Steam Steam - Tópico Oficial

A Valve/Steam tem o verdadeiro AAA..... Half-Life (aos anos que se fala do proximo o investimento ja deve de ir em biliões) :)
Entre outros jogos de grande sucesso como CS, Left 4 Dead, Dota, Portal. É preciso é que eles se virem novamente para os seus jogos.
Lembro-me de a uns tempos ter lido algures que a Valve estava a "recontratar" os verdadeiros mentores dos seus jogos, que tinham com o tempo, saído para outras paragens.
 
A Valve/Steam tem o verdadeiro AAA..... Half-Life (aos anos que se fala do proximo o investimento ja deve de ir em biliões) :)
Entre outros jogos de grande sucesso como CS, Left 4 Dead, Dota, Portal. É preciso é que eles se virem novamente para os seus jogos.
Lembro-me de a uns tempos ter lido algures que a Valve estava a "recontratar" os verdadeiros mentores dos seus jogos, que tinham com o tempo, saído para outras paragens.

Nao diria que eles tem o "verdadeiro" AAA, IP original eles tem Half life, Portal, artifact, (lool), TF2? tudo anciente e uma biblioteca minuscula a comparar com outros devs e publishers, de resto, cs nao era deles e o dota 2 nem precisa de explicacao.
É mais facil fazer dinheiro com caixas e micros hoje em dia, fazer jogos para que :D
 
Não vai ser a Epic Store.
Vai ser a Epic Store + Uplay + Origin + GoG Galaxy + Bethesda Store, etc.

O Steam é a minha principal plataforma de jogos no pc, com muitoo avanço, tenho para cima de 2 centenas de jogos lá. E tenho um badge de 10+ anos como jogador do CS.

O problema (para a Valve/Steam) é que as gerações mais novas não são como a minha, em que 'O' jogo fps a jogar era Half-Life 2 e online era também o CS, que era o único com suporte sério e prolongado.
Havia outros jogos online mas com suporte funcional, persistente, praticamente nada e algo assim comparável só com o WoW, mas que é um tipo de jogo diferente.


A Valve soube capitalizar o sucesso do online dos seus jogos e 'vendeu' muito bem a Steam a outros publishers como 'A' loja online.
Isto no inicio da internet 'moderna' onde as pessoas comuns começavam a ter internet com rapidez e estabilidade suficiente para a transição dos jogos de formato físico para os digitais começar a fazer sentido. E quando criar uma loja online era algo sem muito sentido a não ser que.. já se tivesse grande sucesso online. Afinal muitos poucos faziam compras online.

Nos anos seguintes capitalizou o sucesso da loja/Steam e praticamente deixou de apresentar jogos novos, fazendo só novas versões de jogos seus, e aumentou funcionalidades na loja para cativar clientes e, assim, editoras também.

Mas já passou mais uns anos.. E estamos num mundo onde as compras online valem milhares de milhões, onde derivado disto mesmo uma grande editora não tem problemas em investir neste mercado com potencial de milhares de milhões, e onde um jogo atractivo com online cativa milhões de jogadores e não milhares.



Os AAA da EA - alguns dos jogos que mais vendem - já não estão na Steam.
Os AAA da Ubisoft - alguns dos que mais vendem - já não estão na Steam.
Os AAA da Bethesda - alguns dos que mais vendem- já não vão estar na Steam.

Agora a Epic Games.

Se a CD Projekt Red meter o Cyberpunk 2077 só na sua loja ou entrar em acordo com a Epic para só ter no GoG Galaxy + Epic Store é a praticamente a machadada na Steam como A loja online de jogos.
Só iria faltar a Sega ter uma store decente ou mudar os seus jogos para a Epic Store ou outra.

Se a Steam não voltar a rever as taxas que cobra entretanto é provável que os poucos publishers AAA que restam também saltem fora.

Porque o problema não é a concorrência da Epic Store, é a de todas as Stores. A Steam pode continuar como a maior, mas o peso vai reduzir muito com o tempo e a médio-longo prazo vai começar a definhar porque, ao contrário das outras não tem AAA's próprios.
Sim, concordo.

E não só isso, acho importante referir que o Gaming PC e a própria Indústria, têm muito a agradecer ao Steam.

Nos anos negros, o PC era claramente visto como uma não plataforma para muitos developers, principalmente por causa da pirataria e a dificuldade de implementação de sistemas drms capazes e nisso a força do Steam ajudou imenso.

Aguentou, resistiu e perdurou.

Acho que todos reconhecem isso, contudo os anos Negros acabaram, a Master Race voltou em força e por mais que lhes custe não podem se dar ao luxo de ser outra Nokia.

O Gabe é um gênio, na execução, isso é inegável, contudo parece-me me estar a ter dificuldades e a oferecer muita relutância à mudança que é inevitável.

A maior parte das Grandes Editoras ganha o suficiente para suportar quaisquer adversidades que venham da saída do Steam.

Isso aliado ao ataque que virá da Microsoft quando o Phil decidir que está na altura certa da Unificação...

Parece-me certo que esta teimosia da Steam vai lhes sair muito cara.
 
Última edição:
Oi...
Vide post do nosso grande Jack-O-Lantern, aqui ao lado.

We are proud to announce that we have partnered with @Xbox and @EpicGames to bring Operencia: The Stolen Sun exclusively to the Xbox One family of devices, including Xbox One X and Xbox Game Pass and the Epic Games store! #StolenSun

DyK1OKrXcAEMdSp.jpg:small
 
Oi...
Vide post do nosso grande Jack-O-Lantern, aqui ao lado.

Tanto valve fanboy que nao vai gostar nada deste ano :D Eu pessoalmente estou a adorar isto, sendo fa do que a steam ja fez tambem sou critico do que faz mal e principalmente do que nunca fez.

Not a test. A valve precisa de acordar ou daqui a uns anos a tencent ainda os compra :cool: (btw, é mais que possivel, a valve é um microbio ao lado da tencente.)
 
Última edição:
Tanta coisa por causa da loja da Epic, que afinal mantem os preços exatamente igual para o consumidor, é dor de cotovelo e luta entre eles, megacorps pela massa dos jogadores. Deviam de se preocupar com o negócio dos "engines", também cada vez mais sujeito a concorrência mais barata e com menos partilha de lucros.

Se a steam começou de forma bastante maléfica (forçar a instalar para jogar um jogo offline chamado hl2), esta também começa de forma maléfica. O objectivo é forçá-los a baixar a comissão, retendo uma maior parte dos lucros.

Com o jogo deles de bonecas para crianças, que é uma mistura de pubg e minecraft eles atingiram ouro a depenar os putos mas isto é cíclico, é uma questão de tempo até ir por aí abaixo. É insustentável a longo prazo.

Interessante é que esta última leva não teve como palco principal o famoso emergente mercado telemóveis onde também lutam pela partilha de lucros mas o velhinho e morto pc.
 
Um artigo que toda a gente devia ler, muito interessante.
https://www.polygon.com/2019/1/21/1...ers-referral-links-support-a-creator-fortnite

A steam nunca vai desaparecer (espero) mas uma coisa é certa, a epic store é a primeira store a atear um fogo no cu da valve, nao substimem o fortnite e playerbase do jogo, a epicstore veio para ficar quer queiram ou nao e podem esperar mais anuncios de exclusivos, muitos surpreendentes até imagino. Era como se a Riot (que tambem é tencent agora) decidisse criar uma store á volta do league of legends por volta de 2013, provavelmente a steam nao era o que é hoje, nao na escala que é... 2019 vai ser interessante, estou para ver o que a valve faz, ou nao faz.:)
 
Não vai ser a Epic Store.
Vai ser a Epic Store + Uplay + Origin + GoG Galaxy + Bethesda Store, etc.

O Steam é a minha principal plataforma de jogos no pc, com muitoo avanço, tenho para cima de 2 centenas de jogos lá. E tenho um badge de 10+ anos como jogador do CS.

O problema (para a Valve/Steam) é que as gerações mais novas não são como a minha, em que 'O' jogo fps a jogar era Half-Life 2 e online era também o CS, que era o único com suporte sério e prolongado.
Havia outros jogos online mas com suporte funcional, persistente, praticamente nada e algo assim comparável só com o WoW, mas que é um tipo de jogo diferente.


A Valve soube capitalizar o sucesso do online dos seus jogos e 'vendeu' muito bem a Steam a outros publishers como 'A' loja online.
Isto no inicio da internet 'moderna' onde as pessoas comuns começavam a ter internet com rapidez e estabilidade suficiente para a transição dos jogos de formato físico para os digitais começar a fazer sentido. E quando criar uma loja online era algo sem muito sentido a não ser que.. já se tivesse grande sucesso online. Afinal muitos poucos faziam compras online.

Nos anos seguintes capitalizou o sucesso da loja/Steam e praticamente deixou de apresentar jogos novos, fazendo só novas versões de jogos seus, e aumentou funcionalidades na loja para cativar clientes e, assim, editoras também.

Mas já passou mais uns anos.. E estamos num mundo onde as compras online valem milhares de milhões, onde derivado disto mesmo uma grande editora não tem problemas em investir neste mercado com potencial de milhares de milhões, e onde um jogo atractivo com online cativa milhões de jogadores e não milhares.



Os AAA da EA - alguns dos jogos que mais vendem - já não estão na Steam.
Os AAA da Ubisoft - alguns dos que mais vendem - já não estão na Steam.
Os AAA da Bethesda - alguns dos que mais vendem- já não vão estar na Steam.

Agora a Epic Games.

Se a CD Projekt Red meter o Cyberpunk 2077 só na sua loja ou entrar em acordo com a Epic para só ter no GoG Galaxy + Epic Store é a praticamente a machadada na Steam como A loja online de jogos.
Só iria faltar a Sega ter uma store decente ou mudar os seus jogos para a Epic Store ou outra.

Se a Steam não voltar a rever as taxas que cobra entretanto é provável que os poucos publishers AAA que restam também saltem fora.

Porque o problema não é a concorrência da Epic Store, é a de todas as Stores. A Steam pode continuar como a maior, mas o peso vai reduzir muito com o tempo e a médio-longo prazo vai começar a definhar porque, ao contrário das outras não tem AAA's próprios.

A EA já saiu há anos, portanto tem pouco impacto para este reboliço recente.
A Ubisoft tirou o Division 2 da Steam, para pressioná-los ou para testar as águas na Epic Games. Veremos qual será a sua estratégia de longo prazo.
A Bethesda teve o Fallout 76 na sua loja apenas. Mas é um mau jogo (passe a expressão) para tirar conclusões do quer que seja, porque lá está, é um mau jogo. Mas falava-se que no UK comparativamente com o Fallout 4 teve uma quebra de 80%
A CDPR seria uma grandessíssima surpresa se fizesse uma coisa dessas, visto que sendo a dona da gog.com não é filosofia deles irem para exclusivos, principalmente fora da loja deles. Provavelmente será como o Withcer 3, alguns tempos na GOG e depois vai para outras lojas.

Continuo a ler que os 30% é exagerado. Eu gostaria que me mostrassem dados que o confirmem. Volto a repetir, é o standard na indústria. Isto claro para quem tem uma store que se possa chamar de store. Porque não tendo support, fóruns, reviews, ou 90% das features na app acredito que os 12% da Epic dê lucro.

Uma coisa eu concordo, a Steam vai ter de se adaptar, porque a Epic e Tencent estão bem para as publicadoras AAA. Então a parte de não terem reviews é mel. Capitalizar na ignorância dos clientes e lucrar mais do que na Steam é o sonho dessa gente.

Também acho piada ao pessoal que leva isto para o campo pessoal com comentários do tipo "Tanto fanboy da valve que não vai gostar de 2019". Pessoal, estamos a falar de empresas que quer seja A ou B estão aqui para lucrar. A minha participação recente neste fórum surgiu com a saída do Metro da Steam e opinei que foi uma sacanagem, na minha opinião. Mas há pessoal que pelos vistos não concorda, tudo bem. Mas acaba por aí o meu fanboyismo. Eu já jogava antes de haver Valve ou Epic e continuarei a jogar se qualquer uma delas desaparecer. Neste momento o meu dinheiro vai 100% para a Steam, GOG e Humble Bundle porque vendem para Linux. Quanto à Epic está fora de questão porque só têm cliente para Windows e Mac, apesar de o UE4, desenvolvido por eles, ser compatível com Linux o que é deveras peculiar. Mas mesmo se um dia tiverem, continuando com esta estratégia agressiva dos exclusivos que acabará por fragmentar o mercado de jogos no PC e promoverem a ignorância dos seus consumidores com a inexistência de reviews não contem com o meu dinheiro.
 
A ver se a Steam se mexe agora um pouco, dando uma roupagem nova à app, e voltando a produzir jogos. Tem-se encostado nos últimos anos

Sim, estão a trabalhar na renovação da app.

Quanto aos jogos também já confirmaram que estão a trabalhar nesse sentido. Aliás, até compraram o estúdio que fez o Firewatch. E claro, já há anos que se fala que continuam a trabalhar internamente nos seus IP's, mas a verdade é que está difícil de verem a luz do dia.

Mas sim, acho que vamos ver a Valve de volta aos jogos. Apostaria em 1 ou 2 já este ano.
 
Mas sim, acho que vamos ver a Valve de volta aos jogos. Apostaria em 1 ou 2 já este ano.

Acho que nao estás familiarizado com o termo de "valve time". :D

"Tanto fanboy da valve que não vai gostar de 2019". .

Definicao de fanboy:
Known for a complete lack of objectivity in relation to their preferred focus.

É exactamente o que vi nesta thread, falta de objectividade e falta de conhecimento das proprias origens da valve, argumentos furados de "blala exclusivos sao maus", quase que me fazem querer que tenho que criar uma torre nova para jogar os exclusivos como tenho que ter a PS4 e Xbox One para jogar exclusivo deles, ou tenho que comprar um PC novo para jogar o exclusivo? Deve-me ter escapado essa parte :coolshad: Cria um ambiente de desinformancao e circle jerk, so tou aqui para balancar a balanca. :berlusca: Se o dev esta a ganhar mais dinheiro na epic que raio é que voces tem que ficar indignados? Isto e comico no minimo.. :D

E btw, eu adoro a valve, de todos que aqui andam poucos ja gastaram como eu (imagino, até tenho vergonha de dizer o que realmente ja pus no cu da valve :007:) na store, eu sempre suportei a valve, tenho muitos amigos na platarforma, tenho boas memorias mas sei reconhecer um ponto de viragem, acho que muita gente devia tambem, ignorar o problema é simplesmente ignorante tendo em conta os factos que sao apresentados, a historia tende a repetir-se para quem a gosta de ignorar.:D Como se diz em bom portugues, a valve que acorde pa p*** da vida.
 
Última edição:
Da minha parte não houve falta de objectividade de certeza. O tópico aqueceu quando se começou a comentar a saída do Metro Exodus da Steam para a Epic Store. Vou voltar a dizer, para ficar claro, o que a deep Silver fez foi uma sacanagem para com a Valve, que lá está é uma empresa e eu estou-me a borrifar qual a empresa que mais dinheiro ganha ou que domina o mercado, mas objectivamente foi uma sacanagem. Meteram o jogo na Steam há meses, beneficiaram da promoção do jogo na, ainda, maior plataforma para PC, fizeram umas boas pré vendas às quais se juntaram outras tantas nas últimas horas do dia do anúncio quando o pessoal desatou a comprar o jogo à pressão para conseguir jogar na sua plataforma preferida, para em cima do joelho aceitarem um saco de notas da Epic e assinam um contracto exclusivo. No meu dicionário não é assim que se trata parceiros de negócios.
E claro, o mais importante na perspectiva dos jogadores. Quantos terão sido apanhados de surpresa e agora não conseguirão jogar o jogo no cliente preferido. Pá cada um com a sua panca, mas há pessoal que leva estas coisas a sério, têm a colecção de jogos num sítio e não estão dispostos a entrar no frenesim de instalar 10 clientes diferentes.
Nem sequer vou perder tempo com comparações dos dois clientes porque não há comparação possível. A Epic pode vir a ter o melhor cliente da história, mas neste momento não está lá perto.
O comunicado da DS quase uma cópia de outro aqui há uns tempos. "Bla bla uma relação com a Epic", "bla bla mais dinheiro para os developers e jogos mais baratos para os jogadores." Parece copy paste de um documento que a Epic obriga a publicar como contrapartida pelo contracto assinado. Resultados reais... veremos, mas para o consumidor tem sido uma mão cheia de nada.
A pirataria foi uma guerra semi ganha no mercado de jogos para PC, mas estas atitudes só irão levar-nos de volta para o passado. Porque se um jogador só tiver que instalar um cliente de torrent em vez de 10 lojas, diriam que começa a ficar apelativo para muita gente voltar a estas práticas.
 
Da minha parte não houve falta de objectividade de certeza.e eu estou-me a borrifar qual a empresa que mais dinheiro
E ai está o teu problema, o mundo nao trabalha de maneiras misteriosas, é bem simples, mas dinheiro, mais recursos, devs mais felizes, jogos melhores, a epic tem uma player base de 9 millhoes de concurrent players e 200 milhoes de jogadores no minimo, o sucesso está escrito na parede já.

Isto nao é segredo nenhum, nao tamos no universo do star trek a viver de reputacao. :D

Os devs maleficos a fazer sacanagem com o underdog steam, olha que pena que eu tenho da valve:berlusca:

E quero acrescentar , ja paraste para pensar que os devs nao estao contentes com a steam? Os devs tem o poder todo, a steam sem IP originais está cada vez com menos poder e isto ta cada vez mais aparente, se a valve nao acorda nao tarda a ser a loja para indies e um programa que tens que usar para jogar cs:go e dota 2, se os AAA saltaram barco a steam nao pode fazer nada.

2019 vai ser interessante, estou para ver o que os devs fazem.
 
Última edição:
Olá! Jogo no PC há mesmo muitos anos. Com 4 anos de idade o meu pai jogava num, e por isso sempre cresci com PCs :) Lembro-me bem, portanto, do tempo em que não haviam stores. Era instalar o jogo, criar atalho, correr o mesmo e já estava, sem aplicações pelo meio.

Quando a Steam aparece e se instala no mercado, fico desagradado. Até hoje! Nunca gostei de ser obrigado a instalar um programa só para jogar jogos que paguei com o meu dinheiro. Ainda hoje em todos os jogos que compro vou à procura de um crack que me permita jogá-los sem ter de aceder a uma aplicação extra. É possível na maior parte deles; mas alguns não há outra hipótese.

Mal sabia eu o que aí vinha. Agora em detrimento de uma loja, são um total completamente inaceitável de 8! Steam, Origin, GoG, Bethesda Launcher, Ubi Launcher, Microsoft Store, BattleNet e agora Epic Launcher.

Não estou satisfeito como é evidente. Acho que não faz qualquer sentido ter tanta aplicação para jogar jogos. Preferia um sistema livre e unificado! Isto não é evidentemente motivo para eu migrar para as consolas, seria demasiado "nitpicking" mudar de plataforma por esta razão, mas garanto que há pessoas que consideram mudar ou que acabam por comprar os jogos na PS4 devido ao facto de terem tudo num lugar só. Há pessoas que abominam completamente a ideia de ter tantos launchers instalados; é mais um contra de PC gaming na minha opinião.

O Metro para mim é compra certa porque sou fã da saga; logo é mais uma Store/app que vou passar a utilizar com frequência.

Em relação ao Steam, penso que a Valve tem cavado o seu próprio buraco. Faltam-lhes exclusivos de peso, falta-lhes quality control na store. Nunca fui a favor de permitirem ser lançado tanto lixo diário! Jogos indie por todo o lado, maior parte Early Access. E no meio de tanta coisa má, lá encontramos uma pérola, mas é difícil!
 
Eu continuo a achar que o problema foi terem vendido coisas a utilizadores, e depois puxarem-lhes o tapete. Não é sacanagem contra a Valve... É os utilizadores serem os lixados no fim, pura e simplesmente. Claro que há uma solução, mas tudo isto era desnecessário.

Fora isso, eu já nem quero saber se são muitas plataformas, e é preciso instalar vários programas. Até há formas de manter um tracking de onde está o quê, se é por aí, e eu tenho SSD's grandes por alguma razão. Chateiam-me bem mais outras coisas no mercado actual. Chateia-me todas estas empresas andarem a sacar os meus dados, sem eu ter opção.

De resto, vou procurar o melhor deal e comprar. E com as lojas todas à volta do steam, a fazerem preços bem melhores que o steam, e a darem chaves para lá, assim como os milhentos bundles... Duvido que a Epic consiga competir com isso tão cedo. Sei onde vão existir certamente as melhores compras, o resto... É tinto :)
 
E ai está o teu problema, o mundo nao trabalha de maneiras misteriosas, é bem simples, mas dinheiro, mais recursos, devs mais felizes, jogos melhores, a epic tem uma player base de 9 millhoes de concurrent players e 200 milhoes de jogadores no minimo, o sucesso está escrito na parede já.

Isto nao é segredo nenhum, nao tamos no universo do star trek a viver de reputacao. :D

Os devs maleficos a fazer sacanagem com o underdog steam, olha que pena que eu tenho da valve:berlusca:

E quero acrescentar , ja paraste para pensar que os devs nao estao contentes com a steam? Os devs tem o poder todo, a steam sem IP originais está cada vez com menos poder e isto ta cada vez mais aparente, se a valve nao acorda nao tarda a ser a loja para indies e um programa que tens que usar para jogar cs:go e dota 2, se os AAA saltaram barco a steam nao pode fazer nada.

2019 vai ser interessante, estou para ver o que os devs fazem.

Quando disse que não me importo quem leva o dinheiro quis dizer que eu não sou particularmente a favor da Steam e contra a Epic, apesar de neste caso do Metro Exodus claramente estar. E ainda mais contra a Deep Silver.

Eu acho é que tu é que tens aí umas coisas mal reolvidas com a Steam, mas posso estar errado.

Os devs podem estar satisfeitos ou não com a Steam, honestamente não sei. O que eu sei é que recuas mais de 10 anos e não ouvias falar praticamente em indie devs e one man studios como hoje em dia. Sendo que não foi a Sony nem a Microsoft que impulsionaram esse movimento, penso que a Valve terá tido alguma responsabilidade. Quanto é que isso custou e continuam a custar? Um gajo aqui no conforto de casa é que pensa que isto é fazer uma app e ficar sentado a contar as notas. Só em força laboral devemos estar a falar de centenas de pessoas, fora outros custos.
Se alguns devs estarão instatisfeitos, admito. Afinal este não é um mundo perfeito. Então as editoras AAA, ui, essas só vão descansar quando pagarem 0% de comissões e estiverem em posição de cobrar €20 por uma skin e o pessoal nem bufa. EA, Ubisoft e Bethesda olha que trio das que estão a bater o pé à Steam. Com a Deep Silver confesso que não esperava. Nem eu nem sequer a THQ que a controla, que já se veio desmarcar desta atitude.

Volto a dizer, a Epic está fazer pela vida. Está a tentar apanhar o momento do Fortnite para expandir a sua base de negócio, perfeitamente compreensível. Mas o pessoal que tire a ilusão da cabeça de que eles são os salvadores do PC gaming e dos devs. Mas isto é como tudo, vamos esperar para ver o que isto tudo vai dar. Eu acima de tudo quero que o consumidor ganhe, mas para mim ainda não é claro que isso esteja ou vá acontecer.
 
Bem, apesar de ter sido eu a pôr o link que acho que despertou a discussão, entretanto não acrescentei mais, por isso entre um pouco a meio. :)

Já foi dito muita coisa e sinceramente concordo com o Websync. A Valve ficou muitos anos à sombra da bananeira, sem concorrência. A falta de concorrência raramente é uma coisa boa. Até entendo que os utilizadores não tenham gostado que tenham retirado o Metro da store, mas fiquei contente, pode ser que a Valve acorde para a vida. Limitaram se a ser uma store que dava muito mais lucro do que fazer jogos. Fizeram o Artifact que é um flop autêntico (E infelizmente comprei).

Eu pessoalmente também prefiro ter as coisas todas numa store (no meu caso na steam), mas se as outras fizerem melhores preços rapidamente me mudo também.

Vamos ver se 2019 nos trás algo interessante :)
 
Continuo a ler que os 30% é exagerado. Eu gostaria que me mostrassem dados que o confirmem. Volto a repetir, é o standard na indústria. Isto claro para quem tem uma store que se possa chamar de store. Porque não tendo support, fóruns, reviews, ou 90% das features na app acredito que os 12% da Epic dê lucro.

Os dados são simples, numa loja física com custos astronómicamente maiores as margens não são, divididos por todos os intervinentes da cadeia, 30%. Logo porque raio uma loja online, que vende chaves electrónicas, deve ser 30%?
Os custos que têm são alojar os ficheiros em servidores, ponto.

Não são responsáveis pelos servidores dos jogos, não são responsáveis pelo desenvolvimento nem manutenção dos mesmos.
Há casos que se calhar são, de alguns indies, aí até acho sensato e até podia ser mais, mas nos restantes faz zero sentido.

Lá porque 30% é o standard da indústria não torna o valor razoável...
 
Última edição:
@pc_noob Dá me tu então a prova inversa que 30% é o valor correto,
São vendidos milhares de jogos por dia.. fora items e cartas, a steam tem um revenue enorme enorme enorme XD
E para mim não há problema nenhum.

Acho que aqui ninguem está feliz por ver o metro na Epic store, inclusive eu, embora tenha comentado aqui contra a Steam, tenho comentado contra eles no sentido de eles estarem se a borrifar para os acontecimentos e que à custa disto como já foi tido, muitos devs/publishers sairam, o que nos força agora a comprar em stores diferentes, é este o problema!

Quanto ao facto de lançarem jogos, dúvido, o Source Engine está super datado e ainda a DX9 com um péssimo aproveitamento de multi-core.
O source 2 ainda só temos o DOTA II mas motor de fisica nêm vê-lo, tinham de puxar muita inovação no motor deles para conseguir sacar um jogo revolucionário :).

Quanto às cartas e archivements e comentários, damn isso em Node.JS é umas linhas de código com baixa criação de tráfego XD
 
Back
Topo