Stock Photography

edumad

I fold therefore I AM
Alguem aqui submete para aqueles sites de stock?
Se sim produzes para o site ou submetes aquilo que por acaso calha de se ajustar?
Nao sou nem pretendo ser profissional de fotografia. E um hobbie que me da prazer, assim quero continuar. No entanto, com tanta foto que se tira, nao faz mal nenhum se alguem quiser pagar uns tostoezinhos pelas fotos avulsas que tenho na coleccao.

Estive a ver um bocado sobre o assunto, e o consenso e que nao da para fazer fortunas, mas:
> Mesmo as agencias que pagam mal, acabam por fornecer um cashflow constante (mts fotos)
> Ruido e um no-no (DSLR convem)
> O mercado esta superlotado com nature/landscape. Nichos mais vazios ou com grande procura serao principalmente business/product/food.

A minha ideia nao era fazer dinheiro com aquilo, especialmente porque nao faco muita foto de pessoas ou comida ou produto. Estava a pensar se seria possivel, com fotos nestas areas, arranjar dinheiro por ano, para digamos, uma lente em segunda mao. Para aliviar o peso do hobbie na carteira :P

Alguem tem experiencia com isto? Conselhos?
 
estás inscrito nalgum grandenaboverde? se alguém estiver podia dar um feedback.. é algo que também me interessa.. não sei até que nível é que se consegue algum r€ndimento, mas tudo o que vier é bem-vindo :)
 
não estou inscrito.

tentei há uns anos, mas não tenho paciência de andar a fotografar exactamente aquilo que eles querem. para além de serem bastante exigentes na escolha e picuinhas até com fotos a ISO 100 (basta uma exposição um pouco incorrecta e ruído provocado por causa disso). pelo menos onde tentei (istock, dreamstime e shutterstock). conheço quem faça algum dinheiro que ajuda todos os meses a pagar as contas, mas é preciso enviar mesmo muitas fotografias de qualidade para obter bons rendimentos (ou mesmo até aceitáveis).

ja agora, pedia ao pessoal que se inserir mais sites à lista, não o faça com refers...