Stock Photography

edumad

I fold therefore I AM
Alguem aqui submete para aqueles sites de stock?
Se sim produzes para o site ou submetes aquilo que por acaso calha de se ajustar?
Nao sou nem pretendo ser profissional de fotografia. E um hobbie que me da prazer, assim quero continuar. No entanto, com tanta foto que se tira, nao faz mal nenhum se alguem quiser pagar uns tostoezinhos pelas fotos avulsas que tenho na coleccao.

Estive a ver um bocado sobre o assunto, e o consenso e que nao da para fazer fortunas, mas:
> Mesmo as agencias que pagam mal, acabam por fornecer um cashflow constante (mts fotos)
> Ruido e um no-no (DSLR convem)
> O mercado esta superlotado com nature/landscape. Nichos mais vazios ou com grande procura serao principalmente business/product/food.

A minha ideia nao era fazer dinheiro com aquilo, especialmente porque nao faco muita foto de pessoas ou comida ou produto. Estava a pensar se seria possivel, com fotos nestas areas, arranjar dinheiro por ano, para digamos, uma lente em segunda mao. Para aliviar o peso do hobbie na carteira :P

Alguem tem experiencia com isto? Conselhos?
 
estás inscrito nalgum grandenaboverde? se alguém estiver podia dar um feedback.. é algo que também me interessa.. não sei até que nível é que se consegue algum r€ndimento, mas tudo o que vier é bem-vindo :)
 
não estou inscrito.

tentei há uns anos, mas não tenho paciência de andar a fotografar exactamente aquilo que eles querem. para além de serem bastante exigentes na escolha e picuinhas até com fotos a ISO 100 (basta uma exposição um pouco incorrecta e ruído provocado por causa disso). pelo menos onde tentei (istock, dreamstime e shutterstock). conheço quem faça algum dinheiro que ajuda todos os meses a pagar as contas, mas é preciso enviar mesmo muitas fotografias de qualidade para obter bons rendimentos (ou mesmo até aceitáveis).

ja agora, pedia ao pessoal que se inserir mais sites à lista, não o faça com refers...
 
Essa questão dos nichos de grande procura serem principalmente business/product/food, é que não está com nada. Em qualquer uma destas 3 situações é práticamente impossível deixarem-te fotografar.
 
Essa questão dos nichos de grande procura serem principalmente business/product/food, é que não está com nada. Em qualquer uma destas 3 situações é práticamente impossível deixarem-te fotografar.
claro, tens de fotografar em casa num estúdio caseiro.
arranjar roupa, modelos e acessórios adequados.

e depois tentar fazer algo que a concorrência não tenha feito, que é ainda mais complicado.

para se "vencer" neste mundo não é fácil..
 
Obrigado grandenaboverde. Era isso que queria saber.
Acho que as minhas capacidades tecnicas ainda tem um bocado para evoluir ate resultarem num flow consistente de boas fotos (grande quantidade-> mais dinheiro).
Para alem disso, producto ainda se faz, pode ser giro montar uma caixa em casa, como as DIY que se veem aqui no forum.
Mas arranjar modelos e tudo mais... Nao e no meu campeonato.

De qualquer maneira, vi mais umas coisitas na net, estes sites pareceram-me uteis:
Microstock ABC
Selling photos online

BTW, por acaso o mais comum e usarem contratos de royalty free. Ou seja, permites que quem compra a foto, mas a foto e tua. Podes vender mais do que uma vez. Por isso sao muito baratas.
 
Boas!

Contribuo para esses sites desde que comprei a minha primeira e única máquina, que nem é SLR (HP945C), aí desde fins de 2005. Isto sem saber nada de fotografia! Não me interessei propriamente pelos lucros, mas a ideia de ter as minhas fotos a serem utilizadas agradou-me bastante e foi / é também uma boa maneira de ganhar experiência e aprender.

Não tenho um grande portfolio, quer em termos de quantidade, quer em termos de qualidade: o equipamento é limitado, os conhecimentos do fotógrafo também e o tempo dedicado é pouco. Neste momento, tenho em média umas 40 fotos aprovadas.

Em termos de rendimento, desde 2005 fiz para aí uns $200. Pouco, é certo, mas para quem começou sem saber o que era uma máquina estou muito satisfeito, e o número de vendas tem sempre tendência em aumentar à medida que se aumenta o número de fotos. Acredito que o pessoal que sabe umas coisas disto e que consegue fazer um portfolio de umas 100 ou 200 imagens tira facilmente uns $100 por mês.

Ouvi falar de um gajo que conseguía fazer uns $5000 por mês, mas trabalhava em equipa com mais pessoal: um fotografava, outro fazia o post-processing e ainda outro que tratava de escrever os títulos, descrições e keywords e enviava para os sites. Claro, todos os meses enviava uma quantidade brutal de fotos. É caso raro ter um sucesso destes.

Basicamente, para ganhar bem nisto é preciso, como já disse, ter um grande conjunto de fotos, sobre temas diversos, e, muito importante, ter imagens com pessoas. Qualquer tipo de pessoas, não têm que ser modelos profissionais, mas o chato é que é preciso que assinem um model release, que é um documento a autorizar a utilização das fotos para fins comerciais. Isso implica que tenham que fornecer os seus dados pessoais e de contacto... Eu ainda não me sinto muito à vontade em pedir isso às pessoas, por isso por enquanto só tenho fotos com pessoas que não sejam reconhecíveis (quando não aparece a cara, etc).

Normalmente, costumo mandar tudo aquilo que acho que será aceite pelos sites mais importantes, que no meu caso é o iStockphoto e o Dreamstime. Esses dois são dos mais esquisitos com a qualidade das fotos e dos que melhor vendem, por isso uso-os sempre como referência. Ao princípio só mandava as melhores fotos, mas nunca se sabe muito bem o que é que vai ter sucesso ou não... Houve uma foto que tive para não enviar e que acabou por se revelar um best-seller :). Cheguei a vender uma cópia por $50 e todos os meses vende uma série delas ao preço standard!

Estou inscrito nestes, por ordem decrescente de lucro:
Dreamstime
O meu preferido. Foi neste que vendi a tal foto a $50, uma extended license. Agora também aceitam fotos editoriais, para jornais e revistas, não precisando assim do model release. E se a foto for "newsworthy" pagam $5 só por enviar (caso a aceitem, claro). Já fiz isto com fotos do Dakar e da recente manifestação dos professores e aceitaram na boa! Muito fixe!

iStockphoto
Um peso pesado, foi comprado pela gigante GettyImages. Vende muito, mas o fotógrafo ganha menos por cada venda (só 20%). Quem vender 1000 imagens tem direito a assinar um contrato profissional com a GettyImages.

Fotolia
Muito frequentada por clientes europeus, o que é bom para nós, Portugueses.

123RF
bigstockphoto
Can Stock photo
Stockphotomedia

FeaturePics
Estes deixam-nos definir o preço de cada fotografia à nossa vontade. O fotógrafo ganha 60% (é o melhor site, neste aspecto) e vendem sob licenças royalty free e rights managed.

LuckyOliver
Site muito user friendly. É um bom sítio para começar, mas são relativamente novos e ainda têm poucas vendas.

Gimmestock.com
Estes estão sediados em Portugal e qualquer dia acaba. Muito pouco sucesso e já existe há um par de anos.

Albumo
Zymmetrical

Os últimos dois são recentes, por isso têm muito poucas vendas.

Não estou no ShutterStock, já mencionado aqui. É outro dos grandes, mas é muito difícil entrar como fotógrafo. Também aceitam editorial e têm uma coisa excelente que é o programa Red Carpet. Basicamente, arranjam passes de imprensa para eventos importantes!

São 3.30 da manhã e estou a cair de sono, fico por aqui. Qualquer coisa perguntem!

Ah, outra coisa. Não se pode enviar imagens onde apareçam trademarks, logótipos e obras de arte. Alguns edifícios também estão protegidos (no parque das nações estão quase todos, que eu saiba). Fotos da torre eiffel à noite não são aceites, por causa do copyright do espectáculo de luzes. Jardins zoológicos também costumam ter restrições - o de Lisboa não autoriza! É preciso ter atenção a estas coisas para não arriscar um processo em tribunal. As agências têm atenção a isto antes de aprovar uma foto, mas também se podem enganar...
 
Última edição:
Fotos de produtos, bem seria uma maneira de rentabilizar a lightbox.

Sim, isso tem muita procura, sobretudo se for isolado em branco e com clipping path.

Fica aqui um link para o Micro Stock Group, um fórum de discussão só sobre stock, muito útil. O staff de muitas agências também anda por aqui e dá para discutir certas coisas que são tabu nos fóruns de cada uma, estilo comparações com outras agências e críticas mais azedas...
 
Que tipo de fotos de produtos é procurado?

um pouco de tudo? apenas coisas "da moda" e zero km?

neste momento, 90% das fotos que tiro na lightbox é material informático.
 
Que tipo de fotos de produtos é procurado?

um pouco de tudo? apenas coisas "da moda" e zero km?


Penso que um pouco de tudo, mas não estou muito dentro disso. O melhor é ires a um site fazer uma pesquisa por fotos do mesmo estilo das tuas e ordenar por downloads, sempre te dá uma ideia.
 
microstocks

Faço microstocks há cerca de um ano.

Estou a fazer +/- 350 dolares por mês.

Dá mais que bem para pagara renda do estúdio e investir em material.

É um processo em fase crescente, cada mês, mais uns dolares.

Comecei pela arte, aquilo que gosto de fazer da fotografia. Mas o dinheiro chama mais alto e neste momento produzo mesmo para stocks e não me resta quase tempo nenhum.

Quem quiser discutir sobre o assunto, esclarecer dúvidas ou saber quais as agencias mais lucrativas, bem como as fotos que devem inserir para serem admitidos, podem adicionar-me ao msn ou mandar um mail para [email protected]

abraços
 
Back
Topo