Steam Steam - Tópico Oficial

A Story About My Uncle is Free via Steam.

https://store.steampowered.com/app/278360/A_Story_About_My_Uncle/

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A Valve publicou hoje um anúncio no grupo do Steamworks no qual fala sobre o que se pode esperar em 2019 relativamente à Steam. Penso que os pontos mais relevantes são os seguintes:

- Sistema de recomendação de jogos na loja através de machine-learning
- Nova biblioteca Steam
- Sistema de eventos
- Steam chat mobile
- "Steam Trust", o sistema por trás do matchmaking do CS:GO vai levar um "upgrade" e vai tornar-se uma funcionalidade da Steam que poderá ser utilizada por outros jogos.

O post também inclui vários dados relativamente a 2018, como a quantidade de dados enviados e as percentagens de utilizadores em cada região.

https://steamcommunity.com/groups/steamworks/announcements/detail/1697194621363928453
 
A Valve publicou hoje um anúncio no grupo do Steamworks no qual fala sobre o que se pode esperar em 2019 relativamente à Steam. Penso que os pontos mais relevantes são os seguintes:

- Sistema de recomendação de jogos na loja através de machine-learning
- Nova biblioteca Steam
- Sistema de eventos
- Steam chat mobile
- "Steam Trust", o sistema por trás do matchmaking do CS:GO vai levar um "upgrade" e vai tornar-se uma funcionalidade da Steam que poderá ser utilizada por outros jogos.

O post também inclui vários dados relativamente a 2018, como a quantidade de dados enviados e as percentagens de utilizadores em cada região.

https://steamcommunity.com/groups/steamworks/announcements/detail/1697194621363928453

Tou particularmente interessado no steam trust, um passo na direcao certa.
 
O pior disto é mesmo o preço, vai se manter nos 60€ nos mercados europeus. Ou seja, o que ganham os clientes com isto? nada...
e por um lado é verdade que não é justo para a steam pois andou a fazer promo deste jogo durante bastante tempo na main page, para agora pufff...
enfim espero bem que se lixem pois ao que parece a 4A Games não sabia desta decisão.
então mas não é para dar a ganhar mais dinheiro aos developers? ou afinal é para as editores ganharem mais?
estou a ver que preciso de um grande stock de pipocas, pois isto ainda agora começou.

info:
From the FAQ on Steam:
"Will Metro Exodus ever return to Steam?
Yes - Metro Exodus will return to Steam and on other store fronts after 14th February 2020."
 
Última edição pelo moderador:
Espero que tenham dado um tiro monumental nos pés. Atitude perfeitamente vergonhosa.
E claro que isso de dar mais lucros aos devs ou beneficar o consumidor é treta. Espero que a 4A reconsidere a sua relação com a Deep Silver. Estou muito desiludido com esta atitude da DS, um publisher que até é +/- Linux friendly. Claro que na Epic Store que não tem cliente para Linux as hipóteses de ter uma versão deste jogo são virtualmente 0%. Mas também não é que fosse enviar o meu dinheiro e a minha informação pessoal para a China, na verdade.
 
É estranho porque o preço tinha sido anunciado na EPIC STORE 10€ mais barato que a STEAM mas aparentemente tal não acontece no mercado europeu.
Ainda assim não sei quem é mais parvo aqui, se é a DEEP SILVER por ir para a EPIC Store, quando todos os outros estão a fazer o mesmo inclusive a Ubisoft.
Se é a STEAM que está a ser idiota e teimosa e que ainda se acha a ultima bolacha do pacote, digo isto porque estão a deixar fugir todos os devs e publishers e não estou só a falar da EPIC Store, estou a falar de todas as outras stores que foram criadas ao longo destes anos pelos próprios publishers e ainda assim a STEAM ignorou e mesmo depois disto tudo continua com a teimosia de cobrar os raio dos 30%.
Para mim o melhor serviço está na STEAM e vai continuar a ser e é lá que tenho práticamente todos os jogos, mas não consigo culpar os publishers por esta decisão, a culpa para mim está na STEAM em não ajustar as Fees, e a piada é que ainda fica indignada por os publishers fugirem XD
 
Eu não estou por dentro da indústria gaming, mas sei bem que uma empresa tem custos e certamente a Steam não se limita a vender e missão cumprida. Também sei perfeitamente o significado da palavra dumping.
A Epic está a surfar a onda do sucesso, montada na cash cow que é o Fortnite e na Tencent (grupo chinês que detém 40% da Epic Games). Que estão com uma estratégia agressiva lá isso estão. Quem realmente irá beneficiar com esta estratégia já tenho as minhas dúvidas.
Parece que o preço desceu nos EUA onde custava $60 e agora custa $50. Na EU maneteve-se nos €60 e já li relatos que no Japão aumentou. Claro, porque a Epic essencialmente não tem regional pricing. Portanto do lado do consumidor não vejo vantagens, e isto apenas falando do preço. E onde é que estão as reviews? E onde estão os achievements? Onde estão os mods? Onde estão as cards, as sales, etc etc.
30% é o standard da indústria. Duvido muito que a Epic tenha lucro com os seus 12%. Está é apenas a morder os calcanhares da Valve porque neste momento tem poder para isso, e a bem da verdade é bom que o continuem a fazer já que escolheram esta via conflituosa. Porque se o hype do Fortinet acaba nos próximos 12/18 meses e não tiverem uma posição sólida e uma verdadeira alternativa à Steam estarão enfiados em grandes sarilhos. E a Steam sendo uma empresa privada duvido que venha a ter alguma consideração pela Epic Games no futuro.
Para mim é uma não questão desde o início porque não têm cliente para o meu SO, mas mesmo que tivessem, não os consideraria uma alternativa viável. Este não é o caminho que o mercado PC deve seguir e não nos devemos esquecer que existem alternativas ilegais que os consumidores procurarão se sentirem prejudicados. Foram estas alternativas que a Steam combateu durante anos com considerável sucesso. Eu fui um dos que se converteu.
 
30% é um valor absurdo que só é maioritáriamente usado pelas consolas porque não têm mais nenhum serviço associado/concorrência.
Duvido que a Valve precise dos 30% e anteriormente nem era este valor, só que assim que foi implementado os 30%, a EA fugiu logo para a Origin e a Ubisoft criou logo o Uplay, foi uma questão de tempo até teres começado a ver outros publishers criarem as próprias stores e fugirem para os proprios clientes deles, que preferiram se calhar vender muito menos unidades do que fatiar 30% do lucro da versão PC, especialmente quando muito deles nem usam muitas das funcionalidades do SteamWorks.

Archievements, mods (sales ainda nem houve tempo de ocorrer) fazem falta, cartas na minha opinão podem ficar com elas.
O que faz mais falta na EPIC a meu ver além dos acima é suporte, algo que eles próprios já estão a remar contra a corrente dizendo que ninguem usa forums.
Isto são coisas que com o dinheiro que ganham é facilmente concretizado com o tempo.
O Tim dono da EPIC também odeia o windows por isso também acredito que seja uma questão de tempo até começar a suportar linux, não esquecer que o próprio engine deles tem extremas facilidades no port para MAC e linux.

Com isto não estou a evangelicar a EPIC.
É uma realidade que isto só está a acontecer por causa da massa do fortnite.
Porém a Steam também já andava a perder publishers antes desta store e continua a ignorar esse facto como se nada fosse.
 
É estranho porque o preço tinha sido anunciado na EPIC STORE 10€ mais barato que a STEAM mas aparentemente tal não acontece no mercado europeu.
Ainda assim não sei quem é mais parvo aqui, se é a DEEP SILVER por ir para a EPIC Store, quando todos os outros estão a fazer o mesmo inclusive a Ubisoft.
Se é a STEAM que está a ser idiota e teimosa e que ainda se acha a ultima bolacha do pacote, digo isto porque estão a deixar fugir todos os devs e publishers e não estou só a falar da EPIC Store, estou a falar de todas as outras stores que foram criadas ao longo destes anos pelos próprios publishers e ainda assim a STEAM ignorou e mesmo depois disto tudo continua com a teimosia de cobrar os raio dos 30%.
Para mim o melhor serviço está na STEAM e vai continuar a ser e é lá que tenho práticamente todos os jogos, mas não consigo culpar os publishers por esta decisão, a culpa para mim está na STEAM em não ajustar as Fees, e a piada é que ainda fica indignada por os publishers fugirem XD

A steam ajustou as suas percentagens no final do ano. Por exemplo um jogo como o Resident Evil que deve vender 500 mil cópias na Steam na boa só deverá pagar 20% com a nova estrutura implementada. Eu diria que o Metro Exodus também conseguiria atingir esses escalão na boa. Com a visibilidade que tem na Steam é um no brainer.
A Stem não está a ser teimosa, ela tem é custos operacionais que tem de cobrir. Ou pensas que esses 30% é equivalente a dinheiro no banco?
E a Steam fica indignada? E tem razões para isso. Já não é o primeiro caso (Ashen por exemplo também o fez), mas no caso da Deep Silver é vergonhoso. Meses seguidos a verem o seu jogo ser promovido na principal plataforma em PC para fazerem esta sacanagem a 15 dias do lançamento... E indignados ("injusto" como eles o disseram) "para os clientes". Está no comunicado lançado pela Steam.
E estas lojas todas a surgir nos últimos anos é tudo pela mesma razão: tentativa de aumento dos lucros. Vamos é ver se terá o resultados que as publishers querem.

Fun fact: Qualquer publisher pode gerar keys Steam e ficar com os 100% da venda, ou seja, a Valve vê zero. Já não poderão dizer o mesmo da Epic Store.
 
Eles estão a tentar fazer cortar o máximo possível de oxigénio à Valve, na esperança de os deixarem sem fôlego. E quando tiverem a plataforma mais cheia, lá sobem um pouco as % para começarem então a ter lucro. Por agora, tudo isto deve ser suportado entre os servidores de Fortnite e o investimento da Tencent. Mas não sei se é uma estratégia viável a médio prazo. Se o Fortnite começar a perder lucro, não sei se não vão ter que aumentar a % para suportar a mudança.

Às tantas, é mesmo isso que a Epic está a fazer... Sabem que o Fortnite eventualmente vai ter uma curva descendente, e querem algo que lhes permita absorver a queda dos lucros.
 
Quanto ao Tim Sweeney já lhe tirei a pinta. Hipócrita em todo os seu esplendor.
Faz precisamente aquilo que acusa os outros. Aindou aí tão preocupado porque "a Microsoft quer fechar a plataforma PC à sua loja" e faz precisamente o mesmo ou pior.

Eu não sei se 30% é o valor justo. Agora, daí a dizer que é absurdo...
Tipo eu compro cervejas de 33 cl por 0,50€ no supermercado mas a senhora do café vende-me a mesma cerveja por mais de 1€. Mais de 100%... absurdo é relativo.
Eu se tivesse que arriscar diria que os 30% da Steam está mais próximo da realidade do que os 12% da Epic
 
Última edição:
@pc_noob Essa decisão foi péssima mas foi tomada pela DS, que também acho injusta e foi surpreendente no mau sentido.
Claro que a Steam tem custos operacionais, porém não deve ser perto dos 30%.
Tens noção que se pagares um engine, direitos musicais e outras licenças de middlewares que uses, mais 30% de taxa sobre cada venda quanto é que sobra para pagares aos devs?

Não é assim que funciona a politica da percentagem da steam.
Uma publisher tem de vender 10 milhões de $ para baixar para 25% só a partir dos 50 milhões de $ é que passa para 20%
para vender 50 milhões de $ não são 500 mil unidades mas sim quase 900k seja como for é algo que o metro vendia bem, mas até lá chegar continuaria a ser cobrados os 30%.

Isto lógicamente vai prejudica-los, eles não vão lucrar tanto na EPIC como iriam lucrar na Steam mesmo com a taxa de 30%, porém continuo a dizer que a Steam continuar a concorrência que tem tido.

@miguelbazil Acho que é exatamente isso que está a acontecer

@pc_noob Os 12% da EPIC não vão claramente durar, mas acredito bem que podem conseguir manter 15 ou 20% para todos os jogos, assim como acredito que a steam conseguia manter esse valor, não te esqueças que também és taxado por cada venda de item que ocorre na steam store, que é aos milhões ao dia.
 
Última edição pelo moderador:
Certo, os 20% é só a partir dos 50 milhões. Mas tenho ideia que tem efeitos retroactivos, mas sem certeza.
Eles se lucrarem tanto na Epic será devid ao saco de dinheiro que esta lhes deu. Não acredito que venha das vendas.

Eu só quero dizer que não sou contra outras lojas. Eu próprio uso 2 maioritariamente, a Steam e a GOG.
Não uso UStore e Origin, por exemplo, porque são apenas para Windows e sao empresas que eu não daria o meu dinheiro (principalmente a EA). Mas não tenho fundamentalmente nada contra estas lojas. Eu sei que a EA vende os SEUS jogos exclusivos nas sua loja, mas não tenho conhecimento de fazer exclusivos de outras publicadoras.

Ou seja, eu estou fundamentalmente contra esta atitude da Epic, ainda para mais em PC
 
Devem achar que o mercado principal do metro é o pc. Pessoalmente, irei comprar o jogo na mesma, que já não tenho idade nem tempo livre suficiente para perder com ativismos de teclado
 
Última edição:
A Valve tem que mudar, ponto.
Voltar a investir jogos AAA, voltar a diferenciar-se por conteúdo proprio e não de terceiros. Ou seja, voltar a ter produtos seus exclusivos de grande nome e cativar clientes por essa via.

A mama de cobrar 30% por trabalho de outros tem que acabar.
Podem ter custos com servidores e mariquices que associam aos jogos, mas isso é tanga de necessitarem de percentagem tão grande para manterem as coisas a 'correr'.

Nesta 'era' dos conteúdos digitais facilmente acessíveis, pensar que podem dominar as vendas de trabalho de terceiros e a cobrar aos 30% como taxa de venda - num SO que nem é controlado por eles, é só parvo.


Os 30% é o standard da Apple.
Mas a Apple criou um ecossistema fechado de milhares de milhões, e portanto quem quer entrar nesse mercado paga a taxa e é se quer. Porque é mercado criado pela própria Apple.
Os consumidores de iPhones/iOS podem achar caro, mas é o preço a pagar por usar aquele ecossistema, criado e mantido por aquela empresa.

É simplesmente parvo cobrar 30% no windows, sendo um SO 'aberto'.
É um mercado aberto a todos, todos podem criar lojas, todos podem vender. E é um mercado de milhares de milhões que nem sequer foi a Valve a criar, só está a tentar aproveitar-se (à grande) do mesmo.


Maior parvoíce ainda é quando a Valve se apregoa como sendo favorável a SO's abertos e Linuxs e isto e aquilo, mas nesses mesmos SO's anda a exigir a devs/consumidores as taxas - 30% - de SO's completamente fechados.


É muito aberta a Open Source, etc e tal, mas Money talks, Bullshit walks, e não são nenhuns santinhos.


Por isso é bem feito os editores/devs estarem a saltar fora.
Que mudem as politicas, sejam mais competitivos na venda do que é trabalho de outros, e cativem/diferenciem pelos conteúdos próprios.
 
Última edição:
Devem achar que o mercado principal do metro é o pc. Pessoalmente, irei comprar o jogo na mesma, que já não tenho idade nem tempo livre suficiente para perder com ativismos de teclado
A Valve tem que mudar, ponto.
Voltar a investir jogos AAA, voltar a diferenciar-se por conteúdo proprio e não de terceiros. Ou seja, voltar a ter produtos seus exclusivos de grande nome e cativar clientes por essa via.

A mama de cobrar 30% por trabalho de outros tem que acabar.
Podem ter custos com servidores e mariquices que associam aos jogos, mas isso é tanga de necessitarem de percentagem tão grande para manterem as coisas a 'correr'.

Nesta 'era' dos conteúdos digitais facilmente acessíveis, pensar que podem dominar as vendas de trabalho de terceiros e a cobrar aos 30% como taxa de venda - num SO que nem é controlado por eles, é só parvo.


Os 30% é o standard da Apple.
Mas a Apple criou um ecossistema fechado de milhares de milhões, e portanto quem quer entrar nesse mercado paga a taxa e é se quer. Porque é mercado criado pela própria Apple.
Os consumidores de iPhones podem achar caro, mas é o preço a pagar por usar aquele ecossistema.

É simplesmente parvo cobrar 30% no windows, sendo um SO 'aberto'.
É um mercado aberto a todos, todos podem criar lojas, todos podem vender. E é um mercado de milhares de milhões que nem sequer foi a Valve a criar, só está a tentar aproveitar-se (à grande) do mesmo.


Maior parvoíce ainda é quando a Valve se apregoa como sendo favorável a SO's abertos e Linuxs e isto e aquilo, mas nesses mesmos SO's anda a exigir a devs as taxas - 30% - de SO's completamente fechados.


É muito aberta a Open Source, etc e tal, mas Money talks, Bullshit walks, e não são nenhuns santinhos.


Por isso é bem feito os editores/devs estarem a saltar fora.


Agora sim, nao podia ter dito melhor.

Eles que nao se ponham finos. :D Até diria mais, a valve é uma shell do que ja foi, é tristeee, o gabe já nao qu€r sab€r, nao o culpo mas o futuro da plataforma como lider está cada vez mais em questao. Ate digo mais ainda, a valve nao passa dum casino que se aproveita de putos que nem sabem que estao viciados em caixas etc, é lamentavel.

O artifact entao lool
 
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