SteamOS Announced

+ MIRROR OFICIAL
Este link passa pela CDN do Steam, distribuíndo o load. O link postado mais acima não, tornando os dowloads mais lentos!

+ TORRENT NÃO OFICIAL
Código:
magnet:?xt=urn:btih:1e4dae83371ba704d5d89e1828068ef0c4151e32&dn=SteamOSInstaller.zip&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.openbittorrent.com%3A80%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.publicbt.com%3A80%2Fannounce

+ FAQ OFICIAL (importante ler, espeicalmente o guia de instalação)
 
Última edição:
Alguns detalhes:

More details regarding the Debian-based SteamOS are emerging. There's also a SteamOS installer now available but the server is getting slaughtered at the moment by those trying to download SteamOS.

Aside from the Debian package repository mentioned in the earlier Phoronix article, more SteamOS details have been published to the SteamOS FAQ page.

Changes that Valve made to their Debian Wheezy base included backporting eglibc 2.17, adding updated graphics drivers, switching to the Linux 3.10 kernel, auto-updates from Valve SteamOS repositories, and they have written their own custom graphics compositor.

About this SteamOS compositor running atop X.Org, Valve's notes say, "Custom graphics compositor designed to provide a seamless transition between Steam, its games and the SteamOS system overlay."

Right now only NVIDIA graphics via the NVIDIA binary Linux driver are supported by the SteamOS 1.0 Beta.

In terms of why Valve went with Debian Wheezy over Ubuntu, the FAQ reads, "Building on top of the Debian core is the best way for Valve to deliver a fully custom SteamOS experience to our customers."

fonte

Parece que para já é apenas nVIDIA (you can wonder why :-D) e visto que apenas é para correr steam e jogos penso que não seja nada chocante que tenham criado um compositor dedicado imho.
 
E utiliza o bom e velho X11 Windows Server ! :-D
Como é um sistema Debian e usa X11, pelo Amor de Deus, jogos para Windows do GoG e Steam basta instalar o Wine e DosBox e seguir viagem...
A opção de streaming devia ser mais dedicada para jogos recentes, pois seria um bocado ridículo para os jogos mais antigos que podem ser emulados a nível de API correrem no SteamOS independentemente.
Com um pouco de cuidado, podia criar um layer de emulação baseado no Wine opcional para correr no mesmo sistema os jogos Win32 e Linux no mesmo ambiente Steam, caso os fabricantes não podem ou não querem ports.

Mas sinceramente, estava a espera de algo mais sofisticado, pois teria mais lógica um compositor gráfico desenvolvido de raíz mas simples para correr os jogos com menores consumos de recursos...
E não uma distro padrão com alguns acrescentos (até usa Gnome), embora permita maior liberdade de modificação.
 
Alguns detalhes:

Parece que para já é apenas nVIDIA (you can wonder why
sorriso.gif
) e visto que apenas é para correr steam e jogos penso que não seja nada chocante que tenham criado um compositor dedicado imho.

Eles só suportam Nvidia por enquanto, mas os driver ATI estão lá para quem quiser.


Com um pouco de cuidado, podia criar um layer de emulação baseado no Wine opcional para correr no mesmo sistema os jogos Win32 e Linux no mesmo ambiente Steam, caso os fabricantes não podem ou não querem ports.

Seria irracional suportar Wine. Wine não é fiável e tem sempre bugs imprevistos.
 
Última edição:
O kernel foi altamente modificado por eles.
Além do mais isto é o equivalente a um alfa ou beta. Vamos lá ver como vai estar daqui a um mês.
Se eles usarem isto como distro clássica (mantendo um ambiente Gnome) espero que muitos distros agora baseadas em Ubuntu saltem o barco para o SteamOS para não terem que aturar mais a Canonical.
 
A respeito do suporte do Wine, havia um suporte não-oficial na página da Valve antes do lançamente da versão nativa do Steam, mas dependia da boa-vontade do utilizador.
Estima-se que cerca de 60 a 80% do catálogo do Steam podia ser executado via Wine, especialmente os jogos da era pré-DX9.
Com um pouco de cuidado, podiam criar uma versão adaptada mais similar ao Pipelight, criando um biblioteca nativa de ligação e as bibliotecas do Wine para jogos devidamente testados. A princípio isso só seria para os jogos mais antigos, deixando os modernos para o streaming ou para quem fosse experiente, forçando o Wine a tratar do problema.
Na prática, como se trata de um sistema Debian, sempre alguém irá instalar o Wine e testar a estabilidade da configuração.

A distro contêm os drivers para placas AMD e NVidia, embora a AMD planeie a prazo portar o Mantle API para Linux.
 
O kernel foi altamente modificado por eles.
Além do mais isto é o equivalente a um alfa ou beta. Vamos lá ver como vai estar daqui a um mês.
Se eles usarem isto como distro clássica (mantendo um ambiente Gnome) espero que muitos distros agora baseadas em Ubuntu saltem o barco para o SteamOS para não terem que aturar mais a Canonical.

Duvido, mais depressa distros baseadas em Ubuntu saltam para Debian do que para o SteamOS, a não ser que fossem distros com o objectivo exclusivo de gaming.

O kernel não parece ser nada por aí além, aplicaram patches ao kernel vanilla, assim como muitas outras distros o fazem. O que é de notar é que aplicarem os patches do projecto real-time linux, o que faz sentido dado que para jogar o sistema convém ser o mais responsivo possível. Mas são tradeoffs, por alguma razão isso não faz parte do kernel vanilla e do kernel default das distros, norlamente as distros estão optimziadas para uso genérico, não para gaming ou outra tarefa qualquer específica.

Não estou a desvalorizar o trabalho da valve, pelo contrário, mas o mais provável é aproveitarem certas modifcações do SteamOS do que uma distro qualquer passar a ser baseada no SteamOS, não me parece fazer muito sentido.
 
Duvido, mais depressa distros baseadas em Ubuntu saltam para Debian do que para o SteamOS, a não ser que fossem distros com o objectivo exclusivo de gaming.

O kernel não parece ser nada por aí além, aplicaram patches ao kernel vanilla, assim como muitas outras distros o fazem. O que é de notar é que aplicarem os patches do projecto real-time linux, o que faz sentido dado que para jogar o sistema convém ser o mais responsivo possível. Mas são tradeoffs, por alguma razão isso não faz parte do kernel vanilla e do kernel default das distros, norlamente as distros estão optimziadas para uso genérico, não para gaming ou outra tarefa qualquer específica.

Não estou a desvalorizar o trabalho da valve, pelo contrário, mas o mais provável é aproveitarem certas modifcações do SteamOS do que uma distro qualquer passar a ser baseada no SteamOS, não me parece fazer muito sentido.

Pelo que parece o real-time kernel foi um erro da Phoronix (típico...). A única diferença entre o kernel da SteamOS e do Debian são os patches para o Steam Controller. Fica aqui um diff entre ambos os kernel: http://pastebin.com/PnEtb1aG

Um aparte: o facto de o kernel ser em tempo real não significa que a aplicação que está a correr vá ser mais estável ou mais responsiva, o facto de se usar o termo "real-time" não significa que é um kernel mais rápido. Existem muitos tipos de scheduling algorithm usados em real-time kernel, por isso o próprio termo é um bocado ambíguo se não soubermos que scheduler se está a correr.
 
Pelo que parece o real-time kernel foi um erro da Phoronix (típico...). A única diferença entre o kernel da SteamOS e do Debian são os patches para o Steam Controller. Fica aqui um diff entre ambos os kernel: http://pastebin.com/PnEtb1aG

Um aparte: o facto de o kernel ser em tempo real não significa que a aplicação que está a correr vá ser mais estável ou mais responsiva, o facto de se usar o termo "real-time" não significa que é um kernel mais rápido. Existem muitos tipos de scheduling algorithm usados em real-time kernel, por isso o próprio termo é um bocado ambíguo se não soubermos que scheduler se está a correr.

Então ainda menos razão para o alvoroço quanto ao SteamOS poder substituir uma distro de desktop, porque não vai haver grande diferença na experiência de jogo entre o SteamOS e instalar o Steam numa distro normal.

Um kernel real-time (tal como existem SOs real-time para aplicações muito específicas) será para ser mais responsivo e ter menor latência, de forma a que as aplicações que necessitem tenham rápidamente acesso a tempo de CPU. Não estou a dizer que as coisas corram mais rápido, até porque isto provavelmente resulta em menor throughput.
 
Então ainda menos razão para o alvoroço quanto ao SteamOS poder substituir uma distro de desktop, porque não vai haver grande diferença na experiência de jogo entre o SteamOS e instalar o Steam numa distro normal.

Um kernel real-time (tal como existem SOs real-time para aplicações muito específicas) será para ser mais responsivo e ter menor latência, de forma a que as aplicações que necessitem tenham rápidamente acesso a tempo de CPU. Não estou a dizer que as coisas corram mais rápido, até porque isto provavelmente resulta em menor throughput.

Sim, é mais ou menos o que dizes, o SteamOS é apenas um sistema destinado às Steam Machine de modo a que a Valve tenha todo o controlo sobre a plataforma, para não estar dependente de terceiros como a Microsoft. Para quem não tem Steam Machines, duvido que servirá de muito a não ser para fazer uma máquina de jogos na sala de estar.

A característica fundamental dos real-time kernel é o aspecto determinístico, significando que podermos configurar o scheduler de modo a que certas aplicações tenham acesso garantido ao CPU dentro de uma certa restrição temporal.
É verdade que um real-time kernel poderia tornar o sistema (sistema operativo em geral, não estou a mencionar aplicações) mais responsivo, mas o propósito do SteamOS será para jogos, logo teriamos interesse que o scheduler do kernel atribuísse maior prioridade ao jogo de modo a que este corresse sem interrupções e que deixasse os restantes processos para segundo plano, mas isto é que um kernel normal já faz. Não haveria vantagem nenhuma em manter um kernel em tempo real, provavelmente só iria denegrir a performance de jogo.

Sim, um real-time kernel têm vantagem de reduzir latência, mas depende da latência que estamos a falar. Por exemplo, em aplicações de audio, em que o interesse é em fazer amostragens e capturas bastante frequentes de sinal (não é necessário grande processamento para este tipo de tarefas), este tipo de kernel têm uma grande vantagem porque o scheduler vai garantir que o processo responsável pela amostragem de sinal tenha a frequência desejada e não vai permitir que outros processos roubem tempo computacional. Mas num jogo, que já requer um prolongado tempo de CPU, isto provavelmente iria ser mau, porque provalvelmente o kernel iria interromper o processamento do jogo para distribuir tempo de CPU a outros processos, o que não é isto que se pretende.
 
Última edição:
Eu também estava a contar com algo assim ...

Não querendo desvalorizar o SteamOS, neste momento acho bem mais interessante pegar na versão mais básica do Windows 7, instalar o Steam e colocá-lo em modo Big Picture a arrancar no boot. No entanto não deixa de ser uma excelente iniciativa da Valve.
 
Pelo nome estavas a espera do que? Era obvio que seria para usar a steam. O objetivo final deste os é aproveitar os recursos ao maximo
O nome podia ser jogada de marketing... Sempre fui levado a pensar que podia ser um SO para gaming e não um SO exclusivo que só permitisse correr jogos Steam.
 
O nome podia ser jogada de marketing... Sempre fui levado a pensar que podia ser um SO para gaming e não um SO exclusivo que só permitisse correr jogos Steam.

Pelo que se viu não é de todo exclusivo para jogos Steam, a partir do momento que podes instalar o que quiseres podes correr os jogos que quiseres. Apenas tem que ser jogos suportados em Linux, mas isso já estava implícito. (e sempre existe o wine...)
 
O problema é o hype que rodeiam este tipo de anúncios.

Isto não é muito mais que uma appliance.
Algo que podia estar numa consola, com hardware proprietário, mas que não está. Pode ser instalado num PC.

Existem distros de linux que só servem para uma firewall/router, outras para Media Server/player, entre muitas outras que são para usos específicos..............O SteamOS está na mesma categoria. É algo para um uso especifico. Jogar videojogos do Steam.
 
Não se esqueçam das features que isto terá, como fazer streaming dentro da rede para outros sistemas (mesmo não Windows), dos jogos a serem processados na Steam Machine.
 
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