Streaming / Cloud Gaming - Tópico Geral

Quando muitos dos nossos pais nasceram nem televisão havia em Portugal...

Os miúdos de hoje em dia (muitos registados no fórum lol) nunca "ouviram" falar do discman e muito menos do walkman.

O bebé que se entretem no café com o tablet, nasceu com Netflix e o Spotify.

Os nossos filhos/netos vão rir-se nas nossas consolas monstruosas com teraflops, assim como das nossas redes Gigabit e 5G.

Nos anos 20 se imaginava o futuro com caros voadores entre outras coisas que se pensavam alcancaveis nos " proximos " anos. 100 anos depois....

Sim teremos tecnologia inimaginavel daqui ha 20 anos. Contudo, temos que ter em conta as limitacoes baseado nas leis fisicas bem reais do nosso mundo. Streaming de jogos de video com a melhor internet fibra tera sempre uma qualidade inferior e muito mais latencia do que em casa nas nossas consolas, e enquanto nao encontrarmos uma maneira de enviar informacoes mais rapida que a velocidade da luz com a nossa fibra optica, continuaremos com esses problemas. Quando vejo esses gajos a falarem de jogos 8k 120 fps no conferencia..... penso que nao teem bem a nocao das limitacoes da fibra. Nessa apresentacao, dava para ver que o homem jogava com latencia. dava para ve-lo ainda mais quando estava a jogar no PC com o rato ( ate a minha mulher que nao percebe grande coisa disso reparou nisso ).

Agora quanto ao meu cepticismo, provem da Microsoft tentar forcar o digital nos jogadores ha uns anos atras, mas nao so, trabalhando nessa area e em grandes estudios AAA, eu sei ate que ponto os higher up querem que o digital seja a unica maneira de obterem os seus jogos. Podem ter a certeza que estao a fazer tudo o que podem para isso. E eu sou contra, por razoes exemplificadas ai varias vezes. Gostava que continuassemos com o poder de compra que temos actualmente. Ja perdemos que chega nesses ultimos 20 anos acho eu.
 
Onde muitos vêem limitações/obstáculos, outros vêem oportunidades/soluções.

Tanto pessoal que não passava na entrevista de RH da MS, Sony, Nvidia ou Google...
 
O meu primeiro telemóvel só mandava sms e fazia chamadas. O meu segundo telemóvel era topo de gama com toques polifónicos e era a loucura. Conseguia ter um toque semelhante à música Pop do momento, era fantástico!

Estou neste momento a escrever isto um telemóvel com 8gb de ram. Passaram pouco mais de 15 anos...

Quando o meu filho tiver o primeiro telemóvel, este vai ser tão melhor que o que há agora que nem dá para imaginar.

A tecnologia anda para frente. Quer os cépticos ou medrosos queiram, quer não queiram.

Eu não sei porque há tanto alarido há volta do streaming. Parece-me uma coisa simplesmente natural. Quem não se quiser adaptar, que fique com as consolas lá no móvel. Eu por mim, quanto mais cedo tirar o "lixo" todo da frente, melhor.

No entanto entendo quem não queira isso, mas simplesmente não entendo porque é que para muitos uma coisa mata a outra.

Quem quer, hoje em dias de Spotifys, Apple Musics e Youtube Musics, ainda compra CD's.
Existem colunas e headphones sem fios... Quem quer a melhor qualidade som simplesmente não os usa.

Também temos net wireless e por cabo, quem quer qualidade e estabilidade não usa wireless.

O mesmo se vai passar com o streaming de jogos, para o casual gamer que não liga muito a qualidade o streaming vai ser opção, para quem quer a melhor experiência de jogo vai usar um sistema local.
 
Eu vou esperar para ver. O conceito em si é muito interessante, e todos aceitamos que o futuro para as massas vai ser este, mais cedo ou mais tarde. Resta é saber se o mercado está preparado e interessado nisso. E mais ainda que isso, é ver se a oferta deles também é interessante, vão ser também os jogos disponibilizados que vão ditar o sucesso ou falha destes sistemas, como qualquer consola. Eu só vi specs e promessas, mas o bem bom que interessa, jogos... N'as pas de chance. Portanto, prognóstico reservado.

Outro ponto, sim, para o average joe, há sempre "sinónimos" de algo em termos tecnológicos, e outros. Mas não esquecer que, para o mercado dar essa volta, é preciso muita sopinha e sorte, e está completamente dependente do que for oferecido. Porque assim como um nome pode ser sinónimo de sucesso, também pode ser de falha.

E contrariamente ao habitual, eu tenho pouca vontade de usar estes sistemas, por agora. Cada vez tenho uma fatia maior do meu orçamento alocada todos os meses a pagar para coisas recorrentes, e cada vez mais tenho que fazer escolhas onde quero perder dinheiro todos os meses. A não ser que me proponham um valor bem baixo, duvido que adira. Sou o primeiro a reconhecer que só uso sistemas como Spotify e Netflix porque os valores são partilhados e baixos. A partir do momento que subam, facilmente os abandono. Duvido que a Google me vá sequer oferecer algo assim nestas primeiras fases.
 
Com estas specs do stadia será que a MS e Sony sentirão necessidade de antecipar a próxima geração? Nem que seja só na componente streaming, ou seja, o PSNow fazer streaming da futura PS5, sendo que o lançamento físico continuaria em 2020. O mesmo acontecendo do lado da Xbox.
 
Com estas specs do stadia será que a MS e Sony sentirão necessidade de antecipar a próxima geração? Nem que seja só na componente streaming, ou seja, o PSNow fazer streaming da futura PS5, sendo que o lançamento físico continuaria em 2020. O mesmo acontecendo do lado da Xbox.
E achas que os jogos para a PS5 já estão prontos para poderem antecipar?

O Gpu do Stavia é a Vega 56, ou seja, não me parece que seja para competir com a próxima geração, ou vão ter de fazer já um upgrade no próximo ano.

Ninguém sabe sequer se isto vai ter sucesso, vamos esperar para ver.
 
E achas que os jogos para a PS5 já estão prontos para poderem antecipar?

O Gpu do Stavia é a Vega 56, ou seja, não me parece que seja para competir com a próxima geração, ou vão ter de fazer já um upgrade no próximo ano.

Ninguém sabe sequer se isto vai ter sucesso, vamos esperar para ver.
Muitos dos jogos principalmente os 3fds party teriam perto de zero esforço em correrem em specs melhor, frame rate, detalhe, para ter upgrade seria só configuração.

Sim, isto está longe de se saber se cai ser um sucesso, depende muito da experiência e do preço que é desconhecido. Depois a Google não tem grande registo de sucesso em novos projetos.
 
E achas que os jogos para a PS5 já estão prontos para poderem antecipar?

O Gpu do Stavia é a Vega 56, ou seja, não me parece que seja para competir com a próxima geração, ou vão ter de fazer já um upgrade no próximo ano.

Ninguém sabe sequer se isto vai ter sucesso, vamos esperar para ver.
Porque é que toda a gente (não só o teu post, mas foi o último que vi) está a assumir que um jogo só vai usar uma instance do servidor? O conceito de geração deixa de existir.

O conceito do Stadia obviamente não tem gerações. Um jogo é mais potente, mais premium? Usa 2, 3, 4 instances. Aliás foi isso que eles demonstraram no MP splitscreen mas ao contrário, o mesmo jogo a correr em "duas consolas" em paralelo. Obviamente existem e vão existir imensos jogos pouco potentes e logo no lançamento haverá imensos jogos da caca que partilharão servidores.

Também me parece óbvio que existirão rapidamente novos modelos do servidor que se integrarão com o que foi lançado agora. Hoje foi o de 10, para o ano estão a montar os de 20 e para o utilizador tanto faz o que lá está, o que conta é a experiência. A determinada altura existirão servidores de 10, com os de 20, com os de 30 e ninguém sabe muito bem o que lá está.

Para os developers é uma plataforma contínuo, deixa de existir o corte de gerações, vai ser um pouco como desenvolver para o PC mas sabendo que o utilizador terá o hardware para tal.

A única questão é mesmo a latência. Por isso é que o comando não passa por um computador/consola, está ligado directamente ao servidor. Vamos ver como funciona. Para estarem a promover jogos como o Doom no lançamento é porque estão confiantes porque é exactamente o tipo de jogo mais exigente nisso.
 
O meu sceipticismo sempre vinha da fibra ter uma velocidade limitada por causa das suas limitacoes fisicas bem reais, mas parece que afinal existe uma maneira de enviar dados mais rapidos e foi recentemente descoberto uma maneira de decriptar esses "packets" utilizando a tecnologia actual simplesmente adaptando uma especia de pequeno end cap no final do cabo da fibra.

Sera essa a razao pela qual esses gigantes andam todos a apostar no streaming? Porque realmente com essa nova tech, seria possivel ( pelo que eles dizem ) atingir velocidades 1000x maiores, o que realmente, tornaria a technologia de streaming de jogos viavel e possivel.

https://phys.org/news/2018-10-groundbreaking-technology-times-faster-internet-harnessing.html

Continuo sem gostar muito da ideia do streaming de jogos, mas se essa technologia da internet realmente vier a ser adaptada nos proximos anos, poderia abrir uma porta ao streaming de jogos de maneira quase instantaneo. Claro que as situacoes em que o pessoal a viver em zonas sem fibras continuarao na mesma e nao poderao usufruir da fibra a mesma, mas ainda assim, e passo de gigante.

Alguem com maior conhecimento neste assunto que possa confirmar se isso esta prestes a acontecer?
 
O problema não é a largura de banda, mas sim a latencia.

Sim , isso entendi bem, mas a latencia provem da velocidade com que se envia e recebe esses packets de informacoes que actualmente e limitada pela velocidade maxima que conseguimos atingir com a fibra ( que e actualmente a technologia internet mais rapida que desenvolvemos ). Contudo, se conseguimos enviar mais informacoes ao mesmo tempo, tornando assim a velocidade da internet 1000x mais rapida, entao a latencia seria reduzida drasticamente tambem ou estou engando?
 
Quando se refere n vezes mais rápida está se a falar de velocidades de transferência sustentadas.
Conceptualmente uma ligação pode ser relativamente lenta e ter baixa latência, a latência é um pouco como a aceleração dum veículo, ele pode nem ser muito rápido mas acelera e trava muito depressa.
 
Sim , isso entendi bem, mas a latencia provem da velocidade com que se envia e recebe esses packets de informacoes que actualmente e limitada pela velocidade maxima que conseguimos atingir com a fibra ( que e actualmente a technologia internet mais rapida que desenvolvemos ). Contudo, se conseguimos enviar mais informacoes ao mesmo tempo, tornando assim a velocidade da internet 1000x mais rapida, entao a latencia seria reduzida drasticamente tambem ou estou engando?
Estas enganado. Uma coisa é a quantidade de dados que consegues passar ao mesmo tempo, outra é o tempo que 1 byte demora do ponto A ao ponto B, este último é a latência.

Podes conseguir aumentar 1000x a quantidade de dados a passar na fibra, mas a latência continua lá. Basicamente estás limitado pela velocidade da luz, e não te esqueças que a fibra não entra diretamente no teu PC.
 
Ah pronto, portanto a latencia continuara a ser o mesmo entao visto que realmente o input nao precisara de uma maior largura de banda e portanto continuara preso a velocidade da fibra. Se e que entendi bem. Essa nova maneira de enviar dados portanto so permitiras enviar uma maior quantidade de dados a mesma velocidade que antes.

Digam-me se entendi bem
 
Sim, é isso. Maior largura de banda vai permitir maiores resoluções e maiores framerates, mas a latência continua lá.

Já que estamos a falar da velocidade da luz, se apontares uma lanterna pequena para uma parede ou uma lanterna mais potente, vais ver muita mais luz na mais potente, isto é a largura de banda. Mas tanto a lanterna pequena como a lanterna grande, o tempo que demora à luz a sair da lanterna e a bater na parede é exactamente o mesmo para ambas.

Segundo testes que a Digital Foundry fez na GDC no pixelbook ao testar o Stadia, a latência foi medida em 166ms, o que é um valor muito alto na minha opinião, mesmo para jogos single player. E testaram isto muito próximos do servidor da Google e num ambiente controlado, pois quanto mais longe estiverem, mais a latência vai aumentar
 
Sim, é isso. Maior largura de banda vai permitir maiores resoluções e maiores framerates, mas a latência continua lá.

Já que estamos a falar da velocidade da luz, se apontares uma lanterna pequena para uma parede ou uma lanterna mais potente, vais ver muita mais luz na mais potente, isto é a largura de banda. Mas tanto a lanterna pequena como a lanterna grande, o tempo que demora à luz a sair da lanterna e a bater na parede é exactamente o mesmo para ambas.

Segundo testes que a Digital Foundry fez na GDC no pixelbook ao testar o Stadia, a latência foi medida em 166ms, o que é um valor muito alto na minha opinião, mesmo para jogos single player. E testaram isto muito próximos do servidor da Google e num ambiente controlado, pois quanto mais longe estiverem, mais a latência vai aumentar

por acaso foi algo que tambem tinha lido num site que nao consigo encontrar de novo, onde o homem tinha feito testes com a internet fibra das mais altas que existe numa plataforma de streaming qualquer e dizia que nao valia a pena pois a latencia arruinava a maioria das experiencias de jogo, e que mesmo que a fibra permitisse a transferencia de dados a 100% da velocidade da luz ( a melhor conexao fibra do mercado anda a volta dos 70% ) continuaremos com uma latencia de a volta de 5 frames ou seja uma equivalencia de 200 de ping ou mais se me lembro bem. Dai eu nao conseguir entender como e que o pessoal acha que iremos conseguir jogar em streaming 8k 120 fps ( como annunciado na presentacao stadia ) quando nem sequer conseguimos actualmente com 1080 60 fps e sabendo que a net fibra nunca podera evoluir muito mais do que ja e.

continuo a ver essa tendencia do streaming de jogos como uma tendencia predisposta ao falencia, para a maioria dos jogadores. 166ms para mim e simplesmente injogavel, se nao for a baixo dos 50 ja comeca a ser chato.
 
Sony PS Now actualmente em Portugal com feedback positivo dos users do Zwame.

Microsoft xCloud para breve...

Google Stadia para breve...

Os maiores génios sobre streaming, e principalmente sobre latência, não estão nas melhores empresas tecnológicas mundiais mas sim no melhor fórum de tecnologia português.
 
Sony PS Now actualmente em Portugal com feedback positivo dos users do Zwame.

Microsoft xCloud para breve...

Google Stadia para breve...

Os maiores génios sobre streaming, e principalmente sobre latência, não estão nas melhores empresas tecnológicas mundiais mas sim no melhor fórum de tecnologia português.
Alguém disse que era injogavel?
Se não te importas de jogar com latência de 166ms ou superior, então joga.

Eu prefiro jogar com latência inferior a 50ms e não me importo de gastar o valor de uma consola de x em x anos para ter isso.
Também gosto de apreciar a qualidade de imagem ao máximo sem compressões.

Para mim neste momento mover-me para o streaming não seria evolução, seria exatamente o oposto pois a experiência de jogo iria ser pior, não há como dar a volta a isto.
 
Back
Topo