Steam Steam - Tópico Oficial

Nem precisas de formatar o pc mesmo com mudanças de hardware, a formatação deve ser sempre o último dos recursos, mesmo só quando tens um problema que não sabes mais como resolver. Sempre ouvi dizer, quem sabe conserta, quem não sabe formata!

Se mantiveres o SO não precisas de reinstalar os jogos podes mover os mesmos para onde quiseres e depois é só atualizar os atalhos e localização nos launcher, alguns launcher tipo o da epic requerem uma modificação de um ficheiro porque não é possível mudar a localização no launcher.

Evitem andar sempre a formatar especialmente ssds, estão a queimar ciclos de escrita da nand.
 
@godevskii tendo o sistema atual já vários anos, a nível de hardware e softwares, trocando MB/CPU/ram/SSD para tamanhos maiores, etc é claro que é para formatar.
Porque iria eu clonar por exemplo o SO com drivers e outras coisas que foram lá parar ao longo dos anos ? Facilitar conflitos e tal ? Não obrigado.

@Morais deixavas aqui o link [emoji14]
 
@Asstr0naut cpu/ram/ssd não interferem no SO a esse nível, a única coisa é que vejo seriam os drivers da mb antiga que poderiam ser limpos manualmente. Mas claro entendo a escoilha do caminho fácil, o problema é que às vezes o fácil torna-se difícil para quem tiver muitas configurações adicionais no SO.
 
CPU/ram/SSD não interferem quando são mesmo socket por exemplo.
Eu vou trocar quase tudo com quase 14 anos e o mesmo Windows desde que saiu o 10.
Com tanta diferença não é questão de facilidade, é lógica.
Mas chega de OT para este tópico. [emoji854]
 
Pessoal, fui avisado por três utilizadores aqui do fórum, a quem agradeço terem-me notificado, que a minha conta Steam andou a enviar mensagens estranhas sobre CS aos amigos na minha lista.

Se receberam mensagens "minhas" no Steam, por favor não sigam o link lá colocado, foi tentativa de hack por alguém. Felizmente não conseguiram bloquear-me da minha conta porque eu tenho o 2FA ativado, devem ter esbarrado contra essa proteção.

Já mudei a minha password.

Novamente, obrigado a quem me avisou.
 
@kpaxgalatic
Eu reportei a conta para ver se o processo de recuperação era mais facil, nomeadamente disse que alguém que não o dono original tinha acesso á conta.
Acabei por trollar que te entrou na conta, tentativas de me fazer carregar no link nao faltaram! Fico contente por saber que já a tens de volta.
 
Felizmente não cheguei a ficar sem acesso a ela. Acho que nem chegaram sequer a tentar mudar a password (caso contrário tinha recebido um e-mail a avisar da tentativa de mudança).

Honestamente, se não fossem os utilizadores aqui do fórum a mandarem-me avisos via PMs, não sabia sequer que tinha havido essa tentativa.

A sério, pessoal, fica aqui o conselho: se não têm 2FA (2-factor authentication) ativado no vosso Steam, liguem isso! :D
 
Última edição:
Eu não te contatei porque já sabia que tinhas sido contatado e encher-te a pm com a mesma coisa também em nada ajudava.
De qq maneira, ainda bem que já está tudo resolvido. Pergunto-me se tem algo a ver com o exploit que referi acima.

ps- Also, eu não sei se foste tu pessoalmente ou quem te entrou na conta mas estou bloqueado afaik, não me admirava nada que fosse o hacker porque eu trollei mesmo bastante com ele. :002:
 
Não fui eu de certeza absoluta, não tenho falado com ninguém via Steam chat nos últimos tempos. Então quer dizer que esse hacker ainda por cima bloqueou pessoas da minha lista...? Bolas. Vou ver o que consigo fazer para inverter essa situação. Obrigado pelo aviso, @Websync , não sabia.

Eu acho que o exploit pode ter e pode não ter a ver. Segundo li precisavam de ter um jogo com source instalado para "ir para a frente" com o hack. Como eu não tenho nenhum jogo com source engine instalado, pode ter sido também isso a impedir que o hack fosse para a frente. Ou isso ou então o 2FA.

EDIT: Pronto, acho que o hacker deve ter bloqueado, se não estou em erro, cerca de 15 amigos na minha lista. Situação também corrigida.

Obrigado novamente, @Websync, e peço desculpa ao pessoal daqui que recebeu estas mensagens. Espero que isto não me volte a acontecer.
 
Agora que já tens tudo de volta com calma vais vendo os "estragos", da minha parte estás completamente tranquilo, topei logo que não podia possivelmente ser tu (ou ninguém deste forum já agora) pelas primeiras duas mensagens.
O importante é que já está segura.
 
Além de bloquear certos amigos da lista, o hacker também me removeu amigos da lista. A conta do @Websync foi uma delas. Já convidei alguns users que têm link para a sua conta Steam na assinatura aqui do fórum, mas quem já não tem esse steam ID na sua assinatura aqui do fórum, já não sei se os tinha como amigos ou não.

Caso queiram, podem adicionar-me novamente como amigo seguindo a minha Steam ID na assinatura, ou por aqui.
 
Valve Steam through 2021-04-10, when a Source engine game is installed, allows remote authenticated users to execute arbitrary code because of a buffer overflow that occurs for a Steam invite after one click.
Source: https://nvd.nist.gov/vuln/detail/CVE-2021-30481

Cuidado com links e invites estranhos da friendlist.
Nem de propósito, este exploit foi resolvido pela valve depois de 2 anos (!) hoje mesmo:


O tweet original que deu conhecimento ao exploit:

 
Perdoem a ignorância mas mesmo o hacker sem concluir o 2FA na conta vítima, ele consegue enviar mensagens?

Também submeti a tua conta para revisão potencialmente comprometida. Nunca carreguei em link nenhum da mensagem, apesar disto estar a atingir um ponto que uma pessoa só por receber uma mensagem diferente fica logo desconfiada...
 
Pelo meu conhecimento bastante limitado, há exploits que fazem bypass a todo, incluindo F2A como esse no meu post acima que precisava de critérios como ter um jogo source instalado, exploit esse que parece ter sido resolvido pela valve hoje como o tweet indica.
Agora, esse exploit já existia á 2 anos e o publico só teve conhecimento dele á uma semana, quem nos diz que não há mais exploits por ai, até mais nefários?
Eu na steam nunca mais clicko em links, está decidido.
 
Não é só na steam...em qualquer lado que te peçam para fazer login na steam, que não seja na própria steam...é uma estupidez

ontem tb me tentaram roubar a conta, uma pessoa da minha lista de amigos enviou-me varias mensagens a pedir para clicar num link, onde pediam para fazer log in na steam!

o pretexto era para ajudar a team dele de CS numa votação!

primeiro achei estranho a forma como me tratava.
Depois pesquisei o link no google do tlm e não deu nenhum resultado.

infelizmente ainda ha gente que cai nestas tretas.
 
ontem tb me tentaram roubar a conta, uma pessoa da minha lista de amigos enviou-me varias mensagens a pedir para clicar num link, onde pediam para fazer log in na steam!

o pretexto era para ajudar a team dele de CS numa votação!

Se calhar até foi a minha conta que te tentou enviar isso, pois foi essa a estratégia exata e o timing bate certo. Pediam para ir votar numa equipa CS noutro site não pertencente à Steam, fazendo sign com a ID do Steam.

E eu, feito parvo, quando recebi essa mensagem de alguém na minha lista de contactos que curiosamente já lá não está, achei genuíno e fui lá ao site. Bem burro que fui. Tantos anos disto de segurança na net e com coisas da Steam, e acabei por caír na esparrela. :facepalm:

Live and learn...

EDIT: Descobri agora que a Steam permite ver os chat log de todos os chats mais recentes.

UI, que este hacker fartou-se de vos chatear. Contei chats com ~28 users diferentes. Sempre com a mesma lenga lenga.
 
Última edição:
Back
Topo