Steam Steam - Tópico Oficial

Provavelmente quem utilizou a chave nem sequer está inscrito no fórum.

Então quais vão ser as vossas compras?
A minha lista de desejos até tem uns descontos significativos, mas não o suficientes para uma compra por impulso; e não é que os jogos não mereçam o preço que pedem, mas simplesmente só iria pegar neles daqui a alguns meses (aliás, tenho jogos da última venda de Inverno em que ainda não peguei).
 
Precisamos que a Epic roube titulos de peso para a Valve atinar e começar a filtrar o lixo que para lá vai... quanto ao visual, não tenho nada contra, eles têm o Big Picture, Steam Link, foram pioneiros com o Steam Cloud, sistemas de seguranća, Family Sharing e afins, só peca mesmo teres que percorrer tonelagas metricas de lixo, podiam era acabar com o sistema de troca de cartas, só isso cortava o lixo pela metade.

O que acha(s)(m) que vai acontecer no futuro com tanta Store a aparecer e a rivalizar com a STEAM? até o próprio Discord já possui store.

Eu acho que a substituição do Físico para Digital é inevitável e trás inúmeras vantagens e desvantagens, nomeadamente o facto de não precisarmos andar com uma carrada de CD's porém o Digital agora trás inúmeros Clientes para tudo e mais alguma coisa.

Gostava que no futuro não muito longe tivéssemos um client comum a todos eles e não 50 jogos na steam, 50 na store X, 50 na store Y.
 
formato físico para o mundo do computador já nem sequer deve existir… será mesmo só para colecionadores, em relação a esta nova store da epic daqui a um mês já ninguém se lembra dela e não esperem nada de diferente na steam.
 
A Steam já está demasiado entranhada no mundo PC Gaming para aparecerem novos rivais a sério, maior parte das pessoas já tem conta há bastantes anos e com demasiados jogos para simplesmente aceitar trocar de plataforma, não é por aparecer uma nova a oferecer jogos como o Subnautica que vai fazer o pessoal mudar.

Pessoalmente, não me vejo a conseguir mudar ao fim de 10 anos com conta na Steam e com mais de 150 jogos, independentemente do que outras plataformas novas possam oferecer.
 
Opa, eu nem olho para jogos ou promos fora da Steam. Como exemplo, desde que veio a Origin eu deixei de jogar jogos EA no PC, simplesmente.

Mesmo o GOG... tenho instalado porque ofereceram lá uns jogos... mas confesso que nunca sequer explorei a store.
 
A Steam já está demasiado entranhada no mundo PC Gaming para aparecerem novos rivais a sério, maior parte das pessoas já tem conta há bastantes anos e com demasiados jogos para simplesmente aceitar trocar de plataforma, não é por aparecer uma nova a oferecer jogos como o Subnautica que vai fazer o pessoal mudar.

Pessoalmente, não me vejo a conseguir mudar ao fim de 10 anos com conta na Steam e com mais de 150 jogos, independentemente do que outras plataformas novas possam oferecer.


O problema é que quem decide não somos nós consumidores. Tudo bem que neste momento não há nada que faça frente a steam, mas se realmente as outras stores só ficam com 10% da venda enquanto a steam fica com 30% não é de estranhar que as publicadoras passem a preferir outras stores que não a steam obrigando os consumidores a mudar também, ou pelo menos a teres jogos em várias stores.
 
O problema é que quem decide não somos nós consumidores. Tudo bem que neste momento não há nada que faça frente a steam, mas se realmente as outras stores só ficam com 10% da venda enquanto a steam fica com 30% não é de estranhar que as publicadoras passem a preferir outras stores que não a steam obrigando os consumidores a mudar também, ou pelo menos a teres jogos em várias stores.

A steam tem uma base de utilizadores activos muito grande, por isso, mesmo com menor lucro por cada jogo vendido pode compensar à maioria das editoras manterem os jogos na steam.

Claro que editorias de grande peso como a EA, Activision, Blizzard e afins podem bater o pé e seguir outros caminhos mas a grande maioria continua a ver a steam como realmente é: líder do mercado de pc.

Agora que a steam tem muitos defeitos também é verdade.
 
A steam só é fulcral para os idies. Os restantes só se matém lá porque acreditam que comercialmente é vantajoso.
Acredito que a médio prazo o caminho será cada vez mais a fraguementação do mercado pelas várias "stores". O passado recente é prova disso.
A valve está numa situação cada vez mais frágil se não inverter rápidamente a velocidade em que consegue lançar novos títulos.

A steam tem vários mecanismos em que tenta fidelizar os clientes, que vai muito para além do preço. O preço é aliás um aspecto em que não tem conseguido combater a concorrência.
Com as cartas, trading de skins e coisas do género poderá tentar, mas não acredito que seja suficiente.

À medida que o consumidor (nós) nos vamos habituando a usar plataformas distintas, deixamos de sentir dependência da Steam. Eu cada vez mais porque sinceramente apesar de não gostar de ter várias plataformas que não trazem qualquer valor acrescentado para cada jogo quero é comprar os jogos a baixo custo.
 
Eu não vejo os diversos clientes como problema, dá sempre para desactivar o seu arranque automático com o início do Windows, portanto...

Por outro lado, andamos a pregar na secção de hardware que a concorrência é essencial para termos produtos de qualidade a preços justos e depois queremos só um cliente para jogarmos jogos... Esta incoerência não pode existir, pois a concorrência entre developers/editoras, mesmo que pela utilização de vários clientes/stores, só nos vai beneficiar a nós, consumidores, como em qualquer outro ambiente em que exista concorrência em qualidade e preço, portanto, vamos a aceitar a diversificação e o novo paradigma para nosso benefício.
 
mas se realmente as outras stores só ficam com 10% da venda enquanto a steam fica com 30% não é de estranhar que as publicadoras passem a preferir outras stores que não a steam
das duas uma. se os preços para o consumidor ficam igual, este vai sempre preferir comprar na steam. por outro lado, se o preço baixa na Epic Store, o criador vai acabar por receber sempre o mesmo, independentemente donde o consumidor compre.

andamos a pregar na secção de hardware que a concorrência é essencial para termos produtos de qualidade a preços justos e depois queremos só um cliente para jogarmos jogos... Esta incoerência não pode existir, pois a concorrência entre developers/editoras, mesmo que pela utilização de vários clientes/stores, só nos vai beneficiar a nós, consumidores
mas aí estamos a falar de duas empresas que fazem produtos similares com o mesmo fim. aqui são empresas diferentes que fazem jogos diferentes. o melhor exemplo seria duas empresas, uma com FIFA numa store, e outra com PES na outra a tentar rivalizar entre elas directamente. mas o que se obtem é o equivalente a teres duas lojas de informática a vender os mesmos produtos, que acabam por o fazer ao mesmo preço.
 
Do meu ponto de vista a concorrência da Steam só existe agora em massa porque a valve armou-se em chula e demorou demasiado tempo a perceber que vários developers ou publishers não estavam satisfeitos com a maneira com que estavam a ser chulados.

O facto de a steam levar 30% por cada venda, foi a gota de água para todos, e nem censuro os publishers por tentarem abrir as próprias stores deles.
Por muito que goste da steam e da valve, para mim desde 2010 para cá pouco inovaram, e só tem tentado viver à grande às custas dos publishers e das taxas do marketplace.

Claro que pior está a PSN ou o XLive, mas esses são serviços exclusivos de cada consola e os publishers são obrigados a usar esses, não podem simplesmente criar uma loja para eles nas consolas.

Tem havido uma enchente de jogos indie a entrar para a EPIC Store e ficaram lá exclusivos, e é facil perceber porquê, com a Steam a cobrar os 30% + 5% (se usarem UE4) e a EPIC a cobrar 12% e a não aplicação de taxas se usarem UE4, acho que é bastante fácil perceber aonde é que os indies vão tentar vender primeiro, já para não falar da quantidade de ads que aparecem no youtube da EPIC Store a promover cada jogo novo que lá aparece, é publicidade gratuita para os developers.

A steam anunciou que iam baixar as taxas, mas apenas estão a baixar para os AAA que agora já acho demasiado tarde, visto que muitos deles já mudaram de serviço ou já investiram na própria store e dificilmente vão voltar atrás.
Os indies tem de continuar a bancar os 30% a não ser que venham a ser um super sucesso comercial estilo Fortnite ou Rocket League e aí as taxas podem descer, mas ainda assim sempre com o dobro das taxas da EPIC Store, daí os developers estarem a fugir em massa para a EPIC Store e ficarem exclusivos lá.

Na minha opinião, a Steam e Valve por muito que goste deles, é muita bem feita, só estão a colher os frutos da ganância e falta de perspicácia para perceber que era uma questão de tempo até levarem concorrência à séria e que não podiam a "roubar" toda agente.
Mas acima de tudo o que ainda me aborrece mais é o facto de não descerem as taxas ainda mais, e não lançarem nada com jeito a respeito de jogos. Tanto dinheiro só para enfiar nos bolsos e nada mais! É revoltante!
Eu já há anos que andava a prever que os 30% de fee era demasiado e que era uma questão de tempo até termos um punhado de launchers para publishers AAA, o que não esperava mesmo era que a EPIC conseguisse criar uma store que conquistasse os indies também.
 
Do meu ponto de vista a concorrência da Steam só existe agora em massa porque a valve armou-se em chula e demorou demasiado tempo a perceber que vários developers ou publishers não estavam satisfeitos com a maneira com que estavam a ser chulados.

O facto de a steam levar 30% por cada venda, foi a gota de água para todos, e nem censuro os publishers por tentarem abrir as próprias stores deles.
Por muito que goste da steam e da valve, para mim desde 2010 para cá pouco inovaram, e só tem tentado viver à grande às custas dos publishers e das taxas do marketplace.

Claro que pior está a PSN ou o XLive, mas esses são serviços exclusivos de cada consola e os publishers são obrigados a usar esses, não podem simplesmente criar uma loja para eles nas consolas.

Tem havido uma enchente de jogos indie a entrar para a EPIC Store e ficaram lá exclusivos, e é facil perceber porquê, com a Steam a cobrar os 30% + 5% (se usarem UE4) e a EPIC a cobrar 12% e a não aplicação de taxas se usarem UE4, acho que é bastante fácil perceber aonde é que os indies vão tentar vender primeiro, já para não falar da quantidade de ads que aparecem no youtube da EPIC Store a promover cada jogo novo que lá aparece, é publicidade gratuita para os developers.

A steam anunciou que iam baixar as taxas, mas apenas estão a baixar para os AAA que agora já acho demasiado tarde, visto que muitos deles já mudaram de serviço ou já investiram na própria store e dificilmente vão voltar atrás.
Os indies tem de continuar a bancar os 30% a não ser que venham a ser um super sucesso comercial estilo Fortnite ou Rocket League e aí as taxas podem descer, mas ainda assim sempre com o dobro das taxas da EPIC Store, daí os developers estarem a fugir em massa para a EPIC Store e ficarem exclusivos lá.

Na minha opinião, a Steam e Valve por muito que goste deles, é muita bem feita, só estão a colher os frutos da ganância e falta de perspicácia para perceber que era uma questão de tempo até levarem concorrência à séria e que não podiam a "roubar" toda agente.
Mas acima de tudo o que ainda me aborrece mais é o facto de não descerem as taxas ainda mais, e não lançarem nada com jeito a respeito de jogos. Tanto dinheiro só para enfiar nos bolsos e nada mais! É revoltante!
Eu já há anos que andava a prever que os 30% de fee era demasiado e que era uma questão de tempo até termos um punhado de launchers para publishers AAA, o que não esperava mesmo era que a EPIC conseguisse criar uma store que conquistasse os indies também.

Tocaste em pontos fundamentais que ajudam a perceber o porquê das coisas. Não tenho uma opinião profunda disto, mas 30% de taxa sobre a venda de um produto que é da "minha propriedade intelectual" é de facto considerável.

A questão é: A parte da distribuição é sempre importante, mas vale 30% ou mais da venda?

A Steam vai acabar por ajustar a taxa, não vai à falência... Equanto houver PCs haverá Steam e outras. Se a Steam falir, os outros vão primeiro...
 
O facto de a steam levar 30% por cada venda, foi a gota de água para todos, e nem censuro os publishers por tentarem abrir as próprias stores deles.

Quem nao gosta dos 30%, pode sempre pagar para ter os seus sistemas de distribuicao privados, com os seus servidores 24/7, que garantam grandes taxas de transferencia com 99.9% de uptime, controlo de vendas, pagamentos das diferentes taxas de ivas em diferentes locais, etc.

O que vai acontecer e que se calhar vao notar que vao gastar mais do que os 30% que vao "poupar", e no final os 30% ja nao seram assim tao maus.
 
Estourei mais de 90€ na Steam agora:

Soul Calibur VI;
Shenmue Iⅈ
GTA V;
Yakuza 0;

Em 12 meses, 74 jogos. E há quem compre muito mais. Eu só compro, agora no Natal e Verão...
 
Última edição:
Pessoalmente, não me vejo a conseguir mudar ao fim de 10 anos com conta na Steam e com mais de 150 jogos, independentemente do que outras plataformas novas possam oferecer.

Falo apenas por mim, mas se os jogos começarem a ser mais baratos noutro lado, não terei problema em relegar o Steam para segundo plano, apesar de ter lá mais de 350 jogos.

A minha lealdade é para com a minha carteira ou quem me oferecer as melhores condições, não para com a Valve. Um dia que haja algo melhor ou mais favorável, tornarei essa a minha plataforma digital principal.
 
Última edição:
Não sei se este e o topico mais indicado, estou interessado em adquirir o Bioshock The Collection para pc por 15€ na steam. Li por lá que o 1º e 2º jogo são remaster e que estão mal otimizados, que podem dar crashes incluindo saves apagados.

Sabem-me dizer se ao comprar esta coleçao vem incluido as versoes nao remastered dos 2 primeiros jogos? Se sim ainda penso em comprar pois tenho a oportunidade de jogar os originais.
 
Back
Topo