Stock Photography

quase nenhum exige exclusividade, aliás para te tornares "exclusive photographer" no istockphoto, tens de cumprir um grande número de requisitos e mesmo assim, só depois de eles avaliarem a totalidade do teu trabalho é que decidem se aceitam ou não..

cumps
 
Às tantas ainda compensa ter as fotos em 2 ou 3 galerias e quando um artista resolver violar os direitos de autor é lixa-los com F :D
 
Precisamente. A maioria dos sites não exige exclusividade... e foi nisso que se baseou a minha pergunta. Ninguém me proíbe de pôr a imagem onde eu bem entender, porque afinal ela é minha. Correcto?
 
Correcto! Também tenho algumas no Flickr, não tem problema nenhum. E não conheço nenhum site de microstock que exija exclusividade, acho que isso é para voos mais altos.
 
Sinceramente nunca percebi o que leva as pessoas a vender as suas fotos por cêntimos, tendo em conta as horas de trabalho por detrás. Se ainda fosse em sites de macrostock tipo Alamy, onde as fotos têm preços razoáveis. De resto para a maioria das pessoas fico com a sensação que um part-time no McDonalds rendia mais dinheiro. Mas assim não estaria a fazer o que gostam, talvez seja esse o apelo. Digam de vossa justiça, estou curioso.
 
Eu acho que é mesmo isso... podemos fazer o que gostamos e ainda ganhar uns trocos. No meu caso até foi mais numa de experimentar para ver como era (e claro, se pudesse ganhar qualquer coisa com isso, porque não?)
 
nos termos de uso e condiçoes de participaçao da dreamstime diz a negrito:

"None of our images may be resold or redistributed by any means, or made available for redistribution or resale by a third party without Dreamstime's separate written consent."

penso que com isto quer dizer (entre outras coisas) que as fotos que colocarmos lá, nao podem ser colocadas noutros sites de stock.

estou certo?
 
Não, isso só se aplica para quem compra. Ao se colocar lá as imagens não perdemos o copyright das mesmas, tanto que nós é que autorizamos a Dreamstime a comercializar as nossas imagens. Se lerem as condições quando se registaram como fotógrafos verão que não fala em exclusividade em sítio nenhum.

Se não fosse assim, não faria sentido a opção de licenciar as imagens como exclusivas para a Dreamstime, ou de passar a fotógrafo exclusivo (necessário no mínimo 50 imagens).
 
Se ainda fosse em sites de macrostock tipo Alamy, onde as fotos têm preços razoáveis.

Realmente, sao preços que nao têm nada a ver com os outros sites de stock!

Alguem me sabe explicar o motivo?

regras diferentes, condiçoes especiais para entrar??

parece que este ja engloba empresas pelo meio, mas n consegui perceber mt bem
 
Olá a todos,

Estou no mundo dos micro stocks à cerca de ano e meio.

entrei neste mercado, tal como o RAAlves pelo dinheiro, no inicio ganha-se muito pouco, mas com o passar do tempo e com o aumento de imagens no portfolio os lucros vão aumentando.
Desde o inicio vendi mais de 25.000 imagens nos varios stocks. E acreditem, neste momento consigo ter um rendimento muito bom. Ja comprei muito material fotografico (Canon EOS 40D, Canon 70-200 L f4 e mutas outras lentes) já paguei o estudio, e ainda sobrou para umas viagens.

Qualquer dúvida disponham.
 
Olá a todos,

Estou no mundo dos micro stocks à cerca de ano e meio.

entrei neste mercado, tal como o RAAlves pelo dinheiro, no inicio ganha-se muito pouco, mas com o passar do tempo e com o aumento de imagens no portfolio os lucros vão aumentando.
Desde o inicio vendi mais de 25.000 imagens nos varios stocks. E acreditem, neste momento consigo ter um rendimento muito bom. Ja comprei muito material fotografico (Canon EOS 40D, Canon 70-200 L f4 e mutas outras lentes) já paguei o estudio, e ainda sobrou para umas viagens.

Qualquer dúvida disponham.

boa mais uma ajuda bem vinda!
entao se nao te importares começamos pelo inicio:
quais sao os stocks que usas, e principais diferenças entre eles

e depois outra coisa que ainda me faz muita confusao...afinal que tipo de fotos é que devemos por la? fotos de produtos?? tipo telemoveis, maquinas de calcular..sei la...produtos em geral ou outras coisas?
 
boa mais uma ajuda bem vinda!
entao se nao te importares começamos pelo inicio:
quais sao os stocks que usas, e principais diferenças entre eles

e depois outra coisa que ainda me faz muita confusao...afinal que tipo de fotos é que devemos por la? fotos de produtos?? tipo telemoveis, maquinas de calcular..sei la...produtos em geral ou outras coisas?


Neste momento estou a trabalhar regularmente para 4 (Shutterstock, Dreamstime, Fotolia, Istock), mas estou registado em mais (mas os lucros mensais são irrelevantes).

Existe software para gestão de microstocks e isso facilita muito o upload/gestão dos varios stocks.

Basicamente envio todo o tipo de fotos e ilustrações, desde que sejam comerciais claro.

vê este link http://www.fotografarvenderviajar.com/vender-fotos/fotos-que-vendem-fotos-que-nao-vendem
 
Existe software para gestão de microstocks e isso facilita muito o upload/gestão dos varios stocks.

Basicamente envio todo o tipo de fotos e ilustrações, desde que sejam comerciais claro.

será que nos podias indicar qual é o software que usas?

bem...eu estava a pensar em começar com foto de productos por várias razões:
1º faço isto como hobby e o tempo disponivel não é o que gostaria
2º nao tenho estudio
3º ja vi la muitas fotos (maioria talvez) em que é mais ediçao fotografica do que propriamente fotos com pos-processamento, como eu nao tenho grande jeito para isso, ao fotografar productos iria treinar essa componente...eliminar reflexos, sombras etc, ja li que sao bastante rigorosos quanto à qualidade da imagem, aberrações cromaticas etc...assim aprendia a fazer esse tipo de correções e quando me sentisse mais a vontade partia para outros ramos com mais saida

ja agora ponho aqui uma duvida em relaçao a isso, imagina que tiro uma foto a um producto em que a marca dele é visivel...devo apagar a marca ou deixa-la visivel?

e outra questao: usas a mesma foto em varios stcks ou cada stock tem uma coleçao diferente?

obrigado!
 
será que nos podias indicar qual é o software que usas?

bem...eu estava a pensar em começar com foto de productos por várias razões:
1º faço isto como hobby e o tempo disponivel não é o que gostaria
2º nao tenho estudio
3º ja vi la muitas fotos (maioria talvez) em que é mais ediçao fotografica do que propriamente fotos com pos-processamento, como eu nao tenho grande jeito para isso, ao fotografar productos iria treinar essa componente...eliminar reflexos, sombras etc, ja li que sao bastante rigorosos quanto à qualidade da imagem, aberrações cromaticas etc...assim aprendia a fazer esse tipo de correções e quando me sentisse mais a vontade partia para outros ramos com mais saida

ja agora ponho aqui uma duvida em relaçao a isso, imagina que tiro uma foto a um producto em que a marca dele é visivel...devo apagar a marca ou deixa-la visivel?

e outra questao: usas a mesma foto em varios stcks ou cada stock tem uma coleçao diferente?

obrigado!

A fotografia de produto é uma solução para começar. Deves ter sempre em atenção a luz e a utilização de flash. Nunca deve ter sombras marcadas (é rejeitada na certa). Outra coisa muito importante é o ruido, não sei que camara usas mas isso é muito importante. Qualquer vestigio de ruido tb é rejeitado (uso sempre 100ISO).

Quanto ao software eu uso este www.[B]cushystock[/B].com é o mais barato e na minha opinião faz o que outros mais caros fazem. Mas há vários.

Quanto às marcas/logotipos.
Não pode ser visivel qq tipo de marca ou logotipo nos objectos ou outros (por exemplo na roupa dos modelos) dá direito a rejeição. Alguns objectos tambem podem ser rejeitados por serem facilmente identificados e o seu desenho estar registado (por exemplo: bonecos tipo snoopy, noddy, etc)

Envio as fotos para todos os stocks, embora as várias galerias não sejam todas iguais, o critério de aprovação não é o mesmo nas varias agencias e uma foto pode ser aprovada num e rejeitada noutro (eles referem sempre o motivo da rejeição)
Algumas agencias aceitam imagens exclusivas e pagam mais por elas. Mas na minha opinião não compensam a exclusividade.

Se queres mesmo começar pelos produtos aconselho-te a comprar uma tenda de luz. Existem vários tamanhos, dependente do que queres fotografar, mas o resultado final compensa. http://img63.imageshack.us/img63/9936/dsc8278nk0.jpg
 
500px will sell your photos if it can keep most of the cash

Serious photographers who host their pictures at 500px will soon get to profit from their skills -- if not quite in they way they'd expect. The company has just unveiled Prime, a licensing store that's theoretically more lucrative than many cut-rate stock photo sites. Every image will carry a minimum $250 license fee, and photos will be ranked based on community reactions. A frequently shared photo may stand out from the pack, for instance.

There's only one catch. 500px is only giving sellers a 30 percent commission, regardless of the licensing terms -- that's a considerably smaller cut than some pros are used to, and might not be as rewarding as selling the work directly to customers. Prime may be difficult to justify for full-time shutterbugs, then, but it could prove useful to hobbyists who'd like to earn some extra cash with minimal effort.
http://www.engadget.com/2014/02/08/500px-prime/
 
Já alguem usou alguns desses serviços? Gostava de ter uma ideia dos preços que eles pagam e quais as condições que oferecem, tipo se pagam ao download, se por licença...
 
Back
Topo