Streaming / Cloud Gaming - Tópico Geral

@underfox

Eu só vou opinar realmente quando experimentar a sério. (Ainda nem sequer tive tempo de testar o PS Now.)

Até lá, não vou ser negativo. Mas isto já é o meu feitio. Não costumo dizer mal de nada sem conhecer. (Principalmente online. Todos sabemos o ódio que abunda nas caixas de comentários de sites, redes sociais ou do YouTube.)

Eu sou a favor dos Jogos, nas mais variadas maneiras :)

O streaming está aí, para o bem e para o mal. Como amante da temática, gostava que fosse para o bem, mesmo que nem seja a minha opção de modo de jogo.
 
Quantos mais entrarem para competir por esses 10 - 15% do mercado que está interessado no Streaming, melhor. É da maneira que têm pouco lucro e desistem rápido.
Infelizmente (ou felizmente para outros) a experiência mostra que quem define as coisas não são entusiastas, é o público comum, os comodistas.
Temos inúmeros exemplos disso, o Laserdisc, o HDVD, a vitória pírrica do Bluray, o SACD, os formatos lossless (FLACs e afins).
Os formatos com superior qualidade que venceram fizeram-no porque além da qualidade ofereciam outras vantagens sendo que o DVD é um exemplo espectacular.
Se este pessoal do streaming conseguir uma experiência boa, mesmo aceitável, com mais comodidade isto vai entrar por aí adentro com a subtileza de um murro pelos trombas.
 
Infelizmente (ou felizmente para outros) a experiência mostra que quem define as coisas não são entusiastas, é o público comum, os comodistas.
É a verdade... A única esperança que tenho é que existe um mercado bastante lucrativo das editoras, que se o streaming tomar conta, eles vão perder. DLC, versões GOLD, pré-compras, steel box, estátuas, etc,etc
 
Infelizmente (ou felizmente para outros) a experiência mostra que quem define as coisas não são entusiastas, é o público comum, os comodistas.
Temos inúmeros exemplos disso, o Laserdisc, o HDVD, a vitória pírrica do Bluray, o SACD, os formatos lossless (FLACs e afins).
Os formatos com superior qualidade que venceram fizeram-no porque além da qualidade ofereciam outras vantagens sendo que o DVD é um exemplo espectacular.
Se este pessoal do streaming conseguir uma experiência boa, mesmo aceitável, com mais comodidade isto vai entrar por aí adentro com a subtileza de um murro pelos trombas.

Achas que o streaming é mais cómodo para leigos que uma consola?
 
Achas que o streaming é mais cómodo para leigos que uma consola?
Em primeiro lugar não sei como o streaming é feito hoje, não gosto dessa porcaria, nem gosto sequer do que são hoje os jogos com os DLCs e BSs genéricas quanto mais isso.
O que eu gosto é como quando comprava uma caixa do tamanho de um dicionário, com o jogo lá dentro e um belo manual e outros materiais.
Tenho jogos que traziam livros lá dentro, fichas para por no teclado para marcar comandos, enfim, outros tempos. Hoje chamam a isso edição especial e baixa as calças e toma lá morango.
Mas isso não quer dizer que não veja como acho que as coisas vão ser. E sim, pelo que vi do que a Google apresentou não tenho dúvida que será bastante mais cómoda. Já tendo o comando (que é algo análogo a comprar a consola, se bem que com uma barreira bem mais baixa, o que favorece o streaming) a experiência será ultra simples.
Será um pouco como comparar entre ver um filme com formato físico e Netflix. Sendo que convém recordar que não vale assumir que já se tem o filme em casa.
 
Isso dos conceitos tem muito que se lhe diga.

Há uns tempos tive de explicar ao meu filho que antigamente os telefones estavam ligados à parede. Ele não conseguia ver nenhuma lógica nisso. Porque é que alguém havia de querer um telefone preso à parede quando pode ter um para falar em todo o lado?

Para perceber mesmo, sim, o conceito é mais complicado. Mas o que as pessoas comuns vão ver é, num ligo a consola e tenho que por o jogo e no outro não ligo nada e não tenho que por nada.
 
Isso dos conceitos tem muito que se lhe diga.

Há uns tempos tive de explicar ao meu filho que antigamente os telefones estavam ligados à parede. Ele não conseguia ver nenhuma lógica nisso. Porque é que alguém havia de querer um telefone preso à parede quando pode ter um para falar em todo o lado?

Para perceber mesmo, sim, o conceito é mais complicado. Mas o que as pessoas comuns vão ver é, num ligo a consola e tenho que por o jogo e no outro não ligo nada e não tenho que por nada.

O problema é que de facto tem de ligar e meter alguma coisa. No caso do stadia para jogar na TV precisa de um ChromeCast e do comando.l
 
O meu miúdo de 7 anos já acha estranho o conceito de "discos" (o pai já anda 100% digital nas 2 consolas, no PC e no consumo de media em geral), pelo que, para mim que sou do tempo da cassete, do VHS e da internet analógica a 14kbs, acho que é algo que nem se chega a "entranhar", é mesmo uma normalização natural do "método" utilizado para consumo. É algo natural e intrínseco no modo como os formatos se vão disponibilizando ao consumidor.

O streaming não vai "matar" nada, mas vai, com naturalidade, complementar e ser um elemento perfeitamente comum na vivência e usufruto dos videojogos (por exemplo, ter por estes dias, com o Serviço de Streaming da Playstation - PSNow, andado a usufruir de alguns exitos da PS3, e saltado em segundos de jogo para jogo, sem breaks e sem lags, comprova-me isso. Não é o maravilhoso mundo novo, mas é um mundo "conveniente" e sem grande curva de aprendizagem).

Por mim, não irá substituir o formato de consumo que pretendo (na atualidade e anos próximos, a melhor qualidade estará sempre no "caixote" que se coloca debaixo da TV), mas reconheço que, os milhões e milhões que estas companhias estão a meter nisto podem vir a deixar marca no panorama de consumo dentro de uns anos (poucos).
 
Estás a assumir que toda a gente tem ChromeCast ou que sabe o que é?
Não, estou a assumir que a funcionalidade do Chromecast estará integrada na TV ao ponto das pessoas nem compreenderem esse conceito.
Vai ser como quando era puto e os leigos chamavam computador ao teclado dos PCs. Ficava doido com isso. :D
 
Do que experimentei no Now, gostei.

Posto isto, acho que tem pernas para andar. Com os jogos certos, a qualidade certa e o preço certo, não vejo nenhum senão.

Em termos de jogos já dou primazia ao digital há muito tempo, pela comodidade e pelo preço. Com o streaming será igual.
 
Não, estou a assumir que a funcionalidade do Chromecast estará integrada na TV ao ponto das pessoas nem compreenderem esse conceito.
Vai ser como quando era puto e os leigos chamavam computador ao teclado dos PCs. Ficava doido com isso. :D

Não precisa ir muito longe, ainda hoje em dia tem muita gente que chama computador ao ecrã do pc... :lol:

Hoje em dia 90% das pessoas com menos de 20 anos passam o dia em frente ao telemóvel, a jogar, conversar, ver vídeos, etc, etc... A Google quer é apanhar essa malta e dar a possibilidade de jogar jogos AAA sem largar o telemóvel, basta ligar um comando e consegue-se fazer tudo. Quando um "puto" larga o telemóvel para ir jogar Playstation, Xbox, Steam ou afins, a Google está a perder dinheiro e quer dar volta a isso.

A Google vive de publicidade e vai aproveitar essa malta que já está habituada a publicidade em vídeos do Youtube para espetar publicidade no meio dos jogos... Isso é bem visível nos jogos de telemóveis, que mesmo sendo Free to Play geram milhões.

Se o Stadia vai dar certo? Eu penso que sim, se tiver bons jogos, tem tudo para ser a próxima "Playstation" dos novos tempos. A Google está a "educar" uma geração e a dar tudo o que eles querem a "borla", basta para isso ter acesso a internet. E o Stadia acredito que vai ser assim também, muitos jogos pagos, mas vão existir muitos jogos AAA a borla, "apenas" com publicidade pelo meio.
 
Será que nos jogos por streaming não existirá uma modalidade gratuita em que nos obriga de x em x tempo ver anúncios?
Tipo Spotify mas não teríamos que jogar jogos aleatórios:p
 
Será que nos jogos por streaming não existirá uma modalidade gratuita em que nos obriga de x em x tempo ver anúncios?
Tipo Spotify mas não teríamos que jogar jogos aleatórios:p

Isso e mesmo dentro dos jogos em si, nos filmes vês muita publicidade da sony..pepsi etc seja em certos cenários nos carros desportivos que entram nos filmes até aparelhagens de som se por acaso houver alguma cena em que o actor mete musica há várias formas de injectar produtos e publicidade e com o streaming e a evolução no geral a industria irá explorar ao máximo todas as formas para fazer dinheiro.
Como jogador não me preocupo muito desde que a experiência seja boa e se pratiquem bons preços e haja alternativas melhor.
 
Não percebo a resistência e o desejo que alguns têm de "isto" correr mal.
De que têm medo?

As soluções tradicionais não vão a lado nenhum, quem quer poderá ter o seu PC e/ou a sua consola e disfrutar de melhor qualidade visual, menos input lag, etc...
Isto não é para mim, claramente. Sou de outra geração, que sabe as vantagens de ter a minha máquina junto a mim, mas também sabe o que custa adquiri-la e mantê-la. Faço-o por gosto mas é preciso ter em mente que grande parte dos meus amigos já nem consola tem porque o tempo que têm para usufruir é muito pouco. Têm filhos, e as prioridades mudaram.

Vejo perfeitamente alguns deles usarem o portátil que têm, sim porque no caso do Stadia da Google qualquer aparelho que corra Chrome estará em teoria apto, a jogar de vez em quando.
Também vejo os milhões de pessoas que apenas jogam uns joguitos da treta em smartphone que tendo a possibilidade de jogar um Assassins Creed ficarão maravilhados, mesmo com input lag e menor qualidade gráfica que nós, com PC's e Consolas estamos habituados, porque nunca experimentaram outra coisa.
Imagino pais, a adquirirem serviços deste gênero para os seus filhos, eliminando grande parte do custo de entrada. Putos que nunca jogaram em mais nada, acharão maravilhoso.
Se PUBG e Fortnite em smartphone têm sucesso, não vejo como algo assim não terá também. Quem já experimentou jogar este jogos em telefone sabe bem que pior que aquilo dificilmente será.

Finalmente poderá haver um efeito inesperado. Se as soluções de servidores para estes serviços forem em Linux (quase de certeza que todos serão), poderá significar um investimento das empresas de hardware em drivers e dos developers em jogos nativos para Linux. Sonho com a possibilidade de eliminar a dependência que tenho enquanto jogador de PC da microsoft. Não desgosto particularmente de Windows, só não gosto de estar completamente dependente de uma só plataforma para ter acesso a TODOS os jogos com relativa facilidade.
 
Back
Topo