mesmo o WAR até certo ponto.
Será melhor lutar por um lugar ao sol num mercado grande mas sobrelotado e extremamente competitivo, ou agarrar um mercado alternativo que embora menor está quase vazio e sequioso de alternativas?
Mais, a curta historia dos mmorpgs já provou que a população de jogos como UO, EVE e DDO são das mais fieis e das que mantêm as suas subscrições activas por maiores periodos, ao contrário de jogos como o WoW, AoC, WAR, etc onde a população está constatemente a fazer pausas de alguns meses entre periodos de subscrição.

---

Por fim, anda aí uma grande confusão e falta de conhecimento relativamente a estilos de endgame diferentes do do WoW.

Quando se fala de sistemas de pvp com consequencias pesadas isso não implica permanent death (PD). PD é uma feature que pode com facilidade ser integrada num mmorpg sem que tenha de ser tornada regra, basta para isso criar servidores dedicados, ou mesmo incluir essa feature como opção aquando da criação dos chars e dar benefícios concretos a quem a escolher, como por exemplo criar uma "Hero" class mas quem o fizer é num sistema de PD.
Isso é um opcional, não é regra, e nem sequer o mencionei no meu anterior post.

Quanto ao sistema de economia complexo, estás muito enganado quando dizes que as pessoas nao querem. Caso não saibas, o sistema de economia é o que define o sucesso de muitos jogos, como é o caso do EVE, e até certo ponto o WoW tambem tem esse efeito pois os crafted items têm de facto procura e utilidade.
Já em jogos como o AoC um dos pontos mais criticados era a falta de economia e isso levou a muito "quiting". No WAR passa-se o mesmo, há muita crítica no que respeita à economia do jogo.
Resumindo, tu podes não ligar à economia num mmorpg, mas nisso estás mesmo em minoria absoluta. E qual é o o mmorpg com o melhor sistema de economia? Penso que é concensual que é o EVE.
NOTA: economia totalmente player based não é sinónimo de economia complicada de aprender. O sistema é o mesmo, há items desejáveis, logo há procura e por consequencia há oferta e há moeda de troca. Para facilitar as trocas há Auctions.
A diferença é que os items são crafted pelos players ao invés de drops. Isso não torna o jogo mais complexo, torna sim o jogo mais completo e envolvente.

Quanto ao crafting, pode não te interessar, mas tal como a economia o crafting é um pilar chave dos mmorpgs muita vezes é sinonimo de subscrição ou quit caso seja bom ou mau respectivamente.
Quanto mais variedade de crafting quer em termos de items diferentes quer em termos profissões melhor, quem quiser usa, quem nao quiser deixa à beira do prato.

A grande diferença do que pretendo no fundo centra-se na forma como obtemos os items:
Acho que estamos todos de acordo que a gear tem impacto no desenvolvimento do char, e todos estamos de acordo que os nossos esforços no jogo devem ser recompensados.
Mas isso de forma nenhuma implica que tenhamos de matar determinado mob até que saia a peça x, y, ou z.
Mais, não há razão para sermos forçados a fazer o mesmo boss A várias vezes antes do boss B e do C. Isso é redutor e como tal gamebreaking. No entanto é necessário por forma a garantir longevidade ao jogo por forma a manter as subscrições activas mesmo quando novos conteudos demoram a chegar. É uma formula simples, mas como disse, gamebreaking.

A forma de resolver esse problema é simples: basta introduzir desgaste real dos items, isto é, um item tem uma durabilidade finita, ao fim da qual terá de ser substituído.
Se os mobs largarem materiais de craft específicos em vez de items, não só estamos a fomentar a repetição destes conteudos pve através da necessidade de renovar os items, como estamos a fomentar o crafting, e acima de tudo estamos a fomentar a economia de jogo e justiça entre jogadores.
No fundo é um sistema que funciona em plena simbiose, que oferece rewards justas, que não tem nada de complexo ou hardcore, e que é perfeitamente escalável consoante sejamos jogadores mais casuais ou mais hardcores.
Pode parecer esquisito para algums mas isso deve-se apenas ao facto da maioria da geração WoW ter vindo das consolas e terem uma experiencia de rpgs e mmos muito limitada, mas é um sistema que tem tudo para agradar até mesmo a estes jogadores (embora pessoalmente preferisse que ficassem onde estão...).

Em suma, antes de voltares a proferir sentenças do tipo "Parem de viver 12 anos no passado" certifica-te que tens os conhecimentos mínimos para falar sobre o assunto e se percebeste bem aquilo que estás a criticar.
 
Grande post vassago...

Só te esqueceste de mencionar foi o Anarchy Online que a meu ver continua a ser um dos melhores MMORPG's de sempre precisamente pelas características que mencionaste: diversidade de profissões, um bom sistema de crafting e a economia que deles nasceu :)

Eles haviam era de relançar os KOTOR para o PC...
 
Grande post vassago...

Só te esqueceste de mencionar foi o Anarchy Online que a meu ver continua a ser um dos melhores MMORPG's de sempre precisamente pelas características que mencionaste: diversidade de profissões, um bom sistema de crafting e a economia que deles nasceu :)

Eles haviam era de relançar os KOTOR para o PC...

Não me esqueço do AO, so que o que sei dele é apenas através de leitura e não através de experiencia de jogo, e pessoalmente so escrevo quando tenho alguma confiança no que estou a escrever ;)

E sim, não estás sozinho quando ao Kotor, a vontade de ver um novo Kotor parece muito frequente nos comentários em todo o lado que se fala sobre este SW: The Old Republic.

A ver vamos o que vai sair daqui, uma coisa a certa, a Bioware merece confiança e não é estudio para se meter num projecto se estiver com as mãos atadas pelo publisher ;)
 
Tal como muitos de vocês, eu sou grande fã da Saga.

No entanto começo a ficar um bocado cansado de Jedis e Siths, bem sei que eles são a trade mark de Star Wars e sim a Força + Lightsaber é uma combinação fantástica (The Force Unleashed) mas...

É um universo tão rico, há tanto para explorar.

Porque não algo dentro de Star Wars : Republic Commando ou da saga Rogue Squadron?
Tirando o clássico X-Wing vs Tie Fighter e a triologia Rogue Squadron não há nenhum simulador espacial de jeito baseado em SW.

Enfim...

Tenho muita fé na Bioware, todos os jogos que joguei adorei, e estou certo que este será outro grande título.

Embora não tenha nada contra o aspecto gráfico do SW:TOR se fosse baseado no Mass Effect não se perdia nada.
 
Pelo que li no site deles e pelo que é mencionado nos foruns, não é só a guerra de Good - Evil, Jedi - Sith, Light - Dark.

Pelo que é falado, a criação de um universo muito muito vasto parece ser um dos objectivos e com a criação de um universo tão grande também os vários trajectos do teu personagem. O SwG era um jogo Enorme (em termos de espaço jogável) ainda me lembro de por uma caneta a prender o botão para ir para algum lado enquanto ia jantar, mas era um jogo mto bom e com muitas coisas diferentes para fazer.

Penso que este vai ser semelhante, embora diferente. O Universo de Star Wars tem a vantagem que está sempre em expansão.

Espero que seja bom, tenho seguido o site e tenho curiosidade de experimentar... vamos ver.
 
A fé que tenho tambem é que a Bioware se baseie nas formulas do SWG, afinal de contas é um jogo que teve um enorme sucesso pre-CU mesmo com alguns gigantes no mercado da altura como era o UO, EQ e AO.
Mesmo assim, e ainda por cima com um concorrente sci-fi de peso (AO) e safou-se!
Acho que isso foi uma boa prova de fogo do peso do fanchising SW e em como esse sistema tem potencial!

Em 2004 sai o WoW e a verdade é que o SWG ainda estave em grande.
O declinio começou com as brilhantes ideias da SOE conhecidas por CU e mais tarde a machadada final, NGE...

O mais engraçado, é que muita gente como o tiagopestana não sabem é o que foi o NGE.
NGE quer dizer New Game Enhancements, e foi mais um brilhante update da SOE com vista a simplificar o SWG (provavelmente para combater mais directamente com o WoW que estava a ter boa aceitação).
Curioso que essas simplificações tenham morto o SWG, não achas tiagopestana?
Parece que afinal há mesmo muita gente que não quer jogos demasiado simples...Mais, a playerbase de mmorpgs cresceu exponencialmente com a massificação da banda larga, e neste momento é um negocio enorme que está mal explorado porque anda tudo a tentar clonar a galinha dos ovos de ouro da Blizzard.
Esquecem-se é que a playerbase do WoW é extremamente fanática e por isso entrar em concorrencia directa com esse jogo poucos frutos trará.
Prova bem concreta disso é o LOTRO que é infinitamente superior ao WoW em todos os níveis e está bem aquem em numero de subscrições.

Assim sendo, ao contrário do que muitos apregoam, penso que a forma mais lucrativa para o SW: TOR é mesmo seguir as pisadas do SWG indo ao encontro de toda essa playerbase, e ainda da playerbase de jogos que já começam a sofrer com a idade como é o caso do AO e EVE.
E pelo meio ainda vão conseguir a fanbase de SW, os jogadores que se iniciaram com o WoW mas já pretendem um pouco mais, e ainda os vários velhos do Restelo que andam aqui perdidos à espera de um mmorpg realmente bom.O maior entrave que este SW: TOR vai enfrentar é mesmo o mercado asiático que representa uma grande fasquia de subscrições, mas esse mercado já está perdido de qualquer maneira (tal como aconteceu no SWG) porque os asiáticos não gostam do género sci-fi, e quanto a isso não há volta a dar pois SW é sci-fi e não medieval phantasy :p
 
Parabéns pelos posts Vassago, nota-se que sabes do que falas. Como dizes eu devo ser um desses "velhos do Restelo", à espera de um MMORPG que me agarre. Estou mesmo confiante que a BioWare vá fazer um bom trabalho neste jogo, e que demorem o tempo que precisarem para criarem o que todos desejamos, um MMORPG digno do nome Star Wars.

Até lá, joga-se Jumpgate Evolution, que deve sair esta Primavera, para o qual também estou com grandes expectativas.
 
Por acaso Star Wars sempre foi um tema que gostei bastante mas nunca tive oportunidade de jogar um mmo relacionado com esta historia.

Na altura em que se falava de Kotor andava a jogar Anarchy Online e por lá fiquei durante 3 anos, não vale é apena comparar EVE com AO já que o ultimo está praticamente morto, infelizmente.. Adorei o tempo que lá passei mas a FunCom desligou-se um pouco do jogo e centrou as suas forças no AoC e deu no que deu.. Se tivessem apostado em revitalizar o AO secalhar a playerbase muito fiel que tinham continuava a jogar.

É como já mencionaram aqui, este tipo de jogos com qualidade e dificuldade são os que realmente têm uma playerbase fiel e duradora. Podem não ter os milhoes do WoW ( atenção que joguei 3 anos ), embora não seja nem de perto nem de longe os 11/12 milhoes que a blizzard diz ter mas isso são outras historias..

Infelizmente Sci-fi não atrai uma playerbase muito grande, estão todos virados para os jogos mediavais.. Ao que me parece que realmente gosta de Sci-fi são em parte o pessoal com os seus 25/40 anos, malta que viveu a infancia a ver os filmes de Star Wars, StarTrek e por ai..

Eu acho mal é julgarem os jogos pela população de jogadores, isso muitas das vezes não reflecte a qualidade mas sim a acessibilidade do jogo. O WoW é o que é por ser acessivel a todos, até o meu irmão com 9 anos consegue jogar isso.. Praticamente tudo é dado de mão beijada a troco de pouco esforço dos jogadores, será isso qualidade? Ou rentabilidade? O que os miudos querem é apanhar itens, isso é o mais importante, logo, quanto mais facil melhor. Foi essa a formula adoptada pela Blizzard e nesta ultima expansão está no seu explendor, é tudo acessivel e para mim e outros jogadores que gostam de desafios perdeu a piada.. Resolvendo assim mudar de casa para o EVE online, jogo que já tinha jogado á uns anos e sempre me deixou com a pulga atrás da orelha.

Outra coisa que é facil de notar neste tipo de foruns é os "putos", desculpem o termo mas´tem que ser pois é o mais indicado, falarem mal de todos os jogos disponiveis, tirando aquele que jogam.. Esse sim, é o melhor jogo do mundo e não existe rival á altura. E que tal jogarem o que temos disponivel no mercado de MMO´s e so depois então opiniar sobre qual é que tem as melhores caracteristicas. Enfim, cada um puxa a brasa à sua sardinha e so olham para si proprios.
 
O AoC nao me parece ser um mau amanha vou ter oportunidade de comprovar se o e ou nao mas pelo que tenho lido e toda a gente concorda e que e inovador e que essa inovaçao funcionou o problema ficou em apenas nao ser um jogo acabado e falta conteudo mais high level de resto toda a gente parece concordar que o jogo nao e mau e muita gente o abandonou por estar incompleto agora ja começa a melhorar e por isso muita gente esta a voltar.

Deixando-me de offtopics

Espero anciosamente por este jogo pois tem a assinatura da bioware , mas como a info e pouca nao sei muito o que dizer acerca deste jogo . por isso quero aguardar e depois comentar mais profundamente acerca disto
 
Back
Topo