Steam Steam - Tópico Oficial

O problema é que eles podem dar-se ao luxo de serem gulosos o quanto quiserem porque são líderes de mercado indiscutíveis sem qualquer concorrência séria à Steam, e não vai ser a Epic Store que lhes vai fazer qualquer sombra.
 
O problema é que eles podem dar-se ao luxo de serem gulosos o quanto quiserem porque são líderes de mercado indiscutíveis sem qualquer concorrência séria à Steam, e não vai ser a Epic Store que lhes vai fazer qualquer sombra.

Eles ja tem o jogo 1# do mundo, nao quero prever o futuro. :D

E mais importante, tem a tencent por detras.

EDIT- De relevancia, a steam é um gigante, mas ha gigantes muito maiores, always biggers fish to catch :D

Tencent is Now Worth $500 Billion and More Than Facebook | Fortune
 
a mim a única coisa que têm de mostrar é o numero de vendas no final.

porque mudar de store, para ganhar mais 9 euros por jogo (se se mantiver o mesmo preço de 60€) ou mais 50c se baixar para os 50€, mas ter um número de vendas muitissimo reduzido, não sei se compensa.

é como o outro dizia (adaptado): 70% de algo, é melhor que 85% de nada.
 
3d1yhkjj3dd21.png


Pelo que percebi, nem uma funcionalidade tão banal como pesquisar jogos na Store existe, para não falar que aparentemente a Epic nem o RGPD está a respeitar, assim realmente a Valve nem precisa de mexer uma palha, não há concorrência a ser levada a sério.
 
Qual a lógica de querer criar uma plataforma concorrente à Steam e lançá-la com 90% das funcionalidades necessárias para ser levada a sério em falta? Faz lembrar os jogos online hoje em dia que deixam o pessoal todo maluco quando são anunciados, e depois saem em Early Access num estado completamente vergonhoso, e morrem antes de estarem sequer completos.
 
Interessa que lançar algo com todas essas funcionalidades e mais algumas também não deve ser assim tão fácil para uma plataforma recente. Não me lembro por exemplo a Uplay ou outras do género terem também isso tudo ou serem inovadoras em outra coisa qualquer num curto espaço de tempo.

Ninguém está a falar em anos, mas sim uma questão de meses
 
Epa, pessoalmente dessas funcionalidades todas a única que me interessa é o "cloud saves". Tudo o resto dispenso completamente.
E também não iria pagar mais para comprar um jogo na steam só por causa dos saves.
 
E também não iria pagar mais para comprar um jogo na steam só por causa dos saves.

Mas aqui é que esta o problema. Pelo que me apercebi, pelo menos no caso do Metro, o jogo esta com o mesmo preço na loja da Epic e na Steam (calculo que nos outros jogos seja a mesma coisa). A não ser o facto de agora estar exclusivo e não se poder adquirir noutro lado, não vejo qual a vantagem de comprar na Epic visto que entre uma e outra a vantagem em todos os pontos ainda permanece na Steam.
Outra coisa que ainda não vi mas posso estar enganado é nas famosas lojas onde se compram as chaves mais baratas, nunca la vi nenhuma da loja Epic, mas verdade seja dita também nunca procurei.

Varias lojas podem ser boas para a concorrência (se os preços reflectirem para o lado dos consumidores, e não para simplesmente mudar os lucros de uma empresa para outra), mas tem o problema de dividir a comunidade gaming por varias plataformas.
 
Vamos por partes, quanto tempo é que a Steam demorou a ter essas funcionalidades todas?

Uma boa parte de 15 anos, ainda me lembro da autentica bosta que a steam era, so ganhou tracao porque era a unica maneira de jogar CS, NINGUEM gostava da steam back in the day, quem usava steam entre 2005|2012 sabe muito bem do que falo.

Alias, a steam tem que beijar o cs 1.6 no cu, nao era nada hoje sem ele.

E as pessoas so usam a epic para jogar fortnite, a historia tende a repetir-se, o que esta para vir é a consequencia da falta de inovacao da steam e de gostar muito da sombra da bananeira.

O artifact :
https://steamcharts.com/app/583950

A valve nao sabe o que anda a fazer :D, alias, isto deve ser e é vergonhoso para eles, o lider do mercado lanca um jogo e tao 1000 pessoas a jogar, falta de nocao.. diz muito do que se passa entre 4 paredes.

EDIT- E digo ainda mais, a steam ficou GIGANTE por causa da minha geracao de gamers que so usava a steam para 1.6, a steam nao passava de um obstacluo para jogar 1.6... o fortnite tem a nova geracao toda, tudo que é puto joga fortnite, a historia vai repetir-se. ;) E tencent money, a valve nao deve estar nada contente, talvez o HF3 os safe se as coisas comecarem a descambar. aha.. eu acho que muita gente nao esta a ver o real fenomeno que fortnite que é, passou league for gods sake, é o maior jogo do raio do mundo, isto nao é um teste. :D As vezes tao mais pessoas a ver fornite no twitch que estao a jogar cs go :D
 
Última edição:
O maior boom de crescimento da Steam foi prái em 2013/2014... o que raio tem o CS 1.6 a ver com isso?

a steam nunca tinha durado ate 2013 sem cs, sem cs para manter aquilo online ia ser lembrada como os zune. :berlusca:
edit:

um bocado de historia para quem nao sabe:
https://kotaku.com/steam-is-10-today-remember-when-it-sucked-1297594444

"Known today as a retail and multiplayer gaming juggernaut, the origins of Steam are actually a little more innocent. The idea at its time of inception was that Valve, struggling to keep on top of online updates (and stay one step ahead of cheaters) for its multiplayer shooter Counter-Strike, would create a service that could do all that sort of stuff for them."
 
Última edição:
@Websync Pelas tuas palavras, pareces dar a entender que a Valve criou a Steam antes do cs e que a Steam só servia para dificultar o acesso ao jogo quando é precisamente o inverso, a Steam foi criada para toda a gente no mundo poder ter a última/mesma versão do cs sem ter que andar a procurar por cada Patch para poder jogar num determinado server. Se era um obstáculo, só se os servers que frequentavas não eram actualizados ao mesmo tempo que os clientes Steam.
 
@Websync Pelas tuas palavras, pareces dar a entender que a Valve criou a Steam antes do cs e que a Steam só servia para dificultar o acesso ao jogo quando é precisamente o inverso, a Steam foi criada para toda a gente no mundo poder ter a última/mesma versão do cs sem ter que andar a procurar por cada Patch para poder jogar num determinado server. Se era um obstáculo, só se os servers que frequentavas não eram actualizados ao mesmo tempo que os clientes Steam.

A steam na altura adicionou mais probs do que resolveu, com o tempo foram melhorando mas o estado da plataforma no passado nao tem nada a ver com o que é hoje, e claro que criou um obstucalo com a steam na altura porque aquilo de estavel nao tinha nada e a comunidade toda de cs desprezava a plat.
A steam tambem aproveitou muito bem da audiencia forcada na altura do 1.6 e source e e transformou-se no que é hoje por isso mesmo (store), a epic so ta a fazer a mesma coisa com a aundiencia deles, a diferenca é que eles "aproveiraram-se" dum MOD que nem era deles, a epic por sua vez tem um IP original.

E para clarificar, eu dei a entender que a steam nao era nada sem o CS, o que é, claramente, verdade. :berlusca:
 
Última edição:
Acho piada à vossa revolta contra os 30% da steam quando têm aqui um exemplo claro do que faz baixar a comissão para o consumidor. 0.

Aumenta os lucros para o distribuidor e o consumidor continua a pagar os 60€ por 1/4 do jogo e mais uns 80€ por um season pass para teres mais 2/4 do jogo.

Em vez de se revoltaram com os preços absurdos e com os dlcs abusivos continuem a indignar-se com quanto a loja cobra a quem o faz para o distribuir.
 
Na minha opinião os tais 30% são exagerados.
Se têm custos em manter serviços, que deixem de os ter. Cartas e coisas que tais sinceramente não servem para absolutamente nada. Se há quem goste, lamento, é a minha opinião.

Agora, 30%-40%-50%, quero lá saber. A mim o que me interessa é o custo final do jogo para mim.
Venham Epic e as outras todas. Antigamente não gostei de ter de instalar várias plataformas para diferentes jogos, mas vendo bem as coisas é bastante melhor ter um mercado mais aberto com maior número de players do que uma só gigante.

A Valve tem feito um trabalho miserável no que diz respeito aos seus produtos. Bem sei que CS é um fenómeno, com anos e anos e que há bastantes aficionados. Mas não passam dali, tiveram inclusivé a lata de lançar uma versão BR que chega a dar vergonha alheia. Chegaram a ter jogos brutais, multi e single player, mas actualmente está tudo morto.
A iniciativa de criar mercado legítimo para Linux, morreu.

Ser uma loja e plataforma é um mercado que dominam com mérito, mas continuo a achar que sem jogos fortes desenvolvidos internamente a tendência será morrer. Montar lojas online "qualquer" um faz.
 
a steam nunca tinha durado ate 2013 sem cs, sem cs para manter aquilo online ia ser lembrada como os zune. :berlusca:
edit:

um bocado de historia para quem nao sabe:
https://kotaku.com/steam-is-10-today-remember-when-it-sucked-1297594444

"Known today as a retail and multiplayer gaming juggernaut, the origins of Steam are actually a little more innocent. The idea at its time of inception was that Valve, struggling to keep on top of online updates (and stay one step ahead of cheaters) for its multiplayer shooter Counter-Strike, would create a service that could do all that sort of stuff for them."

Acho que foi mais o contrario! Tal como referiste atraves do link a steam foi criada para ajudar o CS e não o contrario. Provavelmente se não fosse a Steam o jogo não tinha durado. Depois foi crescendo e evoluindo!
 
O problema é que eles podem dar-se ao luxo de serem gulosos o quanto quiserem porque são líderes de mercado indiscutíveis sem qualquer concorrência séria à Steam, e não vai ser a Epic Store que lhes vai fazer qualquer sombra.
Não vai ser a Epic Store.
Vai ser a Epic Store + Uplay + Origin + GoG Galaxy + Bethesda Store, etc.

O Steam é a minha principal plataforma de jogos no pc, com muitoo avanço, tenho para cima de 2 centenas de jogos lá. E tenho um badge de 10+ anos como jogador do CS.

O problema (para a Valve/Steam) é que as gerações mais novas não são como a minha, em que 'O' jogo fps a jogar era Half-Life 2 e online era também o CS, que era o único com suporte sério e prolongado.
Havia outros jogos online mas com suporte funcional, persistente, praticamente nada e algo assim comparável só com o WoW, mas que é um tipo de jogo diferente.


A Valve soube capitalizar o sucesso do online dos seus jogos e 'vendeu' muito bem a Steam a outros publishers como 'A' loja online.
Isto no inicio da internet 'moderna' onde as pessoas comuns começavam a ter internet com rapidez e estabilidade suficiente para a transição dos jogos de formato físico para os digitais começar a fazer sentido. E quando criar uma loja online era algo sem muito sentido a não ser que.. já se tivesse grande sucesso online. Afinal muitos poucos faziam compras online.

Nos anos seguintes capitalizou o sucesso da loja/Steam e praticamente deixou de apresentar jogos novos, fazendo só novas versões de jogos seus, e aumentou funcionalidades na loja para cativar clientes e, assim, editoras também.

Mas já passou mais uns anos.. E estamos num mundo onde as compras online valem milhares de milhões, onde derivado disto mesmo uma grande editora não tem problemas em investir neste mercado com potencial de milhares de milhões, e onde um jogo atractivo com online cativa milhões de jogadores e não milhares.



Os AAA da EA - alguns dos jogos que mais vendem - já não estão na Steam.
Os AAA da Ubisoft - alguns dos que mais vendem - já não estão na Steam.
Os AAA da Bethesda - alguns dos que mais vendem- já não vão estar na Steam.

Agora a Epic Games.

Se a CD Projekt Red meter o Cyberpunk 2077 só na sua loja ou entrar em acordo com a Epic para só ter no GoG Galaxy + Epic Store é a praticamente a machadada na Steam como A loja online de jogos.
Só iria faltar a Sega ter uma store decente ou mudar os seus jogos para a Epic Store ou outra.

Se a Steam não voltar a rever as taxas que cobra entretanto é provável que os poucos publishers AAA que restam também saltem fora.

Porque o problema não é a concorrência da Epic Store, é a de todas as Stores. A Steam pode continuar como a maior, mas o peso vai reduzir muito com o tempo e a médio-longo prazo vai começar a definhar porque, ao contrário das outras não tem AAA's próprios.
 
Back
Topo